A outra garota negra Zakiya Dalila Harris

Resenhas - A Outra Garota Negra

Brandajulise 04/08/2021

A outra garota negra
Eu esperava a pegada thiller logo no início e teve um pouco, mas quando a história foi se desenvolvendo não senti a pegada thiller, só na página cento e pouco que começou o suspense, e eu queria que começasse antes, também não consegui me conectar a personagem principal, só no final entendi os motivos e tudo que levou para fazer isso

Mas tirando tudo isso o livro é um elo bem forte e o final inesperado!! Até certo ponto se tornava previsível e aí autora de um tapa na cara em mim, até acho que vai ter o segundo, pois não pode acabar assim

Como todo o livro ele tem pros e contras, e os prós superam os contras, vale muito a pena a ler, e vc ainda entende o que as mulheres negras passam no ambiente de trabalho e tbm entende porque a Nella se rende
( +14, suspense )
Blogpaixaoporler 06/08/2021minha estante
Estou na página 42 e estou um pouco confusa. O livro não está me prendendo.

Ainda não iniciei

Boni 10/08/2021minha estante
Só li apenas o prólogo mais tou curioso pra saber como é

Boni 10/08/2021minha estante
Eu gostei do gênero que vai tratar a história, além de ser um tema bem polêmico acho que vou gostar porém com medo de me arrepender...

Brandajulise 10/08/2021minha estante
Eu gostei do enredo, só que não me apeguei a leitura e tbm não me prendi

Lana 29/08/2021

Sou uma palhaça
"Que [*****] foi essa?" - meu primeiro pensamento pós leitura.

1- o livro já começa extremamente chato e desinteressante.

2- a quantidade de vezes que a palavra "garota" é utilizada para se referir a outra pessoa é MUITO irritante.

3- quando você pensa que as coisas vão mudar, fica só no pensamento mesmo.

4- o livro continua extremamente chato e desinteressante...

5- acontecimentos irreais e muitas vezes previsíveis.

6- final tirado de vocês sabem onde ?
Isadora.Loyola 29/08/2021minha estante
sim???

Lana 29/08/2021minha estante
Isadora, parece que foi um surto meu a leitura desse livro

Caio Dantas Cabral 29/08/2021minha estante
KKKKKKK tão feliz por ter cancelado intrínsecos kkkk

Lana 29/08/2021minha estante
Caio, é 8 ou 80 esse clube mdsssssss

Caio Dantas Cabral 30/08/2021minha estante
percebi lkkk

Carla 09/03/2023

O que? Como é?
Terminei a leitura assim, espantada! Perplexa! Sentindo que perdi meu tempo.

Dificilmente um livro me deixa tão decepcionada pq sempre existem muitos pontos bons, mas nesse os pontos bons são irrisórios frente à totalidade da trama.

Temos uma garota negra trabalhando em um editora de livros e isso é o ponto positivo. Ela fala bastante sobre o estranhamento de ser a única negra e como tudo é mais difícil para ela. Aprendi bastante sobre as inseguranças com o cabelo natural e sobre as peculiaridades da infância em determinados bairros.

Mas o escritório contrata uma outra garota negra e o que devia ser legal vira uma briga de escritório para ver quem aparece mais. Tem os chefes "maus" e os colegas "indiferentes", as disputas de quem puxa mais o saco e o medo de ser demitida.

Tudo isso acontece no meio de uma narrativa bem confusa, com capítulos que trazem outros personagens, mas que você não encaixa bem na história nem no final.

E o final? O que foi esse argumento? Essa teoria da conspiração de mulheres negras contra outras mulheres negras e a lavagem cerebral feita a partir de... Não posso falar, mas foi a coisa mais tosca que eu já vi em anos de leitura.

O livro fala muito da necessidade de publicar mais escritores negros, sobre diversidade, mas, infelizmente, esse livro depõe contra seus próprios argumentos. O desfecho dado a personagem principal joga fora toda a construção identitária dela, sua luta, sua força de vontade.

