Vulcão Pura Lava

Resenhas - Vulcão Pura Lava

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Chellesbook 03/08/2021

Vulcão muita lava!
Neste livro você irá acompanhar a amizade entre dois garotos, um italiano chamado James e um havaiano chamado Gaetano. Entre correspondências, os dois vão compartilhando seus sonhos, tragédias, amores não correspondidos, futebol e muito mais.
Embarque nessa aventura e descubra lindas lições de vida!

Amei essa história e as conexões que o autor fez com as outras obras do projeto Um ano de Histórias. Genial!

Elementos culturais tão densos e bem pensados que geram nos leitores a vontade imediata de viajar e conhecer de perto o local narrado.

Vale super a pena ler, recomendooo!
Disponível no Kindle Unlimited ?
@chelles_book
Jessica 15/02/2023minha estante
O que você achou do final?

Jessica 15/02/2023minha estante
Eu queria ouvir possibilidades, não tive criatividade pra imaginar rs.

Augusto 06/08/2021

Uma amizade improvável surge de maneira despretensiosa por meio da troca de correspondências entre duas crianças, separadas por um oceano de distância, após dois desastres ocasionados por vulcões que entraram em erupção.
Essa relação, mesmo à distância, se estende por toda a vida de ambos, passando por amores e decepções adolescentes, sonhos realizados e desfeitos, perdas e conquistas familiares e profissionais, resignação, gratidão, esperança e fé.
Uma leitura que me deixou um pouco melancólico... acho que por me fazer lembrar de amizades longas com as quais perdi contato.
Boa parte das vezes foi apenas a vida levando cada um para um lado diferente, mas ainda assim...
Fato é que terminei o livreto com duas vontades:
Escrever a velhos amigos e aprender italiano (essa última, na verdade, é vontade muito antiga).

Mari 26/07/2021

Inefável
Quando penso que Emilio não pode se superar em sua escrita, ele me surpreende mais uma vez. Ler este conto faz o coração suspirar de contentamento com a vida. A troca de cartas e o conteúdo delas deixam a gente com um sorriso no rosto a cada palavra. Mas não aquele sorriso cheio de dentes, e sim aquele onde apenas os lábios se movem revelando estarem satisfeitos.

Ítalo Victor 20/02/2022

Vulcão, carta pura, lava.
Emílio decide contar este conto no formato de correspondência, a história acompanha dois amigos distantes que atualizam suas vidas por cartas. Diria que este conto é fascinante pelo formato, ele consegue te passar sensações de nostalgia, por mais que talvez você não estivesse nascido na época que as cartas entre ambos amigos começaram a serem trocadas enquanto acompanhamos o crescimento de ambos, um é do Havaí (Norte-Americano) e o outro é da Itália. Vemos que este conto é simples mas é também sobre como certas coisas ocorrem, que grandes amizades não precisam necessariamente estar fisicamente presentes o tempo todo para serem grandes amizades. Aqui novamente aprendo como isto nos remete a Deus, pois ainda que não vejamos, fisicamente falando, ainda estamos em constante contato com Ele através das orações, que podemos comparar as cartas trocadas entre ambos os amigos. Enfim, este conto é gracioso e também bastante interessante pela forma que a vida de cada personagem, ainda que distante, traz um impacto a do outro.

Roberth 10/01/2022

Amizade e cartas.
Foi uma grata novidade ler algo neste formato e me envolver pra valer. E esse final!? UAU! Melhor do que muitos finais de temporada que te fazem querer logo ver a próxima. Emilio é um gênio!
Dayse.Ariane 10/01/2022minha estante
Gostei muito desse!

Roberth 10/01/2022minha estante
Ah, foi muito bom mesmo! E o final fazendo a gente pensar em altas teorias kkk Gostei disso também

roberta 21/07/2023

Fofo!
Primeiro quero exaltar a estética do livro: muito lindo! um dos mais bonitos que já vi. eu também adorei a forma como tudo é escrito em formas de cartas, deixa a leitura bem leve. a história segue o mesmo aspecto de leveza, contando a vida de dois amigos, a gente consegue perceber a simplicidade de cada um

Lua 27/07/2021

Correspondência
Amigos leitores, Oi!

