Cristais Invisíveis

Cristais Invisíveis Mariana Mello

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Tainateixeira92 24/07/2021

Transcende entre o profundo e o verdadeiro!
É um amor inspirador, delicado e muito poético!
O livro é contemporâneo, mas, tem suas referências históricas que nos faz viajar no tempo. A história tem trechos de um romance de época no Brasil Colônia ao Império. A narrativa por vezes, é lirica, profunda e intensa. Tiveram algumas passagens no texto que a conclusão me surpreenderam. O livro tem vários plots e amei ser surpreendida. A parte final do texto me tirou algumas lagrimas de emoção, pela pureza e a coragem de viver um amor verdadeiro.

O romance traz aspectos do século XIX, onde a sociedade era inspirada na hipocrisia e convenções sociais (não parece muito distante de hoje). É visível a pesquisa da autora, pois o texto tem varias referências, dentre elas Jane Austen e Virginia Woolf. Outro ponto importante é o papel da mulher na sociedade que a escritora trouxe de forma sensível. Sendo importante lembrar que antigamente, a mulher era um objeto de troca, onde casava para ser encarregada de afazeres domésticos e ter suas obrigações de mulher (ser abusada), se tornando propriedade do marido quando se casavam. Em vários textos históricos, é comum encontrarmos descrição ''onde os homens tinham seus direitos de marido''. Absurdo! Eu sempre me questiono onde o amor entrava nisso? — ''É uma verdade universalmente conhecida que um homem solteiro, possuidor de uma boa fortuna, deve estar necessitado de esposa''. Jane Austen. Orgulho e Preconceito. — Essa é a primeira frase do livro.

Assim como, ''Orlando'' faz suas jornadas na ficção, essa obra também faz, a diferença é que ela se faz no tempo. Além de demonstrar a importância da mulher ter ''Um teto todo seu''. O que me fez pensar como, a ficção às vezes tem, mais verdade do que a realidade. O romance nos faz refletir sobre o nosso fluxo de lucidez.

Terminei o livro matutando, quantos amores não foram roubados, por imposição da sociedade? Esse foi um dos pontos que tornou o livro simbólico para mim. Em tempos onde a sociedade pede o ''direito de liberdade de poder vomitar sua homofobia'' viver o nosso amor LGBT... É um direito, uma reivindicação, uma posição politica, é um ato de resistência!

Amei a história, a construção dos personagens especialmente a Carol, a Julia e a Luísa.
Um romance terno e Aprazível (quem ler vai entender)!

drago 24/12/2021

Cristais Invisíveis
gatilhos no livro: ansiedade, crise de ansiedade, homofobia, agressão, negligência familiar.

Que livro bom meu deus!

Cristais invisíveis fala sobre uma mulher chamada Luísa que recebeu uma proposta de emprego no Rio Grande do Sul e vai morar com sua prima. Luísa recebe o trabalho como roteirista para trabalhar em uma série de época sobre a família Montenegro, donos das terras da fazenda onde sua prima trabalha. Ao conhecer Júlia, uma das proprietárias da fazenda, Luísa se vê diante de uma situação com a qual precisa lidar com muitos sentimentos, inseguranças e com sua ansiedade.

Ok, não sei como começar a falar desse livro porque eu apenas sei que vou falar muito e sei que ainda vou sentir que faltam coisas a serem mencionadas, mas prometo que vou tentar ser breve.

Vou começar a falar da escrita em si, que foi uma grande surpresa. O livro me pareceu longo e eu passei horas e horas nele, mas isso que normalmente seria um problema, na verdade foi muito do meu agrado. A escrita é super envolvente e toda essa pegada de ter uma visão e opiniões da protagonista presentes torna tudo muito mais divertido. Eu achava que ia ser um livro completamente sério, mas Luísa é super engraçada e única, e conhecer ela foi um processo muito bacana e bem construído. A leitura a todo momento me conectava profundamente com todos os medos, inseguranças, vontades, ideias, pensamentos etc. da protagonista e isso com certeza fez a leitura ser muito prazerosa.

