Vestígios

Resenhas - Vestígios

Thammy 05/09/2021

Ótimo!
Vestígio: substantivo masculino

Qualquer marca, sinal de alguém que passou ou de algo que sucedeu."

Amores, dissabores, sucessos, desejos, planos fracassados... todos os vestígios que deixamos e carregamos ao longo da vida são os "combustíveis" para a escrita sincera, objetiva e atraente de Ana Maria Machado nesse livro. Com contos curtos e muito marcantes, a autora sabe como envolver o leitor e despertar nele as melhores (ou nem tanto) sensações. É como se, a partir desses contos, Ana Maria Machado conseguisse alcançar a alma, o íntimo e revirar as memórias, as marcas do tempo de cada um que lê sua obra. É impossível não se enxergar e se identificar com um ou mais contos que retratam o presente e o passado, o cotidiano, as vivências coletivas e individuais.

Conheci Ana Maria Machado ainda na infância, nos livros infantis, e voltei agora a ter contato com essa leitura adulta, sofrida e, ao mesmo tempo, cativante. Comecei despretensiosamente e, quando dei conta, já estava "entorpecida" pelo ritmo das narrativas, pelos personagens e querendo mais. Sem dúvida, vou ler outras publicações dela. Recomendo demais essa leitura!

Andrea 09/02/2022

Um livro que abraça
Existem livros que são como um abraço, que nos confortam, nos fazem relembrar histórias antigas, que aquecem o nosso coração fazendo com que invariavelmente sorrisos escapem.

Foi isso que a bela seleção de contos da autora carioca Ana Maria Machado representou pra mim. Suas histórias me trouxeram uma leveza que nem eu havia percebido que estava precisando. Então antes de mais nada eu já digo, se você está como o Olaf precisando de um abraço quentinho, Vestígios talvez possa lhe dar isso através das palavras.

É uma mistura de memória, afeto, escolhas, decepções, amores, mudança, aceitação, que não seria difícil de acreditar que houvessem acontecido no nosso dia-a-dia, devido a escrita sensível e os finais tão verossímeis que facilmente poderiam se passar por reais.

Além disso os contos têm uma doçura, uma leveza que abraça o leitor. Mesmo nos mais irônicos há uma gentileza na forma como é escrita, aquecendo facilmente o coração em dias tão confusos e tensos.

Por isso a minha dica é em especial para quem procura livros leves e inspiradores, que tragam à tona bons sentimentos e que arranquem sorrisos para quem anda precisando de uma dose. E naturalmente para que gosta de bons contos e de ler.

Resenha completa no blog: http://literamandoliteraturando.blogspot.com/?m=0

anntoniords 11/04/2024

Os vestígios foram deixados em mim
A Ana Maria Machado tem o dom de contar histórias complexas com uma facilidade que eu invejo. Fico imaginando como foi seu processo criativo na hora de escrever esse livro de contos.

É um compilado de 11 histórias que aborda diferentes temas, como adultério, angústia, a existência e muito mais.

Foi o primeiro livro que li da autora e eu me surpreendi demais. Me deixou pensativo, mas também com vontade de conhecer suas histórias mais a fundo. Com certeza lerei mais de sua obra!