Belo mundo, onde você está

Belo mundo, onde você está Sally Rooney

Resenhas - Belo mundo, onde você está

-Koraline 27/10/2021

Decepcionante
Em Belo Mundo, Onde Você Está, acompanhamos a vida de 4 pessoas vivendo suas próprias relações amorosas. Alice é uma famosa escritora que tem crises nervosas e parece não gostar do próprio sucesso, e tem péssimo relacionamento com Felix, um homem que ela conheceu no Tinder e que apenas menospreza a carreira bem sucedida de Alice e suas aquisições materiais por não ter o mesmo. Sinceramente, nos capítulos da Alice, me irritou muito o fato de ela não conseguir impor e valorizar suas conquistas em detrimento de continuar tendo um relacionamento tóxico com alguém que não a aprecia, e trata o tempo que passam juntos como um favor que está fazendo a ela. Eileen é uma mulher que se ressente do próprio fracasso profissional em uma idade, que de acordo com ela, já deveria estar estabilizada profissionalmente e financeiramente, que não tem um bom relacionamento com a família, e tem uma relação bastante disfuncional com Simon, um homem aparentemente muito certinho, em que ambos não sabem o que querem e não conseguem se comunicar sobre seu relacionamento. O que me preocupou nesses capítulos é o comportamento machista que Simon trata Eileen usando proteção como desculpa, e várias falas extremamente sexistas ditas pela protagonista, usando o fato de ele ser homem como justificativa para seus comportamentos primitivos. Em alguns pontos o livro traz reflexões bem interessantes, nos capítulos que trazem os e-mails trocados entre elas, mas muitas coisas foram tratadas de forma muito superficiais, como o relacionamento de Eileen com sua família, que claramente a preferência de sua mãe pela sua irmã foi algo que a moldou como adulto, mas praticamente não foi abordado. Apesar de não ter gostado de Conversa Entre Amigos, achei que esse livro pudesse ter uma qualidade mais semelhante a Pessoas Normais, mas infelizmente não foi o caso.
Ra 26/11/2021minha estante
também achei bem isso o livro, quero encontrar uns livros mais bacanas pra ler hahaha

mari 02/03/2022minha estante
tive essa mesma ideia de que os históricos dos personagens não foram desenvolvidos. fiquei bem frustrada, gosto muito da escrita dela :(

Mirele 15/05/2022minha estante
SIM

Rafael Rodrigues 03/08/2022minha estante
Gente eu amei esse livro kkkkk. Mas amo ver opiniões diferentes

Ra 03/08/2022minha estante
também adoro ver opiniões diferentes, e como livro toca diferente as pessoas.

Gabi 10/01/2023minha estante
Tb achei

Larissa.Facco 13/09/2023minha estante
O modo como os diálogos são escritos torna a leitura confusa. Estou na página 106. Em breve volto para dizer o que achei realmente rs

cutie 07/01/2024minha estante
estou lendo e estou achando a mesma coisa! o que mais me irrita é a relação da alice e do félix, é literalmente aquele meme da super vulgar: esse homem te odeia minha filha!

skyvante 06/02/2024minha estante
não terminei de ler ainda, mas, será que não foi proposital o fato das duas terem relações tão merdas e ao mesmo tempo questionarem tantas coisas e serem mulheres tão inteligentes? acho que é uma vibe de "pessoas normais" pq até enquanto estão debatendo sobre romances contemporâneos elas falam sobre não terem pessoas normais de fato. não é essa a questão? não sei se posso falar muito quanto ao desenvolvimento dos personagens, até agora estou prestando mais atenção nos e-mails e como tudo parece a vida como ela é, de certa forma

giisaccucci 16/03/2022

decepcionante
Comecei o livro com expectativas bem altas por conta de todo o hype que eu vejo na internet sobre ele, mas infelizmente me decepcionei muito :(

Em resumo, personagens chatos, história chata e arrastada, escrita cansativa e nada fluida. E independente do significado que possa ter, eu também não gostei do jeito que ela construiu os diálogos, não funcionou pra mim. Nem sei como consegui aguentar ler 300 páginas em que nada acontece, porque minha vontade durante a leitura inteira era de abandonar.