Acho que já estava falando um pouco disso antes, mas enfim, construção das personagens. Incrível, super real e super triste porque queria que elas fossem reais. A Luísa, a Júlia, a Carol, a Beatriz, todas as personagens eu sentia que se eu fechasse o livro elas continuariam a existir nesse mundo. Bizarro né? A verdade é que esse livro me envolveu nesse nível mesmo, de eu achar que to fazendo parte daquilo tudo e que eu to conhecendo essas pessoas e entendendo elas com suas dificuldades, problemas e personalidades únicas. Devo dizer que no início eu estava esperando um livro de romance, o que eu recebi, mas eu também recebi um universo a mais. Eu pensei “caramba, eu queria um romance e to só acompanhando a história da Luísa” mas eu também reparei que não tinha nenhum problema naquilo porque eu me apeguei a ela de forma que tudo o que ela contava sobre ela me interessava e eu queria entender ela. Eu poderia passar horas falando de como eu amei cada uma dessas personagens e das relações construídas entre elas, mas acho que vocês deveriam ler e experienciar isso por vocês mesmos.

Sobre o romance, perfeito, apaixonante, de tirar o fôlego. A relação delas é tão bem desenvolvida que eu me apaixonei pela Júlia junto com a Luísa. As personalidades delas parecem muito conflitantes mas se encaixam e fluem de uma forma tão natural que me fez criar um carinho e admiração imensos pelo relacionamento das duas. As cenas exalavam conforto, exalavam paixão e eu só queria chorar de tanto que eu torci por elas e do tanto que eu senti todas as etapas da relação delas. Júlia e Luísa se completam de uma forma que foi linda de ver e eu me senti feliz por acompanhar tudo isso. Ver como elas lidam com as inseguranças uma da outra e como elas se importam, se escutam, se colocam presentes e dispostas. É muito lindo de verdade.

Acho que agora vou comentar sobre toda a parte histórica que eu definitivamente não estava esperando, mas que mais uma vez me surpreendeu de uma forma boa. Eu não gosto de história, não me dou bem com essa matéria, fico com sono de ouvir ou ler sobre, mas esse livro me fez genuinamente acompanhar todas as pesquisas de Luísa e da equipe de produção da série para conseguir informações do passado dos antigos moradores daquela terra. Algumas dessas figuras do passado tiveram grande importância para Luísa durante suas pesquisas e devo dizer que passaram a ter importância pra mim também. Não vou me aprofundar sobre esse assunto, mas definitivamente foi um adicional incrível na história e que com certeza moldou ela pra melhor e mais envolvente.

Acho importante falar sobre o fato de a protagonista ter ansiedade e de como isso afeta ela em muitas partes do livro. Como acompanhamos o ponto de vista dela, acho que isso pode dar gatilho a alguns leitores. Como adendo, quero dizer que todo esse aspecto da saúde mental da Luísa foi muito bem colocado e cuidadosamente trabalhado. Acho que por mais que não tenha sido um dos focos da história, a ansiedade é essencial para a formação da personalidade da protagonista e por isso eu gostei do fato que foi bem trabalhada.

Por fim acho que vou só comentar que esse livro pra mim tem vida própria e que eu sinto que tudo que eu li ali existe de verdade e que mesmo que eu tenha acabado de ler, as personagens ainda existem e ainda estão seguindo com suas vidas e seus sonhos. Por isso nem me incomodou o fato de que algumas coisas não foram mais mencionadas, porque esse livro me foi tão real que eu pensei “nem sempre a gente sabe o que aconteceu com tal pessoa” e tá tudo bem, porque a história das personagens relevantes foi muito bem construída, não vou me importar que uma personagem passageira não teve seu desfecho comentado.

Não sei como continuar essa resenha e, como eu já suspeitava, sinto que falei mais do que devia e ainda assim menos do que gostaria. Mas em resumo, esse livro me abraçou e me puxou pra dentro dele de uma forma que não me acontece com frequência e eu daria de tudo pra ler ele de novo da mesma forma que eu li ele dessa primeira vez. É lindo, é emocionante, é impactante e eu com certeza indico muito essa leitura.

