A outra garota negra

A outra garota negra Zakiya Dalila Harris

Resenhas - A Outra Garota Negra

Rodolfo.Ferreira 08/08/2021

Achei uma perda de tempo
Sinceramente, narrativa cansativa e a história em si não tem muito nexo. Não sei porque mas considerando o racismo no ambiente de trabalho, a história poderia ter outro enfoque. Achei um desserviço a Halzel ser o que é e fazer aquilo tudo. Realmente não rolou... E outra... Bastava ter desenvolvido tudo isso de forma mais célere, sem enrolação em no máximo 200 páginas.

Peter.Molina 12/06/2023

Ficção demais
Esse livro conta a história de uma garota negra que trabalha numa grande editora e vê a sua vida mudar após a chegada de outra garota negra no escritório. O que parecia a princípio uma leitura voltada para as relações de trabalho e competitividade, se transforma numa trama onde nada é o que parece. O livro tem um plot no final simplesmente inacreditável, o que pra mim pesou na avaliação. Leitura ágil,fluida,e com um final capaz de deixar os leitores sem palavras .

comidaazulexiste 27/03/2022

Foi bem diferente do que eu esperava. a parte um não me prendeu muito mas depois as coisas foram se desenrolando bem rápido. tem definitivamente alguns pontos em que fiquei com dúvidas e poderiam ser melhor trabalhados, já que o livro vai caminhando pra algo mais focado em só um objetivo mais pro final do livro, o que me decepcionou.

a "metáfora" usada pra tratar de um assunto bem interessante a ser discutido dentro da comunidade negra foi muito inteligente. acho, que sinceramente, é impossível compreender totalmente a essência do livro se você não for uma pessa preta. apresenta muitos 'recortes' e referências a comunidade negra que realmente não vão ser reconhecidos nem ter o mesmo impacto se você não for preto.

outro ponto que queria comentar é a nella... porque fiquei CHOCADA da maneira como essa personagem foi apresentada do início ao fim.

enfim, a ideia da obra é muito interessante, mas não foi muito bem executada.

Ivy B. 15/08/2021

Tava ruim, agora parece que piorou
Não sei nem por onde começar.
Esse livro é uma loucura! Eu tive muitas expectativas com a premissa e fiquei ansiosa para ler. Mas o tombo veio e foi grande! Eu esperava uma trama de mulheres negras abrindo espaço, com abordagens sobre racismo, feminismo negro. Esses tópicos até existem (e fazem refletir), mas de repente a história toma um rumo duvidoso, na minha opinião.

A escrita da autora até faz a leitura fluir. Mas por inúmeras vezes notei que perdia o ritmo com o excesso de informação aleatória. A história principal é contada em capítulos intercalados com outros onde são apresentados novos personagens e situações que em nada influenciam na trama. Me deu a sensação de que o livro poderia ter umas 100 páginas a menos.

O mistério principal do livro se revela bem antes do final. Dali em diante, parece que a autora se perdeu e optou por "encher linguiça". Muitos personagens ficaram sim final, sem explicação.
A questão do mistério principal poderia ter sido mais explorada e aproveitada. Algumas questões ficaram sem resposta ou, então, com uma resposta que não me convenceu. As últimas páginas, que contam o desfecho das atitudes da Hazel, são inacreditavelmente sem nexo nenhum. Decepção me define!

MarianaCota 09/11/2023

O livro é excelente, mas te deixa puta a cada instante. Meu Deus que ódio desse final!!!
Pensei que o livro seria de um jeito e tomou um rumo beeem diferente. Vale muito a pena ler.

Rodolfo 14/11/2021

A história começa com um certo suspense acompanhado pela luta da personagem Nella contra o preconceito. Porém até a metade da história o leitor fica ávido a saber o que vai acontecer, mas dá metade em diante a história começa a ficar muito repetitiva e não avança.
Confesso que a passividade de Nella diante de algumas situações me incomodou um pouco, porém acaba sendo compreensivo devido ao que ela procura no futuro.
O final deixa muito a desejar; parece que a autora foi escrevendo e de repente não sabia mais o que escrever então cria algo totalmente fantasioso e deixa muitos personagens com a história perdida.
Vale a leitura por todo o contexto de preconceito que a história aborda, mas não pela trama.

