Peregrinas de Calmaria e Tormenta

Peregrinas de Calmaria e Tormenta Laís Napoli

Resenhas - Peregrinas de Calmaria e Tormenta

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

MelodyHoly 28/01/2022

Eu teria gostado bem mais se a Gaile não fosse o tipo de pessoa que me dá raiva, além de bem contraditória.
Achei todo o universo e a situação em que as personagens estavam muito boas, mas a Gaile e a Jout me deixavam meio entediada durante a leitura. A Jout melhora, mas infelizmente parece que depois de uma certa parte, ela é uma linha reta previsível e sem desenvolvimento.
Nérida e Scorcia maior que todas e só a minha opinião importa
MelodyHoly 28/01/2022minha estante
*** a GAILE é uma linha reta sem desenvolvimento. eu gostei da Jout mais pro finalzinho, depois do plot twist dela

sof 19/01/2022

fantasia nacional dando o nome!!!
escrita - ????????
personagens - ??????
romance - ????
enredo - ??????

confesso que não tinha grandes expectativas pela autora ser nova no mercado e ter apenas uma publicação (até onde eu sei)
mas a quantidade de elogios que me veem a cabeça para falar do livro não ta escrito!!!

primeiro temos o desenvolvimento total e completamente incrível de cada personagem (um ponto muito importante para uma narrativa de duas protagonistas), cada personagem tem uma personalidade bem definida e super envolvida no contexto
mesmo os personagens mais recentes como o gregor

aliás, a alternância entre as narrativas passou quase imperceptível por mim? talvez pelo ciclo social da obra em si ser bem recluso (ponto negativo pra mim, en fantasias complexas como essa acho importante narrações influídas em contextos diferentes para melhor entendimento da dinâmica do universo)

falando finalmente da construção do universo, temos um desenvolvimento meio fraco de muito povos com culturas e religiões muito variáveis (pode ter sido falta de interpretação minha, mas não entendi muito da culturas dos demais povos, tirando os yazakis)

sobre a linguagem, eu consideraria moderada à difícil, muitas vezes porque a literatura internacional, ao ser traduzida, perde riqueza ne kkkkk cheguei até a ter que pesquisar palavras
além disso, acho que muitas informações torna a leitura pouco fluida, pelo menos pra mim que tem q absorver

por fim, o enredo no qual os personagens são inseridos é genial e subiu mt a minha avaliação
o clima meio colonial, escravidão, conquista de terras, povos com costumes bárbaros? muito diferente entre as fantasias atuais, isso além dos plots bem construídos, apesar de meio previsíveis

recomendado principalmente para os amantes de fantasia que precisam dar uma chance à literatura nacional
Dedé 19/01/2022minha estante
Nossa achei interessante, e é o que eu estava preocurando, uma fantasia nacional hehe

Manu 30/12/2021

Fantasia maravilhosa!
Peregrinas de calmaria e tormenta é uma fantasia nacional de qualidade e que deixa váaarias fantasias gringas no chinelo. Eu admito que do começo até um pouco antes do meio eu estava meio empacada e algumas vezes eu fiquei um pouco confusa, mas esses pontos não interferiram na minha nota de tão boa que a história e os personagens foram.
O livro tem um worldbuilding (construção de universo) muitooo boa e bem desenvolvida, os personagens também são ótimos, por mais que uma grande parte deles fosse desprezível, com certeza existem outros personagens que salvam. Falando nisso a gaile e o bumas são simplesmente perfeitos e são sem dúvidas meus favoritos.
O livro tem de tudo, temos vários plot twists, found family trope (grupo de pessoas q se tornam uma família uns para os outros), temos tanto personagens bons quanto personagens que dão até nojo e uma moral muito legal de como ódio entre as pessoas afetam todos desde os mais fracos aos mais fortes e que mesmo em meio à um mundo muito ruim ainda existe esperança e pessoas boas.
Muito obrigada Laís por nos proporcionar esse livro maravilhoso, tenho orgulho de dizer que é um livro nacional independente maravilhoso e que está no nível de várias fantasias famosas! Recomendo muito
Manu 31/12/2021minha estante
Eu fiquei tão viciada nessa fantasia que eu fiz uma playlist! Eu coloquei músicas que eu acho que as letras combinam com a história e algumas outras para trazer a vibe do livro. Então se você gosta de ler enquanto escuta música para se sentir mais imerso ou simplesmente quer sentir a vibe do livro antes ou depois de lê-lo escutem a playlist que eu fiz no spotify https://open.spotify.com/playlist/3XOxiEcYjqMMnsmhUaOpNZ?si=ee97ba2e3db44323