Mas lembrando que isso é a minha opinião, respeito a de quem gostou e peço que respeitem a minha também?
Eu também odiei ?

giisaccucci 16/03/2022minha estante
bom saber que não to sozinha ?

Carolina.Barbosa 16/03/2022minha estante
Menina.. faço parte de um clube do livro daí fomos ler ele kkkkk NINGUÉM gostou. Definitivamente você não está sozinha ???

mentiraKKKKKKKKK que incrível

giisaccucci 16/03/2022minha estante
pior que eu comecei achando que ia favoritar e terminei quase de ressaca, amou?

Hahahahaha

thai 20/12/2022

nunca tinha lido nada da sally rooney e meu deus a escrita??? oq foi isso??? eu ficava no encantada com isso a cada parágrafo.
o livro é bom, mas a escrita é maravilhosa
Mariana Macabú 20/12/2022minha estante
Amg pq vc tirou duas estrelas? Gosto mt da escrita da autora também! Só de curiosidade pq tenho vontade de ler o livro

Mari 20/12/2022minha estante
Se vc gosta de uma escrita avassaladora recomendo Carla, juro é uma vibe indescritível

Sarah 20/12/2022minha estante
Também fiquei curiosa, pois ficou encantada e a escrita é maravilhosa, o livro é bom, mas 3 estrelas? Kkk

thai 20/12/2022minha estante
não sei, senti que faltou algo não sei explicar kkkkk

thai 20/12/2022minha estante
e o felix por exemplo me irritava, e tipo o relacionamento dele com a alice não me interessava tanto mas gostava muito das partes da eileen e do simon e achei legal eles juntos e tals mas senti falta de algo? não sei dizer oq

Mariana Macabú 20/12/2022minha estante
Entendo o sentimento!!! Kkkkkkkkkkk

Ana 18/10/2021

Devo ter lido errado de certo
Eu não costumo fazer resenhas logo que termino um livro mas fiquei tão PISTOLA da cara que vim fazer essa de imediato.

Primeira coisa que quero que alguém me respondesse é: sério, pq vcs gostam de Sally Roney? Eu juro que eu tento. Tem umas passagens boas nas obras mas é 5% de todos os livros. E não tô falando desse em específico mas já li todos lançados dela até o momento e MEU DEUS QUANTA HISTÓRIA CHATA

Primeiro que Pessoas Normais pra mim foi um porre, mas esse aqui conseguiu superar. O livro começa chato, nada acontece e daí o final termina com uma MERDA DE UMA CONVERSA e é isso?????? Mano pelo amor de deus.

Eu não me importei com nenhum personagem. Todos rasos. Nada é explorado. Nada acontece. É a história de duas amigas brancas, magras, de classe média e heterossexuais!!! E é chato! CHA-TO! os e-mails são as únicas partes interessantes mas chega uma hora que até isso é chato.

Eu demorei dias e dias pra terminar esse livro pq me deixou numa ressaca desgraçada por ser CHATO. CHATO CHATO CHATO.

Desculpem se li errado mas de tudo o que ela já fez, tudo tem a mesma fórmula, a mesma estrutura, a mesma narrativa, os personagens chegam a ser parecidos tanto fisicamente quanto psicologicamente.
As vezes eu até esquecia qual era o problema que tava sendo exposto ali em alguma parte.

Vou continuar lendo Sally Rooney pra continuar provando que são livros ruins. Desculpem.
Luci 18/10/2021minha estante
Perfeita, falou tudo

Hato 26/10/2021minha estante
Li 80% do livro bem arrastados. Confesso que sim até teve umas partes que me peguei fluindo na leitura. Mas deve ter sido 2x rs. Não entendo, eu acho q estou lendo errado tbm. Pq só ouvi elogios sobre este livro. E quase acabando, estou com preguiça de continuar. Pq é isso... pra mim está chato.

