Conversas corajosas:

Resenhas - Conversas corajosas:

1 | 2 | 3 | 4 | 5

@dnihbook 28/12/2022

Necessário
Esse livro consertou coisas em mim que eu nem sabia que estavam quebradas.

No início achei que fosse um livro focado na educação positivas de crianças , o livro aborda sim essa questão e como é importante criarmos nossas crianças para serem corajosas, resilientes e que consigam conversar sobre seus sentimentos mas foca também em como a falta disso modifica a capacidade de se comunicar, sentir e ter coragem no futuro.

E foi isso que me marcou tanto. As vezes achamos que não temos traumas, mas lendo o livro pelo menos umas 5 coisas temos no nosso passado que moldaram o jeito como somos hoje. E apesar de não lembrar com detalhes do passado deixaram marcas.

Esse livro me mostrou que não precisamos seguir moldes das gerações passadas, podemos quebrar e modificar ciclos.
Gabriela 28/12/2022minha estante
que forte!

Andressa 11/09/2021

Tirou meu preconceito sobre a CNV
Adorei o livro! Certa vez comecei a ler um do Marshall e achava pouco prático. Elisama me trouxe uma nova visão. Emocionei-me em alguns pontos inclusive.
Agradeço a autora e agr até a sigo no YouTube.

Bia 31/08/2022

Coragem para ter autonomia
Um livro sobre entender nossos sentimentos e viver nossas realidades. As conversas corajosas são pautadas em ações repletas de empatia e coragem. Coragem de ser o que somos tendo autonomia sobre nossas percepções e escolhas.
Importante a percepção de que não temos que aprender a controlar emoções e sim, acolhe-las.
A autora escreve utilizando diferentes exemplos presentes na sua vida e casos compartilhados por pacientes e seguidores em suas redes sociais.
Como uma autora negra, ela tem atenção ao recorte de classe constantemente durante a escrita.

Carol 04/10/2022

Muito gostoso e divertido de ler! Elisama fala sobre a CNV (Comunicação Não Violenta) de um jeito prático, simpático e cotidiano. Fácil de identificar o que ela explica no nosso dia a dia.
Não dei 5 estrelas porque cada final de capítulo tinha um pé no autoajuda que eu não gosto muito... Mas, fora isso, é muito bom mesmo!

Carol @solemgemeos15 30/01/2022

O livro possui como subtítulo: “como estabelecer limites, lidar com temas difíceis e melhorar os relacionamentos através da comunicação não-violenta”; logo, tem objetivos bem ambiciosos para argumentar.
Pontos positivos
1 de fato, é importante se comunicar e, antes de tudo, como se comunicar;
2 a escrita fluida e cada fim de capítulo contém um pequeno resumo do que foi tratado;
3 há o apelo para aceitar a si, conhecer a si e melhorar a si – sem que isso implique em reducionismo.
Pontos negativos:
1 algumas situações hipotéticas soam estranhas demais, pois a forma que a conversa é tida como “ideal” soa falsa;
2 creio que a escritora se alongou no decorrer dos capítulos a ponto de alguns pontos terem se tornado repetitivos.

Sabrina 19/10/2022

Quero aprender mais sobre a CNV
É um livro com temas importantes,a autora faz a gente refletir em cada capítulo,da exemplo de como melhorar a nossa comunicação,relata experiência.
Eu amei muito o livro e quero aprender mais sobre a comunicação não violenta,pois eu me vi em várias situações e que no determinado momento reagir de forma que não era a mais inteligente.

Lud 30/10/2021

Que livro importante e necessário! Fiz várias reflexões importantes durante a leitura, sobre a minha criação e a de pessoas próximas a mim e acho que todo mundo precisa ler esse livro! Primeiro pra entender a violência com que nos dirigimos a palavra às pessoas em muitas situações, mas também para nos entender melhor, perceber quando estamos fazendo chantagem emocional ou quando estamos frustrados com nossas próprias expectativas. Enfim, é um livro pra ler e reler muitas vezes pra tentar absorver bem todas essas informações que o livro nos traz.

Roger Ruiz 26/11/2021

Assunto difícil escrito de forma simples
O livro trata de um assunto bem difícil e a autora consegue tratá-lo com simplicidade e bastantes exemplos. Há vários pontos de reflexão nele sobre a nossa humanidade e o contexto que fomos educados. Vale a leitura.

Miriam172 12/06/2023

Maravilhoso! Elisama tem um jeito único de falar que passa o conhecimento que precisa e, ao mesmo tempo, nos mostra que somos humanos e que nem sempre vamos dar conta de colocar em prática o que estamos aprendendo. E que ta tudo bem.

lelecanales 27/04/2023

DICA DE LEITURA!??

Conversas Corajosas, de Elisama Santos, é uma leitura pra lá de especial!

