Nem tudo está perdido

Nem tudo está perdido Dra. Kathleen Smith

Resenhas - Nem tudo está perdido

Daniel Moraes (Irmãos Livreiros) 16/09/2021

Nem tudo está perdido, de Kathleen Smith
“Nem tudo está perdido”, escrito pela Dra. Kathleen Smith, publicado pela Buzz Editora, é um livro que aborda a ansiedade, uma realidade que atinge 20% da população brasileira, segundo estudo realizado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, a FMUSP. Se você é ansioso, esse livro é para você!

A obra é divido em quatro partes contendo:

1) Seu eu ansioso;
2) Seus relacionamentos ansiosos;
3) Sua carreira ansiosa;
4)Seu mundo ansioso.

Segundo a Dra. Kathleen Smith, tudo é sobre você. Nada é sobre o outro, mas sim, sobre você. O foco em si mesmo permite que você necessita observar seu comportamento, avaliar o que está fazendo e o está deixando ansioso. Interromper o que lhe deixa irritado, apreensivo ou até mesmo angustiado, por conta da ansiedade. E claro, encontrar meios que aliviem essa ansiedade que lhe consome. Basta olhar para o lado que irá encontrar.

A Dra. Kathleen Smith saliente que você sempre deve avaliar o seu comportamento:

“É preciso olhar com rigor para o que se está fazendo para controlar sua ansiedade e se perguntar: é essa a pessoa que eu realmente quero ser?”

Misturas de sentimentos e informações que rodeiam sua vida pode lhe transformar em uma pessoa mais ansiosa quando confrontado por situações que provém de sua família, ou mais direto através da cobrando dos pais.

Uma vida ansiosa pode lhe afastar de seu círculo de amizade, ou até mesmo do namoro que por sinal está tudo bem e caminhando a vento e polpa. Saber mensurar o comportamento calmo e tranquilo do(a) namorado(a), pode tirar da zona de conforto, ou melhor, da zona de ansiedade. Dessa forma terá uma vida harmoniosa consigo e com seu círculo social.

Atributos que acarretam a vida ansiosa pode interferir no comportamento de uma pessoa ansiosa. Saber receber feedback do chefe no emprego ou desencadear uma crise de ansiedade, porém, com maestria, poderá lidar com a visão do líder.

Em suma, “Nem tudo está perdido” foi publicado com um único intuito: ajuda-lo a repensar em suas atitudes ansiosas que irá contribuir para ter harmonia entre os familiares, seus amigos e tornar seu relacionamento duradouro.

Não deixe a ansiedade sabotar sua vida.

Confira a resenha completa no blog Irmãos Livreiros:

site: bit.ly/iLPost1108

Leandro137 24/10/2023

[Nem] tudo está perdido
A autora, uma terapeuta, apresenta em cada capítulo um conflito narrado pelos pacientes que atendeu e aborda como a ansiedade afeta a vida de cada um deles. A terapia a qual Kathleen Smith desenvolve, está baseada nas teorias do psiquiatra Murray Bowen. Este observa a ansiedade que se apresenta nos fatos, mais precisamente, nas relações as quais as pessoas se inserem e destaca a necessidade de encontrar o que ele define como "diferenciação", a "capacidade que alguém tem de estar em contato com outras pessoas enquanto mantém a capacidade de pensar por si mesmo."

Está fortemente presente nesse tipo de teoria a ideia de que devemos construir um "eu sólido", verdadeiro, que nos defina da forma mais real possível. Segundo a autora, somos muitas vezes levados a agir de acordo com um "pseudoeu", um "eu" que desenvolvemos para agradar as pessoas e para nos enquadramos naquilo que as pessoas ao nosso redor aceitam e estimam. Esse "pseudoeu" acaba gerando muita ansiedade na forma de como nos relacionamos com as pessoas. Assim, aponta que devemos definir os princípios e valores que guiam nossas decisões a fim de que possamos melhorar a relação que temos com os outros e amenizar nossa ansiedade.

A autora, aponta algumas estratégias que a ansiedade nos obriga a adotar nas relações que temos com os outros, para que se "sintamos mais tranquilos". Dentre elas está: a distância (afastamento das pessoas que nos deixam ansiosos), os triângulo (fofocas e desabafos acerca das pessoas que nos deixam ansiosos) e super/subfuncionamento (fazer as coisas pelos outros ou deixar que os outros façam as coisas por nós). Essas estratégias que a ansiedade nos leva a adotar gera uma tranquilidade passageira, não resolve os conflitos e faz a ansiedade aumentar depois de um tempo.

Gostei muito desse livro por causa de quatro motivos:
1°) A autora mostra a ansiedade não como algo a ser combatido. Devemos, como ela diz, convidar nossa ansiedade para se sentar conosco e tomar um café. A chave é entender como lidar com ela, já que ela estará presente, quer ou não, em alguns momentos.
2°) O livro não pretende proporcionar a cura da ansiedade a nenhum leitor. Não há a presença de frases sencionalistas dizendo que é possível fazer o impossível.
3°) Os exemplos dos casos dos pacientes que a autora traz, demonstram a aplicabilidade da teoria na prática, de forma concreta, real e sem filtros.
4°) Pude me manter atento em praticamente todo o livro. A leitura é simples e cativante. Não tem partes cansativas ou muito confusas.

Achei o livro realmente muito bom. Ele aborda a ansiedade nas mais variadas situações cotidianas, como na família, com parceiros, amigos, no trabalho, em relação à carreira, redes sociais, liderança, entre outras.

Helena201 15/11/2023

Merece mais reconhecimento!
Li esse livro pela indicação de uma amiga e AMEI! São abordados diferentes áreas da vida (trabalho, relacionamento, família, internet) onde podemos ter ansiedade.

A autora conta a história de alguém paciente e depois nos trás questionamentos e "lições de casa" que são as partes mais incrível! Ao fim de cada história, sempre há perguntas sobre comportamentos que devemos observar, avaliar e interromper, além de saber quais princípios nos guiam.

Li o livro por quase 2 anos, e é o tipo de leitura que precisa ser feita sem pressa e que é imprescindível que as atividades ao fim do capítulo sejam feitas e que tenhamos tempo para refletir. Quando menos esperava, eu já estava trazendo e aplicando os conhecimentos do livro pra minha vida pessoal.

Super recomendo! Leitura fácil e que agrega muito!

Dani Veiga 21/01/2024

Importante e esclarecedor
Esse livro tem uma pegada bem informativa e embasada dos mecanismos que a ansiedade usa para destruir nossa saúde mental, e a de pessoas ao nosso redor. Ele elucida que é de suma importância conhecer suas auto sabotagens em relação a suas atitudes que possibilitam dificuldade em todas as esferas da vida. São erros sutil que o ansioso comete que torna a jornada de vida cada vez mais desafiadora e menos prazerosa.
A manutenção relações saudáveis se da a partir de uma auto regulação emocional e uma reparação de atitudes impulsivas e desfincionais.
Estar em um ambiente saudável e relações saudáveis precisa de uma atitude ativa de cada um de nós. E de estar sempre aprimorando habilidades e regulações funcionais. O livro deixa claro a nossa necessidade de ter auto responsabilidade sobre as partes de nossas vidas que estão nos incomodando. O caminho e primeiro aprender a ser responsável por si mesmo.