Os Egípcios

Os Egípcios Isaac Asimov

Resenhas - OS EGÍPCIOS

1 | 2 | 3 | 4

Bruno.Jacimenco 16/02/2024

Muito mais que um livro sobre curiosidades
As pirâmides, sarcófagos, deuses da mitologia, Faraós... Sim, tudo isso é abordado, mas muito mais é disponibilizado nesta obra.

Este é um livro abrangente sobre a história do Egito, trazendo um panorama desde sua origem pré-histórica com o povo que habitava às margens do rio Nilo, passando pelas dinastias dos faraós, a era Ptolemaica até o domínio Muçulmano.

Quem nunca se perguntou como uma nação tão poderosa nos tempos antigos sucumbiu ao fracasso e foi dominada por outros povos? Quais foram os responsáveis e quais atitudes foram tomadas para o declínio do Egito?

Um dos pontos interessantes abordados, é o paralelo que o autor faz com os relatos bíblicos em diversas épocas. Desde a chegada de José ao Egito até a expansão do Cristianismo, apesar do autor ser cético em alguns pontos, principalmente sobre o Êxodo, o que é compreensível pois além de não ser o foco do livro, o autor era ateu.

Foi uma leitura incrível. A forma como Asimov escreve é sempre muito envolvente e fluída, proporcionando uma experiência prazerosa mesmo com um assunto denso.
thuanybianchi 19/02/2024minha estante
Vou colocar na minha lista ?

Bruno.Jacimenco 19/02/2024minha estante
Será uma ótima leitura ?

Rogéria Martins 28/02/2024minha estante
Adorei sua resenha, Bruno! Muito bem escrita, como sempre. Parabéns! ??

Bruno.Jacimenco 01/03/2024minha estante
Obrigado, Rogéria ? Sempre bom receber seu feedback

Pedro.Dalle 18/01/2024

Impressionante
Primeira experiência com o autor.

Escrita super bem estruturada, concisa e muito fluída.

Direto ao ponto, Asimov resume a histórias de um povo no qual sempre tive muita curiosidade.

É incrível as histórias, mitos e lendas que permeiam esse povo que sempre estiveram rodeados de conflitos.

Seus governantes por si só, são figuras emblemáticas, e Asimov sabe e se aproveita disso.

Mesmo se tratando de um livro histórico, é super divertido e indico a leitura para quem quer abrir a mente e ver como certas coisas influenciam nossa sociedade, até mesmo nos dias atuais.

Larissa Lauane 13/01/2024

Uma leitura acessível e que também é uma aula de história!
Os egípcios: as origens, o apogeu e o destino de uma civilização faz parte da Coleção História Universal, organizada pelo Isaac Asimov.

Para quem não conhece, Asimov é um autor de ficção científica super importante que escreveu obras como Fundação e Eu, Robô.

Neste livro, conseguimos acompanhar toda a história do Egito, passando pelos períodos de dominação e pelas várias Dinastias.

Além disso, o autor, com uma investigação densa e bem feita, consegue apresentar vários acontecimentos históricos e religiosos importantes que impactam até os dias atuais.

Entender como um país impactou a história mundial é extremamente interessante, além de conhecer coisas que vão muito mais longe do que as informações de senso comum.

Os trechos que mais me chamaram atenção foram os que falavam da Biblioteca de Alexandria, essencial centro de conhecimento e pesquisa!

Liana 25/12/2023

Eu gosto desse tema, o livro é bom. Mas, dentro da minha perspectiva e do contexto em que estava inserida quando li, não consegui ler de maneira fluida.

Thaís 17/11/2023

Asimov historiador
Isaak Asimov historiador é uma face do autor que eu não conhecia. Foi uma grata surpresa. Asimov não se prende ao formato acadêmico e permite-se destilar alguns comentários, o que torna a leitura mais interessante. A narração flui de forma tranquila, mesmo considerando os muitos séculos, e a falta de evidências históricas.

Considerando os muitos anos que já se passaram desde que a obra foi escrita, é perfeitamente plausível que alguns deslizes sejam perdoados, afinal muito mais se descobriu após a escrita desta obra e muitos outros fatos ocorreram.

#primereading

Tamara Mendes 12/11/2023

Egito.
Isaac Asimov é um gênio e autor de vários livros fantásticos de ficção, mas em “Os egípcios” ele relata não só sobre fatos históricos, mas sobre elementos que ajudaram a formar a sociedade egípcia e, consequentemente, a sociedade contemporânea. É uma não-ficção que traz um compêndio dos principais períodos da civilização egípcia, uma das maiores e mais marcantes que já existiu é um faz um apanhado das principais eras de uma das maiores civilizações que a humanidade já conheceu, passando pelo poder e pelo esplendor dos faraós no Antigo Egito, pela época ptolomaica e pelo domínio romano - com destaque para Cleópatra -, chegando à transição para um território majoritariamente muçulmano.

