Belo mundo, onde você está

Belo mundo, onde você está Sally Rooney

Resenhas - Belo mundo, onde você está

lireoccupe 01/11/2021

virei o coringa.
desenvolvi depressão lendo dps curei obrigada sally mim amar vc????????????????????????????????????????

dani 09/01/2023

o que mais me deixa intrigada nos livros da sally rooney são os personagens. ela descreve de uma forma tão nítida os sentimentos deles que, mesmo sem se identificar, você consegue entender e sentir tudo aquilo. a história desse livro é bem "simples" e sem muitos acontecimentos, mas a escrita dela torna a leitura uma experiência maravilhosa e indescritível. esse livro mexeu tanto comigo, por isso sou incapaz de expressar o quanto eu o apreciei e admirei.
te amo sally rooney, te amo

"talvez chorar e nos prostrar com uma sinceridade genuína seja a coisa mais difícil de aprender a fazer"

Milli 27/02/2022

gostei muito!
amo q forma que a sally rooney escreve sobre pessoas de vdd!
amei ler essa história e esses conflitos entre personagens.
esse livro me fez refletir muito e pensar sobre varias coisas, amei a experiência de ler ele.

Camille56 01/05/2022

uma resenha não tao relevante com poucas vírgulas
acho que eu não poderia dizer que o livro não superou minhas expectativas porque na verdade não tinha alguma mas a escrita da sally é ótima. O livro não é uma experiência revolucionária além de pessoas normais tendo uma vida que seria normal mas até nisso consegue ser um pouco irreal com cartas sendo uma boa estratégia pra mostrar todo questionamento e personalidade pessoal das personagens que poucas vezes são interessantes pra suprir o vazio de um plot ou a falta de algo acontecer entende sei lá não é uma experiência ruim ou fenomenal é só um meio termo que você fica entre ?nossa eu gastei mesmo meu tempo lendo isso? ou ?é eu tenho mais o que fazer? acho que olhando por essa perspectiva é ruim mesmo. Pior que nem da pra forçar um cult sabe tipo expandir um comentário sobre a complexidade dos personagens e a expansão dos seu desenvolvimento e que esse livro é pra poucas que conseguem compreender sendo que não é só chato mesmo. Algumas vezes você consegue se identificar com as personagens não que seja fácil gostar da eileen, se você ler em um momento específico da sua vida você pode até se ver em um espelho mas na verdade nem assim eu recomendo ler mas talvez seja sobre isso mesmo, nada além de nada e não é essa a vida? um questionando sem fim? se você tá se perguntando a resposta é: não, acho que todo mundo tem mais o que fazer

ps: por favor tik tok pare de romantizar livros chatos com quotes aleatorios que não dizem 1% de toda chatice do livro
faiellyshelf 01/05/2022minha estante
FALE MESMO

Carolina376 16/12/2023

Incrível!

Estou feliz que dei mais uma chance para a Sally, "pessoas normais" foi uma experiência bem negativa, mas esse livro aqui.

É uma livro que fala de amizades, fetiches e comunismo de uma forma tão sla específica e única kkk. Eu amei tudo nesse livro, me identifiquei em várias partes (oq pode ser preocupante) a forma como a Sally escreve pode ser difícil no começo mas depois fica super fluída. Amei muito muito

Keitilisi 12/12/2021

Mais um livro chato da Sally
Eu adorei Pessoas Normais mas acho que esse livro é o único da Sally que vou gostar. Conversas entre amigos não funcionou pra mim e esse livro conseguiu ser ainda pior. O começo achei muito confuso porque eram muitos personagens e não consegui entender quem era quem. Terminei o livro na base do ódio pq odiei todos. O Felix era o mais podre de todos, babaca, abusivo, humilhava a Alice e os amigos dela da maneira mais escrota possível. Tudo que ele fazia eu revirava os olhos. A Alice e a Eileen eram duas sonsas e não sei porque as a autora sempre coloca as mulheres se humilhando para os homens na intenção de agrada-los e fazendo coisas que elas não querem/não gostam. Não tem uma mulher empoderada nos livros dela, elas só se culpam e se humilham. O Simon era o mais tragavel deles mas ainda assim se fazia de tudo para ficar de bom moço. Todos esses dialogos sobre sociedade, capitalismo, comunismo e tudo mais são rasos e não servem pra nada pois os personagens não tomam uma atitude para mudar a sua realidade, quem dirá a do próximo. Fiquei com a impressão de que as situações que a Alice passava sobre sua carreira foram baseadas na experiência da própria autora. Não pretendo ler mais nenhum livro dela pois pra mim eles só servem pra passar raiva.
-Koraline 12/12/2021minha estante
Obrigada por expressas meus sentimentos quanto a esse livro, e pessoas normais também foi o único que gostei dela, perece ser uma autora de um hit só