Sem contar que os personagens acabam sem final e a trama principal - a teoria da conspiração- não tem uma explicação plausível.

Faltou olhares atentos de bons editores e revisores nesse livro. Uma pena pq a Nella era uma personagem bem legal.
Sabrina 09/03/2023minha estante

Carla 09/03/2023minha estante
Amiga....não leia! Só para passar raiva.

Sabrina 10/03/2023minha estante
? sempre levo tuas dicas em consideração.

Carla 11/03/2023minha estante
???

Giovana Mocellin 01/02/2022

Pensei que não ia conseguir chegar ao fim
Leitura arrastada e confusa, eu levei meses pra ler, nas últimas 100 páginas achei que deu uma engatada mas ainda sim, a temática do livro tinha tudo para dar certo, mas o desenvolvimento deixou muito a desejar, muitas pontas que ficaram soltas. Não recomendo pra ngm essa leitura.
Natty 01/02/2022minha estante
Por isso o meu livro ainda está encalhado

Schumiga 01/02/2022minha estante
Meu Deus, nunca achei q eu veria uma avaliação de MEIA estrela ajhahahahaha.

Natty 01/02/2022minha estante
O livro é pessimo

arantxa 18/09/2023

Não conquista, história confusa.
O início é chato, confuso e me senti perdida lendo. Foi ficar interessante lá pela parte IV, porém ficou ainda mais confuso e o final parece que foi extremamente rápido e mal desenvolvido, com várias pontas soltas.
Não abandonei o livro porque gosto de terminar as minhas leituras, mas não teria perdido nada se tivesse desistido.
Lilian 01/10/2023minha estante
Tô quase desistindo kkkk

arantxa 14/10/2023minha estante
Quando o livro finalmente começa a ficar bom, ele acaba kkkkkkkkkkk não julgo quem não chega até o fim ?

Lilian 15/10/2023minha estante
Eu não consegui chegar na parte legal, abandonei mesmo ?

sopa_de_letrinha_ 29/09/2021

A outra garota negra
Decepção resume. Depois de um mês lendo esse livro na força do ódio porque não queria abandonar, termino com a decepção. Uma história que parecia muito promissora acabou se perdendo no enredo, esperava mais.
Riani 01/10/2021minha estante
A leitura não fluía estava com vontade de desistir, mas gostei do tema abordado só por isso insisti, mas foi uma decepção o final.

Pamela 03/10/2021minha estante
Nossa tb não gostei.

Matheus1102 05/03/2023

Quando se olhou no espelho, viu que nunca tinha sido livre!
Comecei "A outra garota negra" sem a menor pretensão de me prender à história. Dessa forma, o início da trama não me comoveu e envolveu tanto como esperava. Entretanto, a história se afunila do meio para o final, impactando todo o resto!

Em suma, a vida das personagens principais, Nella e Hazel, tomam rumos semelhantes quando as duas trabalham no mesmo ambiente, majoritariamente branco e um tanto quanto racista, e dividem as mesmas tarefas. Após todos os empecilhos enfrentados por Nella, ela finalmente consegue descobrir o seu valor como mulher e pessoa preta, e o poder da sua voz como ativista dos direitos negros. ??
genas 05/03/2023minha estante
que tudo amg, quero ler! ?

Matheus1102 06/03/2023minha estante
LEIA AMG, SÉRIO, VC VAI AMAR ??????????

Monica.Pereira 27/10/2023minha estante
Eu acabei de abandonar, simplesmente não consegui mais prosseguir com ele. Livro totalmente chato e repetitivo!

Carol 27/10/2023minha estante
Nossa, entendo viu! Eu fiquei curiosa depois que chegou o bilhete mas nada indicava que teria uma ficção científica como resposta e não foi uma surpresa boa kkk

Ivy B. 18/08/2021minha estante
Eu também fiquei me questionando o pq do Richard ter feito tudo. Me chateou essa questão ficar sem resposta. Concordo com vc! Eu achei as últimas páginas, com o desfecho, decepcionantes. Acredito que a autoria tenha deixado uma janela aberta para fazer uma continuação, não acha? Pq não é possívelllll que terminou assim!

