Conversas corajosas:

Conversas corajosas: Elisama Santos

Resenhas - Conversas corajosas:

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Cristiano 11/04/2024

É um livro interessante, de reflexão, me ajudou muito a pensar!

Saber que não somos super heróis as vezes é o meia difícil, porque sempre pensamos em nossa ignorância que somos! Podemos errar, acertar, todos temos nossa "criptonita", nosso "calcanhar de Aquiles", simplesmente somos humanos e como tais vulneráveis.

Ser vulnerável, não me define como boa ou má pessoa, mas sim como um ser em mutação.

A leitura me permitiu mudar de rota em minha vida, no trabalho, e o melhor de tudo, não me trouxe certezas, mas sim reflexões!

Priscila.Aline 03/04/2024

Conversas corajosas Elisama Santos

precisamos saber o que queremos para saber os nossos limites em nossas ne?ociações.

*****

PRIMEIRO EU A import?ncia ?e con?ecer os próprios limites e o que realmente importa para você

*****

Responsabilizar o outro pelo que sentimos é a consequência ?ireta ?esse pensamento. Nesse jo?o ?e responsabili?a?es, ?eixamos ?e assumir o compromisso pela responsabili?a?e com nós mesmos. Enten?emos que a?ivin?ar os nossos pensamentos e necessi?a?es é uma prova ?e amor e vivemos tentan?o a?ivin?ar os pensamentos ?o outro para provar o nosso valor.

*****

?az muito senti?o que o primeiro passo para vivenciar a comunicação não violenta seja observar sem jul?ar, porque os nossos jul?amentos são apenas isso, jul?amentos.

*****

expresse o que precisa sem rotular a sua irmã. Nin?uém é uma coisa só.? Ele, c?eio ?e raiva e no au?e ?os seus 7 anos, ol?ou para a irmã e ?isse: ?V ocê é insuportável, c?ata e mentirosa!

*****

Atender e ?azer o que o outro quer, acreditando que não tem opção.

*****

Conse?ue perceber que, quan?o você ?az al?o porque tem que ?azer, al?uém pa?a o preço?

*****

Interpretar o pedido como ?alta de cuidado e brigar para se de?ender.

*****

?erimos e saímos ?eri?os ?e trocas assim.

*****

Dizer não de maneira empática e respeitosa.

*****

estamos conecta?os com nosso coração e assumimos a responsabili?a?e ?e cui?ar ?ele em vez ?e cobrar que o outro o ?aça.

*****

Escol?er aten?er o pe?i?o, assumin?o a responsabili?a?e pela escol?a.

*****

quan?o escutamos as nossas necessi?a?es conse?uimos cui?ar mel?or ?o outro e ?e nós.

*****

Faça pedidos a?irmati?os. Peça o que quer e não o que não quer.
Pe?i?os ne?ativos ?eixam em aberto o que realmente ?esejamos.

*****

Apesar ?e parecer óbvio, não é. Nunca é. E o óbvio precisa ser ?ito.

*****

A responsabili?a?e pelo que se ?az e ?ala é ?e quem ?az e ?ala, jamais ?o outro.

*****

Demonstrar limites, sobretu?o nas primeiras vezes, é extremamente ?escon?ortável. E você suporta li?ar com esse ?escon?orto, porque não ?á mu?ança sem incômo?o.

*****

o c?anta?ista vai pressionar. V ai ?izer que não po?e esperar, que é ur?ente. Respire. V ocê suporta li?ar com os seus me?os.
Ele/ela suporta li?ar com os ?ele/?ela.

*****

Por que ro?ávamos no mesmo assunto, sem sair ?o lu?ar?
Observan?o meus pensamentos, percebi que eu não queria encontrar uma solução com ele, eu queria impor a min?a. Estava ma?oa?a e queria um ?sim, amor, você está certa!?,

*****

Não quero que você passe a ?esacre?itar nos ?esí?nios ?o coração, mas que perceba que as borboletas no estôma?o e o coração acelera?o não serão capazes ?e ?arantir o ?elizes para sempre. Quan?o o encantamento ?elirante ?o início ?os relacionamentos passa, ?icamos com al?o menos eu?órico, entusiasma?o e intenso. ?icamos com o ?ia a ?ia, com o arroz com ?eijão, com a ?ecisão ?e quem vai pe?ar as crianças na escola ou ir à ?eira comprar as ?rutas ?a semana. E, nessas con?ições, nos ?rustramos com o ser real, imper?eito e na?a arrebata?or com quem nos relacionamos. V emos os seus ?e?eitos com lentes ?e aumento, e o que parecia uma quali?a?e começa a ser um ?e?eito irritante. A ?orça e a cora?em ?ela, que tanto encantavam e animavam, a?ora su?ocam e parecem uma impulsivi?a?e irresponsável.

*****

O amor que não pe?ia na?a em troca (ou pelo menos não ?everia pe?ir) ?icou na in??ncia, nos anos em que os nossos pais nos alimentavam, levantavam ?urante as ma?ru?a?as para acalentar os c?oros e cui?avam ?os joel?os rala?os. O amor a?ulto pe?e o nosso es?orço e a nossa capaci?a?e ?e troca. Pe?e e ?á. I?ealizar al?uém que seja exatamente como precisamos é an?ar a passos lar?os em ?ireção a intensas ?rustrações.

