Ruído

Ruído Daniel Kahneman...

Resenhas - Ruído

GuidoBR 21/07/2021

Ruído - Sabemos realmente tomar boas decisões?
Novo Livro do Daniel Kahneman (junto com Cass Sunstein (Nudge) e Olivier Sibony (Você está prestes a cometer um erro terrível), conta sobre os erros aleatórios que cometemos em nossos julgamentos -- em oposição aos erros sistemáticos (vieses) que foram descritos em "Rápido e Devagar".

Gostei muito do livro e da forma que foi organizado. Tem passagens bem práticas e que podem ser usadas em nossas vidas profissionais - como melhorar o processo de decisão em empresas, como melhorar o processo de entrevistas e recrutamento, como pensar melhor sobre estimativas de projetos.

Traz uma discussão muito importante sobre justiça: afinal, o juíz que julga um caso é importante para a decisão sobre aquele caso? Isso é justo?

Também levanta um debate interessante sobre vieses e ruídos em algoritmos e sistemas de tomadas de decisão. Cita o "Weapons of Math Destruction" e comenta que ao menos com algoritmos nós conseguimos entender os vieses e/ou ruídos e agir para melhorar. Com tomadores de decisão humanos a mudança é mais díficil.

Em minha opinião o melhor livro do ano.

Escrevi mais das minhas impressões sobre o livro (em inglês) no meu blog.

site: https://www.guidopercu.dev/library/book-review-noise-a-flaw-in-human-judgment/