Ruído

Ruído Daniel Kahneman...

Resenhas - Ruído

GuidoBR 21/07/2021

Ruído - Sabemos realmente tomar boas decisões?
Novo Livro do Daniel Kahneman (junto com Cass Sunstein (Nudge) e Olivier Sibony (Você está prestes a cometer um erro terrível), conta sobre os erros aleatórios que cometemos em nossos julgamentos -- em oposição aos erros sistemáticos (vieses) que foram descritos em "Rápido e Devagar".

Gostei muito do livro e da forma que foi organizado. Tem passagens bem práticas e que podem ser usadas em nossas vidas profissionais - como melhorar o processo de decisão em empresas, como melhorar o processo de entrevistas e recrutamento, como pensar melhor sobre estimativas de projetos.

Traz uma discussão muito importante sobre justiça: afinal, o juíz que julga um caso é importante para a decisão sobre aquele caso? Isso é justo?

Também levanta um debate interessante sobre vieses e ruídos em algoritmos e sistemas de tomadas de decisão. Cita o "Weapons of Math Destruction" e comenta que ao menos com algoritmos nós conseguimos entender os vieses e/ou ruídos e agir para melhorar. Com tomadores de decisão humanos a mudança é mais díficil.

Em minha opinião o melhor livro do ano.

Escrevi mais das minhas impressões sobre o livro (em inglês) no meu blog.

site: https://www.guidopercu.dev/library/book-review-noise-a-flaw-in-human-judgment/

Paulo.Enrique 16/01/2022

Um julgamento sobre Ruído
Incrível como Daniel Kahneman e os demais autores abordam o tema. É uma obra técnica, acadêmica, até pesada e repleta de categorização sobre como a humanidade avalia e atua em fases e situações da vida. Assim como o Rápido e Devagar, também fará parte como manual da mente humana.

Fábio Perrucci 09/02/2022

Uma ampla análise dos ruídos e dos vieses
Apontado por muitos como uma continuação de Rápido e Devagar, eu não o definiria assim, o livro apresenta diversos estudos realizados e seus desvios nos respectivos resultados, provando que a tomada de decisões serão sempre diferentes, dependendo do indivíduo e das inúmeras variáveis atuantes. A relevância e a presença dos vieses e dos ruídos são amplamente discutidos. A obra também apresenta diversas teorias e amostragens que corroboram com o tema central.

Romicley 22/03/2022

Ruído de ocasião
Não é uma leitura simples, mistura termos técnicos, com exemplos de situações que exigem muita concentração e tempo para ver na prática. Falar que não é bom, estaria caindo num ruído de ocasião. Em resumo, é uma obra que contribui para um pensamento crítico e uma avaliação mais racional dos fatos utilizando como base a estatística. Vou até aplicar a auditoria por curiosidade. Leiam com tempo e focado.

Maristela 05/07/2022

O livro oferece soluções para reduzir ruído presente no dia dia de nossas decisões individuais ou coletivas e tomarmos decisões melhores.

Andressa 15/07/2022

Entender o que é o ruído e o quanto ele influencia nossas decisões é em muitos momentos até perturbador. As situações apresentadas sobre decisões em julgamentos demonstram muito bem isso. Recomendo muito a leitura, mas antes leia Rápido e Devagar, do mesmo autor.

Elisio Rebouças 12/09/2022

Rápido e devagar com nudge e muito mais
Teoria interessantíssima sente ruído. Realmente a gente só se preocupa com Viés. Claro, o livro mostra muitos exemplos, porém é muito teórico, e pra minha mente de humanas ficou bem difícil de entender. Mas valeu a leitura

Danilo.Brizida 09/10/2022

O Ruído é um livro muito interessante que nos traz uma reflexão sobre os vieses e ruídos em nossas tomadas de decisões e o quanto a redução desses 2 efeitos existentes no julgamento humano são importantes.

Em todos os âmbitos das relações humanas, sempre que houver julgamento teremos vieses e ruidos que muitas vezes resultarão em erros em nossas conclusões.

A questão é como podemos reduzir essas falhas no julgamento humano e quanto os custos dessa redução compensam os beneficios obtidos, afinal de contas viver é julgar, e julgar muitas vezes é errar e o erro em certa dose é benéfico para o desenvolvimento humano

Rafael.Gomes 10/10/2022

Manifesto pela maior dependência dos algoritmos
Se no primeiro livro do mesmo autor o foco era o viés, neste o tema principal é o ruído.

Uma fonte de erros silenciosa, mas presente nas nossas tomadas de decisão. Uma variabilidade indesejada em nossa tomada de decisão.

Senti que o foco é mais voltado para corporações, embora haja ideias relevantes também para a tomada de decisão pessoal.

Traz sugestões de aprimoramento, mas respeitando e reconhecendo as suas próprias limitações. De fato, algum ruído pode ser não apenas tolerável, mas desejável.

