Ruído

Ruído Daniel Kahneman...

Resenhas - Ruído

Thiago.Ruicci 13/03/2024

Percebi que onde há tomada de decisões, existe ruído. Como médico anestesiologista, entendo a importância de nos capacitar, implementar protocolos e seguir diretrizes para aumentar a segurança do paciente e tomar decisões mais assertivas. Como seres humanos, somos naturalmente propensos a ruídos e vieses devido ao nosso meio e cultura. Identificar esses ruídos e buscar tomar melhores decisões é um caminho para a excelência.

Trecho estoico:

"O homem é perturbado não pelas coisas, mas pela visão que ele tem delas." - Epicteto

Trecho de Jesus Cristo:

"Conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará." - João 8:32

DeCardoso 15/02/2024

Ruído ou viés?
E lá se foram meses pra concluir essa leitura complexa e ao mesmo tempo interessante. É um livro bem denso de se ler, pelo menos pra mim.

Perdi muito o ritmo de leitura com os gráficos, tabelas e números apresentados. De forma alguma estou invalidando as pesquisas e dados presentes no livro, mas esse formato de estatística quebra muito meu ritmo de leitura.

O tema em si, eu gostei bastante. Me provocou o questionamento das decisões que tomamos, me fez refletir sobre como uma opinião ou uma palavra dita pode interferir em toda uma decisão. Como o ruído e o viés são diferentes (apesar de ainda não ter tudo tão esclarecido na minha mente) e interferem de uma forma ou de outra no fim das contas.

Os exemplos do ramo jurídico e da seguradora me fizeram ter uma ideia mais clara em mente e foi o que facilitou pra concluir o livro.

Fui no meu ritmo e estou orgulhosa de ter terminado uma leitura tão complexa pra mim.

Paola 29/01/2024

Ler esse livro é uma grande loucura! Em muitos momentos fiquei em choque ao descobrir resultados de pesquisas trazidas sobre o tamanho do impacto dos ruídos nas nossas decisões.

Me peguei pensando: será que alguma decisão nossa é de fato nossa, ou todas nossas decisões passam por ruído?

Indico muito a leitura!! Livro bom, de fácil leitura e entendimento e com conteúdo importantíssimo!

Ilmar 17/01/2024

Os livros do Kahneman sempre me fazem parar pra refletir e repensar muitas coisas. Leitura lenta, e que deve ser lenta, mas muito rica. Abre a mente pra coisas que você nunca pensaria e , agora, acaba se lembrando toda vez que vai formular um pensamento (ou deveria se lembrar). Um livro que toda pessoa que precisa tomar decisões deveria ler.

ED73LH 11/01/2024

Melhor que seu anterior
Ruído, vieses e heurísticas psicológicas. Conteúdo muito sólido com diversos dados e pesquisas, um ótimo livro de embasamento que pode ser útil em diversas áreas, mas também valioso para quem quer entender melhor o mundo a sua volta.

Nanda Lopes 09/01/2024

Redução de ruídos para decisões mais justas e conscientes
A relevância e a presença dos vieses e dos ruídos são amplamente discutidos, Daniel Kahneman, Olivier Sibony e Cass R. Sunstein mostram por que os seres humanos são tão suscetíveis ao ruído e aos vieses na hora de fazer escolhas.
Ao longo da leitura, descobrimos que o viés é um erro que normalmente vemos e até podemos explicar, o ruído não podemos perceber ou facilmente explicar, por isso os danos são tão imprevisíveis e graves.

Para os autores, "as estratégias de redução de ruído estão para o 'desenviesamento' como as medidas preventivas estão para o tratamento médico".
O método é simples e possível: atrase ao máximo uma decisão intuitiva e rápida. Antes de qualquer escolha, reúna o máximo de informações possíveis sobre o assunto, sistematize-as e certifique-se de compará-las e verificar se são independentes entre si.

Vale a pena investir seu tempo na leitura e aplicação dos métodos sugeridos pelos autores, em benefícios da redução de ruídos, garantindo que a tomada de decisões sejam mais consistentes.