Dri 03/08/2021

Que livro impecável, estou até agora digerindo tudo. Primeiro gostaria de ressaltar a escrita impecável da Laís, a construção dos personagens, do universo e o desenrolar da trama ganharam meu coração. Quem também ganhou meu coração foi um certo B. que minha vontade era guardar em um potinho. E sabe aquela relação de amor e ódio com os personagens? Tivemos também; Jout com sua calma e tranquilidade, mesmo com escolhas duvidosas não tem como não amar, e Gaile com seu temperamento um pouco ofensivo (me identifico), com a vontade e sede de justiça, também teve o meu coração. E sem deixar de mencionar os outros personagens que tiveram seu papel importante no meio disso tudo. Espero ansiosa pela continuação, e com certeza Peregrinas de Calmaria e Tormenta já virou favorito.

Heloisa 10/08/2021

Um mix de sentimentos simplesmente maravilhoso
Que livro maravilhoso, não sei né descrever o quando essa história mexeu comigo.

Laís conseguiu criar um universo incrível e extremamente original, a trama te deixa presa e com vontade de saber o que vai acontecer a seguir.

Os personagens são muito bem construídos, cada um com a sua personalidade e seus traumas.

Jout e Gaile são tão diferentes, mas incríveis na mesma medida. Eu amei conhecê-las e quero muito saber quais vão ser seus próximos passos.

