Belo mundo, onde você está

Belo mundo, onde você está Sally Rooney

Resenhas - Belo mundo, onde você está

-Koraline 27/10/2021

Decepcionante
Em Belo Mundo, Onde Você Está, acompanhamos a vida de 4 pessoas vivendo suas próprias relações amorosas. Alice é uma famosa escritora que tem crises nervosas e parece não gostar do próprio sucesso, e tem péssimo relacionamento com Felix, um homem que ela conheceu no Tinder e que apenas menospreza a carreira bem sucedida de Alice e suas aquisições materiais por não ter o mesmo. Sinceramente, nos capítulos da Alice, me irritou muito o fato de ela não conseguir impor e valorizar suas conquistas em detrimento de continuar tendo um relacionamento tóxico com alguém que não a aprecia, e trata o tempo que passam juntos como um favor que está fazendo a ela. Eileen é uma mulher que se ressente do próprio fracasso profissional em uma idade, que de acordo com ela, já deveria estar estabilizada profissionalmente e financeiramente, que não tem um bom relacionamento com a família, e tem uma relação bastante disfuncional com Simon, um homem aparentemente muito certinho, em que ambos não sabem o que querem e não conseguem se comunicar sobre seu relacionamento. O que me preocupou nesses capítulos é o comportamento machista que Simon trata Eileen usando proteção como desculpa, e várias falas extremamente sexistas ditas pela protagonista, usando o fato de ele ser homem como justificativa para seus comportamentos primitivos. Em alguns pontos o livro traz reflexões bem interessantes, nos capítulos que trazem os e-mails trocados entre elas, mas muitas coisas foram tratadas de forma muito superficiais, como o relacionamento de Eileen com sua família, que claramente a preferência de sua mãe pela sua irmã foi algo que a moldou como adulto, mas praticamente não foi abordado. Apesar de não ter gostado de Conversa Entre Amigos, achei que esse livro pudesse ter uma qualidade mais semelhante a Pessoas Normais, mas infelizmente não foi o caso.
Ra 26/11/2021minha estante
também achei bem isso o livro, quero encontrar uns livros mais bacanas pra ler hahaha

mari 02/03/2022minha estante
tive essa mesma ideia de que os históricos dos personagens não foram desenvolvidos. fiquei bem frustrada, gosto muito da escrita dela :(

Mirele 15/05/2022minha estante
SIM

Rafael Rodrigues 03/08/2022minha estante
Gente eu amei esse livro kkkkk. Mas amo ver opiniões diferentes

Ra 03/08/2022minha estante
também adoro ver opiniões diferentes, e como livro toca diferente as pessoas.

Gabi 10/01/2023minha estante
Tb achei

Larissa.Facco 13/09/2023minha estante
O modo como os diálogos são escritos torna a leitura confusa. Estou na página 106. Em breve volto para dizer o que achei realmente rs

cutie 07/01/2024minha estante
estou lendo e estou achando a mesma coisa! o que mais me irrita é a relação da alice e do félix, é literalmente aquele meme da super vulgar: esse homem te odeia minha filha!

skyvante 06/02/2024minha estante
não terminei de ler ainda, mas, será que não foi proposital o fato das duas terem relações tão merdas e ao mesmo tempo questionarem tantas coisas e serem mulheres tão inteligentes? acho que é uma vibe de "pessoas normais" pq até enquanto estão debatendo sobre romances contemporâneos elas falam sobre não terem pessoas normais de fato. não é essa a questão? não sei se posso falar muito quanto ao desenvolvimento dos personagens, até agora estou prestando mais atenção nos e-mails e como tudo parece a vida como ela é, de certa forma

junirou 11/09/2023

Vai envelhecer igual vinho! ?
Sally, querida Sally.
Que grande escritora você é né. Foi só agora, depois de finalizar a leitura, recapitular páginas e os sentimentos que senti durante a leitura que percebo o tamanho dessa obra.

