Fict-Essays e contos mais leves

Fict-Essays e contos mais leves Bert Jr.

Resenhas -

Pechi 30/09/2022

Não encantou
Cada um dos contos possui grandes/complexas teorias sobre assunto central do conto. Achei a maior parte, apesar de bem escrito, chato e cansativo.

Me senti, a maior parte do tempo, como se estivesse estudando algum assunto que não me agrada.

Não tenho certeza se o "fict-essay" é justamente isso: "ensaios ficcionais" sobre um um tema qualquer.

Danielli Jesus 31/01/2023

Foi bem singular
Apesar de ter tido dificuldade com a escrita em algumas partes, não consigo dizer que é um livro ruim. Infelizmente não consegui me conectar tanto com os personagens e suas historias, o que me fez gostar cada vez menos dele conforme eu lia

Karini.Couto 17/03/2023

Contos com humor inteligente, ironia e que irão te levar da reflexão à boas risadas
Quando eu acho que já não tem como ser surpreendida, ledo engano, a leitura de Fict-Essays e contos mais leves, não apenas me surpreendeu, me arrebatou.

Foi a primeira obra do autor, e tem outros livros dele resenhado aqui no feed, e eu gostei demais da maneira como ele desenvolveu seus contos, com uma pegada de humor e ironia, Bert Jr. nos convida à reflexões interessantes e também proporciona divertimento, nos presenteando com elegância e mestria na escrita. Um autor completo e se essa foi sua primeira obra e já li outras igualmente incríveis, já atualizei minhas expectativas ao máximo e meu radar para mais obras de sua autoria.

Com sete contos, vamos sendo envolvidos de maneira cadente e despretensiosa, os contos podem ser lidos na ordem que preferir e cada um apresenta de maneira Intrínseca o necessário para despertar no leitor interesseem continuar. Uma escrita regada de humor inteligente e umas pitadas de ironia, sem contar que alguns contos são mais densos, enquanto outros bem leves, mantendo aquele equilíbrio perfeito que amo.

Para quem não entende a diferença entre ironia e sarcasmo, a ironia é leve e sutil, mas sem dúvida, nas mãos de Bert Jr, uma faca que corta perfeitamente.

Sobre os personagens e os contos, gostei da apresentação de cada um, a maneira como foram introduzidos, e não são simples personagens, eles são peculiares e em situações cotidianas, o que faz toda a diferença nessa obra e a tornou tão especial pra mim.

A edição física está perfeita, pela labrador, mas o livro também pode ser encontrado na versão digital. Visitem o perfil do autor, sem dúvida, quem curte uma boa escrita marcante e Intrínseca, vai se jogar nas obras do autor e é um caminho sem volta.

Sobre os contos, o que abre a obra, "Neandertala brasiliensis", me chamou demais atenção, pois quem me acompanha, sabe o quanto tenho falado sobre ciclos, e nesse texto, temos justamente esse assunto, onde acredita-se que a humanidade está deixando no passado o que os neandertais tinham, e eis que surge um cientista com uma solução? Quem sabe... Em palavras claras, ao me referir a "neandertal", estou falando sobre o encontro do passado com o homem moderno.

"... ele nunca deixaria de se valer de prudência ao abordar uma mulher. Primeiro, viria o gesto; depois, o poema."

Ensino fundamental foi outro conto que me chamou a atenção, pois ele nos apresenta com sinceridade como enquanto jovens somos precipitados e ansiosos, principalmente no amor, e ainda que se relate sobre o começo da década de 70, ainda temos essa correlação de sentimentos e reações nos dias atuais. Garotos são garotos, já diz a música de "Kid Abelha".

Ações sempre vão valer mais que palavras. Sentir, amar, é ação. (Não se esqueçam disso!)

Poderia ficar horas falando sobre cada conto, e tudo que contém nas entrelinhas, relacionando com a vida real, ações e emoções, mas perderia a graça não?

Por isso deixo um convite à essa leitura sensacional. O autor está marcado, visitem sua página e vejam como adquirir suas obras, garanto que vai valer a pena.

site: https://instagram.com/alempaginas

Emiliane.Yamada 24/05/2023

Escrita inteligente
Ler esse livro foi sensacional, eu não sabia o que esperar e me vi surpreendida com uma escrita inteligente, recheada de um humor sarcástico, mas sem perder a sutileza onde se faz necessário.

O autor dosa bem sua narrativa e nos convida a refletir sobre diversos temas. Fict-Essays e Contos Mais Leves, assim como título já dá spoiler, vai te fazer ter uma viagem sobre temas como nossa existência, singularidades, equilíbrio, a busca desenfreada pela perfeição, padrões e outros.

O livro já começa o conto super bizarro e instigante Neandertala brasiliense. Já pensou você ter um arqueólogo que quer mapear suas características para assim trazer de volta somente homens que possam retrogredir para os nossos antigos Nhadertais? Formando assim uma população de homens capazes de sobreviver a varias problemáticas da sociedade moderna?

Pois é esse ja é logo de cara para nos deixar curioso pelo que vem em seguida.

Dentre os títulos que o autor trouxe, e que nos promove diversas reflexões, destaco o:

Vega ligth

Vera Light , que nos apresenta uma mulher que já era vegana quando resolve pesquisar a fundo os alimentos, com intuito de variar sua dieta e acelerar a queima de calorias, de maneira saudável. Nesse processo, Talívia descobre muito sobre vários alimentos e ela passa a viver aquilo, porém ela tem seus percalços, ela acaba inventando uma outra personalidade para lidar com a condição em que ela se coloca e não consegue viver sem.

Isso me fez pensar na relação de amor e odio que temos sobre a nosso corpo e a imagem que queremos que as pessoas tenham de nos. Particulamente as mulheres são as que mais sofrem com essa tipo de relacionamento. Se estamos gordas, somos criticadas a é porque voce come demais, não faz exercícios .

Se é magra, ?to magra demais? queria ter aquele corpão de atriz tal. E isso é multiplicado quando se tem as redes de comunicação, onde as pessoas tendem a achar que podem falar tudo.

Já fui obesa, já sofri preconceito e muitas vezes nao conseguia me olhar no espelho e sei o que é chegar em uma loja e ver as pessoas te olhando com o olhar: aqui não tem nada para você. A sociedade pressiona tanto para padrões não vendo que ela mesma cria esse tipo de visão.

Isso nos faz refletir sobre a constante busca pela perfeição, sobre nossas insatisfações, sobre os padrões que nos são impostos desde o dia que nascemos e aqueles que resolvemos seguir e o tanto que muitas escolhas nos fazem escravos de nós mesmos, ou de uma perfeição inalcançavel ou que se vier terá um preço, um custo alto em muitos aspectos.

Quatro teses sobre Deus

No último conto dessa obra, Bert, nos propõe reflexões a respeito da existência de Deus, algo que pode ser considerado polêmico independente do tempo em que estejamos, mas o autor trouxe muitas teorias, que se deixarmos de lado nossas crenças pessoais e racionalizar tudo, podemos concluir que são críveis e viáveis e aí deixo mais uma vez bem ressaltado, o quanto a escrita de Bert é inteligente, interessante, intuitiva e consegue conversar conosco.