Força da Natureza

Força da Natureza Jane Harper

Resenhas - Força da Natureza

1 | 2 | 3 | 4

Ana Claudia 03/11/2021

Essa é a história de cinco mulheres e cinco homens que foram fazer um retiro na cordilheira Giralang, perto de Melbourne.

O retiro tem duração de 4 dias e o grupo, dividido em homens e mulheres, vão percorrer trilhas diferentes e sinalizadas com paradas em lugares pré-estabelecidos para descanso, alimentação e pernoite. Ao final do quarto dia, eles se encontrarão no ponto final para voltarem para a cidade. Tudo acontece dentro da normalidade com os homens, mas no grupo das mulheres elas acabam se perdendo na trilha e somente 4 delas retornam, mas com ferimentos no corpo, perturbadas, famintas e desidratadas. Alice, uma das integrantes, desaparece misteriosamente. Ela é uma das diretoras da empresa.

Para solucionar esse desaparecimento, Aaron Falk, um detetive investigativo renomado, é chamado para investigar o que aconteceu junto com Carmen, sua parceira. Falk descobre que a pessoa desaparecida é Alice.

A narrativa é feita em terceira pessoa e dividida entre passado e presente. No passado, com o passo a passo do grupo na cordilheira e, no presente, a investigação com depoimentos e interrogatórios com as pessoas que estiveram com Alice no local.

Ket 04/02/2022

Adoro a escrita da Jane Harper. Muito visual e cinematográfica. Nesse livro, (a exemplo do seu primeiro romance, "A seca"), também temos o ser humano versus a natureza. A questão é descobrir quem é o inimigo da pessoa desaparecida: o elemento humano ou o natural?

Li em dois dias. Ansiosa e curiosa. Me senti dentro da floresta. Senti frio e fome e odiei a escuridão. É muito legal a maneira como a autora leva os personagens para dentro da floresta, tendo que enfrentar o melhor e o pior dela. O nosso protagonista Aaron Falk, desta vez, tem um papel mais passivo do que ativo na história; ele anda pelas margens, acompanhando o caso e fazendo perguntas aqui e acolá. Mas é sua visão externa que ajuda a resolver a história no final.

Não é um livro tão dinâmico quanto o primeiro (o que pode desagradar alguns leitores) e tem uma coisa ou outra que achei meio desnecessária (um affair entre Falk e uma colega), mas no geral, gostei muito do clima (sou uma vendida por ambientação em lugares inóspitos kkkkk).
Fabi 04/02/2022minha estante
??

Celi Gomes 07/09/2021

A história me prendeu. Imaginei diversos cenários, vários suspeitos e alguns possíveis desfechos, mas fui surpreendida no final. Há diversas coisas acontecendo, não só na floresta, histórias paralelas.... algumas ficam sem explicação, o que é um pouco frustrante, mas é um bom livro.

Pedro Picoli 06/08/2023

Um Suspense Muito Bem Escrito
"Não foi só uma coisa que deu errado, foram centenas de pequenas coisas".
As 5 colegas de trabalho vão para uma trilha juntas, entretanto, nenhuma delas esperava o que estaria por vir. Ele é organizado de uma maneira que intercala entre 1 capítulo com a estória no presente, com os agentes investigando, e 1 capítulo no passado, na visão das 5 mulheres.
Com uma leitura que flui extremamente bem, esse é um suspense do melhor tipo. O livro prende de uma maneira sem igual, a cada página eu ficava com muito mais vontade de ler a seguinte e, ao final do livro, esse sentimento se intensificou.
Vale muito a leitura!

edisik 25/02/2022

Falta algo
Achei a história interessante, contada entre passado e o presente. Mas infelizmente não consigo me interessar pelos personagens principais. É como se eles não fizessem falta nenhuma, pois só coversam e não investigam nada.

