O encantador de pessoas

O encantador de pessoas Liv Soban

Resenhas - O encantador de pessoas

Vivian 19/11/2022

DICA DE LIVRO EMOCINANTE E MARAVILHOSO: O ENCANTADOR DE PESSOAS 🌊

"Esta obra é como uma moeda da sorte: na coroa, um livro sobre a vida de Eduardo Heitor Soban; na cara, uma autobiografia escrita por sua filha Liv Soban. Ao prantear a morte do pai, Liv criou uma obra cativante que fala como poucas sobre viver em plenitude, com gana e leveza mesmo nos momentos mais duros. Este livro é um ato de amor e de vida."

Só de pensar em escrever sobre esse livro eu já me emociono. "O encantador de pessoas" é uma homenagem linda e delicada feita de uma filha para um pai que foi morar no mar.

Entre as páginas, vamos conhecendo a história de vida de Liv e Eduardo, histórias extramamente emocionantes, histórias engraçadas, histórias sobre o que é AMOR.

Eduardo e Liv sem dúvidas eram e são até hoje almas gêmeas, nunca vi história entre pai e filha tão linda quanto essa, é visível ver todo amor e cuidado que a Liv teve com seu pai até o último segundo de sua vida, eu consegui senti todas as emoções que o livro passa na pele, todas as histórias passam MUITA verdade.

Eu não imaginava me apaixonar tanto por essa história como me apaixonei, mas na dúvida já favoritei e todo mundo devia ler esse livro um dia para aprender sobre amor, sobre família, sobre a vida, especialmente, sobre a vida. 💙

Babbo e Liv, eu amei conhecer suas histórias, me imaginei em todas elas e me emocionei ao descobrir que você Babbo tem o rosto exatamente como imaginei, sem dúvidas você foi e é luz! ✨

Vivian 19/11/2022

DICA DE LIVRO EMOCINANTE E MARAVILHOSO: O ENCANTADOR DE PESSOAS 🌊

Leonardo 18/07/2022

EMOCIONANTE
Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro Encantador de Pessoas lançado pela LabradorEditora. O livro é de autoria de Liv Soban a resenha foi escrita por Leonardo Santos.

Um retrato de uma relação entre pai e filha em uma espécie de homenagem ao incrível poder de criarmos laços com seres humanos. É quase impossível não se emocionar ao ler "Encantador de pessoas", livro escrito por Liv Soban que traz consigo uma história autobiográfica de enorme cunho emocional.

Além de trazer um pouco de sua vida e da vida de seu pai, um homem incrível chamado Eduardo Heitor Soban, a autora também dialoga com uma série de reflexões a respeito de como criamos relações com outras pessoas e como isso está intrínseco ao ser humano em geral.

Essa biografia é belíssima, e me tocou de uma forma especial pois parte do cenário em que ela se passa é em uma praia chamada Cocanha, localizada em Caraguatatuba, litoral norte de São Paulo. Nasci e cresci nessa cidade, e por alguns anos acabei morando em Massaguaçu, um bairro bem próximo a essa praia. Mesmo já tendo frequentado a praia da Cocanha algumas vezes, foi incrível conhecer esse belíssimo lugar através da perspectiva de Liv e de seu pai.

Liv também cresceu na cidade de Caraguá (assim como eu), então consegui reconhecer diversos dos locais dos quais ela cita em seus textos e devaneios, o que me ajudou a deixar tudo muito mais crível e poético!

Além disso, os diálogos reencenados da Liv com seu pai, carinhosamente apelidado de Dedé, são deliciosos e muito divertidos, o que equilibra muito o clima melancólico que se cria durante a narrativa.

Isso porque Liv escolhe como ponto de narrativa a descoberta de que seu pai tem câncer, chegando em um estágio complicado do qual a única solução são os cuidados paliativos (não há solução médica para uma cura, devido a sua idade e a gravidade da doença), portanto Liv, que mora e trabalha em São Paulo, vai para Caraguá para cuidar de seu pai e passar um tempo com ele.

Todo o tempo é precioso, sabemos disso, mas é extremamente bonito e poético ver como a relação entre os dois se dá nesse tempo extremamente valioso do qual ambos possuem. Junto a isso, somos jogados em um túnel de memórias da jovem Liv com seu pai e outros familiares, em uma reconstituição de um belo retrato de toda a família.

Por mais que seja uma história autobiográfica, "Encantador de pessoas" não se restringe a ser um livro que só faria sentido para quem conhecesse a família Soban, pelo contrário, é um convite a se adentrar no afeto humano, no amor de uma família e também no sentimento de perca, coisas que são comuns a todos nós.

