A Outra Garota Negra

A Outra Garota Negra Zakiya Dalila Harris

Resenhas - A Outra Garota Negra

Jessie / @livrosmeusmimos 21/08/2021

Esperava mais da história, mas gostei bastante no geral.

O livro tem uma ambientação deliciosa de ser ler, no coração da cidade, conhecendo um pouco mais do meio editorial.

Em um determinado momento a história é direcionada a um suspense que persiste até as últimas páginas.

Particularmente, eu adorei o tem abordado, mas o final do livro não fez muito sentido. Tive a impressão que o início da história seria algo mais sério e o final foi mais fantasioso.

Contudo, acredito que esse livro precisa ser lido, para conscientização. É necessário falar sobre diversidade, e foi exatamente por esse motivo que segui a leitura até o fim.

site: https://www.instagram.com/p/CSyscXsrXle/

Júlia Brandalise 04/08/2021

A outra garota negra
Eu esperava a pegada thiller logo no início e teve um pouco, mas quando a história foi se desenvolvendo não senti a pegada thiller, só na página cento e pouco que começou o suspense, e eu queria que começasse antes, também não consegui me conectar a personagem principal, só no final entendi os motivos e tudo que levou para fazer isso

Mas tirando tudo isso o livro é um elo bem forte e o final inesperado!! Até certo ponto se tornava previsível e aí autora de um tapa na cara em mim, até acho que vai ter o segundo, pois não pode acabar assim

Como todo o livro ele tem pros e contras, e os prós superam os contras, vale muito a pena a ler, e vc ainda entende o que as mulheres negras passam no ambiente de trabalho e tbm entende porque a Nella se rende
( +14, suspense )
Blogpaixaoporler 06/08/2021minha estante
Estou na página 42 e estou um pouco confusa. O livro não está me prendendo.

Ainda não iniciei

Boni 10/08/2021minha estante
Só li apenas o prólogo mais tou curioso pra saber como é

Boni 10/08/2021minha estante
Eu gostei do gênero que vai tratar a história, além de ser um tema bem polêmico acho que vou gostar porém com medo de me arrepender...

Júlia Brandalise 10/08/2021minha estante
Eu gostei do enredo, só que não me apeguei a leitura e tbm não me prendi

Natalia 30/08/2021

Nem sei ainda o que dizer desse livro. Eu gostei, mas ainda to absorvendo esse final. Acho que ficou faltando muitas explicações e fechamento para alguns personagens.
O livro tem um que de suspense que faz você não querer parar de ler e saber o que tá acontecendo. Um livro necessário, pois faz você pensar em tudo o que os personagens passam e como se sentem. Adorei como mostraram o ambiente dentro da editora, escolha de capa e tudo mais. Recomendo.
Caroline 01/09/2021minha estante
Tbm me sinto assim, um final sem nexo

Luiza Helena (@balaiodebabados) 01/09/2021

Originalmente postada em https://www.balaiodebabados.com.br/
A Outra Garota Negra é um livro que tem uma premissa interessante. Enquanto a autora acerta em alguns pontos, em outros ela deixa bastante a desejar.

Um dos pontos que a autora super acertou foi no desenvolvimento envolvendo racismo velado no ambiente de trabalho, a condescência, microagressões e a dificuldade das pessoas negras subirem em suas carreiras. Todos esses pontos vemos através de Nella, uma jovem assistente de editoria que trabalha em um ambiente predominantemente branco. Ela era a única pessoa negra no seu setor até a chegada de Hazel.

Nesse mesmo cenário a autora também bate na tecla na pouca participação de negros no mercado editorial, principalmente nos bastidores da produção. Ano passado tivemos um caso com uma grande editora (cof cof Galera Record cof cof) que, apesar de não concordar muito com alguns pontos utilizados nesta situação, por outro lado ficou bastante claro o quão problemático é esse cenário.

Nella é uma moça que tem suas convicções bem fortes e quer fazer mudanças no mercado editorial de como a comunidade negra é vista por escritores brancos (principalmente homens, mas isso eu acho que nem era preciso especificar). Entretanto, suas ações sempre sofrem pequenas e discretas retaliações e por isso ela vai se questionando se vale a pena mesmo lutar, já que afeta diretamente na sua carreira.