Cesar Garcia 18/10/2023

Uma história riquíssima
A história do Egito é riquíssima e fascinante. Um povo super inteligente que nos trouxe contribuições importantes na arquitetura, astronomia, matemática, linguística, escrita e arte, além de um império que durou milênios e fascina todos aqueles que querem desvendar os seus mistérios.
O livro de Asimov conta a história do Egito de forma fascinante.

Alison 09/10/2023

Adorei essa leitura
Já tinha lido a obra Fundação do Isaac Asimov, fiquei curioso para ler um livro de não ficção do autor e me surpreendi positivamente.

Incrível o estudo feito pelo autor, além da capacidade de compilar milhares de anos de história em uma narrativa acessível e fluída. A narrativa é conduzida de uma maneira que a sequência de inúmeros fatos históricos, nomes de dinastias e de regiões não se torne algo chato ou maçante. Gostei também da visão cética do autor sobre relatos de ponto de vista religioso.

Recomendo muito pra quem, assim como eu, se interessa por história e principalmente pela cultura egípcia.

Vini 28/08/2023

Tutankabom
Tem muito oque falar não, asimov escreve muito bem, deixa o assunto mais simples de entender, é um bom material de estudo

Renan 10/08/2023

Da antiguidade até os anos 60
Confesso que sempre me interessei pelo egito, a cultura, história e tudo mais, desde do ensino médio e decidi arriscar a leitura desse aqui.

O livro narra com grande riqueza de detalhes toda a trajetória, história política e vários outros aspectos da cultura egípcia, desde a antiguidade até os anos de 1960 (o posfácio diz que Asimov escreveu o livro 1967). Achei a leitura muito interessante até mais ou menos a metade, porque a partir dali a riqueza de detalhes passou a ser muita informação e já não queria mais saber tanto sobre a dinastia XVII do Egito antigo. Mas como sou teimoso decidi tentar a leitura e terminei de ler e acabei saindo meio apático, não gostei nem desgostei. Acho que o livro poderia ser umas 50 páginas menor e seria suficiente para narrar toda a história do Egito.

Recomendo a leitura caso vocês queira saber minuciosamente os detalhes que envolvem toda a história egípcia, senão acho que vai acabar sendo uma leitura maçante.

Elmar 29/07/2023

Maravilhoso
Uma escrita fluente que te segura, dessa forma se torna prazeroso estudar história, pena que não acompanha até os dias atuais, alguém deveria complementar a obra do mestre asimov.

Taynara.Saturno 30/06/2023

Um livro cheio de curiosidades
Como uma pessoa curiosa, mas não uma amante de história, achei o livro muito interessante.
Asimov como sempre tem uma escrita muito fluída e sabe contar uma história, seja ela fictícia ou não.
Acredito que para meios de pesquisa o livro serve apenas para achar referências, nao detalha a fundo os fatos, até pq ele retrata milhares de anos de Egito em menos de 300 páginas.
Existem muitas curiosidades muito legais no livro e acho bem interessante pra conhecer.

Sarita Helena 19/06/2023

Comecei a ler sem muita espectativa, o que foi bom. Gostei bastante do livro, tetra o Egito de uma forma simples, clara e de fácil compreensão.

Icaro 16/06/2023

A paixão de Asimov pela História
É um ótimo livro para o público em geral, que possui curiosidade em aprender sobre o Egito e é leigo em História. Asimov narra a história egípcia de maneira bem direta e muito bem escrita, tornando uma leitura bem deleitosa. Mesmo não sendo o propósito da obra, senti falta de algumas referências bibliográficas, sem elas fica a impressão que tudo saiu da cabeça de livre e espontânea vontade (implicância de historiador rsrs)

folkorian 13/06/2023

Cumpre seu papel
O livro tem o intuito de ser rápido e conciso e é o que ele é. Gostaria muito que tivesse se aprofundado mais, porém para o número curto de páginas sei que isso é impossível para uma história tão LONGIVA quanto a egípcia e toda a África num tudo.

Foi minha primeira experiência com o Isaac, não achei que o primeiro livro que leria dele fosse este, nunca havia ouvido falar neste para ser franco. Mas me impressionou demais, gostei muito da escrita fluida dele nesse aqui, espero ler mais coisas dele em breve, algo ficcional, espero...

1 | 2 | 3 | 4