Bia 03/09/2022

Cristais Invisíveis conta a história de Luísa, que conseguiu um emprego como roteirista de uma série de época sobre os Montenegro, uma rica família do Rio Grande do Sul. Lidando com a sua ansiedade, ela tem que aprender a se adequar às novas mudanças em sua vida. Nesse emprego, juntamente com Júlia, com quem acaba desenvolvendo uma relação inesperada, Luísa investiga segredos e acontecimentos envolvendo os antepassados daquele lugar.

Eu adorei esse livro. A escrita da autora é muito boa, você consegue sentir as emoções da protagonista como se fosse com você. A maneira com que a Mariana aborda os sentimentos e as sensações é incrivelmente bem feita, fiquei agoniada em todos os momentos ruins, mas também me emocionei e me diverti muito com todos os bons.

O romance desse livro é uma coisa linda. Sério, é tão amorzinho e conforto, eu fiquei tão feliz lendo. As cenas são escritas com tanta delicadeza, e transmitem muitos sentimentos. Eu fiquei torcendo muito por elas e adorei como o relacionamento se desenrolou. Júlia e Luisa tem uma dinâmica divertida e super fofa.

Por algum motivo não consegui me conectar tanto quanto eu gostaria com a história e com a personagem, mas achei as duas muito boas e com um ótimo desenvolvimento. A personalidade da Luisa é super bem feita e detalhada, achei ela uma excelente protagonista. A ansiedade dela é muito bem trabalhada também, acho que a autora tratou esse assunto de maneira bem sensível e real.

A história é muito legal mesmo. O romance foi incrível, mas toda a história da fazenda e das pesquisas foi muito divertida também. Eu achava que essa parte de ficar contando sobre a vida dos personagens históricos que moravam antes na fazenda ia ser maçante, mas foi bem o oposto. Todos esses personagens antigos e suas vidas foram uma parte essencial pra me prender na narrativa.

O final é a coisa mais linda, eu achei muito emocionante. Gostei também que algumas coisas não se resolveram e ficaram em aberto, dá um toque mais real pro livro, mesmo que tenha uma coisa ou outra que eu gostaria que tivesse tido uma conclusão.

No geral, eu adorei essa leitura. É fofa, linda, divertida, instigante e emocionante. Fico muito feliz de ter lido e recomendo demais!

Susu 06/08/2021

"Por todas as histórias de amor não contadas"
Esse livro me surpreendeu durante toda a leitura de formas que eu nem mesmo esperava, e a forma que a história me afundou dentro dela foi incrível, então vcs já até devem imaginar quam feliz eu fiquei quando fiquei sabendo que iria ter vol.2 . Mais vamos parar de enrolar e vamos p resenha.

Quando finalmente Luísa avia conseguido trabalhar na área de seus sonhos como roteirista em uma série sobre a família montenegro, ela acaba se vendo no meio de um monte de reviravoltas e segredos do passado da família ao encontrar documentos que seriam capazes de modificar todo o rumo da série, porém como chegar ao fundo desse mistério?

skuser02844 01/09/2021

Que acontecimento!
Cristais invisíveis foi uma experiência (altamente científica kk) incrível. Uma trama muito bem desenvolvida e com personagens bem consistentes. Eu adorei a abordagem que a autora usou para tratar de um assunto bastante sério. É um livro que envolve muita poesia, a descrição do ambiente, dos sentimentos etc, é bastante poético e eu gostei muito disso. Tanto o relacionamento de Luisa com Julia, quanto o projeto do qual ela fazia parte, foram histórias mto bem desenvolvidas e estruturadas. Enfim eu amei cada parte desse livro. Recomento mto!

Mavete07 04/08/2021

Surpreendente
Sendo sincera não entrei com tanta expectativa, não é como aqueles livros famosinhos que já recebi mil e uma recomendações. É diferente pq uma mensagem na minha "dm" do meu skoob e é eu já tinha o e-book, só sabia a sinopse e o nome da autora
E isso foi incrível
É um livro muito bonito, engraçado e fluido. A autora está de prova: eu disse que ia demorar pra ler, mas não foi isso que aconteceu, pq eu devorei o livro kkkk
As referências a cultura brasileira como "Minha mãe é uma peça" entre outras foram maravilhosas!
Claro que existem erros, nada é perfeito, mas não acho que seja nada que a autora não consiga resolver com o tempo

