Bruce Lee – Uma vida: A biografia definitiva da lenda do cinema que transformou as artes marciais em um fenômeno global Matthew Polly

Resenhas - Bruce Lee – Uma vida: A biografia definitiva da lenda do cinema que transformou as artes marciais em um fenômeno global

comprido 26/09/2021

Seja como agua
Que biografia maravilhosa, olha eu já vi vários documentários falando sobre Bruce lee, já li outros livros a respeito , mais essa biografia e a mais completa que já li, como um assíduo leitor de biografia de vários artista, e celebridade, essa e a mais completa, e prazerosa obra que meus olhos ja puderam apreciar.
A obra começa contando a historia da família do Bruce Lee, desde sua descendência ate e nascimento dele, depois começa da sua infância adolescência , chegando a vida adulta .
uma obra bem detalhada, bem pesquisada . Muitas duvidas que eu tinha sobre Bruce Lee eu tirei, principalmente em relação em seu relacionamento com Yip man , seu sifu .
pude tirar minhas próprias conclusões sobre Bruce Lee, que ele não e uma flor que se cheire, mais minha admiração não mudou, em relação isso .
Recomendo a leitura.

Eros 27/09/2021

Uma Biografia Definitiva
Bruce Lee foi sempre um alvo de controvérsias, todas criadas após sua morte, quando seu desaparecimento incentivava fãs a maximizarem o mito, esquecendo-se do homem. Mathew Polly fez o que precisava ser feito: descreveu o homem por trás do mito. Não é exagero dizer que Polly foi genial ao construir a biografia de Bruce Lee! Como ótimo pesquisador, historiador e escritor ele contextualizou as épocas dos acontecimentos, abordando a infância dos pais até o casamento, o nascimento de Lee nos Estados Unidos e a terrível condição sócio-política de Hong Kong na época em que o Pequeno Dragão cresceu. Sua rebeldia, suas brigas, sua precoce ligação com a indústria cinematográfica chinesa, sua vida na América, seu casamento com Linda e sua carreira como ator, até finalmente chegar ao estrelato como ator de filmes de Kung Fu ao voltar a Hong Kong, está fielmente descrito com base em exaustiva pesquisa e depoimentos com quem conviveu com Bruce Lee. Elementos curiosos de sua vida como a relação com a imprensa, sua índole vaidosa e competitiva, a amizade com astros de Hollywood, o uso recreativo da maconha, os casos amorosos e a incessante luta pela autonomia para produção de seus filmes, são relatos que humanizam e aproximam o biografado. Os aspectos de sua morte e o inquérito que se seguiu é relatado com lucidez e sem exageros, embora apresente as especulações surgidas na época. A criação da lenda encerra a trajetória da vida desse homem que mudou a cultura do entretenimento, não só introduzindo o Kung Fu no mundo da filmografia americana, como alterando para sempre o conceito de lutas nos filmes de ação. O livro, embora volumoso, é de uma leitura agradável e inteligente. Lamentavelmente, a edição que eu li (Seoman, 2021) tem o grave erro de não conter a referência numérica das notas no texto, o que me deixou perdido na absorção contextualizada das importantes informações contidas nas notas ao final do livro. Um desabono para uma obra maravilhosa!

pabloviniciusra 31/12/2023

Essa biografia me surpreendeu pelo seu conteúdo rico em detalhes sobre a vida do mestre das artes marciais, o criador do Jeet Kune Do. Bruce Lee teve uma vida difícil, mas ele sempre foi resiliente na busca por alcançar seus objetivos e seus sonhos, teve erros e acertos como qualquer ser humano. Bruce Lee mudou para sempre a história do cinema e das artes marciais, assim como a visão do resto do mundo sobre os asiáticos e mais especificamente sobre os chineses.