Pessoas altamente sensíveis

Elaine N. Aron

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Lara.lua 29/03/2024

Ser sensível não é um problema
Este livro me fez entender meus aspectos internos e aprender com eles e várias lições durante a leitura

Camila 17/03/2024

Um afago
Pela primeira vez me senti parte de algo, compreendida por inteiro, uma pessoa normal. muitos aspectos da minha vida como uma pessoa altamente sensível se esclareceram à luz das informações desse livro, que é do começo ao fim didático e responsável. não é um simples livro de auto-ajuda, principalmente pelo caráter mais explicativo dele; considero um livro de conhecimentos, mesmo. acho importante ler com consciência e filtrar o que for pertinente, mas com certeza vale a leitura, se te chamar a atenção!

sammi_ramiro 10/03/2024

bizarro o tanto que me identifiquei nesse livro (e é muito bom saber que não sou só eu).
achei que é um livro bem cansativo de ler.

Thaisdv 08/03/2024

Resenha Pessoas Altamente Sensíveis - Elaine N. Aron
Desde que comecei meu processo de autoconhecimento, venho percebendo as coisas de forma mais racional na minha vida, e uma delas é relacionada a sensibilidade. Por diversas vezes tive lembranças de minha infância e adolescência que são indicativos desta qualidade. E assim, desde quando cruzei com este livro fiquei ansiosa para validar certas percepções acerca do meu cotidiano e buscar obter mais conhecimento sobre este assunto que possa ser útil para minha experiência com a vida.
Durante todos os dias nós somos bombardeados por estímulos, que despertam o nosso sistema nervoso, captando a nossa atenção. Estes são percebidos tanto do ambiente externo, quanto do interno e podemos perceber a variabilidade dos estímulos quanto a intensidade ou a sua duração, sendo que cada pessoa pode experienciá-los em diferentes significados e contextos.
Frequentemente nos acostumamos com estímulos, e assim, acreditamos que determinados estímulos não têm mais efeito sobre nós, entretanto começamos a nos sentir cansados e exaustos. Em um nível consciente acreditávamos estar tolerando algo que na verdade nos exauria. Mesmo estímulos que identificamos como familiares, podem levar uma pessoa altamente sensível (PAS) a ter a necessidade de se isolar ao fim do dia, sendo que qualquer estímulo extra pode ser uma gota d’água, pois todo esse acúmulo excitatório nos gera estresse.
Tendo conhecimento de como nós funcionamos frente a estímulos excitatórios, podemos adotar algumas estratégias físicas como: sair da situação, fechar os olhos, fazer intervalos, dar uma volta ao ar livre, acalmar a respiração, corrigir a postura e até mesmo dar um sorriso. É impressionante como esquecemos de nos regular com essas atitudes simples, que podem nos afastar fisicamente do evento estressor. Precisamos acolher as nossas necessidades e nos protegermos dos excessos.
Identificar os eventos e saber como amenizar os seus efeitos, faz parte do processo de amadurecimento e assim vamos desenvolvendo a capacidade de encontrar nossos abrigos, dos mais tangíveis para os intangíveis. Para isso podemos nos conscientizar melhor dos limites, daquilo que permitiremos a entrada e mantendo de fora aquilo que não faz sentido. E assim vamos desenvolvendo a habilidade tanto para controlar, afastar e até mesmo amenizar os estímulos presentes em nosso ambiente.
Os PAS são propensos a identificar todos os detalhes frente uma experiência ameaçadora, principalmente por diversos traumas oriundos da infância. E por esse motivo, muitos PAS têm dificuldade em identificar do que gostam ou não, do que aquilo que lhe fizeram acreditar que você deveria gostar. Ser sensível ao desconforto, a desaprovação fez com que provavelmente tentasse seguir todas as regras com perfeição e tendo muito medo de errar. Ser tão bom assim, o tempo todo, pode ignorar muitos de nossos sentimentos humanos normais, como a irritação, frustração, egoísmo, ira. Essa ansiedade em agradar os outros, pode necessariamente ignorar as nossas próprias necessidades, e por consequência alimentar mais ainda a raiva. Esses sentimentos são tão assustadores que muitos preferem enterrá-los, pois trazê-los à tona se tornaria mais uma fonte de temores.
Ao terminar o livro, fica a sensação de que mais um passo foi dado em busca do autoconhecimento, as perspectivas ficam mais claras e melhoramos nossa percepção de controle. Este livro entrega muitos exemplos de pessoas, em diversas ambientações como: saúde e estilo de vida, infância e adolescência, relacionamentos sociais, trabalho e relacionamento íntimo. Os quais podem nos guiar e melhorar nossa interação nestes variados ambientes. Por fim, caso tenha se identificado com algo, recomendo a leitura deste livro, que por mais específico que seja a identificação, pode obter um conhecimento muito valioso de como nós funcionamos e também que se sinta acolhido, pois aquelas coisas invisíveis que sempre sentimos, passa a ter um sentido.