Vou dizer os pontos negativos, como uma crítica construtiva:
- A escrita rebuscada pareceu forçada e isso me incomodou um pouco
- Bissexuais se atraem por todos os gêneros! É um conceito antigo que bi's só gostem de homem e mulher. Mesmo não sendo taoooo debatido gostaria de alertar
- Algumas coisas na história pareceram fáceis de mais, como ex a Luísa comprar um carro do nada

E como toda leitura tem seus pontos positivos e negativos, e é com felicidade que eu digo: os pontos positivos sobressaem MUITO os negativos :))

Dandara63 07/08/2021

Cara, que livro incrível.
Comecei a ler despretensiosamente, já adorando o fato de termos uma personagem com ansiedade e que é escritora.

A Luísa, personagem principal, foi muito bem construída. O transformo de ansiedade foi moldado de um jeito incrível e que, quem tem, vai se ver ali com certeza, por exemplo: "Minha mente se tornou de repente um turbilhão, e naquele momento distraído enquanto tentávamos chegar até a cama, pensava em todos os itens da cozinha e em como eu deveria ter checado se o carro estava mesmo trancado. Será que Júlia tinha desligado o forno? Ai meu deus, e se a casa explodisse?"
Em alguns momentos, nas descrições das crises, me senti um pouco afetada, mas eu já imaginava que poderia acontecer.

Ainda na parte do transtorno de ansiedade, acho que ensina algumas lições. Sobre o tratamento, por exemplo. Nós vemos a Luísa frequentar a terapia e então abandonar depois de se sentir bem. Desse jeito, quando acontece algo ruim, ela desmorona. Mas ela ainda assim consegue superar.
"Por mais que em alguns momentos meu corpo e minha cabeça me diziam que eu não queria viver, eu precisava lutar.
Eu queria lutar!
? Me leva no consultório, Line. ? Consegui pronunciar entre as lágrimas. ? Preciso de ajuda.
E assim... levantei."
Esse trecho literalmente me arrepiou.

Durante a história, acompanhamos um pouco do trabalho da Luísa, que é ser roteirista em uma série sobre a grande família Montenegro. A autora cria aqui toda uma história, que é narrada de um jeito muito legal nas reuniões sobre roteiro e nos devaneios da protagonista. O romance que vemos em paralelo (sem spoiler aqui, rs) também foi lindo e literalmente poético, com um final incrível.

A única coisa que não me agradou muito foi o fato de a história terminar sem que a Luísa se resolvesse com a galera dos roteiros. Mas, também serve um pouco como lição sobre nem tudo ter uma solução.

Várias vezes, eu ri e até gargalhei. Como na seguinte passagem: "Já não bastasse metade da história do mundo ser definida por comerciantes basicamente vendendo tempero, e esbarrando esporadicamente em novas Terras?"

Alguns trechos aleatórios que gostei bastante:

"O toque arrepiou meu corpo e olhos castanhos pairaram acima dos meus, acesos e brilhantes, refletidos pelas luzes dos postes. Olhos de cigana oblíqua e dissimulada. Se algum dia eu tinha dificuldade de entender ou imaginar aquela passagem de Machado, nunca mais teria. Os olhos mágicos de Capitu estavam bem ali. Intensos, um mar revolto e intocado."

"Acontece, minha cara, que os mais caóticos também são os mais espertos, hum? Mantenha isso em mente."

"Me aproximei e abracei-o, sentindo seus braços responderem e me abraçarem de volta. O cheirinho de Ernesto fez o abraço ficar ainda mais aconchegante e pude imaginar meu próprio avô, a muito já falecido, me embalando quando eu era criança."
(Ai, aquele cheirinho de avô?)