Nesse livro, Sally com sua forma belíssima de escrever vai narrar a história de Eileen e Alice, duas amigas separadas por 4 horas de distância e e-mails deliciosos de ler que me fazem pensar, refletir e revirar na cama só de lembrar.
Personagens repletas de camadas, cheias de profundidades, e tudo isso na medida do possível. Isso é uma delícia de ler. É bom conhecer sobre o personagem que você está lendo, sério. Vai se criando uma conexão com o livro, com aquela história. Sally faz isso muito bem!

Amo como desde o início o livro já tem uma pegada séria. Ele não é tão descontraído, ele é bem objetivo.
O livro narra de fato vidas do cotidiano, o que provavelmente vai entediar um monte de gente ? eu mesmo detestei em determinadas partes, porque é um livro que tem bastante repetição. ?

Sally, além do amor, explora bastante política e eu amei isso. É uma coisa meio anticapitalismo, críticas diretas e precisas que normalmente eu não costumo ver tanto nos livros que leio. ? coisas da qual a maioria das pessoas não têm interesse em discutir ou saber ? mas ela não tem medo de explorar isso no livro, e de uma forma majestosa COM A FICÇÃO. Dentro de um romance contemporâneo, pelo ponto de vista de uma autora, e de uma mulher que trabalha numa editora, ou seja, as duas têm uma vida relativamente boa. Alice é praticamente milionária. Em teoria, suas vidas são perfeitas, ou será que não?

Assim como em "Pessoas Normais" é um livro que fala muito sobre sentimentos. Ser triste, estar triste, inconformado, com raiva, sobre ciclos, e de forma lógica e também racional o amor. (mas não de uma forma leve, é uma coisa mais densa) É tudo com muito complexidade.
Recomendo pra quem gosta de tudo isso e muito mais. Caso contrário fuja, você não vai gostar, é sério.
Hisabela 11/09/2023minha estante
Não leria. Mas é uma excelente resenha ?

tswift0 22/09/2023minha estante
So pela resenha eu senti a necessidade de ler

Amanda Azevedo 18/09/2021

real e honesto, como a autora sabe ser.
Terceiro romance publicado pela autora e gostei da experiência de leitura de todos eles. Se precisasse elencar, o favorito entre os três seria o “Pessoas normais”, acredito e, na sequência, “Belo mundo, onde você está”.

Gosto muito da forma como a autora constrói seus personagens e suas questões que, pra mim, soam honestas, válidas, reais. Nesse livro, as questões políticas que nos outros apareceram de forma sutil, se evidenciam, mas de forma coerente, pertinente, que se encaixa à vida dos personagens.

Aliás, essa é uma característica que continua: os livros da Sally são sobre PESSOAS. Pessoas adultas e suas questões em seus processos de amadurecimento. Seus amores, amizades, traumas, medos, vontades. Não espere grandes reviravoltas, acontecimentos marcantes.

"É esquisito, porém talvez mais importante do que nos entendermos seja nos amarmos ainda assim."

Ela escreve sobre o desenrolar da vida de todos nós. Sobre nossas escolhas diárias que, às vezes, temos como irrelevantes, mas isso é a nossa vida, é o que temos, é o que nos transforma. As ‘pequenas’ escolhas feitas dia após dia.

Além do meio social e político ao qual estamos inseridos, é o amor, amizade, sexualidade, trabalho, religião - ou a ausência dela - que nos fazem ser quem somos. A forma como nos vemos, vemos o outro, vemos a vida.
Débora 18/09/2021minha estante
Amei a resenha!?

lana!¡ 14/05/2023

Belo mundo, eu não sei aonde você está
Tem uns dias já que eu finalizei o livro mas fiquei pensando exatamente o que irei falar nessa resenha, só sei que talvez Sally Rooney não seja pra mim, é o segundo livro que eu leio da autora atrás de "Pessoas Normais" e apesar de não ter favoritado o livro da Marianne e do Connell eu gostei muito deles. diferente daqui, em que modesta parte, todos os personagens são insuportáveis, eles acham que são injustiçados pela vida mas só são um bando de chatos. falando assim bem no eufemismo mesmo já que ok eu gostei de passagem da relação do Simon com a Eileen mas também nada uau, a Alice e o Felix nossa vou me abastecer de comentar mas só saibam que: um terrível para o outro, aliás na verdade se todos fossem fazer uma sessão de terapia o livro não teria nem 30 páginas.
Duda.bae 14/05/2023minha estante
Estava querendo ler esse, agora já não sei kkkkkk

