Os Cem Anos de Lenni e Margot

Os Cem Anos de Lenni e Margot Marianne Cronin

Resenhas - Os Cem Anos de Lenni e Margot

30/07/2021

??????
Mais uma história que merece 5 ? e mais uma ? plus.

Os cem anos de Lenni e Margot é o livro de estréia da escritora Marianne Cronin e ela já começou com um enredo super bem feito, que prende, imersivo e reflexivo. Uma das maiores reflexões do livro é sobre o estar morrendo ou estar vivendo. Afinal, o que estamos fazendo? Na mesma pegada do "copo meio cheio ou copo meio vazio", o livro trabalha a questão da vida e da morte como pontos de vista. Todos os dias deitamos para morrer um pouco mais ou deitamos para viver um novo dia amanhã? Prepare o lencinho e mergulhe de cabeça. A imersão total na história irá mudar sua forma de pensar na sua vida.

Lenas 26/06/2022

Que livro maravilhoso!!

Eu ri e chorei (sério, chorei de verdade)!
É triste e é lindo e está cheio das alegrias que as pessoas ao nosso redor nos trazem e do impacto que elas têm nas nossas vidas. Amei!

resenhasdajulia 03/09/2022

17+83=100
Lenni é uma adolescente de 17 anos, que possui uma doença terminal e, como uma forma de passar o tempo no hospital, ela começa a frequentar as aulas de arte terapêutica. E é lá que conhece Margot, uma senhora de 83 anos, que está esperando para fazer uma cirurgia.

A conexão entre as duas é imediata e quando Lenni percebe que, as idades delas, quando somadas, resultam em 100 anos, ela tem a ideia de fazer uma pintura para cada ano de vida das duas, e depois fazer uma exposição com as cem pinturas, que irão retratar memórias importantes dos anos que viveram.

Achei uma leitura fluida mas que, em alguns momentos, se tornou lenta. E achei que faltou equilíbrio na narrativa, porque conhecemos muito sobre o passado da Margot e pouco sobre ela no presente, e o contrário acontece com a Lenni, pois sabemos muito sobre ela no presente, mas seu passado não foi muito aprofundado.

No geral, eu adorei o livro, me emocionei em diversos momentos mas também me diverti durante a leitura.
DANILÃO1505 03/09/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

helodoll 07/02/2024

Os Cem Anos de Lenni e Margot
A obra não apenas atende, mas ultrapassa as expectativas, merecendo não apenas 5, mas muitas estrelas adicionais. Marianne Cronin, em sua estreia, tece uma trama envolvente, imersiva e reflexiva. O livro questiona profundamente o viver e o morrer, explorando perspectivas sobre o copo meio cheio ou meio vazio da vida. Entre risos e lágrimas, a obra traz uma narrativa rica em alegrias e impactos das relações humanas. A história de Lenni, uma adolescente de 17 anos, e Margot, uma senhora de 83, é uma jornada de vida contada através de cem pinturas, cada uma representando um ano de experiência. Embora a leitura seja fluída, há momentos em que a narrativa se torna lenta, desequilibrando a profundidade entre o passado de Margot e o presente de Lenni. No entanto, a obra é, no geral, uma emocionante e divertida experiência de leitura, revelando dores, alegrias e a beleza das relações intergeracionais.

_Augusto 23/08/2021

Mds, muito bom
Um livro com uma história fluida, simples e leve, não eh cansativa pelo contrário te da vontade de continuar e não parar, são poucos os que conseguem fazer isso.

As duas personagens são incríveis, toda a história narrada da vida de cada uma vai nos trazendo as dores que suportaram, por tudo que passaram, quem não chorar lendo essa história esta lendo errado kkkk, simplesmente muito bom.
abnara0 23/08/2021minha estante
como você conseguiu ler? tô doida atrás mas não tem no kindle, nem físico

Néia Barbosa 23/08/2021minha estante
Esse está na minha lista, mas estou tentando colocar os outros em dias até chegar nesse.

_Augusto 23/08/2021minha estante
Aby, Eu tenho assinatura na TAG, e esse foi o livro do mês de agosto.

_Augusto 23/08/2021minha estante
Eh muitooo legal, fura a fila e le ele, rapinho você termina e tão fluido que quando você perceber já terminou.

Néia Barbosa 23/08/2021minha estante
Estou lendo longo e claro Rio, mas li o de maio gostaria que você estivesse aqui, vou fazer isso ?

Alice 27/02/2022

Incrível
Livro super emocionante, porém leve e divertido ao mesmo tempo. No final, acho que desidratei de tanto chorar!!
?Em nome de minha própria vaidade, embaixo de minha estrela pintada, escrevi em tinta amarela e usando o pincel mais fino que encontrei, Lenni, aos 17 anos. Ao ver aquilo, Margot fez o mesmo. Ela escreveu Margot, 83. E então colocamos as duas pinturas lado a lado, duas estrelas em fundo escuro.?

?-Juntando nossas idades -eu disse baixinho-, temos cem anos.?

@vcdisselivros 26/08/2021

"Viver e morrer são mistérios e não dá para saber sobre eles até passar pelos dois"
O COMEÇO

Lennie é uma adolescente de dezessete anos, dona de uma personalidade e carisma únicos. Vendo assim pode-se dizer que ela é uma jovem cheia de vida, exceto que, segundo os médicos, a garota está à beira da morte.

“Ensaiamos para a morte toda noite, deitados no escuro e escorregando para aquele espaço de nada entre o descanso e os sonhos onde não temos consciência, não temos ego e nada poderia se abater sobre nossos corpos vulneráveis. ”

CENTENÁRIAS

É no mesmo hospital que Lennie conhece Margot, uma senhora de oitenta e três anos, rica em experiência de vida e dona de um coração rebelde. O encontro entre elas é intenso e imediato.

