A Laicidade Colaborativa Brasileira

A Laicidade Colaborativa Brasileira Thiago Rafael Vieira...




Resenhas - A Laicidade Colaborativa Brasileira


1 encontrados | exibindo 1 a 1


João Burti 29/11/2021

Qualidade surpreendente! Recomento MUITO!
Conheço o trabalho dos autores há algum tempo, e por ter algumas discordâncias relevantes destes, procurei não criar tantas expectativas para a leitura. Mas devo dizer, esta obra me surpreendeu muito e possui uma qualidade de pesquisa e escrita excelentes!

O livro é dividido em três partes:
1-História da relação entre Estado e Religião no mundo: um bom e breve apanhado que traz as bases necessárias para se aprofundar sobre a temática.

2-Principais modelos de laicidade ao redor do mundo: em uma espécie de direito comparado, os autores traçam os principais paradigmas ao redor do mundo quanto ao tema da laicidade, explorando como se dão essas relações em diferentes nações: EUA, França, Inglaterra, Portugal, Espanha, Paraguai, Uruguai, Chile, entre outros. Essa parte é simplesmente BRILHANTE! Entender como a laicidade se dá em outros locais é essencial para nos localizarmos e vermos onde o Brasil acerta e onde nos inspiramos. Ponto negativo apenas para o relato da China e comunismo, que foi bastante caricato e com espantalhos, transparecendo a ideologia conservadora dos autores.

3-O modelo de laicidade Brasileiro: mais uma brilhante exposição de como o nosso país compreende a laicidade. Resumidamente, podemos dizer que a laicidade é colaborativa, fundamentada em cinco pontos: separação, liberdade, benevolência, colaboração e igual consideração. Essa terceira parte é bem completa e aborda diversos pontos históricos de tal relação. Mais uma grata surpresa.

Em geral, uma conclusão que chegamos é que, apesar de atuarem em áreas totalmente distintas, o Estado e a Religião têm um único objetivo: buscar o bem comum do ser humano. Por isso, seus trabalhos não são excludentes, mas complementares, um buscando tal fim no campo material, e outro no espiritual. Um ser humano não é feito só de matéria e nem só de espírito (alma, mente), portanto, absolutamente desejável a colaboração entre estes dois Poderes.

Recomendo fortemente, certamente é a principal obra sobre a laicidade brasileira em português. Apesar de ter um enfoque jurídico, creio que qualquer pessoa uma pequena noção política tenha capacidade de compreender a obra, pois possui uma linguagem acessível.
comentários(0)comente



1 encontrados | exibindo 1 a 1