Sem Querer Querendo

Sem Querer Querendo Roberto Gómez Bolaños

Resenhas - Sem Querer Querendo

rfalessandra 30/01/2022

Sobre a obra, as memórias do Bolaños
O livro é escrito contando fatos da infância e toda a sua trajetória vida, ele especifica a passagem do tempo com datas, mas a narrativa não é de forma linear. No livro cada história que ele quer contar, sempre começa narrando que é "outra anedota". A forma da narrativa passa a impressão de ser uma pessoa bem humilde e compreensiva na essência. Para nós brasileiros que o conhecemos pelos seriados Chaves e Chapolin, dois capítulos da obra gira em torno disso. O livro é narrado do seu ponto de vista, misturando a vida pessoal com acontecimentos históricos e políticos, principalmente do México. Recomendo a leitura do nosso querido Roberto Gómez Bolaños.
cileiamn 05/12/2022minha estante
Ler algo narrado à luz da visão de Bolaños é maravilhoso ! Recomendo muito !

rfalessandra 05/12/2022minha estante
É perfeito! Adorei imensamente essa leitura.

@esporropublico 19/07/2021

Isso, isso, isso!
A editora Estética Torta está se superando cada vez mais, com suas publicações literárias. E, pela primeira vez, resolveu presentear os fãs do Chaves e Chapolim, com o lançamento (tardio, aliás!) da autobiografia do Roberto Gomez Bolanos.

Com o subtítulo Memórias, Sem Querer Querendo é, ao mesmo tempo, a história do México com um pouco de bom humor característico do Chespirito.

O próprio autor relata tudo sobre sua infância humilde no México, sua relação com seus irmãos (um deles é o Godinez!), seu primeiro casamento, o nascimento dos seus filhos (que não cansa de elogiar!), seus doze melhores netos do mundo, o tempo em que ele foi estudante de engenharia, até ele largar tudo, para aceitar um emprego em uma agência de publicidade.

Foi daí que seu lado criativo conquistou todos ao seu redor. E eis que ele conta (que todos estão careca de saber!) sobre a concepção dos famosos Chaves e Chapolim, além dos seus personagens Dr. Chapatim, Chaveco e Pancada Bonaparte.

Além de contar o auge da carreira, seus encontros com poderosos, como Pelé e Maradona, suas visitas ao redor do mundo, incluindo uma rápida passagem ao Brasil (de forma tímida), entre outras coisas.

Para os brasileiros, a editora ofereceu uma promoção de pré venda. Além de pagar pelo exemplar, o fã pode ter seu nome incluído na lista de Agradecimentos (Eu, inclusive, tive o prazer de ver meu nome incluso!).

Um belo presente para os sofridos fãs dos programas mais amados do mundo.

Bondgirl 007 24/02/2022minha estante
Eu gostei mto dele contextualizar com fatos históricos do México. Para mim isso serviu como simples curiosidade. E o fato de se falar pouco da série tornou esse livro mais biográfico e menos artisticos, que acredito q era isso q ele queria passar. Recomendo q vc leia A História Ilustrada de Chaves q é praticamente uma "biografia" da série" e é um excelente livro tb. Recheado de curiosidades e bastidores.

Instagram: @leitor_eduardo 15/06/2022

Sem Querer Querendo
| Livro: Sem Querer Querendo
| Autor: Roberto Gómez Bolaños
| Ano: 2006
| Editora: Estética Torta (2021)
| Minha avaliação: ?????

Nesta biografia escrita pelo grande ator, diretor, produtor e roteirista Roberto Gómez Bolaños encontramos detalhes de sua vida que até então, para quem não leu o livro e só sabe o que a mídia publica, eram secretos. Esse livro, publicado inicialmente em 2006, traz à tona detalhes importantes sobre a vida do Chesperito. Falar aqui de algum é revelar 'spoilers' indevidamente, visto que muitos ainda lerão. Recomendo muito a leitura, mesmo para quem não é fã. Aqui, aquele Roberto pintado pela mídia - manipulado por Florinda, inimigo do Carlos Villagrán, inimigo da Maria Antonieta de Las Nieves - não existe. Não é raro eu ouvir: "nossa, o elenco de Chaves não se dava bem!". Como em todo trabalho, existem pessoas que se dão bem mais com umas do que com outras. Mas não chamo à atenção para isso. Chamo à atenção para o caráter notável do Chesperito, do marido carinhoso, do pai presente, do avô orgulhoso de seus 12 netos. A história do Chesperito se mistura inegavelmente com a história do México, indo da cultura à política. Também tive o prazer de entender a dimensão do trabalho, colaboração e respeito às artes e à cultura, que vão além de Chaves e Chapolin Colorado. Adorei ler tantos relatos maravilhosos, alguns tristes, mas que servem para afirmar o que todos já sabem: nosso amado Chesperito, o Chavinho, foi e sempre será um grande homem.
5/5

Rodrigo 29/07/2021

Memórias de um gênio mexicano
Bolaños narra sua trajetória, desde sua infância, seus amores adolescentes até o início do trabalho como roteirista e produtor de programas de televisão, como Chaves e Chapolin.