Roberta 29/02/2024

Excepcional
Recomendo a leitura para aqueles que gostariam de saber mais sobre o traço de personalidade chamado "alta sensibilidade".
Me ajudou muito a repensar meu jeito de ser, compreendendo melhor minhas necessidades e capacidades. Certamente transformador!

Stephanie 22/02/2024

Necessário
Não somos antissociais, introvertidos, tímidos, e muito menos "esquisitos" . Somos altamente sensíveis.
Quando a gente se conhece não permitimos que outras pessoas nos rotulem e digam quem somos.
Livro extremamente importante para quem tem esse traço de personalidade. Poder entender o que sentimos e a forma como reagimos em determinadas situações nos trás um alívio em perceber que não somos estranhos, somos apenas diferentes. E que essa diferença pode ser boa se aprendermos sobre ela.

Dani 04/01/2024

Um daqueles livros pra ter na cabeceira e reler de vez em quando. Tanto para quem se identifica (como eu) quanto para quem tem interesse e curiosidade a respeito do comportamento humano.

Jamile.Anjos 18/12/2023

Esse livro é um abraço! ????
É de uma sensibilidade e empatia tão grande que provavelmente irei reler.

Ueslei 13/12/2023

Auxílio preliminar
Este é um bom livro para alguém se iniciar nas leituras sobre as recepções e comportamentos socio-individuais. Não pode ser interpretado como um meio de diagnosticar especificidades da existência, tão somente como um apoio para as inquietações ou aprimoramento. Vale a leitura feita com cautela e zelo.

Karinna.Zarro 11/12/2023

É inacreditável que este livro já tenha 25 anos e só agora vejo esse tema das pessoas altamente sensíveis chegando ao Brasil. É muito importante quando encontramos uma razão pra nossas atitudes e pensamentos, a vida toda parece finalmente fazer sentido.

Ariana 10/12/2023

Este livro apresentou muitas explicações sobre o meu jeito de ser, que sempre julguei ser "estranho". Em Pessoas Altamente Sensíveis, a autora explica detalhadamente cada característica desse tipo de pessoa, assim fazendo eu me sentir acolhida e não mais "estranha". Existem muitos como nós espalhados pelo mundo, para o bem da humanidade ???.

Lu Persuhn 08/12/2023

Defeito ou privilégio?
Um livro onde você pode identificar se você é ou não uma Pessoa Altamente Sensível, onde você descobre e conhece os detalhes de quem o é, os graus diferentes que existem, uma variedade de informações que vão ajudar tanto a PAS, e também aqueles que convivem com as PAS.
PAS vêem a vida de outra forma, todas as suas sutilezas e nuances, percebem coisas que a maioria não, e são em sua maioria muito espirituais e reservadas.
Sua única desvantagem é conseguir lidar com o excesso de estímulos internos e externo. Uma Criança Altamente Sensível precisa aprender a lidar com o excesso de estímulos emocionais, o que vai ajudar ou prejudicar a sua vida adulta, tudo depende do ambiente em que crescer.
Uma descoberta fantástica, e que espera-se acabar com o preconceito da sociedade, em relação a pessoas reservadas, relacionando à timidez, vergonha, e inibição.
Sandra Rosa 12/02/2024minha estante
Preciso desse livro! Troca comigo?

kito 03/12/2023

Não sei na real vei o final foi ficando tão? nao sei bem o que fazer com o que eu li até porque eu não tenho certeza de nada
Sandra Rosa 12/02/2024minha estante
Troca comigo?

Maria Paula 27/11/2023

Um tempo atrás, eu abandonei o livro por não gostar da escrita da autora. Continuo não gostando muito, mas reconheço que é uma leitura essencial tanto para PAS quanto não-PAS, que podem compreender um mundo diferente e até mesmo ajudar alguém próximo, já que todo mundo conhece pelo menos uma PAS mesmo que a própria não saiba exatamente que o é. Ela sabe apenas que é ?diferente?, e muitas vezes não conseguirá elaborar para além disso sem ajuda.
Em um mundo que se fala cada vez mais de saúde mental e com aumento de diagnósticos de ?transtornos?, é essencial buscar perspectivas alternativas como a do livro, que procura compreender e fornecer ferramentas para administrar a hipersensibilidade, presente em um número maior de pessoas do que se imagina e cuja causa é inata, a partir do sistema nervoso. Não é errado diagnosticar alguém com um transtorno, mas pode ser limitante, por isso um livro como este é tão importante para o debate sobre saúde mental. Com linguagem acessível, exemplos e atividades práticas, pode ser lido por qualquer pessoa interessada no tema sem a necessidade de conhecimento técnico, uma vez que tais informações estão contidas no livro de uma maneira muito fácil de compreender.

Alini10 05/11/2023

O livro é escrito, preparado com embasamento e responsabilidade. Para quem se identifica com as características e situações descritas será uma boa leitura, daquelas para revisitar. E pode auxiliar em processo de análise terapêutica.

1 | 2 | 3 | 4 | 5