Recomendo a leitura.

lidi 22/12/2022

Ruído
Eu gosto muito da forma que a Psicologia se apresenta nos livros do Kahneman, particularmente, acho que desfrutei mais desse livro do que de Rápido e Devagar.

O texto traz muitas explicações estatísticas, o que pra mim foi bem bacana e me fez me exercitar um pouco mais nesse tipo de análise, o que eu gosto bastante.

Alguns momentos do livro são mais "lentos", o que explica em parte a minha demora em terminar a leitura, mas o conteúdo é muito interessante e apresentado de forma bem ampla e profunda pelos autores.

erbook 21/02/2023

Variabilidade indesejável de julgamentos de casos análogos
Imagine que a sua conduta seja valorada de forma excessivamente mais gravosa que a de seu amigo em condições semelhantes. Percebe-se claramente uma sensação de injustiça. Da mesma maneira, seria justo um réu ser condenado a uma pena exorbitantemente maior que a de outro por fato análogo? Seria aceitável pagar prêmio de seguro de carro em valores bem superiores em relação a outro segurado nas mesmas condições? Infelizmente, há variabilidade em julgamentos que deveriam ser iguais ou muito próximos. A essa invariabilidade indesejada, os autores chamam de ruído.

De fato, onde há julgamento humano, há possibilidade de ruído. O problema é quando essa variabilidade se amplia de tal forma que causa injustiças na seara criminal, bem como prejuízos para a economia e para as pessoas na esfera cível. Amparado nessas premissas, os autores fazem um diagnóstico a respeito das razões que levam os tomadores de decisão a julgamentos tão díspares e propõem metodologia para solucionar ou, ao menos, minorar esses ruídos.

Entres os diferentes tipos de ruídos identificados pelos autores, considero três os mais importantes: 1) ruído de padrão: ocorre quando cada julgador possui um critério próprio; 2) ruído de nível: cada julgador possui diferentes percepções na escala de um modelo predeterminado para a tomada de decisão; 3) ruído de ocasião: surge quando o mesmo julgador altera a decisão a depender das circunstâncias, as quais, infelizmente, podem se referir a fatores totalmente alheios ao problema a ser solucionado.

A partir desse diagnóstico, os autores propõem a aplicação de metodologia para melhorar a tomada de decisões: a) melhorar a seleção de julgadores; b) realizar treinamento adequado; c) estabelecer diretrizes com balizas objetivamente verificáveis.

Em tempos de pós-modernidade, na era dos algoritmos e da inteligência artificial, surge reflexão interessante: será que a substituição dos julgamentos humanos por algoritmos traria melhores soluções para todas as situações? Você preferiria ser “julgado” por um algoritmo ou por um ser humano? Será que o algoritmo que escolhe o próximo filme no “streaming” seria apropriado para resolver quanto uma criança deve receber de pensão alimentícia?

Escritora Li 24/02/2023

Técnico e importante
Técnico e importante para o mundo dos negócios mas difícil de digerir para uma pessoa comum. No entanto uma contribuição brilhante!

Eduardo 28/02/2023

Livro bom!
O livro leva você a ser mais reflexivo sobre seus julgamentos e no final percebemos que nem sempre estamos com a verdade absoluta ou se somos apenas reflexos de algum ruído. Boa leitura!

Valesi 17/07/2023

Denso e muito interessante
Daniel Kahneman está de volta. Se em Rápido e Devagar ele tratava dos vieses que alteram nosso julgamento, aqui ele se foca no outro fator importante, o ruído.
Aquilo que decidimos, mesmo após uma boa reflexão, pode estar (e está sempre) imbuído de uma boa dose de ruído. Isso significa que um mesmo problema pode ter um desfecho diferente dependendo de como você acordou hoje, se o seu time venceu ou se um motorista buzinou para você no caminho do trabalho - e isso é só um dos tipos de ruído, o de ocasião.
Não há como silenciar totalmente o ruído (e isto talvez nem seja desejável), mas conhecê-lo pode minimizar sua influência na tomada final da decisão.
Não é um livro leve de se ler, apesar da linguagem voltada para o público leigo. Mas se você conseguir perseverar pelas suas páginas, é certo que sairá delas com um bom equipamento para o dia a dia - não só profissional.

Leonardo.Brizida 07/09/2023

Erros no julgamento humano
Um livro muito reflexivo sobre os diversos erros de julgamentos, dos quais estamos sujeitos. Tanto o viés como o ruído estão sempre presentes nas nossas tomadas de decisões e isso não pode ser extinto, pois a todo momento estamos fazendo julgamentos. Entretanto, a consciência de que isso está presente nas nossas vidas, já nos faz tomarmos melhores decisões, possibilitando reduzir essas falhas.