Fabiola34 20/08/2021minha estante
Acho que deve ter continuação sim, mas não vou ler não.

Taiane.Anhanha 06/04/2022

Meio enrolado no começo, mas depois...só cresce a tensão
Quase desistir de ler o livro pelas resenhas que li por aqui e pela nota que ele tinha. Se você está tentado a isso, aviso: leia e tire suas próprias conclusões. Depois desse, nunca mais vou me guiar por opinião alheia, juro.
Mas acho que tem um motivo específico também, esse livro não vai tocar a todas as pessoas de igual forma. Pessoas negras se sentirão representadas, vistas, ouvidas e se reconhecerão na protagonista, no plot do livro, nos dramas vividos e situações cotidianas vivenciados pelos negros e negras tanto nos EUA quanto o Brasil.

Nella é uma jovem negra que trabalha em uma editora, é assistente, mas se esforça todo dia para alcançar um cargo mais elevado. Ela também é a única negra que trabalha por ali e isso é algo que a coloca em diversas situações complicadas afinal a "negra única" é vista com um totem para a empresa dizer ser "diversa". Nella namora um cara branco antirracista, mas ela pensa o quanto isso a torna "palmiteira" frente aos outros. E também tem uma melhor amiga, que assim como ela, é extremamente consciente e militante contra o racismo, assim, elas trocam informações, se indignam e comentam sobre situações racistas.

Em determinado momento chega outra garota negra para trabalhar na editora. Hazel é estilosa, comunicativa e logo, logo conquista o carinho de todos ali (mais do que Nella). As duas se tornam amigas, também falam sobre racismo, mas algo parece estranho nessa relação e logo, logo a gente descobre o que.

O livro tem outras narradoras que vão ajudando a construir a tensão e o mistério, mas isso, por vezes, acaba ficando confuso porque as narrações além de pessoas diferentes, tem tempos diferentes. Fiquei meio perdida, tendo que voltar algumas vezes.
O começo, por ter todos esses mistérios, pode ser meio maçante e sem graça, acho que a autora podia ter calibrado um pouquinho mais nessa parte. Porém, achei a construção das personagens muito bem feita, a gente consegue entender cada uma delas.

Por fim, o final fica em aberto, nossa imaginação tem que correr solta para encaixarmos algumas peças, quem não gosta disso, melhor nem ler hhahhaha mas assim, a forma que a autora trata do racismo institucional, estereótipos de pessoas negras e outros temas sensíveis e atuais é de uma maestria sem tamanho! Indico simmm, mil vezes, embora entenda as controvérsias que ele tenha os prós são bem melhores, pode acreditar.

AGORA VOU COMENTAR COM SPOILER AQUI, AVISOOOO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

James Baldwin diz que "Ser negro e relativamente consciente é estar quase sempre com raiva." E estar quase sempre com raiva não é legal, não é justo na verdade. Questionar sempre, ser a militante chata do rolê com maioria branca, apontar o racismo constante...isso pode ser desagradável e "pegar mau" ou até mesmo nos prejudicar. Muitos até aceitam negros, mas obedecendo, baixando as orelhas, não questionando ou os chamando de racista.

E aí que tá o plot do livro...uma pomada para cabelo que acaba tornando pessoas negras menos conscientes e "militantes", assim elas conseguem sucesso e sobem de cargos mais facilmente, pois são mais "amorosas" e tranquilas, não se estressando e não ficando com raiva. Achei legal, inovador, talvez tenha se arrastado demais para explicar sobre e quando explicou foi tudo muito rápido. Mas deu para entender a ideia da autora e nossa, achei genial. Ainda mais porque Nella sucumbiu a isso, ela aceitou a pomada e se rendeu a esse sistema, para ela seria mais fácil, era mais cômodo. Será que não é? Quem vai dizer? Depende de ambição?