A comunicação é uma arte e, muitas vezes, colocamos nossas relações em risco por não sabermos expressar o que sentimos. O que dizemos pode ser claro para a gente, mas nem sempre é para o outro. Há momentos, também, em que ouvimos algo que nos soa muito violento e que, para o outro, não tem o mesmo peso. Já reparou nisso?

Pois é, a forma como nos comunicamos e reagimos às coisas está diretamente relacionada à nossa história e infância, principalmente, e é exatamente sobre isso que o Conversas Corajosas trata. Tendo clareza sobre onde "pesamos a mão" ao expressar nossos sentimentos e como identificar os sentimentos dos outros sem julgamentos, fica bem mais fácil termos uma comunicação mais fluida e carinhosa, não é mesmo?

Em nossa sociedade somos sempre muito apressados e educados desde a infância a não expressarmos o que sentimos, afinal, "criança não tem que querer". Mas será que isso faz sentido mesmo? Elisama acredita que não, e demonstra isso com argumentos muito humanos e vulneráveis. Vale a leitura!???

Danilo 16/02/2024

Não fuja de conversas difíceis!
A Elisama fez um livro que foi bem necessário pra mim. Ela trouxe coisas interessantes, como a criação faz com que possamos mostrar (ou não) os nossos sentimentos, como dialogamos, como fazemos chantagens. Como isso é diferente entre homem e mulher.
A importância de estabelecer seus limites, de não querer controlar tudo. E de conseguir ter a coragem para conversar (e não impor) sobre temas difíceis.

Kari 09/04/2022

Eu já tinha um raso conhecimento sobre comunicação não violenta (CNV), algumas coisas no livro eu já tinha certa familiaridade. Mas eu amei o livro, me fez refletir sobre muitas coisas, espero conseguir colocar muita coisa em prática. A CNV não é um método para você conseguir se expressar melhor e convencer o outro sobre algum assunto, ela ensina a nos conectar com nossos sentimentos e com os sentimentos dos outros também. Desde criança estamos acostumados a ignorar nossos sentimentos: "engole o choro", "é feio ficar bravo desse jeito" etc, mas ignorar os sentimentos atrapalham as nossas relações.
Um dos pontos que eu mais gostei no livro foi sobre aprender a escutar o outro, principalmente quando temos opiniões opostas sobre algo. Não é sobre tentar convencer o outro, mas sobre entender como o outro chegou naquela opinião, por mais absurda que seja para você. Refletir e fazer o outro refletir (com nossa curiosidade em entender o outro, com empatia e sem agressividade) é o melhor caminho, é ampliar o nosso olhar para o mundo. Precisamos criar pontes, não muros.
Como é dito no livro, não é um caminho fácil, algumas conversas podem ser bem desconfortáveis, e nem sempre vamos conseguir, somos seres falhos. Espero conseguir ter mais conversas corajosas na vida!

"Aprendemos que a força está em não sentir e esquecemos que o poder de transformação da vida está justamente em nossos sentimentos. A etimologia da palavra emoção é do latim ex movere, mover para fora. As emoções nos convidam a mudarmos de lugar, a sairmos do que nos incomoda. São elas que nos fazem humanos e nos conectam ao outro."
Cleyde leitora 15/04/2022minha estante
Fiquei curiosa através da sua resenha. Um tema muito importante para todos nós ??

Kari 16/04/2022minha estante
Sayuri, eu gosto bastante desse tema! ?

Carina143 04/06/2022

Se alguém me pedir um livro introdutório à Comunicação Não-violenta, eu certamente recomendarei este. Elisama explica as coisas de um jeito muito prático e põe na mesa alguns pensamentos que eu mesma já tive bastante sobre CNV.
É um daqueles livros pra deixar na cabeceira, pronto pra ser eventualmente consultado.
Maravilhoso!

Vogel 28/12/2021

Não sou muito chegada a livros de auto ajuda, mas esse... foi soco na boca do estômago. Eu adorei, foi ótimo enxergar os erros grotescos que a gente comete tanto nas relações familiares, quanto nas relações amorosas. A gente acha que dá tudo certinho, ai vem um livro e mostra que sempre da pra melhorar (e bastante).

Simone361 15/06/2022

Conversas Corajosas
Esse livro é daqueles que dá vontade de presentear o mundo com ele, eu comprei no Kindle, mas pretendo comprar físico pra emprestar para algumas pessoas que amo! A autora é fantástica, explica tudo de modo tão simples que fica bem gravado, eu já sinto a mudança em mim, já estou mais tolerante comigo, tentando dar nome para meus sentimentos, sendo mais amorosa comigo e buscando ter uma verdadeira empatia, parar para realmente ouvir o que o outro está falando? sinceramente se você quer ter um relacionamento melhor consigo mesmo, com sua família e com os outros que convive, leia este livro! Vale muito a leitura!

1 | 2 | 3 | 4 | 5