A Outra Garota Negra

A Outra Garota Negra Zakiya Dalila Harris

Resenhas - A Outra Garota Negra

paulamatos 26/03/2024

O livro é muito bom começa super legal e te deixa muito curiosa.... discute vários assuntos importantes sobre a vida de pessoas (principalmente mulheres) pretas. gostei muito porém o final ficou meio desconexo pouco esclarecido.

estherdeos 25/03/2024

Eu estava muito interessada no livro, porém achei que a explicação foi muito fantasiosa. Me decepcionei extremamente quando entendi o que estava acontecendo e isso me deixou bem desanimada com o restante.

Também não gostei do desfecho final do livro, foi bem decepcionante como um todo pra mim.

Mari Florentino 16/03/2024

A crítica é sutil
Ele conta a história de uma jovem negra, que atua como assistente no mercado editorial americano e retrata o dia a dia repleto de racismo (bem no estilo ?velado?) que ela enfrenta (essa é a parte boa e interessante do livro), mas a chegada de outra negra na empresa é que sacode o enredo. É uma história que questiona a capacidade de lutar contra a maré num mundo feito para a personagem ser levada pelo mar. Como hoje li mais cedo no Instagram e faz total sentido com esse livro ?todo mundo fala que camarão que dorme a onda leva, mas ninguém questiona o cansaço desse camarão.? O livro traz um pouco disso. Ele mostra que lutar contra o racismo é meio assim, é cansativo, é necessário, mas nem sempre se tem condição de permanecer firme em posição de luta, porque no fundo é exaustivo para quem vive isso diariamente.

Onda Soyeon 16/03/2024

O livro é simplesmente autêntico! O suspense te pega de surpresa,mesmo que vá no ritmo mais lento,mas eu fiquei sem ar quando tudo foi jogado na minha cara aos poucos!
Fora como trás a vivência de uma mulher negra em um lugar predominante branco. Amei a mistura que esse livro trás de gêneros literários!

Ana 13/03/2024

Livro da extinta coleção intrínsecos. A capa é uma formosura. A edição toda, na verdade. "A outra garota negra", de Zakiya Dalila Harris, conta a história de Nella, uma editora de livros negra e solitária (na vida e na posição de mulher nega no espaço profissional que ocupa) da Wagner Books. A história é intrigante. Denuncia abusos, racismo, solidão social, disputa, alienação etc. Hazel, apesar de ser a outra garota negra na edição da WagnerBooks, tem um tom totalmente amordaçado comparado ao de Nella, uma militante ferrenha sobre as questões raciais. Mas, muito está por trás do comportamento de Hazel o que, tristemente, contagia Nella. Apesar de ter gostado do rumo da leitura, do que ela traz de importância, talvez o enredo tenha se propagado demais, perdendo um pouco o seu entudsiasmo inicial. Ainda assim, é um livro e tanto.

Pamela.Pugliano 11/03/2024

"Você precisa ser duas vezes melhor, está lembrada?"
Este livro com toda a certeza não serviu pra mim. Sabe aquela sensação de não querer pegar ele pra continuar a leitura? Nesse nível. De qualquer forma, conclui essa leitura e não tem nenhum aspecto nela que tenha gostado - achei a escrita, narrativa e personagens fracos, o desenvolvimento da história lento e o plot totalmente sem pé nem cabeça. Não convenceu nem de longe.

Bom, temos a história de Nella, uma garota negra que parece ir muito bem na editora que trabalha, até aparecer Hazel, a outra garota negra. Muitos tópicos interessantes sobre a negritude chegaram a ser levantados, mas foram tratados de forma muito superficial, só pinceladas. A única relação digna de aceitação foi entre Nella e Malaika (melhor amiga), de resto, nada substancial. De verdade, nenhum ponto da história me marcou ou deixou algo que fosse digno de nota. E quando finalmente cheguei ao fim, descobri que foi mesmo uma perda de tempo. Sim, sou dessas que não consegue largar a leitura por pior que ela seja.

Enfim, leiam por sua conta e risco. Não me lembro da última vez que NÃO curti tanto um livro. Leitura nem de longe recomendada. Aproveitem.

gabluela 10/03/2024

Esperava mais do livro
Cuidado, contém spoilers!