Uma história incrível e que merece ser lida e refletida em todos nós, fico muito feliz que Liv teve a coragem de escrever algo tão belo, pessoal e profundo, e que podemos nos mergulhar nele igual podemos mergulhar nas águas calmas da praia Cocanha!

books of sarah 15/06/2022

uma história de emocionar!!
? "aproveitar o agora. se eu posso viver já, porque pensarei? figliola, viva o agora. o amanhã, a gente pensa quando chegar a hora."- 203

? que leitura emocionante!
o livro fala sobre luto e a dificuldade que temos em deixar as pessoas proximas seguirem o rumo que a vida trás. foi uma leitura muito tocante e que me deixou extremamente emotiva, e que me fez refletir muito sobre a vida em si e como ela é rápida. é muito difícil ler e não se emocionar em algum momento.

? foi muito triste para mim pensar que essa pessoa maravilhosa que foi o Babbo na vida de tantas pessoas, findou sua jornada na vida.

? foi um livro que me levou a ter uma série de emoções diferentes, eu certos momentos eu ria pelas histórias divertidas do passado, e em outros, eu me emocionava com os relatos de amor por essa pessoa incrível.

? apesar de não ser meu gênero favorito, a escrita da autora me ganhou. de forma leve e poética, liv te prende e te deixa encantadx por tudo que é narrado na história.

Patrícia Morais/@sistersbookaholic 05/06/2022

Como lidar com a perda?
O Encantador de Pessoas é uma autobiografia de Eduardo Heitor Soban, escrito por sua filha Liv Soban. Durante o momento de perda, Liv transformou seus sentimentos em palavras e esse livro se tornou uma linda homenagem.

Essa é uma obra carregada de lembranças, além de conhecermos como foi a infância de Liv ao lado de seu Babbo, também acompanhamos a luta de Eduardo contra o câncer.

"Todos somos poeira universal e mesmo o maior dos feitos não fará nem cócegas na história da terra..." Pág 116

A autora tem a escrita fluida e muito sensível, o livro traz diversas reflexões acerca da vida. É uma leitura muito tocante e me emocionei diversas vezes durante a leitura.

Babbo era a forma carinhosa de Liv chamar seu pai, um homem que com certeza viveu intensamente e que cativou milhares de pessoas com seu jeito alegre e acolhedor de ser.

Muito além do luto, este livro é sobre amor, sobre laços entre pai e filha, sobre família e sua união inabalável e sobre amizades leais e eternas.

O Encantador de Pessoas não é só uma grande homenagem, é também um livro com grandes lições, sobre viver e amar intensamente.

site: https://www.instagram.com/sistersbookaholic/

Suzane @espacoliterariodasu 30/05/2022

Impossível dar menos de 5⭐️

Essa é uma resenha muito difícil de escrever, assim como o livro foi difícil de ler. Não porque ele é ruim - pelo contrário. Ele é tão triste e dramático que se tornou espetacularmente bom! Estranhos como somos, para nós, leitores, quanto mais sofremos, mais amamos o livro, e foi exatamente isso que aconteceu.

“Todos somos poeira universal e mesmo o maior dos feitos não fará nem cócegas na história da terra…”

“O encantador de pessoas” é uma autobiografia, onde a autora retrata a vida do pai falecido e sua luta contra o câncer, bem como relação de pai e filha que eles tinham. Talvez por ser uma história real, fiquei realmente tocada por ela e eu, que não choro nunca, derramei muitas lágrimas - de tristeza e de alegria. Porque sim, o livro mistura drama com comédia, tem partes hilárias, histórias interessantes e MUITAS lições para levar para a vida!

“Nunca aceite uma regra que não faça sentido para você, rebele-se, revolte-se, construa o seu caminho, será mais difícil, mas será seu.”

Foi o meu primeiro contato com o gênero biografia, e não poderia ter sido melhor. Primeiro porque é nacional; segundo porque é extremamente realista e me conectei muito com os protagonistas; e terceiro porque me identifiquei com vários aspectos do livro, principalmente a família da Liv e o pai dela - que lembra o meu em vários aspectos.

Michelle 23/05/2022

Uau. Que obra!
A autora, após a tão dolorosa perda de seu pai, decide transformar em palavras as lembranças de sua vida, a partir de um olhar carinhoso e cheio de sensibilidade.
?A palavra é o que me religa a você. É ela que me salva.?
Durante a revisita a diversos momentos de sua vida, a autora soube, com maestria, trazer reflexões sobre assuntos importantes e despertar sentimentos profundos no leitor.
Me senti a todo momento próxima da autora e seu tão amado Babbo. Aprendi a admirá-lo a cada novo relato.
Foi incrível poder conhecer um pouquinho dessa relação tão intensa e tão cheia de amor, de duas verdadeiras almas gêmeas.
Até nos momentos mais difíceis, o amor, o companheirismo e a maneira de encarar a vida fizeram com que um sorriso não deixasse de aparecer mesmo diante das tragédias.
Finalizei a leitura com lágrimas nos olhos e, sem dúvidas, favoritando essa obra tão rica e marcante.
Uma verdadeira declaração de amor de uma filha a seu pai.