Raissa Carolina 14/02/2022

Esperava uma história diferente...
Eu tinha uma ideia muito diferente sobre a história desse livro. Inclusive, acho que a sinopse não tem muito a ver com a história do livro em si - já adianto que para mim não remete em nada a história de "O Diabo veste Prada". Comecei a leitura esperando por um história e me deparei com outra muito diferente! Acho que a autora conseguiu passar a mensagem que queria, trazer questões importantes sobre o racismo, mas achei o caminho escolhido para isso muito fantasioso e irreal. Estava gostando muito da história, mas quando cheguei nos capítulos finais, fiquei surpresa negativamente com o fechamento do enredo. Acho que a história, por se passar em um contexto real, se perdeu com um final que é uma fantasia e, pessoalmente, não gostei do que aconteceu com a personagem principal. Entendo que o final do livro traz uma reflexão importante sobre a história de Nella, mas esperava um final diferente. Também achei que faltou mais um capítulo para encerrar algumas outras histórias do livro.

Duda 03/10/2021

Confuso
Gostei dos personagens e da ambientação, adorei o fato de ser em uma editora. Mas o livro é meio confuso.

Só foi começando a se desenrolar lá pros 50% do livro, mas mesmo quando chegou no final não entendi muito bem a moral da história ou o que a autora quis passar. Parece que ela falou, falou e não teve um propósito. Ainda mais com esse final.

Adorei a representatividade e as discussões sobre racismo, acho que é um livro que tem muito a agregar. Mas vá sabendo que é um livro meio louco kkk

Julia 03/09/2022

Livro intrigante
É incrivelmente comovente notar como quase sempre nos vemos no lugar da nella. A forma de como o racismo estrutural é retratado no mercado de trabalho, como somos obrigadas a deixar todas as nossas aflições e complicações de lado, para nos "encaixar" foi TÃO bem retratado.
Acabei de terminar o livro, minhas conclusões finais ainda estão bagunçadas, mas só sei dizer que ele é bom.

@literatoando 08/07/2022

A Outra Garota Negra e suas polêmicas
A Outra Garota Negra é um livro controverso de nascimento. Ele é aberto a interpretações e cheio de camadas, de modo que dá para entender os motivos que o levou a ser criticado por tanta gente. Iniciamos a história com um mistério, seguimos com um suspense e finalizamos numa distopia tão assustadora que me fez pensar se a realidade não consegue ser ainda pior.

Nesta narrativa conhecemos, inicialmente, Nella. Ela trabalha em uma editora de livros rodeada por pessoas brancas e na qual é a única mulher negra. A autora faz um ótimo trabalho de ambientação, levantando as situações racistas que a personagem é atravessada cotidianamente, e o faz com uma veracidade que somente alguém que já passou por algo parecido seria capaz de descrever. Particularmente, fiquei totalmente envolvida no enredo com esta parte inicial, porque fui capaz de me identificar com muito do que é posto como vivências da Nella.

São ?micro? agressões do cotidiano da personagem situações como: crescimento profissional limitado dentro do ambiente de trabalho; silenciamento e desconsideração das opiniões da personagem por parte de colegas de trabalho; a sensação de ser intimidada a todo tempo, tendo que escolher bem as palavras, o que pode ou não falar; autocobrança pela perfeição por saber que as consequências para seus erros serão maiores com relação a outras colegas; a obrigatoriedade de ouvir os discursos racistas e ser vista como uma ?exceção?; ter suas falas manipuladas com frequência. E estes são só alguns exemplos.

??Você precisa ser duas vezes melhor, está lembrada??, ela se repreendera. Não conseguia se lembrar quem lhe dissera essa frase primeiro, ou se alguma vez havia sido dita diretamente para ela, mas isso não a impedia de sempre repetir para si mesma que sua pele escura significava que ela precisava ser duas vezes melhor do que uma garota de pele branca, essa corrida gigante a cansaria.?

O que modifica por completo a trajetória da personagem principal é a chegada de uma outra garota negra na empresa, Hazel, e com sua admissão muitas coisas estranhas começam a acontecer. Esse acontecimento desestrutura Nella em muitos níveis, fazendo com que ela comece a repensar suas vivências. Confesso que o desenrolar da história me fez temer os rumos que ela iria tomar, mas a genialidade da metáfora e da provocação da autora vai muito além de um discurso raso ou de uma leitura feita única e exclusivamente para causar estranhamento e divertir. Tal qual o filme ?Corra?, que me veio à memória diversas vezes durante a leitura, Zakiya não entrega tudo de mãos beijadas para a gente traduzir e eu achei fantástico, porque é incômodo e TEM QUE SER.

A história da personagem principal se complica ainda mais quando ela questiona o trabalho de um autor branco na construção de uma personagem negra dentro do seu livro e o modo como ela está sendo retratada. É nesse momento que as pessoas da empresa começam a enxergar ela como ?negra demais?. Enquanto ela aquiesceu e ficou quieta, havia um nível de tolerância dela naquele espaço, mas se posicionar? ?Não, isso já é demais!? Quantas pessoas negras não passam por isso diariamente? Somos questionadas a todo tempo e sempre a branquitude impõe um limite, como se fosse intolerável sermos seres humanos capazes de emitir uma opinião, opinião essa que nem é levada em consideração na maioria das vezes.

