Nojo

Nojo Divanize Carbonieri

Resenhas - Nojo

Giovany0 17/01/2023

Nojo
Nojo é uma escrita nacional que não busca te confortar, muito pelo contrário, nesta obra a autora agride a sociedade revelando em seus mais vis comportamentos a realidade que nos aflige a cada dia.
Uma escrita ácida, que não é para quem é sensível, há um vocabulário que pode ser do mais baixo calão dependendo do seu âmbito de visão sobre o mesmo.

Uma curiosidade maravilhosa sobre este livro é que ele apresenta uma estrutura de prosa totalmente diferente do comum, o livro se conta com mais de um personagem, com falas e pensamentos, entretanto não possuí nenhuma pontuação no seu decorrer, a salvo o prefácio e o posfácio. Vírgula, ponto final, exclamação, interrogação, letras maiúsculas, parágrafos e capítulos, além de outras marcas gramáticais, são totalmente dispensadas desta literatura.

Juliana_alvernaz 21/12/2023

Recomendo
Ler esse livro é uma experiência desafiadora, tanto em relação à estrutura quanto ao tema.
Explico: é uma narrativa com fluxos de pensamentos de personagens mulheres que ouvem e/ou reproduzem continuamente - esse efeito vem tbm pela ausência de pontuação e de parágrafos - discursos cristalizados e estigmatizados sobre o corpo feminino. Não só: sobre a pressão estética sofrida pelo corpo.
Como disse, ele não tem pontuação nem divisão de capítulos. A gente lê sem respirar, como se estivesse usando uma cinta, talvez. Me senti assim.
É forte, é bonito e vale a experiência estética.