Terminei a leitura e eu estou sem entender nadinha. o final foi mega corrido e pegou um lado fantasioso que não fez sentido nenhum. o que aconteceu com os personagens secundários? senti falta do que levou eles. o enredo é bom porque é importante falar sobre a falta de pessoas negras em vários lugares e achei interessante o meio editorial, mas a autora se perdeu muito e colocou coisas sem sentido e desnecessária. o final me fez parecer que nós temos que mudar nossas características para se moldar em espaços majoritariamente brancos, desde nosso modo de falar, até nosso modo de vestir e cabelo? não gostei nada disso. detestei o fato de que a nella se vendeu no final para ser aceita pelos brancos. mas o que aconteceu com a makaila? em determinada parte achei que ela poderia estar com a hazel, mas depois achei que ela poderia estar com a kendra e lynn, no final não deu em nada. tem uma revista que veio junto com o livro e lerei depois para ver se isso tem explicação. é uma pena, porque o livro tinha tudo para ser interessante.

Ana 04/03/2024

Lento
Eu achei que as coisas demoram a acontecer, teve vários momentos que me senti entediada? também achei o plot meio sem graça ?

Hellohell 03/03/2024

Boa trama que poderia ter sido melhor trabalhada
O livro tem uma trama muito boa que renderia muitas discussões sobre pessoas negras em ambientes majoritariamente branco. Mas eu acho que a autora se perdeu na narrativa a partir das segunda parte e então ficou muito confuso.

Julia.Duarte 02/03/2024

Tinha tudo para ser um livro incrível, porém lutei muito parar terminar achei o trama bem fraco, fico triste pois a escrita e muito boa e muito potencial para criar várias tramas e suspenses. Simplesmente não entendi a escolha do plot.

Naty.Duarte 02/03/2024

Tendi foi nada
Confesso que conclui essa leitura quase forçada...

Tinha tudo para ser uma boa história, pontuar boas discussões raciais como preconceito dentro de empresas, etc. Mas em algum momento a autora se perdeu e a história começou a ficar confusa.

Não sei se a mensagem que ela quis passar foi uma forma de crítica, sobre parecer que as pessoas negras precisariam anular as suas histórias, ancestralidade e cultura para serem aceitas e vistas em locais majoritariamente formado por pessoas brancas e conseguirem serem reconhecidas por suas qualidades. (No caso de livro, tudo isso em ambiente de trabalho em principal)

Mas sinceramente terminei essa leitura entendendo nada ?

ceci.maggi 27/02/2024

A proposta do livro é muito boa e tinha muito potencial, porém, achei que a autora se perdeu no desenvolvimento e enrolou demais ao longo da história, com muitas partes desnecessárias e cansativas de se ler. Senti que o final foi corrido e mal desenvolvido, até um pouco sem sentido. Os personagens surgiam no meio da história de forma rasa e confusa, e o suspense não chega a prender o leitor. As questões raciais poderiam também ter sido abordadas de forma muito mais profunda.

Talitasda 26/02/2024

Legal
Achei bem longo, o final foi chegar a ter uma reviravolta muito ? não sei achei meio mal desenvolvido, o que deu dos personagens secundários?

enfim é isso né

mas trata de temas importantes pro debate americano de raça

Julia 24/02/2024

Qual a proposta?
Nessa história acompanhamos Nella: uma jovem negra que trabalha em uma editora - o detalhe é que ela é a única garota negra na empresa. Um certo dia chega a outra garota negra: Hazel recebe a atenção, o carinho e os elogios de todas(os).
A gente vai acompanhando todo o contexto laboral racista que envolve Nella e Hazel, mas em algum momento o enredo se perde e a história se torna uma conspiração de mulheres negras "antirevolucionárias" contra mulheres negras "revolucionárias" guiadas por um homem branco e que utilizam uma espécie de creme capilar para "domar" as mulheres negras "revolucionárias"... no fim, nada se explica.
Ponto positivo: tem descrições adequadas de pessoas negras e da cultura negra, valorizando a beleza afro e a negritude.