Cristais Invisíveis

Cristais Invisíveis Mariana Mello

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Rayane 07/11/2022

Eu gostei bastante desse livro, ele retrata bem a ansiedade da personagem e é meio que uma forma de representatividade e de entender que só precisamos de alguém que nos entenda.

Chaiane Q. 10/11/2022

Cristais Invisíveis é um livro nacional, um romance contemporâneo com bastante poesia. Para uma autora jovem é um trabalho muito bem feito.

A ambientação foi bem montada, sempre bom ler livros que acontecem fora do eixo SP/RJ, alguns trejeitos nas falas me soaram um pouco forçados, no entanto, com a leitura fluindo isso não me incomodou tanto. A descrição da sala de roteiro e métodos de criação foi interessante. O enfoque dado à poesia e a inserção de versos de poetas que hoje não são tão valorizados foi uma linda homenagem.
Achei o romance principal delicado, com cenas graciosas, a abordagem da ansiedade da Luísa foi bem construída, mostrando como as crises se manifestam em todos os aspectos da vida, afetando trabalho, relacionamentos, família, etc. Não tenho certeza se era necessário acrescentar um "passado" para Júlia, talvez tenha ficado muita coisa pra ser trabalhada ao mesmo tempo.
Na escrita acho que o excesso de analogias e a repetição de métodos narrativos deixou a leitura maçante, como o número de vezes em que Luísa entreouviu frases soltas/interpretou errado/surtou, uma vez já seria suficiente para representar a insegurança da ansiedade, mas algumas cenas se repetiram diversas vezes exatamente da mesma maneira. Quando a história focava numa linha do enredo a leitura fluía muito bem, porém por ter muitos "núcleos" parecia que do nada pulava para outra questão e perdia o ritmo de novo.
Fiquei curiosa pra saber mais sobre os antepassados Montenegro, quem sabe tenha conteúdo aí até para mais livros, também fiquei com pena do Alberto que foi inserido no mistério só como gancho narrativo para a história de Valentina. Aliás, o desfecho final de Valentina ficou muito bonito, achei encantadora a maneira que foi abordado. Já a resolução do núcleo da Luísa/Fazenda achei forçado e não me agradou.

De maneira geral recomendo a leitura, os pontos negativos são mais impressões pessoais que defeitos da obra.

eloisa 18/08/2021

Primeiro quero parabenizar a autora porque nunca li um livro de romance tão lindo e real como esse.
Além de ser nacional, fala de pautas muito importantes e trata a ansiedade como ela realmente é. Amei muito esse livro, a Luisa faz a gente passar muita raiva com o jeitinho dela de não escutar antes de tomar decisões.
Só senti que o final ficou meio corrido e também alguns aspectos ficaram sem respostas, mas de resto é incrível e super recomendo.

Camila 11/11/2022

Que amorzinho
Não é fácil colocar em palavras o que eu senti lendo esse livro, me senti representada de tantas maneiras que queria viver dentro desse livro. As personagens são muito bem construídas, assim como o cenário e todos os detalhes, os diálogos são muito bons e a história é muito gostosa de acompanhar, é uma leitura pra aquecer o coração. O sotaque do sul me ganhou também, eu nem sabia que sentia falta disso em livros, mas assim que li me senti muito em casa. Os únicos defeitos que encontrei foram alguns erros de digitação que me incomodam muito, mas a autora disse que isso já foi corrigido em novas edições do livro, então deve estar perfeito