Gabriela Teixeira 10/08/2021

Quer o meu coração Peregrinas? Eu te dou
Como começar a falar desse livro, né? Eu sou uma das pessoas que teve o privilégio de ver essa história ganhar forma e ver ?Peregrinas? finalmente ganhando o mundo é como ver um sobrinho crescer (eu imagino, porque não tenho um de verdade ?). Conheço a Laís tem pouco mais de um ano e ainda lembro quando ela começou a desenvolver essa história e esse mundo, entrei um pouco mais tarde no processo, durante a segunda betagem, mas posso dizer: o que chega, agora, em suas mãos é um diamante lapidado. Embora a essência seja a mesma, esse texto foi trabalhado a exaustão por por um time de pessoas para que chegasse a algo que estivesse a altura do que essa história pede. E conhecendo a Laís como eu conheço hoje, eu sei que ela só chamou os melhores pra isso.
Mas vamos falar sobre a história, certo? Eu sou APAIXONADA pelo universo e pela história de ?Peregrinas?. Ainda lá no começo, quando o livro estava em uma versão um pouco diferente da atual, eu falei para Laís que esse livro tinha potencial para ser GIGANTE, conquistar muita gente, e eu ainda sinto isso.
Temos duas protagonistas, embora os povs não se limitem a elas, Jout e Gaile. Duas pessoas que vem de realidades distintas e suas personalidades são muito diferentes. De um lado temos alguém que é a própria paz de espírito, tem um nível de paciência e amor que poucas pessoas no mundo são capazes de ter; e do outro temos a energia em pessoa, que não tem papas na língua (o apelido dela já diz por si só ?) e o pavio é bem curtinho. As nuances das duas são perfeitas para carregar o protagonismo e de longe são as duas personagens que mais são moldadas e criam novas formas no decorrer da história.
E temos os demais personagens que rondam o universo delas e fazem parte de suas peregrinações. Laís mostra nesse livro com louvor o que é desenvolvimento de personagem. Assim como a gente aprende em ?A Jornada do Escritor?, as personagens devem ser uma representação daquilo que somos: pessoas com camadas, que possuem forças e fraquezas, qualidades e defeitos. Afinal é dessa forma que captamos a atenção do leitor. E é exatamente o que temos aqui, personagens em uma situação extrema onde são testados o tempo todo e muitas vezes seus defeitos são postos em evidência mostrando aquilo que eles têm de mais mais humano.
A construção de mundo é um show a parte. O fato do livro ser uma peregrinação, nossos personagens estão se embrenhando nas entranhas de Tallautumn, temos a oportunidade de conhecer vários lugares, vemos como o lugar é dividido numa espécie de cidades-estado (e aquilo que acham que é a força deles, se mostra a maior fraqueza), conhecemos as paisagens naturais e aqui vale um adendo especial, porque a escrita da Laís que vai pra um lado mais poético, mais lírico, eleva a beleza das paisagens a outro patamar, e não tem como não se encantar por esse lugar.
Esse é um livro que vai tratar de questões delicadas e não nos poupa de mostrar o quão ruim o ser humano pode ser. Tanto que temos o aviso de gatilho na sinopse, mas vale dizer: tudo foi tratado com muita responsabilidade. Porque o objetivo aqui não é chocar, mas discutir.
Como uma verdadeiro fã de fantasia posso dizer que me senti muito bem servida, porque a história apresenta tudo o que se espera de uma fantasia épica. Guerra? Temos. Sistema de magia? TEMOS! Pano pra muita teoria? AH, temos demais! Não atoa eu e os outros betas passávamos algumas horinhas discutindo várias coisas. Então se preparem, porque Laís prometeu algo no mínimo épico e entregou demais ?
Sem mais delongas, eu acreditei nesse livro desse a primeira vez que o li e sigo acreditando, porque o que chega às mãos de vocês é uma obra completa, com tudo o que um fã de fantasia espera (e não espera, né? porque a gente gosta de ser surpreendido ?). E como eu sempre gosto de dizer: a nossa literatura está em boas mãos, ela seguirá firme e forte com pessoas, como a Laís, que continuarão a fortalecê-la.

Sophia 10/08/2021

É DISSO QUE O MUNDO PRECISAVA
ESSE LIVRO É PERFEITO! O desenvolvimento dos personagens e do mundo é tão bom que terminei o livro me sentindo como se tivesse feito a melhor refeição no melhor restaurante de TALLAUTUMN.

??Peregrinas é cheio de picos! Consigo pensar nas inúmeras vezes que achei que o livro tinha chegado no seu potencial máximo. Tipo?? Tá tão bom, não é possível que tenha algo ainda maior pra acontecer? E GENTE?TEM SIM!

??Mas muito além de uma jornada épica e brutal, peregrinas trata da jornada de mulheres, escrito por uma mulher! Ver as dificuldades e as superações desse grupo de personagens transforma a jornada em algo tão pessoal, que você nem percebe e de repente está chamando cada um deles de ?seu bebê? kkkkkkk (Bom, não todos né)

??E o melhor de tudo é que tem muitas coisas para sofrer! Se tem uma coisa boa é ler um livro que te destrói kkkkkk mas se tem coisa super hiper mega melhor é ver uns personagens desgramados se dando mal. E te garanto que o resultado sempre é satisfatório.

Sei que não vou me decepcionar com essa série, portanto já estou na espera dos próximos cheirosos que irão partir meu coração e mais uma vez me levarem a um mundo fantástico??