Por mais que A Outra Garota Negra traga discussões válidas e interessantes, o seu ritmo lento, a alternância de narração e o vai-e-volta na linha do tempo podem deixar o ritmo de leitura um pouco lento. A questão do suspense em si deixa um pouco a desejar, ainda mais no quesito explicação, mas isso eu já esperava porque é algo que sempre me brocha no gênero.

Apesar de seus pontos negativos, A Outra Garota Negra é uma leitura super válida e bastante reflexiva sobre como o mercado de trabalho trata os negros. Uma curiosidade interessante: a autora se baseou na sua experiência trabalhando na Penguim Random House (uma grande editora internacional) para escrever esse livro. Os direitos de adaptação já foram adquiridos pela Hulu.

site: https://www.balaiodebabados.com.br/2021/09/resenha-712-outra-garota-negra-zakiya.html

Isadora.Loyola 24/08/2021

achei que seria best-seller mas?
surreal como esse livro passou de MUITO MANEIRO pra - ok isso tá estranho - e MEU DEUS QUE MALUQUICE. não sei se a minha expectativa que foi muito alta ou se realmente não foi tão bom assim. eu amei as referências que a autora traz, tanto de marcas racistas quanto de livros, músicas, autores, enfim. simplesmente adorei o cenário de mercado editorial. a escrita é muito fluida e o suspense prende sim.

porém o final desse livro ficou péssimo e também temos alguns furos durante a história. algumas perguntas simplesmente não foram respondidas, sabe?! isso me decepcionou tanto? muita coisa boa poderia sair dele, especialmente porque no começo me parecia trazer bastante seriedade à diversas questões de raça e desigualdades dentro do trabalho. enfim, virou pura fantasia sem necessidade.

Duda @pagesofduda 17/08/2021

Livro diferente
A leitura foi boa, apesar de eu achar o começo muito enrolado, da metade pro fim ficou bom hehehe diferentão

Matheus 11/08/2021

Não veio ai!
No início da leitura eu tava confuso, quando chegou no final parecia que eu tava no início. Que decepção para quem tinha se animado tanto com a proposta, é uma narrativa perdida e parece que a autora chegou lá pela página 200 e não tinha mais o que fazer, jogou um suspense estranho, preferia que tivesse ficado na abordagem sem graça porém correta da "novidade na editora". A forma intercalada de contar alguns outros personagens no começo do livro faz com que a bagunça chegue ainda mais forte à nossa cabeça. O epílogo é uma viagem inacreditável. Um dos únicos pontos bons é a ideia de desenvolvimento do suspense, mas a execução estraga tudo. Adorei, não volto mais kkkkkkk. Poxa Intrínsecos.

Aline.Silva 25/11/2021

Chatíssimo, beira o insuportável
Quase abandonei, leitura chatíssima, não flui, não desisti pois achei que iria rolar um plot twist top, porém não.
Até agora não entendi várias partes, a leitura é cansativa e nem um pouco cativante. 2 meses para conseguir terminar, 2 meses perdidos e um arrependimento de não ter largado.

bru 04/09/2021

confuso e perdido
Mais um mês em que o intrínsecos decepcionou, nossa!!!!!

A premissa do livro é muito interessante, porém, seu desenrolar é completamente ruim e confuso.

É uma história que não te prende e nem te cativa, houveram muitas coisas sem explicações e muitas pontas soltas.

Parafraseando um trecho: “Eu simplesmente não me conectei com os personagens. A escrita simplesmente não era o forte suficiente”

Não recomendo.

Anna caldieri 25/09/2021

Uma das maiores decepções. Quando chegou esse livro, achei que seria MUITO bom pelo enredo, mas?.

Me prendeu em algumas partes pelo fato do plano de fundo editorial, foi interessante ver como funciona algumas coisas.. mas o desenvolvimento e a conclusão foram bem ruins.

A autora colocava flashbacks no meio do livro que só me deixou confusa, colocou a visão de outras personagens de uma forma super rasa que eu nem conseguia identificar quem era quem, por conta de falta de desenvolvimento.