Mas pensei que nesse final o livro deveria problematizar o porque NÃO usar o pomada, tudo que isso nos leva, a uma "escravidão moderna" de nossas mentes que só obedecem para uma vitória pessoal. Enfim, muitos questionamentos e mais ainda porque não sabemos o que acontece com o namorado, com a amiga, família, etc. Final em aberto mesmo...podemos até pensar: "será que ela realmente usou a pomada ou está por dentro da Resistência?"
Daniel705 17/05/2022minha estante
Comprei esse livro, e decidi vir dar uma olhada nas resenhas. Fiquei em choque com quantas pessoas não curtiram esse livro kkkkkkk, mas tô firme e quero tirar minhas próprias conclusões !??

Taiane.Anhanha 18/05/2022minha estante
isso, tire as suas próprias ahahahaha

Bianca547 25/08/2021

Decepção
O livro tem uma escrita mto boa, a leitura foi suuuper fluida, mas sinceramente O QUE FOI AQUELE FINAL????????? A construção estava ótima aí pá, a razão de tudo é só totalmente irreal e impossível e pra piorar TEM FINAL ABERTO!!! Não sou contra finais abertos, mas pra esse livro eu queria RESPOSTAS!! Até parece q deixa uma brecha para um possível livro 2, mas olha... esse com certeza foi a mqior decepção do ano.
Isadora.Loyola 25/08/2021minha estante
kkkkkk cara eu fiquei tão triste

Caroline 01/09/2021minha estante
Exatamente, estava tdo indo e de repente dou de cara com um epílogo ????

Ana Becegato 24/08/2021

derek meu deus
O livro tem uma ambientação deliciosa de ler, no coração da cidade, conhecendo um pouco mais do meio editorial. A premissa da história é muito interessante, as discussões sobre racismo, as referências, e diversidades no meio do trabalho. O começo foi tudo! Fiquei super curiosa com o que ia acontecer com o suspense que tinha criado, até que?
BUM ?
O final? o que foi esse final. O pior tipo de final que um leitor pode se ler, super aberto. O final não fez nenhum sentido. Tive a impressão que o início da história seria algo mais sério, mas no final foi muito fantasioso.
Enfim, fiquei igualzinha o meme da Nazaré
Isadora.Loyola 24/08/2021minha estante
a decepção meu pai

Caroline 01/09/2021minha estante
Total! Só penso que deva ter um segundo livro... não é possível

Fabiana 03/10/2021

Foi uma leitura bem decepcionante na minha opinião. Achei o desenrolar da história bem confuso. Uma história que tinha tudo pra ser muito boa, porém se perdeu no caminho.
Sonia 03/10/2021minha estante
não entendi nada do final desse livro?

Alessandra.Araujo 10/10/2021

Suspense fraco
De forma alguma vou comentar sobre a temática. Primeiro, porque foi o que me interessou no livro, mas o motivo em questão é porque sei que não é o meu local de fala. Por isso, nao vou julgar a veracidade e/ou qualidade da história. O que incomodou (e muito) nesse livro, foi o suspense mal elaborado, a trama longa demais e os os detalhes desnecessários. Foi sofrido terminar, mas terminei porque sou teimosa. Levou dois meses? Sim. Mas terminei.
Bella 11/10/2021minha estante
Senti o mesmo, fora um monte de coisa que ficou vaga, e achei o motivo em si (creme de cabelo) péssimo.

Mariane.Silva 11/09/2021

Decepcionada
O livro tinha tudo pra ser bom, mas faltou alguma coisa. Demorou muito tempo para desenvolver o mistério e deixar bem claro o plot da história. Também acho que o final deixou a desejar. Fiquei triste, porque estava com muitas expectativas.
NAtaly.Berger 16/09/2021minha estante
Exatamente