Andressa.Silva 26/01/2022

Incrível
?Boooooa noite amores tudo bem? Quartou com resenha de Recebido e vontade de mudar o cabelo hahaha!?

?Mostrei pra vocês nos stories quando essa belezinha chegou por aqui e agora que finalizei a leitura vim trazer a resenha para vocês!?

?Em tempos tão dolorosos, de constantes perdas e frequente luto, uma autobiografia vem nos lembrar de honrar e celebrar a história dos que se foram, ao revivermos a memória de nossos mortos.?

?A obra que tem como título O encantador de pessoas, narra passagens marcantes da vida ao lado do pai, seu Babbo, com quem construiu uma relação de total cumplicidade e parceria, em meio a dias de completa celebração à vida.?

?Encantador de pessoas é uma das maneiras possíveis de descrever Eduardo Heitor Soban um arquiteto de Caraguatatuba (litoral de SP), que, dono de uma risada vibrante e com uma maneira original e generosa de enxergar o mundo, conduzia todos a seu redor à ciranda da vida, com entusiasmo.?

?Para nos contar da partida de Eduardo é que a filha escreve este livro, que, apesar de conter os dilacerantes dias finais
dele, trata-se de uma ode à vida, ao amor profundo, às relações honestas e a um modo intenso?

?Eu amei a escrita da autora nesse livro, achei super leve e fluida, com personagens bem desenvolvidos!?

?Esse foi meu primeiro contato com a escrita da autora e eu já quero ler outros livros dela.

Eu comecei o livro com altas expectativas, e a autora supriu bem além das minhas expectativas!?

?A leitura fluiu muito bem pra mim, tive alguns surtos no meio do caminho mas nada que não seja normal hahahaha?

?É um livro bem leve e gostinho de ler, uma ótima opção para quando a gente entra naquela ressaca...?

?Enfim tudo de bom! É um livro que recomendo muito que leiam, e que tenham uma experiência tão boa quanto a minha!?

?2022 será o ano das mudanças! E me aventurando por gêneros diferentes! E aqui tá uma dica incrível para viajar?

?Curtiram a temática do livro ??

Martabook 27/11/2021

O livro traz uma narrativa sobre luto antecipatório. Uma relação de amor entre filha e pai. Cenário Caraguatatuba (litoral norte de SP). Além de relações de amizade e familiar.
Vale a leitura.

Stella 24/11/2021

Lindo ler sobre todo o amor sincero que um pai deixa nas lembranças de toda uma família e, principalmente, da filha. Me senti abraçada e gostei muito do conforto ao me sentir dividindo minha dor da perda com a autora.

Bookster Pedro Pacifico 04/11/2021

O encantador de pessoas, de Liv Soban
Como lidar com a perda de alguém que amamos muito? A saudade é sempre inevitável e a tristeza vai mudando de formas ao longo do tempo. Quem perde alguém querido tenta de diferentes formas amenizar a dor e, quando pensamos em livros, é comum conhecer pessoas que buscam nas palavras escritas uma tentativa de dar voz ao próprio luto.

E é justamente essa a experiencia de Liv Soban, que nunca havia pensado em escrever um livro autobiográfico até vivenciar a triste perda de seu pai, carinhosamente chamado de Baboo. A partir disso, Liv sente a vontade de compartilhar com outros leitores as tão valiosas memórias que tem com seu pai. Mas, além desses bons momentos, a escrita também serve para dividir com o leitor a dificuldade de encarar uma doença que vai levando embora cada vez mais do paciente e os dias tão difíceis que antecedem o dia da morte.

E o que mais gostei da experiência de ler as memórias de Liv foi perceber como a autora consegue tratar de momentos tão difíceis de uma forma leve a emocionante. Não é um livro triste, mas sim um livro sensível e que acaba envolvendo o leitor na bela relação de um pai e de uma filha. A escrita é simples, mas consegue transmitir emoções para quem a lê! Recomendo para quem passou por alguma perda não tão recente ou deseja conhecer uma bela história!

Nota 8/10

site: http://instagram.com/book.ster

amandajeanjacques 04/09/2021

Luto e escrita
Todo mundo deveria ter processos para ajudar a passar por momentos de perda. Tentar compartilhar esses sentimentos podem ser extremamente difíceis e muitas vezes a leitura e escrita podem se tornar válvulas de escape desses sentimentos que doem fisicamente e na alma.

Li esse livro após uma semana que minha vovó e amor da minha vida se foi e este livro trouxe ?gatilhos? dos mais bonitos, como as lembranças com ela, ao mais dolorosos que é o processo de saber que alguém que você ama está indo aos poucos.

Em resumo, um livro lindo, amoroso e delicado ? Obrigada! ?