E o final? achei tão nada a ver. Conclui apenas por curiosidade.

Intrínsecos vendeu o livro como o livro mais esperado do ano, talvez por isso coloquei tanta expectativa, falha minha.
Ana Brolio 25/09/2021minha estante
Nossa muito ruim colocar tanta expectativa é acontecer isso.

Rodolfo.Ferreira 08/08/2021

Achei uma perda de tempo
Sinceramente, narrativa cansativa e a história em si não tem muito nexo. Não sei porque mas considerando o racismo no ambiente de trabalho, a história poderia ter outro enfoque. Achei um desserviço a Halzel ser o que é e fazer aquilo tudo. Realmente não rolou... E outra... Bastava ter desenvolvido tudo isso de forma mais célere, sem enrolação em no máximo 200 páginas.

aninha 24/08/2021

derek meu deus
O livro tem uma ambientação deliciosa de ler, no coração da cidade, conhecendo um pouco mais do meio editorial. A premissa da história é muito interessante, as discussões sobre racismo, as referências, e diversidades no meio do trabalho. O começo foi tudo! Fiquei super curiosa com o que ia acontecer com o suspense que tinha criado, até que?
BUM ?
O final? o que foi esse final. O pior tipo de final que um leitor pode se ler, super aberto. O final não fez nenhum sentido. Tive a impressão que o início da história seria algo mais sério, mas no final foi muito fantasioso.
Enfim, fiquei igualzinha o meme da Nazaré
Isadora.Loyola 24/08/2021minha estante
a decepção meu pai

Caroline 01/09/2021minha estante
Total! Só penso que deva ter um segundo livro... não é possível

Ivy B. 15/08/2021

Tava ruim, agora parece que piorou
Não sei nem por onde começar.
Esse livro é uma loucura! Eu tive muitas expectativas com a premissa e fiquei ansiosa para ler. Mas o tombo veio e foi grande! Eu esperava uma trama de mulheres negras abrindo espaço, com abordagens sobre racismo, feminismo negro. Esses tópicos até existem (e fazem refletir), mas de repente a história toma um rumo duvidoso, na minha opinião.

A escrita da autora até faz a leitura fluir. Mas por inúmeras vezes notei que perdia o ritmo com o excesso de informação aleatória. A história principal é contada em capítulos intercalados com outros onde são apresentados novos personagens e situações que em nada influenciam na trama. Me deu a sensação de que o livro poderia ter umas 100 páginas a menos.

O mistério principal do livro se revela bem antes do final. Dali em diante, parece que a autora se perdeu e optou por "encher linguiça". Muitos personagens ficaram sim final, sem explicação.
A questão do mistério principal poderia ter sido mais explorada e aproveitada. Algumas questões ficaram sem resposta ou, então, com uma resposta que não me convenceu. As últimas páginas, que contam o desfecho das atitudes da Hazel, são inacreditavelmente sem nexo nenhum. Decepção me define!

Rodolfo 14/11/2021

A história começa com um certo suspense acompanhado pela luta da personagem Nella contra o preconceito. Porém até a metade da história o leitor fica ávido a saber o que vai acontecer, mas dá metade em diante a história começa a ficar muito repetitiva e não avança.
Confesso que a passividade de Nella diante de algumas situações me incomodou um pouco, porém acaba sendo compreensivo devido ao que ela procura no futuro.
O final deixa muito a desejar; parece que a autora foi escrevendo e de repente não sabia mais o que escrever então cria algo totalmente fantasioso e deixa muitos personagens com a história perdida.
Vale a leitura por todo o contexto de preconceito que a história aborda, mas não pela trama.

sopa_de_letrinha_ 29/09/2021

A outra garota negra
Decepção resume. Depois de um mês lendo esse livro na força do ódio porque não queria abandonar, termino com a decepção. Uma história que parecia muito promissora acabou se perdendo no enredo, esperava mais.
Riani 01/10/2021minha estante
A leitura não fluía estava com vontade de desistir, mas gostei do tema abordado só por isso insisti, mas foi uma decepção o final.

Pamela 03/10/2021minha estante
Nossa tb não gostei.