Vulcão Pura Lava é um livro rápido e de leitura fácil. Ele é todo uma troca de mensagens - começando por cartas, migrando para o e-mail eletrônico, indo para o facebook e chegando até ao Instagram. Foi assim que se deu a amizade entre os dois personagens principais da história (que não se conheciam pessoalmente).
Me senti uma intrusa lendo as correspondências alheias - vamos usar aqui o termo "terceira interessada" para soar melhor aos ouvidos. Como terceira interessada, gostaria muito de ter podido ver os anexos das cartas e dos e-mails, mas a imaginação me auxiliou bastante.

Há um amadurecimento na história, tanto na amizade quanto na escrita. O amadurecimento se deu pela transição de adolescente para jovem, de jovem para adulto feliz e de adulto feliz para adulto... adulto melancólico ou só adulto mesmo.
Espero que o James tenha saído do achismo e tenha fincado certeza sobre o que o Gaetano falou sobre Deus.

Que livro tranquilo de ler. Manda muito o rev. Emílio.
Obs.: Esse é mais um livro que cita o Graviday.

Luana
Vulcão lava demais.

Beatriz 02/08/2021

Emílio caprichou muito nesse!

Livro muito gostoso de ler! Dividido em cartas trocadas por dois amigos; um havaiano e um Italiano, que começam uma linda amizade a partir de um evento trágico da natureza - erupção de vulcões

É muito legal acompanhar o crescimento dos meninos, que começaram a trocar cartas quando tinham 9 e 11 anos, e ao final já são homens de 50 anos que viveram muitas coisas e lindamente vão sendo relatadas nas dezenas de cartas trocadas.

Amei esse livro, amei os personagens e amei tudo o que foi passado ao decorrer dos escritos.

A cada livro lido me torno mais fã do Emílio Garofalo Neto! Leiam a série Um Ano de Historias!

"A carta é uma das mais belas formas de escrita; algo planejado para ser consumido por um único leitor. Talvez seja a máxima expressão de amor literário, escrever algo para uma pessoa apenas ler."

Dieily.Hernandes 06/10/2022

Cartas
O livro é uma divertida troca de cartas entre um italiano e havaiano, desde a infância até a idade avançada. Muito divertido ver como se dava a comunicação em tempos que sequer existia e-mail, WhatsApp e afins.

Lu Leal 10/11/2023

Vulcão pura lava
Vulcão pura lava é uma obra de ficção que narra a longa amizade entre James, o italiano, e gaetano, uma havaiano, ao longo de décadas. Contada por meio de cartas, e posteriormente por e-mail, a história explora o amadurecimento dos personagens na adolescência e desafios na vida adulta a mudança no teor das conversas e na frequência de envio das cartas reflete o desenvolvimento da amizade e a evolução dos personagens ao longo do tempo. A narrativa oferece vislumbres do que ocorre sobre a superfície da vida e das emoções, proporcionando uma jornada envolvente e reflexiva sobre a natureza da amizade.

Ana 12/08/2021

Perfeito!
Eu to tão maravilhada com essa leitura que não sei nem o que escrever. Meu coração se aqueceu e se sentiu abraçado. Me senti grata a Deus pelo presente da amizade e de poder viver em um mundo com vulcões e futebol. Chorei, diante te tanta beleza retratada em uma história só. Que benção enorme!

Vulcão pura lava, meus amigos ?

Ronaldo.Marinho 07/11/2022

Incrível como os demais.
Achei que seria fraco devido a temática ser bem diferente das demais. Entretanto, a pegada de epístolas entre dois amigos que jamais se viram foi algo muito legal.

Pude tirar diversas reflexões sobre a vida, principalmente por mostrar diversas fases da vida dele.

Recomendo demais. Leitura curta e gostosinha.

Gabriella.Helena 10/01/2024

O valor de uma amizade
Neste conto vemos como a erupção de 2 vulcões num mesmo ano, originou uma amizade que perdurou durante muitos e muitos anos. Ele é escrito em formato de carta que dois garotos trocam entre si. E eu simplesmente amei! É muito legal de ler e ir acompanhando o desenrolar da vida desses personagens, percebendo o valor que a amizade remota deles vai adquirindo com o tempo!

Pri 16/08/2022

A leitura acabou e me deixou com vontade de ler mais sobre essa amizade que adorei acompanhar .

Ps
Vulcão pura lava

isa 14/12/2021

É estranho que amizades possam perdurar por tantas fases da vida, mudanças de endereço, mudanças de tecnologia e até mesmo por anos sem se falar. Amigos por vezes são como parte da paisagem, e tolos somos nós que não os valorizamos.

1 | 2 | 3 | 4 | 5