Lendários

Lendários Tracy Deonn
Tracy Deonn

Resenhas -

m4yarabrito 06/02/2024

Esse é um livro sobre amor, luto e sobre valorizar nossas raízes.
Tracy Deonn faz isso e muito mais em Lendários, obra que conta a história de Bree (Briana) Matthews, uma garota que acabou de perder sua mãe tragicamente num acidente e está prestes a entrar pro programa de vestibular da faculdade dos seus sonhos. Ao longo da história vamos descobrindo junto da protagonista que a faculdade que sua mãe também frequentou esconde diversos mistérios que podem revirar sua vida de cabeça pra baixo.
Lendários foi aos poucos me surpreendendo, tanto pela escrita que é ao mesmo tempo detalhada e muito rápida e fluida, quanto pelo ritmo dos acontecimentos, que não parou por um segundo até a explosão do fim. A autora teve como referência em sua pesquisa literária o trabalho de raiz, também conhecido como hoodoo, desenvolvido por africanos escravizados e seus descendentes na escravidão americana, e esse foi um dos pontos altos da obra pra mim, por me fazer sentir conectada com os ancestrais da Bree, e de como eles impactam em sua história.
Confesso que tiveram momentos no desenvolvimento da Bree com os outros personagens principais, Nick e Selwyn, que eu achei um tanto quanto confuso (?), a autora quis transformar eles num enredo de triângulo amoroso, mas não achei que isso deu certo por ter sido de maneira bem repentina. No mais, eu gostei de toda a reviravolta que houve em quase 90% do livro, achei que o sistema de magia do universo foi bem desenvolvido e explicado sem deixar muitas pontas soltas, mas o suficiente pra manter a curiosidade e ler a continuação.
Vale a pena o hype!

Maria Viviane 04/02/2024

É um livro bom, porém, achei confuso, muita informação pra assimilar, demorei muito pra entrar na história, já estava super cansativo, vou parar nesse aqui mesmo, não vou ler o volume 2.

Fernanda3867 03/02/2024

Lendários
Não tenho palavras para começar a descrever esse livro. Primeiramente, por ser de fantasia ele já me cativou, mas a história traz muito mais que isso. Fala sobre racismo, luto, magia, ancestralidade, mediunidade, mais magia, Cavaleiros da Távola Redonda, Rei Arthur, amor e mais magia! Passei 2 dias inteiros lendo, pois não consegui desgrudar um minuto que fosse de suas páginas e dessa incrível história dessa autora que merece todo o reconhecimento e muito mais. Se eu pudesse dar mais de 5 estrelas para esse livro, eu com certeza daria!

Ayana.santos 03/02/2024

Que leitura maravilhosa
Eu amei demais a fantasia desse livro. Confesso que no começo eu fiquei irritada com a teimosia da principal, tava achando as decisões dela muito burras, mas com o passar da páginas a história foi se desenvolvendo, e fui entendendo melhor a personagem e comecei a gostar muito dela. O livro fala muito sobre racismo e como é ser uma garota preta num ambiente majoritariamente de brancos, e eu pude me relacionar muito com essa parte, ficava p* com as coisas junto com ela.

Eu achei a fantasia desse livro muito boa, a cada revelação eu ficava mais empolgada com a história, mas confesso que demorei um pouco pra me apegar aos personagens, tiveram algumas mortes que infelizmente eu não senti porque não estava apegada ao personagem, acho que faltou um desenvolvimento melhor pra eles, ou então a autora quis matar personagens que não deixassem os leitores tão devastados (tudo bem por mim). O final foi incrível!! Chegou uma parte que eu suspeitei que ia acontecer o que aconteceu, mas foram tantos eventos que eu acabei deixando a teoria de lado, mas eu amei demais, agora estou apagada ao personagens, e doida pra saber o que vai acontecer daqui pra frente.

