Maldito Ex,

Maldito Ex, Juan Jullian

Resenhas - Maldito ex,

Isis270 18/04/2024

Caralhoooooo
Mano? eu gostei do livro. Quase chorei no meio da sala (sim, terminei o livro na escola) e achei muito legal. Eu estou no meio termo com o Tiago. Não me fez chorar chorar? foi só expressões tristes. Mas eu gostei. Leu o primeiro? Então leia o segundo!

SJFRUTI 23/02/2024

Um livro que dói o coração e a alma... ?
Quando comecei a ler "Maldito Ex", eu não estava com grandes expectativas.. Ao terminar de ler o livro anterior, eu não sabia o que esperar deste aqui e sinceramente... Quebrei a cara com a maravilha que é esse livro aqui.
Uma continuação perfeita; com uma escrita ótima.. ácida e objetiva; um enredo impecável e com mensagens e leituras sobre nossa sociedade espertas! Literalmente... Consegui refletir bastante sobre a sociedade brasileira atual ao ler este livro, fiz tantos paralelos e percebi o quão frustrante é nossa relação referentes a tantas outras pessoas; minorias e etc. Eu vi como as coisas são complicadas e terríveis. A forma como o livro desliza por tantas questões.. Racismo, homofobia e tantas outras coisas é ótima. Tão fácil.. rápido.
Durante toda a minha leitura; tive uma injeção de sentimentos... Me senti triste; com raiva e principalmente, me senti revoltada! No final, acho que foi um finalmente realmente.. Honesto; simples e "feliz", de certa forma.

Esse livro tem tantas camadas que chega a ser difícil tentar decifrar e falar sobre todas. Primeiro... A estrutura desse livro é maravilhosa cara, eu amo... amo essa sacada de "Querido Ex" ser uma coletânea de cartas que foi transformado em livro no universo do livro e que agora, "Maldito Ex" é literalmente um livro publicado pelo Tiago, uma Autobiografia explicando e contando toda a história até o que se seguiu depois dos acontecimentos! Tipo, só eu acho isso genial? Não é possível que só eu ache a forma de abordagem desse livro incrível e diferente! Serio... Assim, eu me apaixonei; também me apaixonei pela forma de escrita desse livro... É uma escrita muito boa! Leve e de fácil entendimento; tem aquela pitada de acidez, sabe? O personagem que narra, o Tiago, é bem objetivo e sincero durante o decorrer do livro e acho que essa foi uma das coisas que eu mais gostei durante a leitura.

Durante todo esse livro, a gente descobre as versões e perspectivas do Tiago diante da situação em que ele vivia e como todos os acontecimentos culminaram no que seria o final desse livro. Tiago é um homem branco, loiro e bonito... Ele é simplesmente o padrão de beleza que mesmo inconscientemente, a maioria das pessoas vai achar bonito e mesmo mesmo sabe disso, durante toda sua vida escolar ele soube utilizar disso muito bem, ele sempre soube que é privilegiado e tinha realmente um ego elevado em relação a tudo que o envolvia. Sim, o que o Tiago fez... Tudo, não dá pra passar pano ou dizer que ele não estava errado, mas acho que uma parte interessante.. É que o Tiago assumiu que era errado e assumiu todos os erros. Quando tudo veio a torna.. Também veio a tona, com o estopim do assassinato "d'ele", aquela velha cultura do cancelamento, durante minha leitura, me vi pensando sobre isso... Quem somos nós para simplesmente atacar e atirar pedras em alguém como se ninguém nunca tivesse errado na vida? Será que pessoas que erram não merecem segundas chances também? Para evoluir, melhorar e crescer? É um questionamento válido, porque me parece que durante todo o livro, Tiago mostrou que evoluiu e viu seus erros e está melhorando, não esconde seus erros e nem se vitimiza, não... Ele mesmo não passa pano pra ele porque o que ele fez não é algo que se esqueça. Não quer dizer que as pessoas são obrigadas a perdoar ele, mas será que as pessoas não podem se esforçar para serem melhores? Me pergunto se isso seria possível.