Julinho 11/11/2021minha estante
Até os e-mails são chatos KKK a outra foi desenvolver uma reflexão sobre o capitalismo por que deu uma passadinha numa porra de um LOJINHA de CONVENIÊNCIA (!!!!)

keleunk 15/11/2021minha estante
me encontro no mesmo raciocínio

Lahdutra 09/12/2021minha estante
simmm!! Queria entender a comoção global por esse livro.

camigrimes 04/01/2024

Quem julga não entendeu!
?Então é claro que, no meio de tudo, o mundo estando como está, a humanidade à beira da extinção, aqui estou eu escrevendo mais um e-mail sobre s3xo e amizade. Que outras razões eu tenho pra viver??
Bom, comecei esse livro com expectativas baixíssimas, pq, mesmo ?pessoas normais? sendo meu livro favorito, li muitas resenhas negativas sobre esse, mas eu surpreendentemente gostei muito. Acho engraçado como tem gente que acha todos os personagens chatos, como se eles não fossem assim para se assemelharem o máximo com a realidade, se você não conseguiu se solidarizar como nenhum dos personagens principais, sinto muito, sua vida vai ser difícil. Durante a leitura não conseguia tirar da minha cabeça a ideia de que a Sally Rooney colocava os próprios pensamentos nos e-mails da Alice para Eileen, tanto que, em certa parte do livro estava 100% convencida de que Alice era a própria Sally (não me perguntem o porquê disso kkkk). Eu não paro de me encantar com como a Rooney consegue traduzir os sentimentos mais banais em seus personagens (ou seja, palavras), de uma forma que, assim como na vida real, não existem vilãos e mocinhos, todos os personagens têm seus motivos, dificuldade e suas razões para agir da forma que agem. Normalmente não sou boa com resenhas, mas decidi me empenhar um pouco nessa, esse livro debate TANTA coisa importante, o jeito que a autora fala sobre marxismo é brilhante (usando marxismo de exemplo, mas ela fala sobre inúmeros temas que velem muito a pena se discutir, como: consumismo, maternidade, depressao e outros problemas psiquiátricos, espiritualidade, sexualidade e muito mais). Infelizmente talvez tenha lido o livro na época errada, por se tratar de personagens no meio de seus trinta anos e não me identificadar com todos os seus dilemas, mesmo assim, consigo me ver em todos eles, na espiritualidade da Alice, mesmo ela sendo ateia (e acho que tb sou), no jeito que o Felix trata quem ele ama, na forma que a Eileen acha que ama todos mais do q eles a amam e no jeito que o Simon prefere fazer pelos outros a deixar que os outros façam por ele. Resumindo, recomendo muito!
percyshoax 04/01/2024minha estante
nossa parece que vc tirou as palavras da minha boca e eu tbm achei que a alice representou a sally rooney enquanto eu lia, vc não tá sozinha!!

camigrimes 05/01/2024minha estante
aaa fico feliz q não tô louca lkkkkk

nzhllas 28/03/2024minha estante
concordo com tudo! um livro mt lindo e interessante. O jeito que a sally consegue trazer diálogos reais para os livros é surreal, mas o jeito do Felix me incomodou muito kkk

camigrimes 29/03/2024minha estante
kkkkk tb me incomodou no início mas eu entendi o pq dele ser assim, aí relevava

buttercup 21/06/2023

Beautiful world, where are you?
Amei o livro, amo a escrita dessa autora, se tornou minha preferida.
ela é cativante, e mostra claramente os defeitos dos seus personagens, são personagens bem problemáticos mas muito ligados entre si, e muito poéticos, o que me faz amar tanto a escrita dela, no meio do livro sempre tem alguma análise e questionamentos pertinentes dos personagens, gostei demais.
Lucas Jobim 25/07/2023minha estante
Superou a Hoover?

buttercup 25/07/2023minha estante
siim

Lucas Jobim 26/07/2023minha estante
Eita

Lucas Jobim 26/07/2023minha estante
Vou ter q ler esse tbm ent

Carla 27/11/2023

Primeiro e último lido da autora??
Não sei se fui com muita sede ao pote, mas estou muito decepcionada com esse livro, pois minhas expectativas estavam relativamente altas já que vi pessoas com gosto parecido com o meu elogiar horrores a autora.