tahrodegheri 20/06/2022

Perfeição que fala
Livro favoritado com sucesso.
Mariana Mello além de ser uma autora maravilhosa e muito simpática, tem uma escrita impecável.
Me vi sendo representada no livro em vários momentos.
O livro conta a história de Luísa, uma mulher que é simplesmente foda mas nao acredita em si mesma que sai de São Paulo e vai pro Sul a trabalho em um roteiro para uma série que contará a história da família Montenegro.
Com muitas e muitas citações nerds que eu fiquei maravilhada, a autora conseguiu mostrar tanto o passado da família Montenegro quanto os dias atuais de Luísa. E a evolução da personagem é sensacional, em meio a muitas crises fortes de ansiedade, com a ajuda certa, ela rompe barreiras ao longo do livro para ter uma vida mais leve.
Você vai se ver presa querendo saber mais sobre a vida de Valentina e Anabela - do passado. Quanto a vida de Luísa - presente.
E o romance... aaah o romance, em meio a momentos fofos temos poesias, poesias que nos fazem suspirar e ficar de coração quentinho.
É um livro que já quero na minha estante e muito mais dessa escrita maravilhosa.
E por ultimo, um detalhe importantíssimo, toda mulher precisa de uma Júlia do lado.

Anajuly.EAa 08/04/2022

De esquentar o coração.
Adorei o livro, achei incrível a maneira como a autora tratou sobre o transtorno de ansiedade, de te fazer sentir o que a personagem tá sentindo, principalmente se vc passa por situação parecida. Não queria ser repetitiva, mas é inevitável dizer que me identifiquei com Luísa. Eu poderia dizer que até me irritei com algumas atitudes dela, mas eu sei que isso foi completamente um espelho kkkkkkk, pois eu seria capaz de fazer a mesma coisa.

Outra coisa que achei legal, foi a autora mostrar que vão existir situações embaraçosas em que pessoas irão duvidar da sua intenção, e que infelizmente não tem muito o que fazer a não ser lidar com isso.

Confesso que gostaria de ter visto o desfecho do conflito entre Vitória e a mãe. Será que vem aí um novo livro sobre Vitória e Carolina? ? E também fiquei curiosa sobre as raízes da ansiedade da Luísa e da vida da Júlia no Canadá.

De qualquer forma, gostei muito da história, da história de Anabela e Valentina, da Carolina, meu deus, eu ri horrores com ela KKKKKKKKKKK, o romance muito fofo e gostosinho de Luísa e Júlia. Júlia é tudo pra mim, na moral, ela toda paciente com Luísa e disposta a ajudar (o que deveria ser o mínimo, mas quem tem ansiedade sabe como é difícil não sentir que está incomodando o tempo todo e encontrar alguém que te acolha e te entenda é maravilhoso ? inclusive adoraria encontrar uma Júlia na minha vida pelo o amor de Deus ??? tenho certeza que um dia se eu me apaixonar por alguém, serei a desastrada que fala pelos cotovelos e na hora errada ?).

Izabel.Vicente 24/02/2022

O tanto que eu apaixonei nesse livro não ta escrito.
A Júlia é a maior de todas e só a minha opinião basta.
Luísa e Júlia ?

liv 30/01/2022

Um lindo romance sáfico nacional
Fico muito agradecida pela autora de me contatado aqui pelo skoob, já pela sinopse resolvi dar uma chance e me surpreendi.
O livro tem uma escrita linda e poética, o enredo é maravilhoso e os personagens são muito cativantes, eles são como pessoas reais, que erram e buscam melhorar.
Foi abordado com muito cuidado a questão da ansiedade, uma coisa que eu tenho, e fiquei muito feliz por isso.
O livro contém alguns erros ortográficos, pois como explicado nos avisos, não passou pela correção. Espero de coração que Cristais Invisíveis ganhe mais atenção para que possa passar pela devida correção e ser visto em forma física nas livrarias
liv 30/01/2022minha estante
comi um monte de palavras kkdksk enfim, leiam!!