Renata Martins 03/01/2024

Então...
Acho que o livro deve ser muito bom para algumas pessoas... pra mim foi extremamente massante, principalmente o início. A partir de 50% fica mais interessante... mas acho que não seja algo que eu vá utilizar na minha vida. Talvez o livro sobre Viés (Rápido e Devagar) seja mais interessante para uma "Pessoa Física".

Nicholas.Assis 25/12/2023

Bom livro, porém de leitura complexa
Achei o tema sobre ruído bem explicado, porém em muitas partes vai para um contexto muito estatístico e a leitura fica mais cansativa

Josiane Gonzaga 23/12/2023

Ruído
A essência do livro é incrível, a ideia de estudar o ruído é o viés nas decisões é realmente necessária, lendo você percebe o quanto isso define muitas coisas do dia a dia.
É um livro que te faz pensar, que te tira da zona de conforto, que incomoda, eu acho isso maravilhoso!!!
Mas um ponto muito importante que me fez tirar pontos na avaliação (julgamento ruidoso, leiam o livro que irão entender rs), é a forma que as vezes os autores lidam com a explicação ao leitor, repetem muitas coisas várias vezes, acho que deixa cansativo, e outro ponto que, pelo menos para mim cansou também, foi introduzir tantas fórmulas estatísticas e de forma teórica.
Tirando esses detalhes, é realmente um livro incrível.

Manymony 08/12/2023

Meio arrastado
Achei que alguns trechos poderiam estar mais dinâmicos ou nem teriam a necessidade de estar ali, no entanto, sempre conseguimos absorver lições e melhorar a maneira de observar situações afim de evitar ruídos desnecessários.

Giovanna 18/10/2023

Objetivo e bem explicado
O livro possui um teor mais técnico, evocando o papel do ruído nas mais diversas situações da vida. Apesar de conter dados e termos técnicos, estatísticos e abordagens parecidas, não é maçante e acaba por ser extremamente interessante, já que é super didático e repleto de exemplos.
Assim como explicitado na premissa, traz a tona o quanto somos influenciáveis, cabeças-duras e, por vezes, inflexíveis, justamente por não notarmos o que nos move nas nossas decisões.

Leonardo.Brizida 07/09/2023

Erros no julgamento humano
Um livro muito reflexivo sobre os diversos erros de julgamentos, dos quais estamos sujeitos. Tanto o viés como o ruído estão sempre presentes nas nossas tomadas de decisões e isso não pode ser extinto, pois a todo momento estamos fazendo julgamentos. Entretanto, a consciência de que isso está presente nas nossas vidas, já nos faz tomarmos melhores decisões, possibilitando reduzir essas falhas.

Valesi 17/07/2023

Denso e muito interessante
Daniel Kahneman está de volta. Se em Rápido e Devagar ele tratava dos vieses que alteram nosso julgamento, aqui ele se foca no outro fator importante, o ruído.
Aquilo que decidimos, mesmo após uma boa reflexão, pode estar (e está sempre) imbuído de uma boa dose de ruído. Isso significa que um mesmo problema pode ter um desfecho diferente dependendo de como você acordou hoje, se o seu time venceu ou se um motorista buzinou para você no caminho do trabalho - e isso é só um dos tipos de ruído, o de ocasião.
Não há como silenciar totalmente o ruído (e isto talvez nem seja desejável), mas conhecê-lo pode minimizar sua influência na tomada final da decisão.
Não é um livro leve de se ler, apesar da linguagem voltada para o público leigo. Mas se você conseguir perseverar pelas suas páginas, é certo que sairá delas com um bom equipamento para o dia a dia - não só profissional.

Eduardo 28/02/2023

Livro bom!
O livro leva você a ser mais reflexivo sobre seus julgamentos e no final percebemos que nem sempre estamos com a verdade absoluta ou se somos apenas reflexos de algum ruído. Boa leitura!

Escritora Li 24/02/2023

Técnico e importante
Técnico e importante para o mundo dos negócios mas difícil de digerir para uma pessoa comum. No entanto uma contribuição brilhante!