*****

ca?a ?esenten?imento, ca?a ?não? ?ito se tornam al?o absolutamente pessoal, uma prova ?e que não combinamos, que não ?amos certo, que o amor ver?a?eiro, a relação ?e paz e tranquili?a?e que tanto merecemos estão a nos esperar na próxima esquina, na próxima pessoa que encontraremos assim que essa, absolutamente imper?eita, sair ?o camin?o.

*****

você precisa mostrar para as pessoas como a?ir com você, ?o que você ?osta e ?o que não ?osta, o que mac?uca e o que cui?a, porque nin?uém tem a obri?ação ?e con?ecer to?as as nossas ?ores, to?os os nossos roxin?os emocionais.

*****

Talvez seja mel?or pe?ir a compan?ia ?e outra pessoa para ir ao s?ow ?aquela ban?a que você ama, em vez ?e ter a sua noite arruina?a por al?uém mal-?umora?o que pre?eria estar senta?o no so?á ven?o Net?lix. Talvez seja mel?or revezar os momentos ?e ?iversão in?ivi?ual, enquanto o outro cui?a ?as crianças, em vez ?e ?icarem os ?ois constantemente irrita?os e su?oca?os pela imensa responsabili?a?e ?e manter um ser ?umano vivo e sau?ável.

*****

Se não me observo, se não penso e respiro ?un?o, vou automaticamente para o meu pa?rão ?e bri?ar, ?ritar, exi?ir e tentar ?espertar o me?o nas pessoas.

*****

Deixe o consel?o para o momento posterior à escuta. V ocê vai ver que, muitas vezes, ele se torna ?esnecessário.

*****

Esqueça o interro?atório. Abra espaço para que a pessoa ?ale o que precisa, na or?em em que precisa.

*****

se sua intenção é convencer o outro, é mel?or evitar esse ?iálo?o.

*****

Prepare-se para perguntar mais e a?irmar menos.

*****

Qualquer ilusão ?e controle ruía em min?a rotina. Acontece que eu não ?osto ?e não ter controle. Não ?osto ?a sensação ?e vulnerabili?a?e que a ausência ?e controle traz. Não ?osto ?e não ter planos, ?e não saber o que ?azer. Não ?osto ?e não ?azer na?a.

*****

Quanto ?e ener?ia você tem ?asto buscan?o manter a absur?a promessa ?e que na?a vai acontecer? Que conversas tem evita?o, ?e que assuntos tem ?u?i?o, ?e que encontros tem ?esvia?o? Quanto ?a sua ?orça real tem anestesia?o buscan?o entorpecer a ?or?

*****

As conversas mais importantes ?a sua vi?a vão escancarar as suas vulnerabili?a?es. Vão apertar seu coração e ?azer você per?untar a si mesmo se não é mel?or ?eixar tu?o como está. Não ?averá ?arantias. Nunca ?á.

Le_deleitura 12/03/2024

Estamos, na maior parte das vezes, achando que o outro não pensa o que está dizendo, e criamos histórias sobre o que realmente quer. Projetamos no outro cada palavra que não dizemos em nossas trocas. Ficamos mais defensivos e reativos. Tentamos decifrar os códigos por trás de cada gesto, olhar, bocejo. E reagimos às conclusões da voz contadora de histórias em nossa cabeça. Esquecemos que o nosso ponto de vista é apenas a vista do ponto onde estamos, e nos perdemos em nossos julgamentos e medos.

?A autora nos orienta a compreender o verdadeiro significado da coragem e como esse atributo pode direcionar nossas ações. Além disso, Elisama nos mostra a importância de conhecer nossos próprios limites e identificar o que realmente valorizamos em nossas relações.

Em meu perfil do Instagram @le_deleitura compartilho mais sobre os livros que leio

Jackeline.Oliveira 05/03/2024

O livro é ótimo, uma leitura que te prende muito!
Durante todo o livro a autora vai mostrando a importância de reconhecer e aceitar os seus sentimentos, para que assim possa mudar seu comportamento e melhorar a sua comunicação. Isso não quer dizer que ela incentive a positividade tóxica, mas que é possível de forma madura comunicar aquilo que sente e pensa, sem ferir o outro nem a você.

adjalina.menezes 29/02/2024

Este livro de Elisa Elisama é o mais voltado para a comunicação não violenta, apesar de ela abordar o tema em outras obras suas. A escrita é muito fluída e vc se sente numa conversa . Vale a pena

Francieli 27/02/2024

Uma leitura agradável
Como o título sugere, o livro trás reflexões sobre comportamentos e pensamentos do dia a dia. É uma leitura agradável, reflexiva. Trás uma visão pessoal bem marcante da autora, o que ao mesmo tempo é bom, também é ruim? tive uma percepção de alguns trechos falando sobre preconceito e julgamento de forma preconceituosa e julgadora (minha percepção pessoal). Mas esses trechos não influenciam na percepção total do livro, que é muito bom.
Recomendo a leitura.