O livro é algo tão bem elaborado que cheguei a me simpatizar com a vida do Tiago, não passo pra ele.. Não, durante muitos momentos eu me revoltei com muitas de suas ações (Na verdade, esse é um livro bem revoltante kkk), mas a gente percebe que talvez... A própria convivência dele, sua vida.. O fez ser assim. Uma mãe até que racista.. Problemas em casa; uma sensação de ser o centro de tudo porque ele sabe que poderia, ele é homem branco.
A gente sabe como a supremacia branca mexe com nossa cabeça.. Nossa cultura e tudo mais, estamos acostumados a ver os brancos saindo impunes e tendo o pensamento que podem fazer tudo o que quiserem e que poderão sair impunes. Tiago é privilegiado, ele sabe disso; ele se culpa e não se vitimiza por ser assim; não tem desculpas.. Nada, só uma verdade que doeu (Ele ainda é um babaca). Esse livro foi como tirar um curativo de apenas uma vez, rápido, aquela ardência dolorida e depois aquela dorzinha chata.

Racimos; abuso e homofobia. Acho que esses assuntos são as coisas mais em evidências durante minha leitura... A covardia que foi acometida e tantas outras coisas que estão presente na nossa própria sociedade e que muitas vezes, a mídia simplesmente fecha os olhos para isso... Como o que aconteceu com o livro, os caras foram simplesmente absolvidos e por quê sera que isso aconteceu? Porque eles eram brancos se "defendendo" de um homem negro e gay. Muitos questionamentos me perseguiram durante minha leitura que me fizeram perguntar.. Tiago é mesmo o monstro que foi retratado? Ou será que ele é apenas o fruto de uma sociedade opressora e racista? Será que... Se nosso histórico de racismo fosse diferente, que a sociedade negra não tivesse sofrido tantas covardias, Tiago ou qualquer outra pessoa, seria assim? Na nossa realidade atual, poderia ter sido diferente? Realmente tive muitas reflexões. E cheguei a conclusão que...

Tiago não é uma vítima; Tiago não é um monstro. Tiago é alguém de uma sociedade opressora que lhe fez ser assim. Muitos podem ter um pouco de Tiago dentro de si... Sem nem perceber.

Eu realmente amei o livro.. Amei a história e me emocionei bastante. Uma escrita tão suave e boa de se ler. Esse é um dos livros mais honestos e verdadeiros que eu já li, talvez algo que realmente se aproxime de uma sociedade em que vivemos... Infelizmente, nosso Brasil é um país racista e opressor de diversas maneiras. Esse livro é uma verdade nua e crua de coisas que podem acontecer por aí que nem ficamos sabendo porque "não importa".
Na minha resenha de "Querido Ex", eu coloquei que não era um livro que eu leria novamente. Mas após finalizar "Maldito Ex ", eu mudei de ideia. Esses dois livros... São livros que eu quero ler de novo e me satisfazer com uma história tão real e bem escrita.
Talvez não seja uma história feliz; ela pode até ser considerada trágica.. Mas teve um final, que eu considero digno para a "Subcelebridade mais odiada do Brasil" que busca evolução e melhoria.

Uma história que aborda tantas coisas de maneira simples e ótima... Um conjunto perfeito. Leiam "Querido Ex" e "Maldito Ex"! Em tantas poucas páginas.. Eu recebi uma história visceral e viciante (pelo menos, para mim foi). Além de emocionante, com personagens que mexem com nosso coração e realidade. ??

Maldito Ex conta a visão de Tiago, mas é um complemento perfeito de Querido Ex... Uma história sobre racismo; homofobia; mudanças; redenções e abusos.
SJFRUTI 23/02/2024minha estante
Mais um adendo: Não passo pano de jeito nenhum pro Tiago.

Nunes26 11/01/2024

Que intensidade
Conhecer o outro lado da história de Querido Ex foi fascinante, vê um outro ponto de vista e acompanhar o seu desenrolar.

Reconhecendo que eram dois meninos que se amaram, mas se machucaram muito e nunca aprenderam a lidar com a dor, foi uma experiência e tanto.

Não achei que ia conseguir criar nenhuma empatia pelo Tiago, mas a delicadeza com a qual a história se desenvolve é uma surpresa muito boa.

Ambos estavam machucados, e a pressão em torno desse relacionamento foi muito forte e contribuiu de forma negativa para o ocorrido.

Infelizmente nos dias atuais as violências apresentados pelo autor é um grande realidade para uma parcela importante de pessoas, Juan foi incrível, faltam até palavras.

beatriz2029 25/12/2023

Faz um tempo que terminei o primeiro livro da duologia, então não lembro de todos os detalhes, mas mesmo assim essa leitura foi muito impactante. intensa, doída e também intrigante. Tiago é uma pessoa deplorável, que tem muitos problemas familiares e psicológicos, que precisam urgentemente serem tratados, como vemos no fim do livro. muito interessante ver a história do ponto de vista dele, apesar de sentir repúdio em grande parte do livro. alerta de alguns tipos de gatilhos.

