A Laicidade Colaborativa Brasileira

A Laicidade Colaborativa Brasileira Thiago Rafael Vieira...

Resenhas - A Laicidade Colaborativa Brasileira

João Burti 29/11/2021

Qualidade surpreendente! Recomento MUITO!
Conheço o trabalho dos autores há algum tempo, e por ter algumas discordâncias relevantes destes, procurei não criar tantas expectativas para a leitura. Mas devo dizer, esta obra me surpreendeu muito e possui uma qualidade de pesquisa e escrita excelentes!

O livro é dividido em três partes:
1-História da relação entre Estado e Religião no mundo: um bom e breve apanhado que traz as bases necessárias para se aprofundar sobre a temática.

2-Principais modelos de laicidade ao redor do mundo: em uma espécie de direito comparado, os autores traçam os principais paradigmas ao redor do mundo quanto ao tema da laicidade, explorando como se dão essas relações em diferentes nações: EUA, França, Inglaterra, Portugal, Espanha, Paraguai, Uruguai, Chile, entre outros. Essa parte é simplesmente BRILHANTE! Entender como a laicidade se dá em outros locais é essencial para nos localizarmos e vermos onde o Brasil acerta e onde nos inspiramos. Ponto negativo apenas para o relato da China e comunismo, que foi bastante caricato e com espantalhos, transparecendo a ideologia conservadora dos autores.

3-O modelo de laicidade Brasileiro: mais uma brilhante exposição de como o nosso país compreende a laicidade. Resumidamente, podemos dizer que a laicidade é colaborativa, fundamentada em cinco pontos: separação, liberdade, benevolência, colaboração e igual consideração. Essa terceira parte é bem completa e aborda diversos pontos históricos de tal relação. Mais uma grata surpresa.

Em geral, uma conclusão que chegamos é que, apesar de atuarem em áreas totalmente distintas, o Estado e a Religião têm um único objetivo: buscar o bem comum do ser humano. Por isso, seus trabalhos não são excludentes, mas complementares, um buscando tal fim no campo material, e outro no espiritual. Um ser humano não é feito só de matéria e nem só de espírito (alma, mente), portanto, absolutamente desejável a colaboração entre estes dois Poderes.

Recomendo fortemente, certamente é a principal obra sobre a laicidade brasileira em português. Apesar de ter um enfoque jurídico, creio que qualquer pessoa uma pequena noção política tenha capacidade de compreender a obra, pois possui uma linguagem acessível.

Ricardo 01/10/2022

BRASIL, PÁTRIA AMADA!
O primeiro acesso que tive ao pensamento dos Doutores @tr_vieira e @jeanregina foi através da obra publicada por @edicoesvidanova, "Direito Religioso: questões práticas e teóricas". Um trabalho singular.

Na época da publicação daquela obra eu cursava direito e movido pela temática e outras relacionadas ao direito constitucional, mergulhei no assunto.

Em agosto do ano passado essa obra, "A Laicidade" veio para mão dos leitores preocupados com os tomados por determinados movimentos políticos, que tentam trincar os alicerces da sociedade confundindo as mentes e polarizando os lados sobre o que venha ser, Estado, Igreja, Bíblia e Constituição.

Verdade seja dita, separar as esferas de poder, é um ato necessário e obrigatório. Todos nós precisamos, como cidadãos de dois mundos, conhecer nossos direitos e deveres. Cabe ao Estado legitimar tais esferas e cabe a Igreja legitimar seus poderes.

Nossas decisões percorrem diariamente os ambientes da esfera pública que se entrelaçam com nossos dogmas religiosos.

Os doutores Thiago e Jean conhecem bem as duas esferas.

A obra está dividida em três partes. A primeira desenvolve uma linha histórica; A segunda trabalha o conceito atual da Laicidade e sua dinâmica; e a terceira coloca em pauta O Brasil.

Está obra é um verdadeiro tratado. Apesar da linguagem jurídica é extremamente acessível ao público em geral, pois visa alcançar pastores, lideres e clérigos em geral.

Tive a honra de ter meu artigo de pós-graduação em Direito Constitucional Aplicado lido pelo Dr. Thiago Vieira.

Nesse espaço proponho um leitura mais aberta dessas obras que indico e essa é leitura OBRIGATÓRIA para todo pastor.

Precisamos conhecer nossas Constituição e lutar com empenho por nossos direitos.

Eu recomendo!

Marcelo Duarte 05/12/2022

A Laicidade Colaborativa Brasileira: uma obra de referência

Não tenho muito o que dizer sobre essa obra. Eu vou me limitar a apenas dizer que os autores provam seus pontos. Seu ponto principal é explicar motivo da laicidade brasileira ser única, ser a que mais se aproxima de uma laicidade realmente colaborativa/cooperativa na relação entre Estado e Religião, e porque essa colaboração/cooperação não fere o principio do estado laico.

De tudo o que os autores no ensinam nesse livro, eu gostaria de destacar os cinco pontos que evidenciam uma laicidade colaborativa no seu sentido mais pleno. São eles: 1. Separação dos poderes religioso e temporal; 2. A liberdade de aatuação de cada poder, cada um em sua esfera de competência; 3. A benevolência estatal para com o fenômeno religioso e para com as organizações religiosas; 4. A colaboração entre eles. 5. A igual consideração do Estado por todas as confissões religiosas.

De tudo que os autores nos informam, ou melhor, de tudo o que eles nos diz nessa aula maginífica - pois é uma aula realmente - se você guardar esses cinco pontos, você entende o motivo da laicidade brasileiro ser sem paralelo no mundo. Os autores analisam sobre várias perspectivas essa laicidade, e como se deu sua implantação e aprimoramente, Simplesmente sensacional!

Recomendo a todo cristão e todo ateu, para nenhum dos dois passar vergonha quando forem discutir o Estado Laico!