lana!¡ 14/05/2023minha estante
@Duda é sempre importante a gente ler algo por nossa conta mesmo pq nossa opinião pode ser diferente, esse que eu tô lendo agora (o encanto dos corvos) só tem nota ruim de quem eu sigo e eu tô gostando kkkkkkkkk

rafa 11/07/2022

A graça dos livros da Sally Rooney está em não ter graça.
Novamente, a graça dos livros da Sally Rooney está em não ter graça. E acho que muita gente não percebe isso e por isso os livros recebem tanta avaliação negativa.

Ao colocar um plano de fundo neutro (sem plot), a atenção fica toda na personalidade e relações entre personagens. Acho graça quando alguém fala que se irritou com os personagens confusos, pois não é esse o objetivo dela?

Mas senti que "Belo mundo, onde você está" que o trabalho nas questões individuais foi bem superficial. Eileen foi a melhor trabalhada e por isso ela ganha mais afeto do público.

As questões pessoais deram lugar ao emails que tentaram discutir assuntos mais gerais e atuais na sociedade, o que condiz com o titulo do livro.

Li em um fim de semana, fluiu bem pra mim.

Obs: e ainda uma surpresa... temos algo para chamar de final!
Vanna 11/07/2022minha estante
simm cara, o povo fica falando que a história de pessoas normais é muito lenta e tals, mas é assim que é pra ser, demora pra uma pessoa amadurecer, ocorreu mudança em suas opiniões e confusões, mas isso tudo é o que uma pessoa apresenta

Vanna 11/07/2022minha estante
+uma pessoa normal apresenta

Jennifer.Freitas 27/01/2022

(escrevendo isso chorando)
a sally tem o dom de fazer eu me identificar com as personagens que ela escreve de uma forma quase assustadora! depois de terminar a leitura, só espero que todos possamos ser felizes nesse (nem tão belo) mundo. ??

keyla 24/01/2022

atos corriqueiros
eu admiro a sally rooney, mesmo. acredito que ela seja uma escritora brilhante, pois escreve sobre o habitual, o comum. e talvez por isso os livros começam a ficar monótonos a certa altura. o enredo (quase) sempre composto por personagens instáveis que apresentam falhas de comunicação entre si. já cheguei a ficar decepcionada com os personagens e com o rumo da história, mas esse é o objetivo da autora, e ela consegue colocar no papel, mostra como o ser humano é desequilibrado, acho.
e eu gosto da aleatoriedade dos personagens, ainda mais quando metem um papo sobre revolução ou religião no meio.
adorei o final. vou dar 4 estrelas porque talvez eu tenha gostado demasiado desse livro. :)
gassylem 24/01/2022minha estante
Sally Rooney é perfeita!! Tô doida pra ler

Daniel Moraes (Irmãos Livreiros) 26/03/2024

Belo Mundo, Onde Você Está, por Sally Rooney
Em "Belo Mundo, Onde Você Está", escrito por Sally Rooney, publicado pela Companhia das Letras, tece uma narrativa cativante sobre quatro amigos em seus trinta anos, navegando pelas incertezas da vida moderna. Alice, Eileen, Simon e Felix se deparam com dilemas existenciais, amorosos e profissionais enquanto tentam encontrar significado em um mundo em constante mudança.

A escrita de Rooney é precisa e perspicaz, capturando a complexidade das emoções humanas com maestria. Por meio de diálogos intensos e reflexões internas, os personagens revelam suas dúvidas, medos e esperanças. A autora não oferece respostas fáceis, mas convida o leitor a questionar suas próprias convicções e ponderar sobre o que realmente importa na vida.

Um dos pontos fortes do livro é a construção dos personagens. Alice, uma escritora em ascensão, luta para conciliar o sucesso profissional com sua vida pessoal. Eileen, amiga de infância de Alice, enfrenta a instabilidade do mercado de trabalho e questiona suas escolhas. Simon, um religioso convicto, lida com a crise de fé e com a solidão. Felix, por sua vez, busca encontrar seu lugar no mundo enquanto navega por relacionamentos conturbados.