Karla 26/12/2023

Uma autobiografia pode ser por vezes não muito confiável, mas Roberto Bolaños soube narrar muito bem a sua vida. Fala de seus casamentos, filhos, carreira, as inúmeras experiências na TV e teatro, as viagens e o amor (meloso) que tinha por Florinda.

Rodrigo.Reche 06/05/2022

Um gênio, mas a leitura?
Uma interessante obra para quem é fã do Bolaños! A leitura é obrigatória para saber como foi a infância di mestre Chespirito, conhecer um pouco sobre a sua família, relação com a Florinda e algumas rápidas passagens por situações com outros atores dos seriados mais famosos. Contudo o livro possui muita informação histórica sobre o México o que pra nós brasileiro não chega a a ser interessante.
Por vezes páginas a fio narram acontecimentos históricos acontecidos no país latino e a leitura fica cansativa.

Gabriel 03/09/2022

Memórias do super comediante Chespirito
Conhecido no Brasil por seus personagens Chaves e Chapolin, Roberto Gómez Bolaños foi um ator, escritor, produtor e diretor mexicano de grande renome em seu país. Seu apelido, Chespirito, foi criado para indicar que ele seria um Shakesperito, ou pequeno Shakespeare.

Em uma espécie de livro de memórias, Bolaños conta a sua história, sem se preocupar com uma sequência exata de assuntos ou datas, mencionando acontecimentos e casos que ocorreram em sua vida, sempre mantendo o bom humor e procurando deixar claro que é um homem comum, como qualquer outro, com qualidades e defeitos. Faz questão de deixar registrados seus erros, de forma humilde, e também de exaltar grande pessoas com quem conviveu, como Ramon Valdez (ator que viveu o Seu Madruga) e Florinda Meza (sua segunda mulher e a Dona Florinda).

Ao contrário de alguns livros biográficos que podem ser, muitas vezes, de leitura arrastada, aqui Chespirito consegue manter um bom ritmo, com capítulos divididos em pequenos textos e mesclando assuntos sérios com outros leves e bem humorados.

Um livro essencial para fãs de Chespirito e indicado também para quem deseja conhecer mais sobre o pai dos séries Chaves e Chapolin, dentre outra (infelizmente) pouco conhecidas no Brasil.

Simone Pagliari 31/12/2021

Adorei
Gostei muito, nunca pensei rm como seria a biografia do "Chaves", no livro se mostra uma pessoa bem humilde e compreensiva. Ele específica muito a passagem do tempo com datas e acontecimentos.

Marcelo 20/01/2023

Ótimo! Recomendo!
Um livro muito bom, leve de ler e divertido. Esse livro é uma biografia do Bolanõs, portanto você não ouvirá falar tanto assim dos seriados Chaver e Chapolim...

Em fim é um livro que adorei e super recomendo

Felipe0704 08/02/2024

Obrigatório para quem gosta de Chaves e de Chapolin
Roberto Gomez Bolanos, cujo Chespirito, escreveu esta autobiografia com plena maestria. Entrou nos mais variados tópicos, como esporte, política, família, carreira, acontecimentos históricos, amizades, relacionamentos amorosos, etc...
Possui uma escrita rica em vocabulário em seu estilo encantador de escritor e, sobretudo, produz um humor muito legal em alguns trechos, que faz qualquer fã de uma boa comédia arrancar pelo menos um sorriso.
Bolanos utiliza de uma maneira genial as palavras e intercala suas ideias com uma evidente criatividade durante o livro, bem como seus roteiros ao longo de sua carreira no teatro, na televisão e no cinema.
Em determinadas partes da leitura, irá se deparar com fotos raríssimas do autor, Roberto Gomes Bolanos, dentre elas ele se encontra sozinho ou com outras pessoas, incluindo sua família enquanto jovem.
O acabamento do livro é perfeito: a capa, as páginas e até o cheiro. Foi muito bem editado e contém uma prefácio bem escrito.
Só não considerei um livro ?perfeito? porque em certas pertes da leitura eu não achei tão interessante, como por exemplo, quando ele fala demais dos acontecimentos históricos do México e principalmente da política de seu país, o que faz com que um brasileiro grande admirador de Chespirito e seus personagens acabe se desconectando um pouco da leitura e perca o interesse em segui-la (às vezes acontece). Mas isso não é o suficiente para que afete a leitura em si, pois o resto é todo positivo e pesa mais na balança.
Em geral, este livro é de uma qualidade espetacular, tanto criativa quanto editorialmente, pois nele há uma amplitude de breves histórias da vida de nosso querido ?Chaves?. É como você conversar com o saudoso Roberto, um dos mais importantes humoristas da américa latina (e até do mundo) de todos os tempos, e, para mim, o maior... imbatível.
Pise fundo nessa obra, não irá se arrepender!