Perry 14/08/2021

Peregrinando pelo meu coração
Sim, é isso que esse livro faz. Ele te transforma em um andarilho por Tallautumn ao mesmo tempo em que caminha entre os corações de quem lê.
A Laís fez um daqueles trabalhos que parecem inalcançáveis, impossíveis. Até que a gente vê com os nossos próprios olhos e fica bem surpreso, porque SIM, livros extraordinários existem. São poucos, mas existem. E peregrina está entre eles.
Desde a construção de personagens muito reais e cativantes (menos a Gaile hahahahah) até uma criação de mundo impecável que só deixa curiosidade e desespero no coração, esse é um livro para todo leitor de fantasia que quer se sentir parte de uma história épica por pelo menos algumas horas.
Eu recomendaria esse livro a qualquer um, especialmente tendo em vista que essa história deve crescer (e muito!) nos próximos volumes da série.
Cadê as grandes editoras que estão perdendo a Sarah J Maas brasileira?? Escutem o que eu digo: Peregrinas ainda vai ser o livro de fantasia preferido e aclamado por todo mundo ?

Emma 15/08/2021

Laís promete algo épico e ela faz acontecer.
Acabei de ler Pergrinas de calmaria e tormenta" e ainda tô com aquele gostinho delicioso, que só histórias com uma escrita e criação de mundo tão impecáveis e eletrizante como essa pode deixar na boca de qualquer leitor. Acompanho alguns estágios sobre essa história com a Laís há algum tempinho pelo Ig e estava ansiosissima pra o lançamento de um história que, segundo ela, seria uma jornada fantástica e épica.

E ela fez acontecer mesmo viu!!

Eu acho que, em toda minha vida de leitora, nunca li uma história que me fez surtar tanto em poucas frestas de tempo, como essa. Meu coração não teve calmaria um segundo sequer e os personagens dessa jornada também não!

Laís criou um mundo muito rico, cheio de histórias, criaturas, e lendas, que muito provavelmente é muito mais do que isso. É algo que só vai crescendo com o desenrolar da história. Eu mesma fiquei embasbacada em como o background e o próprio mundo desse universo é tão vasto, tão gigantesco tão infinito e cheio de possibilidades! O leitor vai descobrindo esse lugar junto com os personagens. De início, de uma maneira lenta e até que hesitante, mas que, gradativamente vai aumentando mais e mais, e só daí a gente vai percebendo a complexidade da coisa toda. Quando estava no meio do livro, ao olhar pra o começo dele, entendi em como eu era um mero bebê naquele momento, o quão grande eram as coisas e de que de nada eu sabia kkkk

A autora cria personagens reais, cheios de erros, acertos, ideias e máscaras. Tem bastante personagens e cada um deles tem camadas próprias e originais. E, por ser muitos, você pode até pensar que poderá se confundir com eles, ou que não conseguirá acompanhá-los, mas o que acontece é exatamente o contrário. Por Laís ter os criado de um forma única, cada um deles, o leitor sabe quem falou tal frase em tal momento muito antes do texto revelar quem foi e isso é uma das coisas que admiro demais em qualquer gênero de livros: a construção de personagens reais e bem desenvolvidos

Você vai encontrar de tudo aqui: Guerras, magia, romance, traição, conquistas, descobrimentos, amizade, culturas, filosofia, pessoas trouxa..enfim uma verdadeira obra de arte esse livro, eu diria.

Amei muitas coisas nesse livro, que nesse momento nem to conseguindo expressar direito, só sei sentir.

Esse livro é pra quem gosta de ler e mais ainda pra pessoas que amam um livro ricamente escrito. Por favor, leiam. Vocês não vão ser arrepender.

