Os cem anos de Lenni e Margot

Os cem anos de Lenni e Margot Marianne Cronin

Resenhas - Os Cem Anos de Lenni e Margot

Camila de Almeida 21/04/2024

Sinopse da editora:
"Lenni é uma adolescente de dezessete anos, dona de uma personalidade especial e de muito carisma. Pode-se dizer que é uma garota cheia de vida... exceto que, segundo os médicos, ela está à beira da morte. Como um modo de preencher seus dias no hospital em que está internada e sozinha - e de cumprir uma aposta feita com o padre da capela -, Lenni começa a frequentar aulas de arte terapêutica. E é então que conhece Margot, uma senhora de oitenta e três anos, doce e de coração rebelde como o de Lenni. A conexão entre elas é intensa e imediata, e as duas percebem uma peculiaridade: juntas, têm um século de vida! Para celebrar esses cem anos que compartilham, decidem montar uma exposição de cem pinturas. Em cada uma, retratam uma memória importante dos anos que viveram. Histórias de paixão, juventude, amadurecimento, alegria, afeto, de quando se encontra em alguém o amor de sua vida. Histórias que merecem, sempre, ser compartilhadas."

Ste 09/04/2024

Não é sobre morrer, é sobre viver
É um livro lindo. Ele encara questões existenciais com senso de humor. Sobre perda e luto, ele não dá respostas, mas faz as perguntas certas.

É difícil encarar a finitude da vida, mas aqui, você pensa sobre isso sem aquela angústia pesada - ela é dividida com outras pessoas e acaba se tornando mais leve.

Amei entender o significado da capa e das cores. As personalidades de Margot e Lenni são ácidas e doces, deu vontade de conhecê-las pessoalmente.

O final foi inesperado pra mim, triste e lindo na mesma intensidade.

8/10

Cris Moraes 08/04/2024

Emocionante.
Logo de cara, percebi que a história apresentada tem mesmo um enredo duro, já que somos apresentados a personagens que lidam diariamente com prognósticos muito pessimistas de tempo de vida. Como vi em alguns comentários, é uma história de encarar a morte de frente, sem deixar de viver cada segundo que se tem da vida.
Apesar de ser uma história muito inspiradora e com personagens encantadores, eu não me apeguei muito à trama apresentada. Reconheço a força magnífica e a amizade dos personagens; a delicadeza de como são apresentadas algumas situações cruéis de quem se encontra em um estado terminal; a beleza e o encantamento das paixões verdadeiras que agarramos pela vida afora. Existe na narrativa toda uma doçura e toda uma poesia muito bonita de ser lida e de ser sentida.
Mas, eu não me agarrei tanto à história, por algum motivo que não sei bem explicar. Ou, talvez, a história de Lenni e Margot tenha me impactado tão fortemente que a sensação ainda seja de amortecimento e de ainda estar meio à deriva das emoções. Seja como for, valeu à pena ter feito a leitura.

Nay M. 06/04/2024

Sensível
Finalizei a leitura agora a pouco e gostei bastante. Não chorei, como vi muitos comentários de outras pessoas, mas me emocionei em alguns momentos. É uma livro sobre como encarar a morte, de encontrar amor onde você não espera. E eu simplesmente me encantei com a Lenni e com a história da Margot. Me encantei em como elas formaram um laço tão forte e bonito. ??

luizareading 30/03/2024

Que livrão!!!!!!
nossa esperava um livro triste e ganhei uma montanha russa, ri muito com a lenni, amei as historias da margot, chorei em varios momentos mas principalmente no final
amo livros que trazem uma visao diferente sobre religiao tb
enfim, recomendo muito

Andy Silva 27/03/2024

Meu coração tá partido ?
Refleti um pouco antes de pensar numa resenha para este livro.

Poucas são as histórias que mexem com os nossos sentimentos e trazem reflexões profundas sobre questões pessoais e sociais. Esse é um deles, talvez não intencionalmente.

É um livro forte mas ao mesmo tempo com enredo e personagens, leves. Tive muita dificuldade de ler, mas não por não estar gostando (a história é excelente), e sim porque, como disse antes, é um livro carregado emocionalmente.
Ao mesmo tempo que é forte, também tem toques de humor, e achei muito bom este equilíbrio.

Desde o primeiro capítulo, a gente se envolve e se emociona com a história da Lenni (e tentarei não dizer a causa para não soltar spoiler algum, acho que vale a pena sentir esses momentos). Achei legal como a autora trouxe questões existenciais, religiosos e sobre amor pra dentro deste enredo. Pra mim são os pontos fortes da história toda.

Termino dizendo que chorei MUUUUITO, e digo que se você estiver passando por um momento difícil, talvez este livro não seja aconselhado. Mas recomendo sua leitura em algum momento, pois a história é muito bonita e vale a pena cada lágrima que deixamos cair.

Nota 10/10 ??

