Fábulas Budistas

Noor Inayat Khan / Nora Baker

Resenhas - Fábulas Budistas

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Thais645 11/03/2024

Lindas fábulas, escritas por uma heroína
Já tinha adorado as fábulas, com matizes tão diferentes das fábulas ocidentais, mas quando li a biografia da princesa-artista-espiã, que salvou a vida de milhares de pessoas e foi executada em um campo de concentração nazista, ainha admiração pelo livro cresceu ainda mais.

cecis 27/02/2024

Foi uma leitura muito interessante, pois nunca tinha lido tantas fábulas budistas. Tem uma escrita simples de entender e acho que qualquer pessoa, independente da faixa etária, vai entender o propósito de cada estória ou pleo menos ficar um pouco reflexiva. Cada fábula foi escrita com um propósito, mas o que ficou presente em todas e foi mais visível é que quando se tem um coração bom e puro a vida fica mais leve e a justiça será feita.

Uma parte bem interessante foi o final, em que conta um pouco da biografia da autora desse livro. Muito bom saber que mesmo depois passando por uma vida complicada, Noor continuou com a braveza e a bondade que exisitam em seu coração desde criança.

Helôdodo 27/01/2024

Mensagens bem repassadas
A experiência nessa leitura me fez retomar as coisas em que eu havia aprendido enquanto estudava cada vez mais sobre o budismo. São contos que de fato refletem muito bem sobre os Preceitos budistas e repassam de forma didática em como podemos colocá-los em prática. Amei a experiência e as lições que levarei para mim.

Guiga 22/01/2024

Historinhas curtinhas, rápidas e com lições sobre a bondade e empatia.

A leitura contribuiu muito para ajudar com a passagem do tempo que estive em viagem, foi bem rapidinha.

Natalia.Eiras 14/01/2024

Tudo se resolve com o amor. Será?
Eu já vou começar essa resenha dizendo que eu acho que o problema está em mim.

Como fui condicionada pelas fábulas dos irmãos Grimm, que sempre tinha alguém se dando mal para poder trazer a "moral da história", pegar um livro de fábulas budistas onde todas os contos terminam como um "e viveram felizes para sempre" me parece muito estranho.

Em 90% dos contos, tudo se resolve na base do amor, da iluminação do vilão pela compaixão e todos vivem "felizes para sempre", um feito que nem a Disney conseguiu, visto que nas suas histórias os vilões não tem um momento de iluminação e se redimem.

Talvez por esse motivo eu tenha achado o livro... bobo. Os contos que mais gostei são justamente os que temos uma perda para se ganhar algo, como por exemplo no conto em que um rei macaco usa seu próprio corpo como ponte para salvar seus súditos, acaba se machucando no processo e morre. Mas não sem antes debater com o algoz da sua tribo a importância da vida e a inevitabilidade da morte.

Uma lição de moral clara, e no estilo Grimm de ser. Tem o paz e amor com o vilão se redimindo, mas você tem um preço a pagar pela sabedoria.

Porque a minha dúvida é se ao passar esses contos para as crianças, por exemplo, se elas entendem de fato que existem pessoas ruins, que irão tentar enriquecer, matar e roubar. Fica muito claro em todos os contos que a arma pra combater tudo isso é o amor, mas é muito irreal... e por isso, não sei até que ponto é de fato prático o ensinamento.

Enfim... leiam e me contem quais são as percepções de vocês.

dani 01/01/2024

Lições de amor e compaixão
Esse livro com fábulas recontadas por Noor Inayat Khan representa para mim uma amostra introdutória do imaginário e ensinamentos budistas. Mesmo sendo uma leitura leve e rápida, agora faz parte da minha jornada no aspecto da religiosidade/espiritualidade.

Quando eu tinha 6 anos, minha família passou a frequentar uma igreja cristã de vertente protestante. Nesse meio não havia muito incentivo para aprender sobre outras crenças, e quando o assunto surgia, era cercado por um certo sentimento de receio ou até mesmo de desprezo. Que fique claro que se trata da minha experiência e não pretendo refletir a perspectiva de um grupo inteiro.

Em junho do ano passado, aos 29 anos, escrevi minha carta de remoção, uma solicitação voluntária da retirada do meu nome dos registros da igreja. Atualmente não tenho uma fé para chamar de minha, mas hoje me permito explorar o assunto com a mente mais aberta.

As vinte fábulas apresentam outras vidas de Buda em forma animal. As lições refletem temas como amor, amizade, empatia e compaixão por todas as formas de vida. Uma das histórias que mais gostei foi a da lebre, animal do ano de 2023 no calendário chinês. É uma belíssima reflexão sobre altruísmo e abnegação.

Independente da fé ou ausência dela, hoje, mais do que nunca, percebo que aprender sobre o outro é um exercício fundamental, bastante benéfico para a convivência com as diferenças e abertura de diálogos que geram empatia.