ByConclusive 21/12/2023

De querido ex não tem nada...
Vou te contar que odiei o Tiago no primeiro livro e aqui no segundo virava o olho quando ele começava a ser "modesto".

O pior é saber que existem pessoas assim no mundo. Que se acham o centro das atenções e só a eles é dado o direito de errar.

O livro é bom e vale a pena ler.
Também foi bom saber o que aconteceu com o Ex no primeiro livro, lá para mim tinha ficado muito jogado no fim.

Enfim.... 4?

ana_barusso 15/10/2023

Esse livro me surpreendeu pq achei q ia ser aquele menino ridículo do primeiro livro, porém não, é apenas um menino que precisa de ajuda tanto quanto o outro, e entre os dois acho que poderia ter dado certo mas faltou a formosa COMUNICAÇÃO

Luana 17/09/2023

Superou minhas expectativas!!!
Sinceramente eu enrolei muito para começar a ler esse livro, pois não gostei tanto do primeiro e achei a escrita do Querido Ex meio cansativa, mas esse conseguiu ser tão diferente e tão bomm!!! Os dois mostraram questões polêmicas de visões diferentes, mostrando uma traição pela visão de quem trai e um abusador pela visão de quem abusa, contando a vida dos dois personagens e mostrando como eles são tão humanos, não passando pano para seus atos! Foi tão bom ler esse livro e ver a trajetória caótica do personagem principal, vendo ele e os personagens secundários evoluindo!! Indico muito lerem esse livro, lendo também o primeiro para conseguir entender esse e quem foi Ele, retratado tanto.

Luiz Henrique 10/08/2023

O outro lado da história. Aqui conhecemos um pouco mais do ? Querido Ex? e o seu ponto de vista do relacionamento com o protagonista do primeiro livro

Rick 27/07/2023

Complexo!
É um livro muito bom, complexo e profundo, foi muito interessante ver o outro lado da moeda,, para aqueles que queriam saber mais do Ex, e dos detalhes dessa conturbada relação pela perspectiva dele, é um prato cheio, foi bom também saber que no fim ele teve que arcar com as consequências de seus atos.

Mandys Jaeger 07/06/2023

Somos O Que Somos Por Inúmeras Razões
O final desse livro tem gosto de paz amarga. O Thiago pode não ter sido punido por vias legais mas ele vai ter que carregar pra sempre o peso de quem ele foi. E quando você é uma pessoa com empatia, poucos pesos são tão pesados do que saber que você destruiu alguém que no fundo você gostava. Esse livro me fez pensar várias vezes que o único privilégio que te livra real oficial de qualquer coisa é ser herdeiro. Nasceu na classe trabalhadora, ser padrão e classe média só diminui a sua lista de preocupações.

Eu não me afoguei em lágrimas aqui como fiz no final do outro mas tô me sentindo tão vazia quanto. Mas acho que valeu por ver que as pessoas podem mudar, mesmo que a nossa cultura de cancelamento diga que não.

Uma linha dedicada a enaltecer o único ícone possível desse livro: Fox, você é amigo de verdade.

Tempo de Leitura

[X] Dá Para Ler De Olhos Fechados
[ ] Dá Pra Ler Com A TV Ligada
[ ] Requer Sua Atenção
[ ] Um Material De Apoio Seria Bom
[ ] Só o Autor Entendeu (Talvez Nem Ele)

Personagens

[ ] É Um Monólogo
[X] Meia Dúzia de Gato Pingando
[ ] Muitos Vários
[ ] Enche Um Avião
[ ] Game Of Thrones

Originalidade

[ ] Mais do Mesmo (E tudo Bem)
[ ] Inspiração ou Homenagem?
[X] Eu entendi a referência
[ ] Original
[ ] Pessoas irão copiar isso daqui para frente (ou ao menos deveriam.)
AmyLivros 24/07/2023minha estante
Amei os critérios de avaliação kkkk

Maya.sea 05/06/2023

Foi um impacto.
Sem dúvidas posso dizer que a leitura desse livro me alegrou mais que "Querido Ex,". Esse livro traz uma outra visão sobre o relacionamento de Ele e Tiago, você compreende algumas atitudes do Tiago, e também acaba vendo que Ele não era a melhor pessoa do mundo. Eu amei ler esse livro, principalmente porque eu queria saber o que acontecia depois do final de "Querido Ex,", a parte com as mães dele me quebrou, chorei horrores. Achei o final bom, quase o que eu queria, mas ainda é ótimo.