LavAnia 04/04/2024

Absolutamente incrível...
Peregrinas é uma fantasia de arrebatar o coração.
Logo no início do livro eu já me senti sem ar e aflita e também agoniada com a realidade de Jout, Scorcia, Mandary e as outras além de sentir raiva profunda de Baco e uma certa dúvida do que esperar de Bumas.
Sinceramente desde o início a personagem que menos me atraiu mesmo sendo do grupo de protagonistas foi a Gaile, diferente da primeira vez que fiz a leitura onde fiquei com muita raiva dela conseguia a compreender um pouco mais porém ainda mantenho a minha opinião que Gaile é sim mimada e um tanto egoista, levando muitas vezes em conta apenas a sua opinião e crença porém acho que ela avançou muito sim durante a leitura e acho que tem potencial de melhorar ainda mais durante o próximo livro.
Agora voltando ao enredo é absurdo o quão bem desenvolvido e pensado foi o universo de peregrinas, a casa página eu queria acompanhar mais e mais da história de cada um dos personagens e principalmente de Jout que é outra personagem que eu acho que vai se desenvolver ainda mais na continuação, já que mesmo muito inocente e bondosa (as vezes até em excesso) Jout é poderosa mas mal acredita nisso.
As cenas dos conflitos foram incrivelmente bem narradas e desenvolvidas, a evolução dos personagens Scorcia, Mandary e Bumas foi perfeita e acho que nunca nutri um ódio tão grande por um personagem como nutri por Baco.
Enfim Peregrinas é incrível do início ao fim, mostrando diversidade cultura e religiosa dentro do seu universo além de mostrar uma maldade e como convicções de berço não vão embora sem muito esforço.
Eu poderia ficar o dia todo falando dessa leitura mas como estou eufórica não estou conseguindo nem desenvolver direito essa resenha.
Mas se você leu até aqui te digo apenas uma coisa, Leia peregrinas, se jogue nesse livro e na tormenta e calmaria que ele te passa

Carolina Rondelli | @carondelli 19/08/2021

Peregrinas tem tudo que faz a gente amar fantasia
Personagens cativantes, trama envolvente, romance na medida certa, mistérios, magia, ação, perdas (faz parte, né?), um universo muito bem criado e estruturado, discussão de temas importantes que a gente pode levar pra fora do livro e aplicar no mundo que a gente vive.

Esse livro é um exemplo de quem conhece bem o gênero que escreve e sobretudo sabe se conectar com o leitor. Ler Peregrinas foi uma experiência muito imersiva, intensa e gostosa de viver.

O ponto alto da obra, pra mim, foi a abordagem dos choques culturais entre povos diferentes, e a consequências das guerras que isso gera.. O protagonismo feminino aqui é lindo de ver, e os temas mais pesados são colocados em pauta com muita responsabilidade.

Eu AMEI conhecer Tallautumn e já tô doida pra voltar!

Carol 21/08/2021

Peregrinas é um livro de emoções e só os fortes sobrevivem.
Se eu pudesse definir esse livro em apenas uma palavra, com certeza seria "emoção". Eu sou prova viva do quanto me emocionei com a jornada de Gaile e Jout. Duas mulheres tão diferentes, mas que se completam de tamanha maneira que é impossível escolher apenas uma para amar. Chorei e fiquei aflita com cada página virada; senti esperança e torci pelo melhor a cada capítulo iniciado; dei risadas e tive meu coração aquecido em alguns trechos (porque eu devo alertar que aqui o leitor quase não tem um segundo de paz sequer, então a gente se agarra com ferocidade aos poucos momentos de alegria e diversão).

É uma leitura muito boa, fluida, com capítulos na medida certa que com certeza podem te fazer esquecer dos problemas da vida real, ao mergulhar em uma obra cheia de elementos fantásticos incríveis, ou refletir sobre os problemas que assolam o mundo que vivemos, afinal os acontecimentos em Tallautumn não são tão diferentes das notícias que vemos nos jornais e que enfrentamos diariamente.