Keitilisi 12/12/2021minha estante
Que bom que alguém concorda ? Sim, dei duas chances para a autora e me decepcionei, agora não leio mais nada kkkk

isabela 22/12/2021

too young to know it gets better
achei uma descrição muito real do que é ser adulto, pensando no aspecto psicológico. talvez tenha achado o fim um pouco otimista, mas também
não sei como estarei na idade das personagens -
embora acredite que não tão feliz quanto eles. quanto ao fato da autora mencionar a pandemia, me deu um leve estranhamento porque acho que nunca tinha visto isso incorporado numa história como essa - fugiu muito do caráter fictício do livro

Flora Airbender 16/09/2021

E pensar que Pessoas Normais foi meu último livro favorito
Esse livro narra o cotidiano de 2 amigas, Eileen e Alice, e em alguns momentos Simon e Felix tem foco. O narração é tipo "fulano suspirou como se estivesse cansado" fazendo o leitor sentir que tá observando os personagens e que não sabe tudo sobre eles. Isso é até interessante mas não funciona no texto todo. Em alguns trechos o narrador entrega totalmente o que tá passando na cabeça do personagem.

No começo a trama parece boa mas lá pra metade começa a cansar. Nos 80% passei a ler por alto porque perdi o interesse pelos personagens.

Como Alice e Eileen moram longe uma da outra elas conversam por e-mails (coisa antiquada kkkk). O livro intercala um capítulo de dia-a-dia e outro de e-mail de apenas uma delas. Nesses e-mails as criaturas reclamam da vida e falam sobre tudo: comunismo, idade do bronze, sexo, beleza, desigualdade social, etc.  Essa parte é que deveria fazer jus ao titulo mas não faz. Não vi ao longo do livro justificativa pra elas terem uma visão de mundo tão "niilista", o que faz as duas parecerem arrogantes e ingratas.

Eileen é parecida com Marianne de Pessoas Normais por causa da sua família ruim e a amizade colorida com Simon. Acho que é a personagem com melhor construção. O únicos traços de personalidade de Simon são ser católico e ser amigo de Eileen hahaha. A relação dos 2 é até interessante mas depois de um tempo enche o saco. E Eileen é ateia, isso deveria causar um embate entre os dois o que não ocorre.

Alice se diz bissexual mas quando conta sobre antigos relacionamentos/ atração é por pessoas do gênero oposto. Ela já foi internada mas a história não se aprofunda em doenças mentais e não explica direito o que aconteceu. E até certo ponto da história não se sabe nada de sua família. Ela se apaixona por Felix que é o personagem mais irritante. Ele é o que mais tem personalidade mas o jeito como ele interroga e critica todo mundo sem conhecer é insuportável. Em alguns momentos ele chega a fazer "joguinhos" com Alice que chega a ser abusivo. Mas o enredo não se aprofunda nisso e o relacionamento deles não é colocado como abusivo. Pelo menos a bissexualidade de Felix foi colocada de maneira correta, ele fala sobre atração por homens e mulheres e chega a se interessar por um cara.

O livro tenta ser filosófico e falar sobre as adversidades da vida contemporânea mas não tem plot suficiente pra isso. Os personagens são branquelos, cis, saudáveis, sem problema nenhum na vida mas que cismaram que são infelizes ?
-Koraline 03/10/2021minha estante
Mds, quero ler, mas tenho a impressão de vou ter a mesma opinião que vc kkkkk

Caroline 16/10/2021

Não achei que iria gostar tanto de um livro da autora depois do transtorno que foi ler "normal people", mas me surpreendi. A leitura fluiu muito bem, com diálogos interessantes e eu gostei principalmente da sinceridade na troca de emails entre as duas amigas.
A história possui muitas divagações, alguns desabafos que todos millenials vão se identificar (principalmente) e algumas críticas sociais.
Para mim, é um livro sobre amadurecer, visualizar a necessidade de mudança e se adaptar a elas.
Pode ser que eu só tenha gostado tanto do livro por ter a mesma faixa etária dos personagens e que não seja interessante para todos. Mesmo assim, acho que vale a tentativa.
Alê | @alexandrejjr 16/10/2021minha estante
Achasse muito diferente de "Pessoas normais"? Esse é um livro mais pra "adultos jovens" do que pra "jovens adultos", então?