@ale_raposo 16/09/2021

Três Estrelas.Nem ótimo,nem terrível.
Após ler o primeiro livro de Jane Harper,A Seca,fiquei sabendo que ela estava lançando o segundo e corri para garantir o meu.
O erro aqui,foi esperar demais do segundo título,já que o primeiro foi muito bom.
Em Força da Natureza,vemos um grupo de 5 homens e 5 mulheres da empresa BaileyTennants,que resolvem fazer um acampamento com desafios,que duram 4 dias. O grupo se separa em um famoso Parque Nacional australiano,e o primeiro grupo que chegar ao ponto de encontro,no domingo,vence.
Após seguir a trilha,acamparem e superarem os desafios,no domingo,os homem chegam,e após muitas horas de espera a equipe do Parque percebe que algo muito errado aconteceu.
As mulheres chegam desesperadas,famintas,machucadas,uma picada por cobra,e Alice desaparecida.
A trama gira em torno do sumiço da personagem,o que aconteceu nos dias de acampamento,e as várias picuínhas que aconteciam dentro e fora da empresa,entre eles e toda a investigação dos policiais Aaron Falk e Carmem.
O final é muito bom,e compensa toda a enrolação e pistas falsas deixadas ao longo do livro.
É possível perceber,que a autora tem um "Modus Operandi" bem singular: ela enrola muito a história toda,e só deixa tudo muito bom de verdade,a partir dos 80% do livro.
Gostei muito,mesmo com tanta enrolação na metade do livro.
quel 16/09/2021minha estante
gostei bastante: 1,5 ?? kkkkkkk

@ale_raposo 16/09/2021minha estante
Oi,Quel,aí que está! Não sei o que está acontecendo,mas eu dou estrelas,e quando público a resenha,aparece diferente do que eu coloquei! Eu dei 3 estrelas! Assim que publiquei no site,apareceu 1,5

@ale_raposo 16/09/2021minha estante
Aqui pra mim,tá aparecendo 2 estrelas. Pra você aparece 1,5?

Mari Pereira 11/12/2021

Um thriller legalzinho. Leitura envolvente, um mistério que te prende, um detetive minimamente objetivo, sem muita pirotecnia.
Não é tão previsível, daqueles que você mata a charada logo nas primeiras páginas; mas também não tem aqueles plot twists bizarros e totalmente forçados que de vez em quando aparecem por aí.
A tensão sexual entre o casal de agentes é clichê e totalmente dispensável. Fora isso, o livro é bastante aceitável.
Ah, A seca, da mesma autora, é melhor.

Wyndissa 27/01/2024

Força da natureza
Intrigante do início ao fim, a escritora não dá pistas do desfecho até chegar nos últimos 3 capítulos, adorei o livro, mas senti que precisava de mais continuação para fechar com chave de ouro! O personagem Falk merecia um final mais animador! Super recomendo os livros dessa escritora!!

Lorena Veneziani 16/07/2023

Cadê a Alice?!
Segundo livro da - até então - duologia de Aaron Falk.
É bom ler o primeiro livro, "A Seca", pois nesse segundo retoma alguns acontecimentos da primeira história.

Esse livro tentei ler no começo do ano, mas a leitura não engatava. Mas foi assim com vários outros livros, então o "problema" era que eu não estava no momento certo para a história.

O livro segue o mesmo formato do primeiro: capítulos com o passado e o presente, conectando todos os pontos no final.
Nesse temos os acontecimentos da trilha na cordilheira de Giralang, começando na quinta-feira, mas já com o sentido de ter acontecido no passado.
E então onde o agente Falk entra em ação ao tentar descobrir o paradeiro de Alice Russel.

A partir da metade do livro, a tensão começou a evoluir na história. Quis saber do final e com muito autocontrole, fui lendo e formulando na minha cabeça o que então aconteceu naquela maldita caminhada.
Conforme mais segredos viam à tona, mais tensa eu ficava.

A autora Jane jogou na história dois possíveis acontecimentos sobre a Alice. Mas foquei tanto no primeiro que no final fui surpreendida com a verdade.

Um ótimo livro de suspense policial, que terá adaptação para os cinemas.
O primeiro livro teve adaptação também com o filme "Segredos do Passado", que tem no Prime Video.