De toda forma, Peregrinas é um livro para se encantar, emocionar e divertir. Foi o meu refúgio em dias ruins e a minha diversão (ainda que tensa) em dias tranquilos. O amor e dedicação da autora, Laís, pode ser visto com clareza durante toda a obra. Um trabalho admirável ao construir uma história tão poética, tão bonita e, ao mesmo tempo, tão destruidora de emoções. Esse livro vai te quebrar, mas ao final você vai amá-lo e desejá-lo ainda mais. Estou ansiosa pela continuação.

E para você, leitor que verifica as avaliações antes de adquirir um livro, aqui vai um conselho (quase em tom de ordem): leia Peregrinas de Calmaria e Tormenta. Você não vai se arrepender, eu prometo. Aqui você irá encontrar tudo aquilo que busca nos livros de fantasia: um mundo incrível, acontecimentos surpreendentes, criaturas fascinantes, colírios para os olhos (hello, Gaemond, Bumas e Gregor), protagonismo feminino (menção especial para além de Jout e Gaile, como as personagens Scorcia, Mandy e Nérida que são mulheres fortes e têm um lugar mais do que especial no meu coração), batalhas épicas e MUITA EMOÇÃO.

Só um aviso importante: se você tem algum problema cardíaco ou usa marca-passo, talvez seja melhor ler com cuidado. Quando eu digo MUITA EMOÇÃO (em caixa alta mesmo) não é, de forma alguma, um exagero. Esse livro destruiu o meu coração de todas as formas, mas ainda assim o considero muito bom, 5 estrelas e favoritado com sucesso.

tabeeatriz 27/08/2021

Maravilhoso. Impecável.
"Peregrinas de Calmaria e Tormenta" é uma obra literária impecável e com personagens de personalidades próprias, determinantes. Assim como, a construção de Tallautumn é magnífica e de fácil entendimento, permitindo aos leitores compreender as cenas.

Devo ressaltar um pouco mais os personagens e suas personalidades, como é maravilhoso ler e se identificar com uns e odiar outros. Sério! Todos os personagens conseguiram seguir com suas próprias identidades ao decorrer da história, cada um em sua essência e particularidade: "Um grupo bastante peculiar."

Do mesmo modo, é impressionante como a autora conseguiu autenticidade nas culturas dos povos de Tallautumn. O leitor passeia entre as cidades junto com os personagens, levando a conhecer diferentes povos e seus costumes. Particularmente, é intenso conhecer alguns deles.

O desenvolvimento e consequências da história me agradaram, seguiram um caminho gostoso de se ler com a objetividade nos capítulos. A escrita da autora é maravilhosa e compreensível, detalhando o necessário e explicando com clareza as cenas. Assim, a leitura caminha rapidamente e de modo fluído.

A história me surpreendeu e reafirmou todos os elogios lidos sobre ela, simplesmente magnífica. Os sentimentos vão a loucura durante a leitura: chorei, sorri, amei e odiei. O último, sem dúvidas, um dos mais sentidos. É um livro tão bom de se ler!

Laís, você arrasou! Estarei esperando ansiosamente pelos próximos!

librianaliteraria 01/09/2021

Apaixonada
Estou apaixonada por tudo nesse livro. Os personagens são MUITO cativantes, e a construção de mundo é sensacional. Fiquei apaixonada por Tallautumn e pela escrita da Laís. Não vejo a hora de ler a continuação.

mariloose 03/09/2021

como eu amei!
A história é completamente envolvente, vc já se sente em Tallautumn nos primeiros capítulos e sempre acontece algo q vai te deixar mais dentro do universo. Os personagens são muito humanos q parece q eles realmente existem, e logo vc se vê naquele grupo de peregrinos, desejando ser amigo de todos (tirando o Baco). O worldbuilding é muito criativo, as culturas de todos os diferentes povos são muito bem trabalhadas, te fazendo se sentir literalmente lá dentro. A escrita da autora então, não tenho nada pra falar de negativo: é poética, fluida e emocional, te fazendo emergir de cabeça nesse universo. Já quero a continuação (sério, eu necessito).

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6