Caroline 16/10/2021minha estante
Exatamente, Ale! não é muito diferente pq a autora já definiu um estilo, escrever sempre sobre essas fases de transições e amadurecimento. Mas acho que se eu tivesse lido "normal people" na adolescência eu teria gostado haha

bruno 26/12/2022

o livro segue 4 personagens que não sabem o que caminho seguir na vida, tudo um caos, tudo dando errado e após esses momentos de incerteza eles não conseguem enxergar o mundo com a mesma beleza que conseguiam quando mais jovens.

esse foi o único dos livros da sally que consegui aproveitar como um todo, gostei muito da amizade da Eileen e da Alice e dos emails que elas trocavam, consegui entender a relação e conflito entre os personagens, gostei de como a sally decidiu abordar as discussões sobre classe, religião etc.

sinto que o que eu falar aqui não fará jus ao tanto que eu gostei desse livro, suponho que o mais me fez gostar foi o quão otimista é o final do livro, mostrando que apesar de tudo eles sobreviveram eles conseguiram passar por tudo.

Sheila Almendros 28/12/2022

Simples, como a escrita de Sally
?Belo mundo, onde você está? foi meu segundo contato com os livros de Sally Rooney (embora eu tenha assistido a série ?Conversa entre amigos? antes), e pude notar que sua narrativa é de uma simplicidade ímpar. Pode parecer confuso no começo quando as falas dos personagens não são sinalizadas, mas você vai pegando o jeito rapidamente.

Além da escrita, as histórias também são simples, pois não envereda para situações gloriosas, mas mostra a beleza singular de uma vida normal - a rotina também pode ser expressiva e bonita. Neste livro, Alice, Felix, Eillen e Simon formam um arco único de jovens tentando se encontrar no mundo, cada um a sua maneira, tendo o amor como pano de fundo para nos mostrar a complexidade de uma mente jovem.

E não espere encontrar personagens apaixonantes. Me arrisco a dizer que o único que chega perto disso é Simon, mesmo parecendo passivo até demais por medo de conflitos. Tanto Alice, como Eileen e principalmente Felix são odiáveis - defeitos esses totalmente necessários a serem explorados para abrilhantar o desfecho da história.

A lição que encontrei entre os capítulos foi que muitas vezes criamos problemáticas que chegam a ser infantis por puro autosabotamento. Eileen, por exemplo, acha que Simon é um sujeito emocionalmente inacessível, quando na verdade ela quem é. E nessas vamos crochetando motivos para não explorar o que é novo e nos amedronta, por puro medo de se machucar, quando na verdade isso só faz parte do que é viver.

fckamour 05/12/2023

Opinião : Gosto como todos os personagens são odiáveis. Gosto do fato de que existem cartas com questões profundas em paralelo a uma vida cotidiana medíocre. De certo modo, o livro representa a dualidade humana. Não existe apenas o bom e o mau separadamente, mas eles estão misturados dentro de uma única pessoa que pode ser boa e má ao mesmo tempo.
PS: odeio o Felix com todas as minhas forças.

-Lara 10/08/2022

Os livros da Sally Rooney são sempre nesse estilo, sem grandes reviravoltas, apenas falando sobre a vida e o que fazemos dela, como lidamos com nossas relações. Então da para entender que muitas pessoas vão acabar não curtindo o livro, para mim. Mas o livro é muito bom, duas amigas que conversam por e-mails (longos e-mails por sinal) e de uma certa forma, sempre surge aquela pergunta: estou feliz? em que momento vem essa vida que a gente espera?
São essas reflexões que me fazem amar os livros da Sally Rooney, pois são pensamentos que temos constantemente e muitas vezes sofremos por causa deles, mas no final vemos que a felicidade tá no momento e que não podemos ficar apenas esperando aquela vida que sonhamos, ou esquecemos de viver o que temos agora.

eu.laaaa 14/12/2022

????????
Livro meio raso e comum. Mesmo sem um grande Plot eu achei interessante a ideia de acompanhar a vida dos 4 diante de tudo o que aconteceu...O livro na minha visão teve o intuito de criticar os pensamentos futuros e passados das pessoas sem focar tanto assim no presente, e isso é bem colocado na história. Entretanto gostei bastante dos personagens (tirando o Félix em grande parte da história) e do enredo.