Cristiano 23/03/2024

Um livro que todos deviam ler
O livro é simples. Sendo uma história que se passa majoritariamente no hospital, a narrativa é bem construída e nao é carregada de muitos plot twists ou de coisas muito diferentes. Mas é uma narrativa que de pouco em pouco vai te conquistando e fazendo você se apegar em cada um dos personagens.

Quanto a escrita, é uma leitura leve, mas não fluida. O livro não possui uma linha temporal sequencial (ele vai e volta em fatos). Também introduz diversas situações mas deixa o desenrolar a cargo do leitor, pulando para um tempo mais a frente. Gostei bastante desse modo de escrita, combina com a história.
A autora é praticamente uma poeta. O livro tem diversas passagens e diálogos dignos de serem registrados pra sempre.

Por fim, o final é de te deixar ao mesmo tempo triste e feliz, surpreso e conformado e apaixonado pela história.

Lety Valadares 23/03/2024

Lindo!
Lenni, uma jovem de 17 anos, está hospitalizada devido à leucemia, seu estado é delicado.
Ela conhece Margot, uma mulher de 83 anos. Juntas, participam de uma oficina de arte dentro do hospital, onde decidem pintar lembranças dos seus cem anos. (A idade somada das duas)
Lenni e Margot desenvolvem uma linda amizade, compartilham suas histórias e encontram conforto mútuo em meio aos desafios de saúde que enfrentam.

ArturDamas 22/03/2024

Caiu um cisco ?
Nas primeiras 50 páginas tive vontade de abandonar o livro, mas decidi insistir mais um pouco. GRAÇAS A DEUS POR ISSO. Depois desse começo meio lento, o livro tomou um ritmo frenético e eu quase não o consegui largar. Após a introdução de Margot (a personagem destaque pra mim nesse livro), as coisas ficam interessantíssimas. Porém Lenni é um destaque por si só também. É maravilhoso passear pelos anos de vida dessas personagens.
Outro ponto que eu tinha receio era de como a autora iria construir a relação dessa senhora de 83 com uma adolescente de 17, sem parecer forçada ou inverossímil, porém ela tirou de letra. Adorei toda vez que as duas interagiam, fluía de forma natural. O amor fraternal que as duas constroem, é de encher os olhos. Inclusive confesso que caiu um cisco no meu olho no finalzinho do livro.
Deve ser ressaltado aqui também a escrita maravilhosa da autora, Cronin conseguiu entregar tudo o que propôs, sem parecer clichê ou forçado.

Lari 22/03/2024

Uma amizade intergeracional e envolvente
Uma adolescente em estado terminal, uma senhora com um coração cansado, um padre que vai se aposentar e uma enfermeira nova... o que eles têm em comum? Laços que os une e mostram que para ser família, não é necessário genética. Uma família encontrada, escolhida a dedo, que transborda amor, cada qual à sua maneira, com seu cuidado e sua preocupação.

Uma escrita poética, tocante e envolvente. Um humor delicioso, uma história sensível, cheia de significados e muito reflexiva.

Você vai se irritar com Lenni, se aventurar com Margot, se encantar com a paciência do padre Arthur e se apaixonar por vários funcionários e pacientes do hospital.

Personagens fortes, palpáveis e comuns tentando fazer algo extraordinário; nos mostrando que uma amizade vai muito além do tempo, de nossa idade; nos revelando as coisas importantes da vida.

Uma leitura suave que aborda amizade, perdas, tristezas, encontros, reencontros, luto, fé, solidão, prazeres, medos, liberdade e, principalmente, o poder do amor!

Você pode demorar a chorar, mas não vai passar ileso!

Bina 20/03/2024

Leitura emocionante
Não tenho palavras pra descrever como esse livro me emocionou. O preço de amar é saber que um dia esse amor nos fará sofrer. Lenni e Margot, aprendi tanto com vocês, vou carregar suas histórias comigo, se eu tiver a sorte de poder envelhecer. Desejo a todos lerem este livro, tenho certeza que serão tocados de alguma forma. Nunca foi tão intenso, engraçado e triste ler 100 anos inteiros em um único livro.

Caroline.Brunoni 19/03/2024

Delicadeza pura
Duas mulheres, uma de 17 e a outra de 83 anos criam um lindo laço de amizade nas sessões de arteterapia de um hospital, então decidem pintar um quadro para os seus cem anos, juntas, de vida.
No desdobrar dessas pinturas, uma conta a outra sobre as suas perdas, tristezas, encontros... Suas histórias de vida.
Sem dúvidas, é um livro tocante, fofo e muito envolvente. ????

Ingryd 18/03/2024

Fui ler sem pretensões, esperando um romance fofinho e terminei com lágrimas nos olhos. Que livro delicioso, bem escrito. As duas protagonistas extremamente palpáveis. Eu amei conhecer a vida da Margot. Queria que elas tivessem mais tempo.

17/50 Lidos de 2024

Amanda 17/03/2024

Eu sinceramente não curti muito esse livro..... Esperava mais, talvez um final diferente sei lá, mas n gostei.