Kaju 21/02/2024

Este livro deveria ser leitura obrigatória em escolas.
Elisama acolhe, ensina, reflete sobre a comunicação em todos os tipos de relação e nos faz ter um olhar pra dentro ao invés de julgador.
Exemplos perfeitos, objetiva e direto ao ponto. Amei!

Danilo 16/02/2024

Não fuja de conversas difíceis!
A Elisama fez um livro que foi bem necessário pra mim. Ela trouxe coisas interessantes, como a criação faz com que possamos mostrar (ou não) os nossos sentimentos, como dialogamos, como fazemos chantagens. Como isso é diferente entre homem e mulher.
A importância de estabelecer seus limites, de não querer controlar tudo. E de conseguir ter a coragem para conversar (e não impor) sobre temas difíceis.

babigrrrl 08/02/2024

Traduz sutilezas de forma impecável
Passei quase um ano ensaiando ler esse livro. Cheguei a dar o ponta pé inicial algumas vezes, mas nunca dava sequência. Acho que não era o momento certo porque o conteúdo não me prendia (e confesso que eu tinha um pouco de "preguiça" da CNV também rs).

Eis que, no fim do ano passado, comecei a entrar numas reflexões sobre o quanto eu fugia de conversas difíceis, ao mesmo tempo em que, cada vez que elas rolavam, eu me sentia mais leve e até fortalecia relações. Foi aí, com esse ímpeto, que eu decidi dar mais uma chance ao livro de Elisama Santos. Essa, com sucesso: uma leitura leve, fluida, natural, emocionante e até meio engraçada, às vezes. E tão rica, tão cheia de sutilezas, que me fez olhar pra mim mesma sob uma outra perspectiva.

Se eu esperava começar o meu ano com um guia de como ter coragem para iniciar e desenrolar conversas difíceis, digo que consegui isso, sim, e muito mais. Foi uma leitura que me fez sair outra pessoa depois dela. Porque ela admite as complexidades dos sentimentos e ações humanas, e ao destrinchar e exemplificar possíveis motivações, torna o complexo muito mais simples e palpável. Te faz refletir, mas também dá ferramentas para romper padrões de comportamento.

Uma delícia de leitura, muito preciosa, que eu indico demais!

tainacarolino 07/02/2024

- o quanto eu me emocionei com esse livro não está descrito, me senti no divã. um livro que me fez compreender que muito do que dizemos sobre o outro reflete mais em nós mesmos e em nossas angústias e sofrimentos. um livro que nos faz perceber que as palavras que não são colocadas para fora viram um misto de sentimentos ignorados e enterrados. é necessário muita coragem para ter conversas corajosas, é preciso coragem para ouvir também o outro de forma empática e sem julgamento de maneira sensível. um dos melhores livros que já li.?

Giacomet1 14/01/2024

Livro agradável
O primeiro livro que li da Elisama foi "Mesmo rio". Gostei muito da escrita dela e resolvi ler "Conversas corajosas" por causa da autora. Em geral, não gosto muito de livros de auto ajuda. Mas não é esse tipo de livro.
"Conversas corajosas" é um livro muito agradável e rápido de ler. A cada dica do livro, ela amarra histórias de vidas que nos identificamos de alguma forma ou que entendemos por já termos visto nos nossos diversos relacionamentos. Não é que vc vai ler o livro e aplicar tudo que ela fala automaticamente, mas ficam as mensagens de escuta, empatia, compaixão e autoconhecimento.

Leandro506 31/12/2023

É um prazer ler Elisama Santos. Me encontrei em vários momentos, em especial o maravilhoso capítulo que fala sobre ?Eu, você e nós?, assunto que trato com frequência em minha prática clínica como psicólogo.

Maryane27 22/12/2023

Saiba a razão pela qual nasceu humano, não uma cadeira
Minha primeira leitura de auto ajuda, e uma ótima recomendação.

Elisama me mostrou o significado de ter relações verdadeiramente humanas. Por vezes, esquecemos que seres humanos são falhos (inclusive nós mesmos) e que essa é a real dádiva da vida e das relações. O que seria de mim se não pudesse ver o mundo através dos olhos dos outros?
Toda decisão importante da vida surge através de uma conversa.

"Não dá para viver sem sentir. A opção sem sofrimento, angustia, frustração e decepção não veio de série e você não pode pedi-la como quem dispensa as fritas para acompanhar o hambúrguer."

Suelem.Feitosa 07/11/2023

Difícil
Conversas por si só são difíceis, imagina dizer o que realmente você sente e o que machuca você?
Muitas vezes é necessário falarmos o que nos machuca, porém isso não quer dizer que devemos machucar a outra pessoa.

Jubs 10/10/2023

Esse livro deveria de chamar: Como se relacionar como um ser humano decente.

Como é difícil se relacionar sem reproduzir alguns comportamentos péssimos, mas o texto nos mostra que é possível.

1 | 2 | 3 | 4 | 5