Garota, 11

Garota, 11 Amy Suiter Clarke

Resenhas - Garota, 11

P. Barata 12/05/2023

Grata surpresa
A temática da obra me pegou de cara, mas tive certo receio da escrita ser um pouco leviana, sem um aprofundamento que imaginei ser necessário. Mas não. A construção das personagens é muito boa; o desenvolvimento intercalando o podcast e a história presente foi bem contruído. E no final um belo plot. Muito bom! Super indico!

TAYNA181 29/04/2023

Garota 11
Uma apresentadora de podcast obcecada por um crime não resolvido. Um serial-killer que volta a matar garotas, vinte anos depois de ter desaparecido. A caçada começa agora.

Elle Castillo é a apresentadora de um podcast popular sobre crimes reais. Depois de quatro temporadas de sucesso, ela decide encarar um caso pelo qual sempre foi obcecada ― o do Assassino da Contagem Regressiva, um serial-killer que aterrorizou a comunidade vinte anos atrás. Suas vítimas eram sempre meninas, cada qual um ano mais jovem que a anterior. Depois que ele levou sua última vítima, os assassinatos pararam abruptamente. Ninguém nunca soube o motivo.
Enquanto a mídia e a polícia concluíram há muito tempo que o assassino havia se suicidado, Elle nunca acreditou que ele estava morto. Ao seguir uma pista inesperada, no entanto, novas vítimas começam a aparecer. Agora, tudo indica que ele está de volta, e Elle está decidida a parar sua contagem regressiva.

“Além de impossível de largar, Garota, 11 é uma análise inteligente dos dilemas éticos envolvidos na narração de histórias de crimes reais, especialmente em podcasts.” ― The New York Times

“A narrativa cheia de nuances de Clarke é viciante.”― Publishers Weekly

Wesley 23/04/2023

Um bom thriller.
Fazia tempo que não lia um bom thriller como esse e, apesar de alguns momentos de diálogos clichês que tentam ser impactantes, mas que soam apenas bobos, é um história interessante, com boa construção psicológica dos personagens. Um pouco arrastado de vez em quando, mas deslancha bem na reta final.

@pelospontos 19/02/2023

GAROTA, 11
Em “Garota, 11”, acompanhamos Elle Castillo, apresentadora do podcast Justiça Tardia e investigadora independente, na busca pelo Assassino da Contagem Regressiva. O assassino, há muito fora do radar, volta à ativa e, de repente, Elle se vê protagonista de uma caçada digna de ser narrada em seu podcast.

Host do podcast Justiça Tardia, Elle Castillo fala sobre crimes não resolvidos. Já na quinta temporada, aborda os casos cometidos por um serial killer conhecido como Assassino da Contagem Regressiva (ACR).

O assassino atuou nos anos 1990 e, desde então, por 20 anos, não foram atribuídos mais crimes a ele. Os números 3, 7 e 21 parecem ter significado importante nos crimes que comete: após 3 dias que sequestra a primeira vítima, uma segunda é sequestrada; as vítimas são encontradas mortas após 7 dias do desaparecimento e apresentam lesões compatíveis com 21 chicotadas no dorso. Além disso, uma vítima tem sempre 1 ano a menos que a anterior, daí vem o nome pelo qual é conhecido, e a causa da morte sempre é envenenamento por rícino. Outro aspecto importante é que as vítimas são encontradas com sinais de que fizeram trabalho pesado de limpeza nos dias antes de sua morte.

Tem-se conhecimento das vítimas de 20, 19, 18, 17, 16, 15, 14, 13 e 12 anos. Sempre foi intrigante o fato de a primeira vítima não ter 21 anos, visto que é um número importante para o assassino. Sabe-se que a última vítima, a de 12 anos, Nora, conseguiu fugir do cativeiro e, então, os crimes cessaram.

Até que Amanda Jordan, uma garota de 11 anos, é sequestrada. Informações de testemunhas deixam Elle imediatamente interessada pois o modus operandi se assemelha ao do ACR. Seu grande interesse pelo caso, entretanto, a prejudica: ao conversar com Ayaan Bishar, a comandante da Divisão de Crimes Infantis e sua colega pessoal, é dispensada pelo seu ponto de vista enviesado.

Em seguida, Natalie, a filha de 10 anos de Shash, sua melhor amiga, desaparece quando Elle se atrasa para buscá-la depois da aula de piano, fazendo com que se sinta muito culpada. A menina é sequestrada 3 dias após a garota desaparecida anteriormente e tem a idade certa. Elle imediatamente se convence de que o responsável pelo crime é mesmo o ACR. Entretanto, é dispensada novamente por Ayaan. O que não a impede de continuar investigando o caso.

Então, o corpo de Amanda Jordan é encontrado na porta da frente da casa de Elle no quinto dia após seu desaparecimento.

Seria Elle o motivo de os crimes terem reiniciado? Seria o culpado um imitador?

Elle então, em um episódio do podcast, confessa que seu nome verdadeiro é Eleanor Watson (Nora) e ela é a vítima sobrevivente do ACR.

Com a investigação concentrada no veículo envolvido no crime de sequestro de Amanda, suspeitam de que o culpado seja funcionário de uma universidade: um professor, Douglas Stevens.