O livro é basicamente sobre o cotidiano de 4 jovens na casa dos 20 - 30 anos e suas relações, dúvidas e formas de ver o mundo. A premissa é boa, mas os personagens são insuportáveis e tem partes problemáticas e intragáveis no livro.

Eileen -> Invejosa, insegura e extremamente carente. Tem uma dependência bizarra pelo Simon e alterna entre vê-lo como uma figura paterna e como um interesse romântico. Ela fala umas coisas machistas com frequência e é muito submissa, é irritante e incômodo. Um trecho que marquei "É sexista mesmo, ela concordou. Não que eu me importe. É lisonjeador como você falou. Você tem um desejo primitivo de me subjugar e me possuir. É muito masculino, eu acho sexy."

Simon -> O famoso "nice guy". Tenta ser bonzinho, mas acaba sendo um cara machista e moralista mas mais educadinho que a maioria. Só namora mulheres beem mais novas que ele, magras, com aparência frágil e submissas, o que torna o relacionamento dele com a Eileen bem previsível. As cenas de s*xo dele com a Eileen são bizarras e desconfortáveis. Exemplos: "[...] acho que a fantasia é só você estar indefesa, e eu te falando que menina boazinha você é."; "Você vai fazer o que eu mandar?"; e várias cenas dele falando como ela está sendo boazinha. Ele sempre trata ela como criança, inclusive nos momentos sexuais. Bizarro e problemático, parece um constante age play.

Felix -> Insuportável, grosseiro e parece ser até mais invejoso que a Eileen. Foi muito cansativo ler quando ele aparecia pois ele sempre estava sendo babaca e diminuindo a Alice. Alias, ele sempre parecia diminuir a Alice para se sentir melhor com as próprias condições precárias de vida, como se humilhar a mulher fosse melhorar em algo a vida dele. Desde a primeira página ele é desinteressado e arrogante. Simplesmente detestável.

Alice -> A menos detestável. Mas assim como a Eileen, muito carente e insegura, o que faz ela aceitar situações e relacionamentos tóxicos.

A escrita da Sally me agradou muito em diversos pontos, porém, não sei se li em um momento errado ou se o livro realmente é ruim, mas não gostei. As partes mais interessantes do livro foram as trocas de email entre a Alice e a Eileen, mas tooodo o resto eu li pela boba expectativa de que iria melhorar (não melhorou).

Queria muuito saber se os outros livros da autora também são nessa vibe "mulheres bobas, infantis e frágeis e caras machistas e babacas". Tenho curiosidade em ler pessoas normais, mas agora não sei se vou ter coragem de pegar outro livro da autora.

Desculpa o textão, mas realmente escrevi como se eu estivesse mandando um "zap" para algum amg kkkk

trizisreading 27/11/2023minha estante
chateada, está na minha lista e estava com altas expectativas

trizisreading 27/11/2023minha estante
se pessoas normais for igual à série, pelo trailer, é esse mesmo esquema

Ada Achetta 29/11/2023minha estante
Eu li Pessoas Normais e fui toda feliz ler esse e também não gostei. O Felix faz toda a narrativa ser insuportável. Toda vez que ele aparecia eu pensava ?lá vem o chato vai chato fala? kkkkk

Ada Achetta 29/11/2023minha estante
Pessoas Normais também tem muita coisa problematica mas a narrativa é menos chata que esse, eu acho

Opinou toda

Arrasou

Vou ler

Mayara 23/10/2021minha estante
Não gostei justamente por causa do fim do Felix. Poxa, a Alice tão inteligente poderia ter saído dessa. Já a relação da Eileen com o Simon é linda.