Lucas 08/09/2021

Completamente inspiracional!
Eu não sei exatamente por onde começar a falar sobre esse livro. Não consigo citar em quantos aspectos me identifiquei com Luísa.
Pelo fato de ter me identificado tanto com o transtorno da protagonista, em muitos momentos me senti acolhido pelo livro, pelos personagens e pelas motivações escritas nele.
Me senti completamente envolvido na história dos Montenegro, embasbacado com qualquer reviravolta e novos conhecimentos, surtando com tudo junto a Luísa, assim como com os acontecimentos da sua história!
A importância de cuidar de sua saúde mental, a importância da representatividade LGBTQIA+, a importância de nunca deixar de lutar pela nossa existência, a importância de nunca desistir dos nossos sonhos e muitos outros fatores, são as coisas que mais me fizeram amar esse livro.
Uma história perfeita, bem desenvolvida, bem escrita, com tantos pontos fundamentais e bem tratados, meu Deus, sim, uma obra de arte.
Eu, tendo o sonho de ser escritor, tendo transtorno de ansiedade e sendo parte da comunidade LGBT, senti essa obra como meu novo xodó, minha nova inspiração, meu porto seguro, minha meta e à autora, reservo os mesmos sentimentos, junto com uma admiração infinita! Muito obrigado por esse livro! Simplesmente LEIAM!

Lud 01/10/2021

O livro tem momentos bons e outros que achei cansativos. A sinopse me chamou a atenção, criei um pouco de expectativa, e gostei muito de algumas questões que a protagonista apresenta. Porém, o final foi ficando arrastado pra mim, repetitivo, com as mesmas inseguranças e paranoias se repetindo. É sempre aquela coisa, se parasse pra conversar com a outra pessoa envolvida não existiria metade das histórias de filmes, séries ou livros, o que me incomoda um pouco. Mas nas últimas páginas eu voltei a gostar de novo do livro, achei o final bem bonito. Então, tem partes boas e partes não tão boas assim. Mas acho que vale a pena conhecer.

Bia 25/10/2021

Cristais invisíveis
LIVRO NACIONAL!!!!!

Perfeito, muito fofo. Uma escrita super fluida.

Referências históricas, trechos de romances da época do Brasil colônia

Luiza tem um humor de autocrítica e a Júlia com um passado conturbado, e violência.

Recomendo muito! 4,5/5

Vitória 04/06/2022

que livro lindo
A escrita é linda, a relação das duas personagens é linda, o desenvolvimento do livro inteiro é perfeito. Meu deus, tudo nisso aqui é lindo e muito bem desenvolvido. Virou favorito.
Mariana Mello 04/06/2022minha estante
Muito obrigada Vitória ???

Sayuri 04/08/2022

Cristais Invisíveis
Luísa sempre foi uma garota que tinha muitos sonhos, e ao conseguir um novo emprego, sentia que estava prestes a finalmente realizar um deles. Ao conseguir ser contratada como roteirista para uma série de época sobre os Montenegro, uma família rica e proeminente do Rio Grande do Sul, ela se muda para Santa Maria junto com a equipe de escritores em busca de uma imersão real nos ares dos pampas gaúchos. Lidando com seu transtorno de ansiedade, ela tem que se adequar a uma nova cidade, um novo emprego e todos os desafios que envolviam sua mudança. Ela só não contava com uma coisa. Seu talento para o desastre. Em uma de suas incursões desajeitadas em um dos quartos da casa, ela encontra poemas antigos de amor escondidos sob o piso e decide investigar o paradeiro misterioso daquele autor. Com a ajuda de Júlia, uma das donas mal-humoradas da fazenda, ela precisará lidar com muito mais do que os desafios de uma roteirista inexperiente na busca de seus sonhos, mas também terá de vencer seus medos mais sufocantes, lutando contra o maior deles: seu medo de se apaixonar. Uma história LGBT leve, regada a muita poesia, e com um pouco mais do que o mundo precisa: amor!

Um livro que relata bem como é ter crises de ansiedade. Uma história que tem como assunto LGBT+como uma das fontes principais ainda mais em um dos países mais preconceituosos. Fora as referências nerds que só quem ama heróis, ou GOT e Harry Potter irá entender. Sério mesmo aquele livro que você se identifica ao extremo. Eu amei e com certeza está entre os meus favoritos. Mariana Mello você não merece Palmas mas sim Tocantins inteiro. ?
Mariana Mello 04/08/2022minha estante
?? obrigadaaaa ?

Ana Elsa 22/10/2021

Romance emocionante
Adorei a escrita da autora. O romance retratado é de esquentar o coração, mostrando que todos têm direito de amar, da forma que for. E fala da importância de se tratar da sua saúde mental, sem receio.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6