Teologia do Corpo

Totustuus
45º de 60 > 2023
????

Pax e bem meus irmãos!

Livro denso e desafiador. Foram 7 meses para concluir essa leitura/estudo!
???????

SJPII demonstra como nosso corpo é um símbolo visível de realidades invisíveis!

Nessa obra são reunidas 133 catequeses sobre o que significa o ser humano, diferenças entre homem e mulher, como se encontra a felicidade no matrimônio entre outras!

Muitos valores e princípios estão e serão esquecidos, isso não é achismo, são palavras de um santo!

O quanto o Homem deve prover para sua esposa e família e vice-versa!

O próprio Wojtyla já citava: Ora et Labora "Ore como se tudo dependesse de Deus e trabalhe como tudo dependesse de você".

Deus em sua infinita bondade usa de servos para nos direcionar! Gratidão Deus!

Viva Cristo Rei e Salve Maria!

#TotusTuus
#OraEtLabora
#SJPII
#TeologiaDoCorpo
#MBC

Jéssany 17/02/2023

O Papa conseguiu apresentar a sexualidade humana de maneira fiel ao ensinamento da Igreja e, ao mesmo tempo, nova. É maravilhoso aprender e ver essa visão que ele traz. É um tesouro de ensinamento.
Sao João Paulo II afirma que "o corpo, de fato, e só ele, é capaz de tornar visível o que é invisível: o espiritual e o divino. Foi criado para transferir para a realidade visível do mundo o mistério oculto desde a eternidade em Deus e assim ser sinal d´Ele." Esta é a intuição básica de toda sua teologia.

Suelen 29/12/2022

Teologia do Corpo
A Teologia do Corpo é resultado de 129 audiências pronunciadas no início pontificado de São João Paulo II, sobre a sexualidade, o amor humano e a família, oferecendo uma de suas maiores contribuições para a espiritualidade conjugal. Só o corpo, afirma o Papa, “é capaz de tornar visível o que é invisível: o espiritual e o divino”; ele “foi criado para transferir para a realidade visível do mundo o mistério oculto desde a eternidade em Deus e assim ser sinal dele”.

Lorraine.Dias 24/07/2022

Profundo estudo
Uma leitura muito boa, porém muito difícil.
Exige atenção, já que são várias cartas de um estudo contínuo sobre o corpo, o homem e a mulher, e as suas funções dentro da sociedade com embasamento cristão.

Isabela Zocolaro 13/07/2022

Teologia do corpo é uma das obras mais ricas de Igreja Catolica. João Paulo II ao longo de 4 anos de catequeses semanais nos deu o presente de um aprofundamento incrível nas questões que envolvem a linguagem do corpo e a sexualidade humana.

Sempre através de palavras de Jesus, João Paulo II explica cada pedacinho de algumas passagens bíblicas e nos ensina acima de tudo sobre a pureza do coração.

A leitura não é facil, pelo contrário, eu mesma, pouco entendi. Mas ainda assim valeu a pena me aventurar e ler devagarinho cada frase tentando compreender o que nosso antigo papa estava explicando. O que entendi, absorvi e me encantei.

É muito lindo e nos leva a resgatar o sentido original do corpo que foi perdido com a concupiscência trazido pelo pecado original, e nos faz ficar atentos aos desejos do
coração para leva-los sempre a voltar-se ao perfeito plano de Deus.

?O corpo, e só ele, é capaz de tornar visível o que é invisível: o espiritual e o divino. Ele foi criado para transferir para a realidade visível do mundo o mistério escondido desde a eternidade em Deus [o amor de Deus pelo homem] e, assim, ser seu sinal?

Marília 24/02/2022

Eu gostei da forma como são explicadas as questões da maternidade e paternidade responsáveis a luz da fé, mas é um livro para ser lido com calma.

José Carlos 02/01/2022

Um grande tesouro da Igreja
São João Paulo II foi um grande santo e entre
os seus trabalhos filosóficos e teológicos o mais famoso são essas catequeses sobre o amor humano. O título Teologia do Corpo, que é utilizado nos textos, mostra que o grande intuito é compreender o que Deus pensou sobre o ser humano e suas relações. Os textos não são simples, em nenhum momento o papa é superficial, ele se aprofunda em cada questão e para alguns a falta de compreensão de termos antropológicos pode atrapalhar no entendimento de algumas partes. Não é uma leitura para um iniciante, mas é essencial para todos aqueles que querem compreender o papel do ser humano no mundo, sobretudo num mundo que vê tudo como passageiro.

Deyzelena.Moreira 12/10/2021

Um livro perfeito de um santo que amo
Um livro que nos fala dos valores que estão ficando esquecidos. Mas com esse livro podemos voltar a lembrar esses valores