Em certo ponto, a narração muda de perspectiva: agora conhecemos a história de DJ, um homem que tem em acontecimentos de sua infância explicações para a importância que dá para alguns números. Vemos também sua relação com a religião, com a obsessão por limpeza e com as sementes de mamona (das quais provém o rícino). Além de tudo isso, DJ era doutorando e narra como assassinou sua primeira vítima: um garoto de 21 anos. Sem dúvidas, estamos conhecendo o Assassino da Contagem Regressiva.

Elle vai até a casa do professor e ninguém atende a porta. Chama a polícia e logo chega Ayaan, que pede desculpas por não ter acreditado nela antes.
A policial informa que, durante a investigação, tiveram acesso fotos de uma cabana. Por fim descobrem onde a casa fica e que pertencia ao pai de DJ, Douglas Josiah Stevens.

Elle vai até a cabana com Ayaan, conseguem entrar na casa, mas nada encontram lá dentro. Lá fora, no quintal, o professor está com Natalie que tem uma arma apontada para sua cabeça.
Douglas e Elle discutem e, por fim, Ayaan consegue matar o ACR e salvam Natalie.

No fim, Elle percebe que estava dando mais atenção ao assassino do que às vítimas e decide excluir todos os episódios do podcast.

“Garota, 11”, o romance de estreia de Amy Suiter Clarke, é um mistério que conversa com a atualidade dos podcasters interessados em true crime. Tem uma trama bem construída e ganha pontos pela preocupação com a criação de um perfil psicológico verossímil para o serial killer do ponto de vista da narrativa. Entretanto, a presença de clichês em excesso e situações forçadas dificultam a fluidez da leitura.
Quem leu Eu Terei Sumido na Escuridão, perceberá que a autora escreveu seu livro baseado nas experiências de Michelle McNamara. A autora, inclusive, usa uma de suas frases na abertura do livro, sem deixar dúvidas de que a teve (talvez até demais) como inspiração.

site: https://www.instagram.com/p/Co2zK3Wue4k/?utm_source=ig_web_copy_link

Duda @pagesofduda 09/02/2023

Muito bom!
Li em um dia, por enquanto esse é o melhor livro de 2023 hehehe finalmente um thriller me despertou novamente.

Pedro Aires 08/02/2023

Resolvi ler por gostar de podcasts de True Crime, pois o livro tem partes que são em formato de podcast. Gostei. Não tem o enredo mais surpreende, mas me deixou com vontade de saber quem era o assassino.

lu ð¿ 12/01/2023

VI -
304 paginas que se leram rapido demais, livro completamente envolvente com uma representatividade vasta e natural (sem parecer aqueles livros que amam dar aquela lacrada mas nao sabe desenvolver). história cativante….me fez ter medo de ir pra cozinha sem ligar a luz da sala com medo de ser sequestrada por um serial killer ficticio. Amo a Elle, amo o Martin, amo tudo que essa história quer contar.

Camila 12/01/2023

Previsível porém incrível
Fiquei muito surpresa com esse livro, não esperava muito dele. É um ótimo livro pra quem quer iniciar no gênero, é fluido e a história é muito envolvente. Eu amei a narrativa do Podcast, a investigação. Tanto o plot twist como a revelação do assassino são previsíveis ( na minha opinião ) porém eu amei mesmo assim.

Janina1 04/01/2023

Garota,11
Para fãs de true crime e investigação policial esse livre é perfeito.
Eu amei como vamos descobrindo as coisas junto com a personagem principal e como vamos entendendo o porque o ACR faz as coisas da maneira que faz e quem ele é.

Manu 27/12/2022

Tava muito ansiosa pra ler esse livro.
Amei o formato podcast, um aspecto bem diferente. Ele é bem rápido de ler por mais que achei que a parte 2 foi a mais chata e lenta.
Adorei q alterou alguns momentos com a perspectiva do DJ mas confesso que queria bem mais
Recomendo

Giovanna 10/11/2022

Não curti... Um tanto previsível e um diálogo final entre personagem principal vs assassino beeeem clichê ?

Michel.Stefanini 09/11/2022

The countdown killer
O livro aborda um caso clássico de serial killer, onde o assassino é inteligente e viciado em números, suas vítimas fazem parte de uma contagem regressiva e ele para na garota 11 por algum motivo, vinte anos depois o modus operandi do assassino volta a se repetir na cidade.

A narrativa do livro é bem interessante pois é entremeada entre a narrativa de um podcast e a vida de elle castilo (investigadora particular e dona do podcast).

Muito bom o livro que te deixa mergulhado na história doido para resolver o caso.

Isabelly 30/10/2022

Essa fórmula de intercalar entre as narrativas dos personagens e as transcrição de áudios do podcast foi maravilhosa!

Vanessa 24/10/2022

Dinâmico e real
Esse livro tem basicamente um mega combo de coisas que eu adoro em romances policiais: investigação, serial killer e personagens femininas que prometem ser fortes. É uma dessas tramas super envolventes, com uma narradora poderosa, um bom mistério e aquele ritmo em que cada capítulo vai te empurrando para o seguinte. Em Garota, 11 vemos discussões sobre como o crime afeta as famílias e todos os entes queridos, sobre como a mídia banaliza os crimes, sobre como as vítimas são esquecidas e a notoriedade entregue ao agressor. É definitivamente uma leitura interessante para quem quer conhecer mais do universo de true crime ou começar a ler thrillers. Ele é bem escrito, tem um excelente ritmo e se você não pegar as deixas, realmente vai se surpreender com os caminhos dele.