Somando a idade de Lennie e Margot as duas possuem cem anos, para comemorar esse marco, elas combinam de usar as aulas de arte terapêutica para criar uma exposição de cem pinturas, cada uma retratando uma memória importante dos anos que passaram.

SENTA QUE LÁ VEM HISTÓRIA

O protagonismo do livro fica por conta de Margot, pelos relatos de vida dela vivemos histórias de amor, amadurecimento, alegria e muitas situações que merecem ser compartilhadas.

POR FIM

A amizade entre pessoas de gerações tão diferentes são raras e quando acontecem se mostram belas e verdadeiras. A verdade é que talvez as duas nem tivessem se encontrado, não fosse o terrível acaso de irem parar no mesmo hospital.

No fundo sabemos que na vida nada acontece por acaso, Lennie encontrou em Margot a personalidade materna que sentia falta, enquanto Margot viu na menina a filha que nunca teve.

A obra de estreia da autora Marianne Cronin possui diálogos emocionantes, comoventes, mas com o passar das páginas o estilo “tranquilo” faz com que o livro não funcione para todos, deixando a sensação de uma leitura previsível e arrastada. Não se engane, ele diverte e entretém, porém fica por isso, deixando no ar que poderia ter sido algo mais.

Livrosdaja 18/10/2021

Um livro sobre amizade...
Amei essa leitura, Margot e Lenni parecem tão reais que a leitura flui. A Lenni me fez rir em muitos momentos ??

giom0 15/08/2021

Lenni e Margot
Ah que livro incrível!! Enrolei para ler, pois não queria que chegasse ao fim. Mas essa foi, sem dúvidas, uma bela obra sobre amizade e amor, em suas mais diferentes formas.

A narrativa, feita pelo ponto de vista de Lenni Pettersson, começa de fato no momento em que ela conhece Margot Macrae e percebe um fato interessante: as idades delas, quando somadas, resultam em 100 anos! E daí vem a ideia de fazer uma pintura para cada ano de vida das duas, 17 para Lenni e 83 para Margot.

Em meio às historias dos anos passados ? algumas engraçadas, outras tristes ? podemos acompanhar o crescimento da amizade entre Lenni e Margot, ao mesmo tempo em que a jovem cria laços com o Padre Arthur, a Enfermeira Nova e Pippa.

?(?) Eu poderia esperar para sempre pelas histórias de Margot.?

O enredo traz cenas lindas e tocantes, explorando as relações entre os personagens de uma forma maravilhosa, além de ser uma escrita leve, envolvente e profunda.

Recomendo muito a leitura!! Sem dúvidas é uma linda história, com cenas de partir o coração, mas também muitas outras incríveis e com ótimas reflexões!!

?Fique de olho no céu hoje (?) vai acontecer um evento astral único.?

Deise 22/03/2023

Não dava nada pra esse livro, mas me fez sorrir, chorar e refletir sobre a vida e principalmente a morte. Não recomendo a leitura se estiver esperando um livro com reviravoltas e plots, porque não tem. Mas se quer refletir sobre a vida, amizade, amor, luto e aceitação super recomendo. Porque é lindo!
Me destruiu, então é 5 estrelas e favoritado!

?? E, Lenni, quando chegar ao céu? ? ele disse. Ela abriu os olhos. ? Infernize todo mundo.?

ClarissaComim 15/08/2021

Lindo!
Livro lindo sobre a amizade de uma garota de 17 anos e uma senhora de 83 anos. Ambas percebem que juntas, viveram 100 anos! A partir daí a história se torna uma semana sobre morrer e viver

Jakee 15/03/2023

Lenni & Margot estão no meu coração
Que leitura maravilhosa! Uma menina de 17 anos e uma senhora de 83 anos ganharam completamente o meu coração. Essa leitura foi leve mais ao mesmo tempo muito profunda.
Eu pensei que iria chorar mas não foi dessa vez kkkkkk
Essa história mexeu tanto comigo que durante o dia eu me pegava pensando nela e quando estava chegando no final não queria que terminasse.
Recomendo MUITO essa leitura. Apenas leiam!
Regis 15/03/2023minha estante
Ótima resenha. ? ??

Jakee 15/03/2023minha estante
@Regis Obrigada ????

Leo Lima 12/10/2021

Tocante
Esse foi o segundo livro da minha vida que me arrancou lágrimas, nunca pensei que choraria tanto com um livro e que este me marcaria tanto como foi com ele.
Ele literalmente veio para me mostrar o lado da vida que a gente não quer ver e se recusa a aceitar.
Também veio com muito graça e cheio de carinho mostrar que tudo é só um ponto de vista e que uma pessoa pode iluminar a vida da outra sem se dar conta.
Super recomendo para quem quer uma leitura maravilhosa!

Gaby 10/02/2022

Não sei descrever o tanto que gostei desse livro. Lenni e Margot me cativaram desde o começo, assim como os personagens secundários. O final era esperado e, acho que justamente por isso, eu meio que não queria acabar de ler. No final eu só chorava enquanto lia, desidratei kkkkkk
É o primeiro livro da autora, espero poder ler outros livros dela no futuro.

Maira 31/07/2022

quanto amor (e choros) cabem em cem anos?
desde quando recebi a indicação do livro soube que tinham grandes chances de eu gostar. mas a real? eu amei, me apaixonei por Lenni e Margot como se fôssemos amigas de longa data. a história é emocionante e muito delicada ao refletir sobre morte ? mas principalmente sobre vida, amizades, companheirismo, tristezas da vida e recomeços.

?Queremos que as pessoas nos conheçam, conheçam nossa história, saibam quem somos e quem seremos. E, depois que formos embora, saibamos quem fomos.?