Enfim, o livro tem quase 600 páginas, mas a história é tão envolvente que você nem sente que tá lendo um livro desse tamanho. Recomendo demais essa leitura!!

Daniely.Cruz 01/02/2024

Inovador porém clichê
Tem alguns pontos muito interessantes retratados nesse livro. Principalmente os que remetem à realidade e. Mas ainda assim tem alguns clichês de livro de fantasia jovem, com a protagonista se apaixonando pelo cara.
A quebra de expectativa em relação à verdade sobre a morte da mãe dela e a virada no final sobre a origem dela são os pontos altos do livro.

Belle.justin3 01/02/2024

PERFEITO.
No começo, confesso que não estava colocando muita expectativa. A protagonista simplesmente entra em um mundo mágico e a história muda totalmente no meio do livro. O universo é único, complexo e bem detalhado, muito original MESMO.

Aconteceu coisas que eu nem esperava acontecer. O plot Twist é perfeito, os personagens são incríveis e bem desenvolvidos. Esse livro me fez esquecer que eu estava lendo, eu simplesmente não conseguia e nem queria parar de ler apenas para saber o que ia acontecer.

Eu mergulhei na história e foi uma experiência extraordinária. Eu indico para todas as pessoas que gostam de fantasia mas querem ler algo mais diferente dos famosinhos. Não vejo a hora de comprar o segundo livro, simplesmente PERFEITO.

imlauraregina 30/01/2024

Gostei muito do universo e da sociedade da távola redonda e todo esse ar de universitários com ?vida dupla?. Mas confesso que senti dificuldade em imaginar os personagens pela falta de detalhes, apenas o núcleo principal que foi caracterizado, ao contrários dos outros pajens, escudeiros etc que aparecem bastante nas batalhas e a única personalidade é ?gosta de mim/ não gosta de mim?

Biinha devora livros 30/01/2024

Quem veio primeiro?
A pergunta que não quer calar, quem veio primeiro: Príncipe Cruel ou Lendários?
Porque o que esse final a galera acha de inteligente e impressionante, é o que eu penso de movimento final Jude e Cardan.
Mas vamos falar sério agora
É um livro de fantasia bem diferente e se você for como eu dando a cara a tapa pra esse livro, meu amigo o tapa vai ser forte. Honestamente, é um livro esquisito, de uma mistureba imensa, que até da certo mas tira alguns pontos de ser uma obra prima.
A questão racial é bem marcante e MUITO inteligente, porém ainda acredito que BEM mal explicada e mal trabalhada
Eu definiria como uma leitura confusa, entretanto bem crucial caso você queira ser uma pessoa que realmente já viu de tudo pelo mundo da fantasia.
Se eu leria o livro dois?
Talvez
Com certeza não vai ser uma prioridade esse ano pra mim
De bagunça já basta a minha vida
Porém caso surja algum tempo livre, talvez eu volte nessa história
No mais, os personagens são Ok
A dinâmica e bem batida
Tem representações legais no livro, e outras que você percebe que a autora só adicionou pra causar um impacto ( que de verdade, não era necessário)
A personagem principal é forte e não burra, o que é importante, contudo ela não é muito interessante. Ela não foi ?relatable? pra MIM ( ênfase no mim mesmo, pq talvez pra você seja).
Enfim, resumindo, é uma mistura de conteúdo original e diferente, no formato básico e clichê que a gente já conhece ( e até já se cansou um pouco)

Gamoraw 29/01/2024

Sem nenhum Antes. Sem nenhum Depois. Apenas o agora.
Lendários é o primeiro livro de uma série de fantasia que reimagina as lendas do rei Arthur em um cenário contemporâneo e diverso, além de utilizar da Arte de Raiz um sistema de magia com inspiração afro-americana e nas tradições espirituais. A protagonista é Bree Matthews perdeu a mãe em um acidente e se envolve com uma ordem secreta de magos e caçadores de demônios chamada Ordem dos Lendários. Bree descobre que tem um poder ancestral dentro de si e que sua história está ligada à guerra final entre as forças da luz e das trevas.