"O quão frágil poderia ser uma vida, ainda era algo que minha mente não conseguia processar. Num piscar de olhos, restavam apenas as lembranças, os cheiros que com o tempo sumiriam e os ecos das risadas de uma tarde de primavera. Por mais que passassem muitos anos, eu ainda sentia a dor da perda. Era o que carregávamos ao longo da vida."

paloma 03/12/2021

uma grata surpresa
Luisa é uma jovem formada em cinema que consegue uma oportunidade como roteirista em uma série sobre uma tradicional família do Rio Grande do Sul e para aceitá-la precisa mudar de São Paulo para Santa Maria, uma pequena cidade do interior gaúcho. Essa mudança acentua seu transtorno de ansiedade, uma vez que a mudança de “ares” e rotina não é algo com o que uma pessoa “controladora” lida muito bem. Dessa forma, Luisa precisa lidar com seus medos e anseios para evoluir não somente no campo profissional, como no pessoal. Para tanto, contará com a ajuda de Carol, sua prima-irmã e Júlia, a jovem Montenegro que irá povoar seus pensamentos e provocar sensações até então desconhecidas.

Se eu pudesse resumir esse livro em algumas palavras seria: Cuidado, Sensibilidade, Delicadeza, Dedicação e Imersão.

Antes de falar propriamente do livro, sua história, composição, gostaria de parabenizar Mariana Mello (autora da obra). Lendo a sinopse, confesso, me interessei pelo livro, mas nem tanto, todavia, logo abaixo a Mariana deixa uma série de “avisos” acerca dos gatilhos que a história pode ocasionar, sobre possíveis erros de ortografia (não me recordo de nenhum, aliás) e pede reviews sinceras (APLAUDINDO DAQUI), não sei se por coragem ou por inocência, pois imagino que às vezes algumas críticas podem não ser agradáveis. Ademais, em uma atitude muito bacana a autora pede para aqueles que não possuem dinheiro para adquirir o livro e/ou não possuam kindle unlimited, entrem em contato com ela por email. Atitude muito bacana que demonstra verdadeira disposição em democratizar o acesso a leituras com a temática LGBTQIA+.

Ainda falando sobre a autora, mas agora em relação à construção da história, é possível observar um verdadeiro cuidado em compor uma narrativa que faça sentido e que seja o mais verossímil possível. Essa dedicação é percebida nos detalhes, seja na ambientação dos locais onde as personagens transitam, seja nas informações detalhistas e extremamente imersivas sobre o processo de criação de uma série, e até mesmo quando o leitor, que assim como eu, nunca sofreu uma crise de ansiedade, pode compreender de forma ampla e imersiva os sentimentos e emoções de Luísa durante esses momentos. Nesse sentido, fica evidente o quanto a narrativa é sensível, delicada e poética. Diferente de tudo que já li no lado colorido da força, a história tem uma mistura interessante de “nerdices”, com história, com poesia, entre outras coisas improváveis, que deu muito certo.
A construção da trama se dá de forma tão cuidadosa e coerente que é possível visualizar com clareza as cenas da história no decorrer da leitura. As personagens são bem trabalhadas, há uma preocupação com dosar os sentimentos, mesmo aqueles mais conflitantes, fazendo com que as coisas se encaixem gradativamente, sem atropelos e sem soar “irreal”. À medida que a história progride, à medida que as personagens se envolvem, o leitor também se enlaça, “entranha-se” na trama. Mariana com certeza captura o leitor já no primeiro capítulo, mas de fato ganha seu “envolvimento” conforme a história se desenvolve, na medida que as coisas acontecem.
A obra é toda encaixadinha, bem modulada, bem escrita, fluída e extremamente bem dosada. Há mistério, há drama, há diversão regada a um humor bem característico e singular, há paixão, envolvimento, há cenas quentes, há cumplicidade, amizade e todos os elementos característicos de uma boa história.

No mais gostaria apenas de fazer uma pequena observação acerca da trama, como disse, tudo é bem construído e “encaixado”, todavia, a meu ver, ficou um pequeno incômodo quando a autora deixou de explorar com maior profundidade a personagem Carol, que esteve sempre tão disponível para Luísa que acabou deixando seus dilemas de lado. Fiquei curiosa para saber o que de fato aconteceu com Vitória e gostaria de ter visto um pouco mais sobre Carol de forma individual. Esse sentimento também é presente quando penso em Beatriz, que é uma personagem interessante, mas que foi pouco explorada. Até mesmo Júlia, que foi conhecida apenas pela ótica de Luísa. Todavia, esse cenário se dá pelo tipo de narrativa escolhido que é em primeira pessoa, sendo assim, privilegia a visão de Luisa em detrimento de outras personagens. Nesse sentido, acho que seria surreal se houvesse uma mescla sobre as percepções individuais das personagens acima citadas.

