O manifesto das espécies companheiras

O manifesto das espécies companheiras Donna Haraway

Resenhas - O manifesto das espécies companheiras

Carla Verçoza 24/01/2024

Nesse manifesto, a autora desenvolve suas ideias sobre a relação entre humanos e animais de estimação (em especial os cachorros).
Achei uma leitura razoável, não me empolgou. Com algumas passagens interessantes, ela fala sobre a utilidade de cães para as pessoas, conta a história de algumas raças pastoras, clubes de raça e esportes de competição com cães (coisa que abomino). Ela dedica algumas páginas para os cães sem raça definida.

Larissa 11/09/2023

Espécies companheiras
Donna Haraway aborda a relação entre humanos e seus animais de estimação, mais especificamente, seus cachorros.

Aborda questões relativas a adestramento, competições e diferenciações entre raças.

Meio bruxona, estabelece que uma sociedade mais justa apenas se mostra possível com o cuidado multiespécie, buscando um trabalho coletivo, político, científico, filosófico e artístico, que considere a conexão entre as espécies.

Marcus 22/12/2021

Análise profunda de nossa coexistência com os cães
Autora fala da relação humana com os cães, histórias de raças, esportes envolvendo cachorros e filosofia em um texto bem erudito.

site: youtube: Bicho de Prata - Instagram: bichodepratabr
@neoubliepas_ 12/05/2022minha estante
beeeem erudito

Juliana_alvernaz 22/07/2021

Outridade significante
Um ensaio complexo sobre a relação entre humanos e cachorros, pensando numa "outridade significante". Adotar um animal doméstico é político e estamos ligados a eles também historicamente, cito:
"Através de seus cães, pessoas como eu, estão ligadas aos direitos de soberania indígenas, à pecuária econômica, à sobrevivência ecológica, à reforma radical do complexo industrial da carne, à justiça racial, às consequências da guerra e migração e às instituições da tecnocultura". Só conferindo o livro pra saber como tudo isso está interligado.