Sylanne 29/01/2023

Muito bom!
Pensei que não ia gostar, mas me surpreendeu. Esse foi o primeiro contato que eu tive com a escrita da autora e eu gostei muito, fiquei um pouco confusa no começo mas o jeito como ela brinca com as palavras e as frases me instigaram e comecei a gostar cada vez mais. Sem dúvida o que mais me chamou a atenção foi a construção dos personagens, muitas vezes eu odiei alguns aspectos da Eileen, fiquei sem paciência, mas isso a torna tão humana, os aspectos das personalidades dos personagens é tão bem construída que vc se pega pensando como poderiam facilmente serem pessoas que vc encontra no trabalho, na rua, que pode estar no seu círculo de amigos ou ser vc mesma! E achei isso tão fascinante que pra mim o livro é quase perfeito e imagino que se gostei tanto desse talvez goste ainda mais de Pessoas Normais que muitos falam que é a melhor obra dela.
Enfim, recomendo!
Tetereretete0 29/01/2023minha estante
Oii, para qual classificação vc indica esse livro?

Sylanne 30/01/2023minha estante
Etária vc diz? De 16 pra cima, por algumas cenas leves de sexo, uso de drogas e também pela complexidade reflexão dos personagens acerca do mundo.

Tetereretete0 30/01/2023minha estante
Muito obrigado!!

Leticia 22/01/2022

com isso concluo minha breve, mas profundamente inquietante, carreira de leitora da sally rooney. os livros dela me causam ansiedade, raiva, depressão e eu, particularmente, não amo esses sentimentos.
sobre o livro em si
1 - a sally realmente parece odiar plástico
2 - eu passei a maior parte do livro querendo que a eileen engasgasse num caroço de uva (gi, meu amor, eu sei que vc se identificou com ela, mas eu não entendo como, vc é ótima e ela é péssima)
Giovanna1242 22/01/2022minha estante
eu morri com a menção à mim KKKKKKK vou te mandar meus grifos no wpp! Mas mesmo assim estou feliz q vc leu!

Larissa 23/01/2022minha estante
2.5 ? ainda bem que foi vc que comprou e não eu

brenda 27/01/2022minha estante
mas gente... a eileen é a personagem que salva esse livro. o que ela fez pra tu odiar tanto ela, moça?

Suzana 04/03/2022

Sexo e amizades
É engraçado como frequentemente achamos que uma característica nossa seja um traço da nossa personalidade, ou um dilema pessoal, e na verdade se trata de um produto de uma geração ou de uma classe. Essa é uma sensação com a qual estou começando a me acostumar.
Sally Rooney nesse livro traz à tona algo que já passeava pela minha mente há algum tempo, um incômodo que sinto quando contemplo a minha própria geração, ou seja lá a qual recorte da sociedade eu pertença: conseguimos pensar criticamente em certa medida, alcançamos certo nível de consciência política, sentimos um certo senso de dever que descende dessa consciência, mas raramente sabemos o que fazer com isso, e quando fazemos quase nunca é algo útil, e tudo vai parecendo cada vez mais vazio.
Ao mesmo tempo em que sentimos a angústia das mãos atadas em face da nossa realidade, sentimos o terror da passagem do tempo, a aflição da vida que vai passando diante de nossos olhos, todas as dores que vêm no pacote do coração humano.
Apesar da escrita seca e honesta, Sally Rooney me trouxe muita tranquilidade: por um momento estou em paz com o fato de que a nossa vida não precisa ter um grande significado, a maioria de nós não vai causar uma grande mudança no mundo, e mesmo a nível pessoal, não ter tudo resolvido não te faz menos gente, assim como ter tudo resolvido não te faz mais.
Toda essa culpa e essa agonia que arrastamos pra lá e pra cá é absurda e flagrantemente inútil porque no fim das contas, não há nada maior do que sexo e amizades.

PS: não quero de jeito nenhum esquecer o momento em que eu estava lendo a passagem em que Felix está cantando The lass of Aughrim e no mesmo instante a música começou a tocar no Spotify, simplesmente mágico.
TainA 25/03/2022minha estante
A sua resenha está INCRÍVEL

TainA 25/03/2022minha estante
Simplesmente perfeita, já vou procurar na bibliotecaaa, mano incrível!!!!!!