Aproveitando a temática, não poderia deixar de recomendar que experimentem ouvir a gravação de "Buddha Passion" do compositor Tan Dun. Trata-se de um oratório (basicamente um ópera de caráter sacro) que retrata seis episódios da vida e ensinamentos de Buda.
Sara.Marques300 03/01/2024minha estante
Adoro suas resenhas. A forma fluida e profunda que apresenta sua elaborações, críticas e pontuações me deixam curiosa a cada leitura sua.

Fico feliz em saber que está se permitindo explorar a temática da espiritualidade com a mente mais aberta.

Ah! Eu achei a edição desse livro a coisa mais linda ??

dani 04/01/2024minha estante
Obrigada, amiga! ?
Essa edição é linda mesmo. Amos os livros da Editora Wish.

Vanessa.Coimbra 31/12/2023

Essa é uma coletânea de pequenas fábulas sobre as diferentes reencarnações de Buda. Que segundo as histórias já reencarnou como cachorros, maciços, lembre-se, papagaios em cada vida ele nos deixa um ensinamento. É uma narrativa fluida e rápida com preciosas reflexões.

Nicole 09/11/2023

Fabulas budistas
Eu gostei bastante, algumas n fazem tanto sentido mas são boas do mesmo jeito. Adorei biografia da Noor, a escritora de todos 20 contos presentes nesse livro. Eu amei de verdadee

Leticia.Ternus 26/07/2023

Repetitivo
Achei esses contos muito repetitivos, na metade já não aguentava mais. Os outros contos da wish que li até hoje são bem melhores.

legolas_ 15/04/2023

São histórias simplesmente e de entendimento prático, bom pra ler no tempo livre, com calma e paciência. Particularmente achei as histórias fofas, mas também nao acho que se deva ler esperando uma obra de arte ou perfeição.

Yuririn 07/04/2023

As fábulas são legais, as do começo, principalmente, são bem impactantes e, no geral, são histórias bonitas. Com o decorrer do livro, o termo "e viveram felizes para sempre" se torna meio chatinho, pois sempre termina assim, mas adorei conhecer essas fábulas.

Taci.Souza 30/03/2023

Essa pequena coletânea reúne 20 belíssimas fábulas da literatura indiana. O enredo acompanha várias reencarnações de Buda na forma de diferentes animais, apresentando histórias de coragem, bondade, amor, sacrifício, altruísmo e inúmeras lições virtuosas.

A escrita de Noite Inayat Khan, é limpa, simples e delicada, possibilitando uma leitura fluida e reconfortante. A edição da wish conta ainda com uma biografia da autora, que me deixou profundamente tocada e impressionada com sua força e coragem em um período tão devastador da história mundial.

Priscilla Santiago 16/03/2023

O que foi que eu acabei de ler?
Ao estudar língua e cultura japonesa tive que estudar um pouco sobre o budismo e acreditei que com esse pouco conseguiria entender o livro melhor, mas eu estava completamente enganada!
Realmente não acho que esse livro seja ruim ou difícil de compreender, mas acredito que exista algumas camada dele que não consegui acessar pela minha ignorância perante a religião budista. Achei esse livro um grande OK do início ao fim, não teve nenhum conto que se destacou para mim nem positivamente nem negativamente, o conto que mais me chamou atenção foi o do cisne/pássaro dourado que ao final dele eu fiquei me questionando sobre as crianças.
Enfim, sai desse livro com a mesma percepção que entrei: preciso estudar mais sobre a religião budista.

brufaber 16/02/2023

Lições para a vida e finais felizes
"Não sofro por deixar este mundo, pois dei aos meus súditos a liberdade. E se minha morte for uma lição para você, então estou mais do que feliz. Não é a es- pada que faz de você um rei, é o amor, apenas o amor. Não se esqueça de que sua vida não é pouco para dar se, ao dá-la, você estiver garantindo a segurança de seu povo. Governe-os não pelo poder, porque são seus súditos; não, governe-os pelo amor, porque são seus filhos. Dessa forma, você será rei. Quando eu não mais estiver aqui, não esqueça minhas palavras, ó Brahmadatta! "
"Fábulas Budistas" é composto por 20 contos que possuem a grande presença de animais, em sua maioria sendo posicionados como seres sábios que aconselham os humanos.
Esse livro é rápido e fácil de ler, suas histórias são lindas e fazem reflexões maravilhosas que podemos levar para a vida. Gosto muito de fábulas e essas com certeza aqueceram meu coração.

Charly.nunes 10/02/2023

Fabulosa bem fofas e sagaz, não há tanto o envolvimento dos sutras, arisco a dizer que o autor escreveu certas fabulas asiáticas e colocou-as como budistas, quando na verda eram somente da cultura asiatica. Mas em sí é um bom livro, acho que é o tipo de livro que compraria aos meis filhos

1 | 2 | 3 | 4 | 5