Neto.Menezes 20/10/2021

Força da Natureza foi um livro que me chamou atenção pela sinopse, bati os olhos e imediatamente queria fazer a leitura!
Com uma narrativa ágil e alternando entra presente e passado, vemos uma dupla de detetives tentando encontrar uma importante informante que desapareceu após uma trilha com as colegas de trabalho... Alice é uma mulher com a língua afiada e que não é bem vista por suas colegas de trabalho e ao se perderem numa trilha, vemos o desenrolar das consequências das atitudes de Alice!
O livro é bem ambientalizado e vemos a angústia das mulheres perdidas no parque , sem água, comida e sinal de celular... Quando enfim, as mulheres saem da trilha Alice não está com elas e cada uma das quatro colegas tem uma versão diferente para o que aconteceu! Quem está falando a verdade? O que aconteceu de fato com Alice?
Embora tenha gostado bastante da história, a autora inseriu algumas histórias paralelas que não foram bem trabalhadas e algumas até esquecidas ao longo do texto! Descobri o desfecho de Alice antes da autora nos contar e isso atrapalhou um pouco a minha experiência final!
Força da Natureza tem mais pontos positivos que negativos e se você está procurando um thriller para se aventurar, recomendo! 4 estrelas

Reinaldo.Souza 26/02/2023

Estamos de volta com Aaron Falk investigando mais um caso policial.

A gente parte da premissa de uma equipe de funcionários que pegam suas mochilas, se dividem em duas equipes (homens e mulheres) e começam a caminhar pela trilha que aparentemente seria para iniciantes.

Nem todos saem dessa trilha e todos contam uma história diferente do que aconteceu.

Falk e sua companheira, Carmem, investigam o desaparecimento de Alice. E no livro a gente acompanha duas linhas temporais, a atual contando com a investigação e o passado, descrevendo o que aconteceu até o desaparecimento da mulher.

Esse drama policial é mais um thriller psicológico do que uma história de ação com tiroteios e essas coisas, assim como A Seca, o primeiro volume dessa série. É o tipo livro que te faz duvidar de todos e se for como eu, não vai acertar o culpado hahahaha

Eu amo o personagem do Aaron, só senti que nesse livro não foi muito sobre ele e sim sobre a investigação e ele pareceu mais como um coadjuvante do que um protagonista por não ter uma história própria para se seguir.

Também temos as cinco mulheres que ficaram perdidas na floresta. A gente acompanha toda essa trajetória. Embora nenhuma delas seja uma mocinha indefesa ou alguém fácil para se torcer, você acaba se apegando a elas e se preocupando pela situação. São mulheres que não são amigas, porém são obrigadas a trabalhar juntas para lutar contra a própria vida. Agora junta o matagal, a falta de experiência em trilhas, a fome, a sede, o cansaço e o medo, o que é que dá? Brigas, farpas e muitos problemas.

Minha conclusão disso tudo, a cada página que eu lia eu percebia mais... Não tem uma empresa nessa vida que me faria entrar no meio do mato "sozinho" para fazer trilha hahaha

TArsilla.Lemos 16/04/2022

Onde está Alice!?
Uma tarefa dada pelo chefe, Fazer uma trilha, sozinhos, apenas com instruções de pontos de encontro em que encontrariam alimento e água. Um grupo só de mulheres e um só de homens, porém algo dá muito errado no caminho e um grupo, que antes tinham 5 mulheres, agora só tem 4.
As buscas começam e o leitor se envolve e vai descobrindo aos poucos quem eh quem nessa história

Rebecca.Cruz 17/03/2023

Boa leitura
Uma boa leitura, mas con um ritmo lento e nada de novo na história. O plot também não foi o que eu esperava mas uma boa leitura 3 estrelas.

Roberta 15/01/2022

Achei que ia ser melhor
Foi muito enrolado. Personagens demais. Vários assuntos importantes não foram bem trabalhados. Ficou muito coisa solta.

Ana Paula 05/03/2024

Leitura lenta e forçada até metade do livro. Da metade para o fim fica mais interessante e fluída a leitura. O final não surpreende.
A estrutura de como é contada a história é igual ao livro "A Seca" da mesma autora, mas "Força da Natureza" não me cativou tanto como "A Seca".
É um bom livro para passar o tempo e fazer uma reflexão do que faria se estivesse na pele das personagens.
É interessante que na história não existe "herói" nem "mocinho". Todos são seres humanos, com qualidades e defeitos.

1 | 2 | 3 | 4