Suzana 26/03/2022minha estante
Aaaaa obrigada! Leia mesmo! Espero muito que goste!

kimi28 20/06/2022

N entendi o conceito
Não gosto de ler livro ruim q eu n sei se é ruim bom ou ruim péssimo, pq além de me esforçar a terminar achando q vai ficar bom (o q nao acontece), no fim eu ainda fico uns dias pensando na droga do livro, sinal de que ele é marcante life changing?? naooo!! significa q to tentando achar motivos suficientes pra botar ele como péssimo (e n encontrando)
VickyB 20/06/2022minha estante
Kkkkkkkkkkkkk

May 28/06/2022minha estante

VickyB 29/06/2022minha estante
Desculpa, May, eu não tive a intenção que a risada soasse como deboche, se foi assim que entendeu, peço desculpas.

Eu achei engraçado o comentário, só isso.

ana 26/01/2023

gostei, mas esperava mais
??

gostei muito do livro! achei muito bem escrito, bem vida real e com frases impactantes! masss, na minha opinião, não é esse uoooouuu que muita gente fala.
com certeza é um livro que eu indicaria! e acredito que talvez eu possa ter uma experiência ?melhor? com outros livros da autora
PL0312 27/01/2023minha estante
Quero mtt ler esseeee

PL0312 27/01/2023minha estante
Lê pessoas normais!!!!!

ana 27/01/2023minha estante
vou!! quero comprar o físico

jujuwithbooks0 09/10/2023

Uma das leituras que mais entrou na minha cabeça.
Eu sou uma grande fã da Sally Rooney e não escondo isso. eu vim de duas experiências distintas com os livros dela: amei pessoas normais e gostei pouco de conversas entre amigos. eu tava nessa expectativa de saber o que eu ia achar de "belo mundo, onde você está?" e se tornou o meu preferido.

tive uma relação muito ímpar com esse livro porque eu tava com as mesmas questões e discussões que os personagens tem nas páginas, eu tava tendo ou na minha cabeça ou nos meios que eu circulo.

entendo as críticas feitas. o livro é denso, as cartas têm temas exaustivos de serem lidos, e os personagens são complexos e por muitas vezes chatos. só que eles são um espelho do que somos: um mar de conflitos lidando com um mar de conflitos dos outros.

refleti muito lendo esse livro, me vi muitas vezes nos personagens, nas dinâmicas das inseguranças deles. os e-mails foram uma das melhores partes pra mim, amei as discussões e os questionamentos, por muitas vezes me senti no meio da conversa delas. foi interessante ver a dinâmica da amizade delas por muitas coisas não ditas e sentimentos guardados.

esse se tornou um dos meus livros preferidos. o momento que eu li foi perfeito e muito de acordo com os temas tratados no livro. entendo que não é um livro fácil e por muitas vezes é denso. mas assim como todos os livros da sally: ele é feito de personagens muito humanos que podem nos assustar ou entediado.
Dany Areia 09/10/2023minha estante
Eu tô lendo e tô gostando bastante

Dany Areia 09/10/2023minha estante
Quero ler Pessoas Normais

annnnnita 27/11/2023minha estante
falou tudo

rafa 21/01/2023

Gostei da ideia do livro, mas foi decepcionante, tiveram momentos nesse livro que eu podia dar piruetas de tanto que eu me senti conectada, mas, sinceramente, depois dos 25% eu posso rir à vontade disso aqui, falando sério, comecei até a me perguntar se eu tava lendo um livro da sally rooney, as duas protagonistas são umas coitadas, e falo isso tendo gostado muito delas, se relacionaram com dois tonhão de personalidades pessimas, que tristeza.
Felipe 22/01/2023minha estante
Eu concordo totalmente. Elas parecem não ter propósito de vida, ambição e força. Ficam reféns de dois homens e se submetem a situações no mínimo constrangedoras.

rafa 22/01/2023minha estante
sim !!! tive vontade de largar o livro por tanta vergonha em algumas partes

Felipe 22/01/2023minha estante
Estou aqui com meus 90% lutando para acabar. As vezes reluto muito em largar um livro.