O livro tem uma premissa interessante e uma narrativa envolvente, que mistura ação, mistério e mitologia. A autora cria um universo rico e complexo, com referências à cultura preta, à história e à literatura. Os personagens são bem construídos e carismáticos, especialmente Bree, que é uma heroína forte, inteligente e determinada.

No entanto, o livro também tem alguns pontos negativos. Um deles é os indícios de um possível triângulo amoroso entre Bree, Nick e Selwyn (odeio triângulos amorosos), os relacionamentos não se desenvolvem muito e ficam em segundo plano. Outro ponto é a confusão causada pela quantidade de nomes e termos usados para designar os diferentes tipos de seres, como demônios, Cavaleiros, Lendários, vassalos, pajens, etc. É difícil memorizar e distinguir todos eles, o que prejudica a compreensão da trama e dificulta se conectar com os personagens e realmente sentir quando a uma perda. Além disso, o começo do livro é um pouco lento e confuso, pois o sistema de magia não é explicado claramente e o leitor tem que acompanhar as descobertas de Bree, porém a menina é muito rápida, ele entende tudo e eu fiquei boiando.

O final do livro é surpreendente e chocante, revelando uma verdade que muda tudo o que Bree pensava saber sobre si mesma e sobre o mundo. É um desfecho impactante e doloroso que deixa o leitor ansioso pelo próximo volume da série, mas também com muitas dúvidas e emoções. A autora sabe como criar um bom gancho e deixar o final em aberto.

No geral, Lendários é uma boa fantasia, que traz uma nova perspectiva e aborda temas importantes, como identidade, luto e racismo. É um livro que exige atenção e paciência, pois tem muitos detalhes e informações que podem confundir ou frustrar o leitor. Espero que o próximo volume da série esclareça algumas questões.

Dani 28/01/2024

A mãe de Bree morreu. Ela entra numa turma antes do ensino médio em um campus. No primeiro dia, após as aulas, teria um trote, ela arrasta sua melhor amiga pra ir nesse trote, na pedreira, em dado momento ela vê um dos veteranos matando uma criatura, ele faz tipo um apagamento/troca de memória nos calouros, mas bree é resistente a isso - à mesmerização. Logo, policiais chegam e levam Bree e Alice. Como punição por desobedecer a regras da universidade, Bree ganha um tutor, o Nick, que a acompanhará nas aulas. Isso acaba levando-a a conhecer os lendários, a Ordem e a távola redonda do rei Arthur. Ela entra nessa sociedade secreta em busca de saber mais sobre a morte da mãe.

Lendários é uma leitura fluida e instigante, surpreendente e cheia de reviravoltas. O livro nos deixa com muitas perguntas que vão sendo respondidas em seu decorrer e ao final. Adorei a parte da ancestralidade.
p. s.: shippei ela com o nick e shippei com o sel, queria um trisal
p.s.2: gostei da nota da autora ao final do livro, um bom complemento.

"Com maestria, Tracy Deon navega pelo passado perturbador do Sul dos Estados Unidos para abordar temas como dor ancestral, luto e amor, unindo a isso um universo mágico habilmente construído e reviravoltas de tirar o fôlego."
_ Publishers Weekly

"De vez em quando, você diz algo muito horrível de uma só vez, porque falar devagar é doloroso demais."

Juju 23/01/2024

Lendários ??
Muito bom, tem toda a questão do luto e do racismo
Tudo é muito bem escrito e os personagens são muito bons
E ainda por cima tem um loirinho golden retriever e um moreno sarcástico com passado triste, tudo de bom
Eeeeee uma protagonista muito forte, amei

Sara.Freitas 21/01/2024

Li há alguns meses e procrastinei a resenha
Só sei que eu amei, algumas partes foram difíceis de superar pq ficou meio besta, mas no geral, vale a leitura