A trama se desenvolve principalmente por meio de e-mails e conversas entre os personagens. Essa escolha narrativa permite que o leitor tenha acesso aos pensamentos e sentimentos mais íntimos de cada um. As interações entre os amigos são repletas de humor, sarcasmo e inteligência, tornando a leitura ainda mais envolvente.

Uma obra que te fará pensar sobre a vida, o amor, a amizade e o futuro. É uma leitura imperdível para quem busca um retrato honesto e sensível da geração millennial.

"Belo Mundo, Onde Você Está" é um livro recomendado para fãs de Sally Rooney, que apreciam romances contemporâneos e busca uma leitura reflexiva e envolvente, além de leitores interessados em temas como amizade, amor, trabalho e futuro.

site: https://irmaoslivreiros.com.br/belo-mundo/

Becca 11/01/2022minha estante
Gostei do Simon, mas n suportei o Félix (sinceramente, o relacionamento dele com a Alice tem tudo para ser meio desastroso e até tóxico)

Edith 23/03/2024

Amadurecer é um processo diferente para cada pessoa. A autora do livro foi muito sagaz em trazer 4 personagens que mostram como esse processo aconteceu para cada um deles ao longo do livro.
Ele ensina que é possível amadurecer sem perder a essência.

violet! 12/03/2022

ódio profundo
sendo sincera, eu não realmente terminei essa leitura pq eu fui literalmente INCAPAZ. eu nao sei se o intuito da autora era escrever personagens dolorosamente privilegiados que só sabem reclamar o tempo todo, mas se for isso a sally realmente conseguiu o que queria.
eu não cheguei nem na metade do livro e eu já odiava todos os personagens, parece que a autora se inspirou em todas as pessoas mais insuportáveis da vida dela pra escrever esse livro.
a estrutura é exaustiva, principalmente por causa dos e-mails, que na minha opinião são a pior parte do livro, e aqui vão os motivos:
1. é muita forçação de barra. a autora enfia uma causa social em TUDO, tanto que literalmente uma das personagens vai comprar um almoço em um mercado e começa a refletir sobre o capitalismo. tudo bem isso acontecer uma vez, mas parece que tudo que acontece na vida das personagens vira uma reflexão profunda, e, sinceramente, se eu tivesse algum tipo de relação com alguém assim, eu enlouqueceria.
2. as reflexões não adicionam a NADA no plot, defendo fielmente que ler esse livro pulando os e-mails não mudaria em nada a história (só talvez deixasse um pouco mais tolerável, já que, mesmo os e-mails sendo capítulos curtos, é extremamente difícil sentar e ler um deles de uma vez).
3. se eu pudesse descrever essas partes do livro com uma palavra seria: PRETENSIOSO. absolutamente nada que os personagens falam sobre problemas políticos e sociais parece genuíno, e sim uma tentativa de parecer inteligente e politizado.

fiquei muitas vezes me perguntando por que sally rooney só sabia escrever personagens brancos privilegiados que só sabem falar de política pra se sentirem melhores consigo mesmos, até perceber q ela estava fazendo um self insert em praticamente todas as suas obras. tendo lido as 3 (ou pelo menos tentado), me entristece que a autora de um dos meus livros favoritos, pessoas normais, tenha se perdido tanto nessa imersão politizada que ela criou. em conversas entre amigos, existe muita forçação de política também, mas a história ainda se move e você fica intrigado. em belo mundo, onde você está, não parece que estou acompanhando uma narrativa entre personagens, só parece que estou vendo-os reclamar de tudo enquanto a autora joga opiniões políticas e sociais fora em páginas vazias que não adicionam nem conhecimento e nem desenvolvimento dos personagens.

só não estou dando 1 estrela pq ainda gosto muito da escrita da sally.
leetitavares 15/03/2022minha estante
NOSSA SIM!!!!!