Por fim, resta o sentimento de felicidade por ter encontrado esse livro e ter vivido essa experiência literária! Espero em breve ter contato com outras obras da autora! Deixo aqui minha não tão breve recomendação.
Débora Eloy 04/12/2021minha estante
Esse livro é tudo!!! Uma surpresa maravilhosa para mim tbm ?

@EntreUmLivroEOutro 18/09/2021

UMA OBRA DE ARTE IMPECÁVEL E DOTADA DE REPRESENTATIVIDADE
Que livro foi esse???!!! Comecei a leitura de uma forma tão despretensiosa, tão tranquila, pensando que leria só um romance que me deixaria pronto para engatar em alguma outra série de fantasia, já que eu havia acabado de sair de uma. Entretanto, esse livro se mostrou muiiiito mais que isso, ele conquistou cada fibra do meu coração, cada palavra lida, muitas vezes, me tirava o fôlego, sem falar em toda a emoção e nas lágrimas derramadas por ela!! O fato de os capítulos serem relativamente curtos ajuda muito a fluidez da história. Também, as situações que são retratadas no livro nos trazem tanta representatividade, tantos sentimentos que são despertados por já termos passado por isso, que é impossível não favoritar essa obra e, mais ainda, não se reconhecer nesse livro. Luísa e Júlia têm meu coração, Carolina também, Anabela e Valentina, aaaaah, como eu quero conhecer essa fazenda. Então, diante da magnitude dessa obra e de como está meu coração agora, quero deixar meus agradecimentos sinceros para a escritora dessa fantástica obra de arte - Mariana Mello - por ter trazido pautas tão importantes para essa história e, acima de tudo, ter trazido um desfecho tão importante e que aquece nossos corações. Muito obrigado!!!! Por fim, quero indicá-la para todos vocês que amam romance, que precisam de inspiração como eu, que querem sonhar e acreditar em dias melhores, por favooooor, leiam esse livro e me contem o que acharam, por favor!!

Agg 15/10/2021

Estou com o coração quentinho depois de ler a história de Luísa. Chorei, rir e aprendi demais com esse livro, que fala um pouco de como funciona a mente de uma pessoa ansiosa e conta as histórias de dois amores lindos.

Roberta 27/11/2021

Envolvente
Gente que história deliciosa, cheios de elementos que se compõem em harmonia, o romance é tão delicado e profundo, só demorei pra ler por conta de outros projetos que assumi, pois a leitura é muito fluída. Super indico.

Bia - Resenha de Unicórnio 18/09/2021

Poético!
Adorei conhecer essa história. Tem muita arte e a forma como a autora falou sobre a ansiedade e a forma como as pessoas ansiosas enxergam o mundo foi muito real e responsável. Foi uma leitura muito bonita!!

sofs 15/10/2021

Cristais invisíveis
Esse livro é tão bom em tantos aspectos que acho que nem consigo falar tudo aqui.O livro não é só um romance e sim a vida de uma pessoa normal, que aliás me identifiquei muito.
Toda a jornada da Luísa vendo o seu valor e enfrentando as crises de ansiedade me fez pensar muito sobre isso e ver que não estou sozinha.Luísa evoluiu muito no livro e sei que ela teve ajuda de pessoas maravilhosas e isso nos faz ver que pedir ajuda para os outros é uma coisa boa e necessária as vezes.
O casal foi muito fofo e amei ver tanto elas como o outro casal (falando assim para não dar spoiler) se comunicando por poesias, amo poesia e acho que deveríamos dar mais valor a elas ainda mais de autores nacionais.No livro deu para ver como a arte no Brasil é tratada, deveríamos dar muito mais valor a essa coisa que salva vidas pelo país inteiro.
A relação da Carol com a Luísa foi linda e acho que todo mundo deveria ter pessoas com que podem contar sempre.Queria muito saber oque aconteceu com a Vitória, pareceu que uma parte da história dela não foi finalizada e senti falta disso.Esse livro é maravilhoso e me ensinou muitas coisas, recomendo muito a leitura!

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6