A Mortalha de Ferro

A Mortalha de Ferro William Mudford

Resenhas - A Mortalha de Ferro

Gárgula 05/01/2022

A Mortalha de Ferro, de William Mudford
Mais um pouco de história através de páginas azuladas
Repito sempre como é gratificante ler os bluebooks do Raridades do Conto Gótico e agora chegou a vez de A Mortalha de Ferro ou A Vingança Italiana, de William Mudford. Uma história que certamente vai gelar os ossos dos nossos leitores.

Com tradução de Carlos Primati, o pequeno livreto é uma publicação da Editora Clepsidra. Como já é tradicional nas publicações do Raridades do Conto Gótico, a obra inicialmente traz a apresentação de Cid Vale Ferreira explicando e contextualizando o conto e sua época. A cada número ele escancara uma janela para este passado.

Uma vingança como nenhuma outra
Qualquer comentário que eu faça, mesmo que traga spoilers (o que não será o caso), não dará certamente a real magnitude deste conto. Estou em profundo êxtase de ter lido esta maravilha.

O destino do jovem Vivenzio, um nobre Nápoles, que se vê preso em uma cela de ferro por todos os lados, certamente vai marcar o leitor pela eternidade. Não existe limite para a maldade na história A Mortalha de Ferro. Incrivelmente cruel, fria e inegavelmente mortal!

Percebemos realmente como o gótico se transforma no terror, como uma cobra trocando de pele. A narrativa silenciosa deixará o leitor apreensivo e esperançoso até o final. Ele vai virar página atrás de página, mesmo sabendo o que vai acontecer.

Considerações finais
Certamente você que pretende ler este conto prepare-se, pois vai se deparar com uma obra prima do terror. Não apenas é um dos melhores de toda a coleção do Raridades do Conto Gótico, como arrisco dizer que é o melhor de todos até então.

Estou completamente maravilhado. A sensação é de ter encontrado o elo perdido que vinha buscando. Uma história que faz a transição do gótico para o terror. Magistralmente, deixa muitos contos atuais no chinelo em termos de suspense e ambientação.

Você que adentra A Mortalha de Ferro saiba apenas que após sua leitura, será difícil encontrar espaço para colocar outras histórias!

site: https://cantodogargula.com.br/2021/10/14/a-mortalha-de-ferro-de-william-mudford/

Erick 04/04/2022

Aviso geral para os contos deste finado clube: Recomendo ler só depois os textos introdutórios que há em cada um deles porque, apesar de serem bem escritos e informativos a respeito da literatura gótica, às vezes exageram no spoil quanto ao conteúdo do conto que a pessoa está prestes a ler, estragando um pouco o teor de mistério e a tensão que boa parte deles carrega.

Sobre o texto "Mortalha de ferro", é fácil um dos contos mais angustiantes que li até hoje - você logo percebe a situação real do infeliz protagonista (e caso tenha lido o texto introdutório saberá disso antes mesmo de começar o conto em si...), porém causa certa aflição testemunhar o desespero crescente deste personagem conforme ele toma conhecimento do que está ao seu redor e tenta, sem grandes esperanças, encontrar um meio de sair vivo disso. Também destaco a narrativa em primeira pessoa, pois com ela o texto consegue transmitir muito bem a agonia interna e a lenta perda da razão do personagem (e quem não a perderia em tal cenário?), culminando em um bom(?) final.

Luísa Anjos 17/09/2022

Depois de uns meses atrasando a leitura desse livreto, me senti realizada por ler essa história em um dia (normalmente demoro mais pra ler os livretos). Antes tarde do que nunca, né?

Nessas páginas eu conheci a origem de um artifício ocasionalmente usado até os dias de hoje: a cela de prisão com uma engenharia que a faz reduzir e se estreitar pouco a pouco, até finalmente esmagar o enclausurado.

O conto está narrado em 3a pessoa, mas fiquei me perguntando como seria se estivesse em 1a, com as agonias e aflições do prisioneiro muito mais intensamente derramadas, sabendo que sua vida está com as horas contadas e, ainda, sabendo exatamente o que lhe causará o fim.

Foi uma leitura bem tensa, espero que eu não demore mais muito tempo pra engatar nos outros livretos

Kit 09/07/2023

Que agonia! Muito sinistro esse final. Da nervoso, só de imaginar o desespero que seria esta situação ?????????

Rinaldo 07/08/2021

A Mortalha de Ferro. - Raridades do Conto Gótico
Aprisionado em um local que diminui a cada noite... claustrofobia, ser enterrado vivo, numa Mortalha de Ferro...terror Gótico.

Rozana 08/09/2021

A mortalha de ferro
Aprisionado em uma masmorra de ferro, o jovem guerreiro tenta imaginar que fim levará sua vida, quando percebe que a masmorra está diminuindo a cada noite. Desesperado, tenta buscar ajuda com o visitante que troca sua água a cada noite.

Um belo e bem descrito conto de terror.