bioloisa 17/01/2023minha estante
EXATOOOO QUE GENTE CHATAAA

thai 20/12/2022

nunca tinha lido nada da sally rooney e meu deus a escrita??? oq foi isso??? eu ficava no encantada com isso a cada parágrafo.
o livro é bom, mas a escrita é maravilhosa
Mariana Macabú 20/12/2022minha estante
Amg pq vc tirou duas estrelas? Gosto mt da escrita da autora também! Só de curiosidade pq tenho vontade de ler o livro

Mari 20/12/2022minha estante
Se vc gosta de uma escrita avassaladora recomendo Carla, juro é uma vibe indescritível

Sarah 20/12/2022minha estante
Também fiquei curiosa, pois ficou encantada e a escrita é maravilhosa, o livro é bom, mas 3 estrelas? Kkk

thai 20/12/2022minha estante
não sei, senti que faltou algo não sei explicar kkkkk

thai 20/12/2022minha estante
e o felix por exemplo me irritava, e tipo o relacionamento dele com a alice não me interessava tanto mas gostava muito das partes da eileen e do simon e achei legal eles juntos e tals mas senti falta de algo? não sei dizer oq

Mariana Macabú 20/12/2022minha estante
Entendo o sentimento!!! Kkkkkkkkkkk

Duda Mesquita 19/01/2022

Um romance sobre a vida
O livro conta a história dos encontros e desencontros de Alice, Eileen, Felix e Simon através dos anos. Comecei a ler despretensiosamente, mas me vi completamente envolvida pelos romances, reflexões, dúvidas e dramas dos quatro. É um romance, mas ao mesmo tempo, parece raso descrevê-lo dessa maneira, quando a principal riqueza do livro é experimentar intensamente a vida e os sentimentos dos personagens principais, sem idealizações, mas sem deixar de ser belo.

Obs. O livro tem gatilhos relacionados a transtornos mentais e suicídio

carolina 20/10/2021

sally rooney e seu primeiro final feliz
esse é o tipo de resenha que eu gostaria que só as minhas 4 colegas queridas que eu sigo aqui pudessem ler, por que eu quero DERRAMAR o meu coração.
todos nós queremos ser desesperadamente felizes, queremos sucesso, um amor, uma casa pra onde voltar, um sentimento bom que te preencha e que te faça ficar satisfeita e pra mim, nesse livro é essa busca que a sally nos mostra, duas amigas em uma busca pra simplesmente poder ficar bem e então encontrando mais nessa jornada.
mas eu vou parar de escrever porque senão isso aqui vira uma sessão de terapia, eu amei MUITO, a escrita sensacional como sempre, a história muito melhor que conversas e pessoas normais, pra mim, é o melhor trabalho dela (mas isso pode ser porque eu mesma sou dessesperada pra ser feliz e um dia espero encontrar a satisfação da vida igual a alice e eileen).
na semana que fiquei lendo esse livro eu estava na UTI e belo mundo, onde você está era meu suporte de vida (e eu com certeza me sinto mais viva depois dele).

giisaccucci 16/03/2022

decepcionante
Comecei o livro com expectativas bem altas por conta de todo o hype que eu vejo na internet sobre ele, mas infelizmente me decepcionei muito :(

Em resumo, personagens chatos, história chata e arrastada, escrita cansativa e nada fluida. E independente do significado que possa ter, eu também não gostei do jeito que ela construiu os diálogos, não funcionou pra mim. Nem sei como consegui aguentar ler 300 páginas em que nada acontece, porque minha vontade durante a leitura inteira era de abandonar.

Mas lembrando que isso é a minha opinião, respeito a de quem gostou e peço que respeitem a minha também?
Eu também odiei ?

giisaccucci 16/03/2022minha estante
bom saber que não to sozinha ?

Carolina.Barbosa 16/03/2022minha estante
Menina.. faço parte de um clube do livro daí fomos ler ele kkkkk NINGUÉM gostou. Definitivamente você não está sozinha ???

mentiraKKKKKKKKK que incrível

giisaccucci 16/03/2022minha estante
pior que eu comecei achando que ia favoritar e terminei quase de ressaca, amou?

Hahahahaha