?- Me diga, por favor, o que diabos vocês querem de nós? ?Desculpe se minha pele é tão preta meu cabelo tão grosso?? ?Desculpe se vocês tem matado meu povo durante gerações ge-ra-ções, gente? e quem vocês não mataram vocês deixaram debilitado financeiramente, sem qualquer bem para deixar para os filhos?? ?Desculpe se vocês trouxeram meus antepassados naqueles navios e me forçaram a viver com a sua gente???

Devo dizer que, de certa maneira, isso aconteceu com a própria autora de ?A Outra Garota Negra? e a forma como o livro foi recebido por muitos leitores. Inicialmente, ele foi publicado através de um clube do livro por assinatura e, ao que me recordo na época, houveram muitas críticas relacionadas à motivação de um livro como este, ?de nicho?, estar em um clube como aquele (nem preciso dizer quem são a maioria dos assinantes, né?). A real é que esse livro incomoda e tem um motivo. Ele escancara a verdade, o autêntico desejo dos brancos de nos manterem dóceis, concordantes e compactuando com os vícios que lhe são típicos: pilhar e dizimar culturas, descaracterizar movimentos de combate às desigualdades e fingir tomar atitudes, como rodas de diversidade e afins, que não vão modificar a realidade de fato. Isso é válido não só para brancos que estão em posição de poder, que mantém um distanciamento, mas também do convívio da personagem como seu namorado branco, por exemplo.

Um ponto interessante que a autora nos chama a atenção é sobre os subterfúgios que cedemos para pessoas brancas dentro de ambientes profissionais, que ela chama de ?alternância de código linguístico?, mas quanto disso estamos dispostos a ceder? Tem uma matéria interessante do site Mundo Negro que fala justamente sobre quão psicologicamente adoecedor pode ser ter que se metamorfosear para atender aos desejos estéticos e de comportamento da branquitude. Claro que é positivo sabermos nos comunicar de maneira diversa e adequar a nossa linguagem ao público alvo, mas isso não deve passar por atingir os nossos princípios, ?ser menos negro/a? para caber nesse lugar. Infelizmente, na realidade brasileira, muitos de nós não temos escolha por uma questão de sobrevivência e prioridades, até mesmo vulnerabilidade financeira, mas quando se tem como, por que a escolha seria se render ao desejo branco de domesticação do nosso saber, pensar e se portar?

PARA LER MAIS: www.literatoando.com.br

Lilian.Cava 09/09/2021

Como eu queria ter gostado desse livro :(
A temática desse livro era algo que eu queria ler mais a respeito há um tempo já.

A representatividade negra em ambiente de trabalho é algo que conversa com a nossa geração de forma direta. Não que os outros livros relacionados ao tema enviados pela intrínseca não sejam importantes, mas acabava sendo trabalhada em outra época. Esse é super atual.

Mas o livro realmente não funcionou pra mim. A narrativa é maçante e desinteressante. Os personagens são estranhos e não senti conexão com nenhum deles, seja de forma positiva ou negativa.

O final é uma coisa que nem sei o que falar.

Nossa, gastei meu feriadão empacada nessa leitura ?

Noemy 15/08/2021

Não gostei.
Vou contar para como me senti com esse livro de verdade, sendo sincera com vocês!

Quando comecei a ler a "Outra garota negra", comecei não gostando, quando estava mais ou menos na página 120/130, a história começou a ficar interessante, já o final eu odiei, odiei mesmo, destruiu o sentido do livro para mim!!!

Fui com uma super expectativa para esse livro, achei que seria um livro que nos faria refletir e entender muito sobre racismo, colorismo, feminismo entre outras coisas no ambiente de trabalho, mas o livro não passou de uma fantasia estranha, dando brechas para pensamentos preconceituosos. Na minha opinião não foi um livro que educa, muito pelo contrário, pode enraizar ainda mais certos pensamentos errados em algumas pessoas, principalmente devido ao final.

Enfim, não recomendo!!! Expectativas destruídas com sucesso!

Danny 07/03/2023

A mensagem do livro é boa e a crítica também, porém com um desfechos raso, fraco e sinceramente ridículo.

A outra garota negra, se passa na atualidade num escritório de uma editora de livro. Só tem uma empregada negra e quando chega outra negra no escritório. E ela rápidamente consegue conquistar todo mundo no escritório. Enquanto ela permanece apagada e recebendo ameaças. Ai o livro vira um suspense mal feito.

O livro quis criticar o fato do negro que opina ser tachado como chato e mimizento, e que a única maneira de crescer era apagar suas raizes e se embranquecer.

Mas é muito difícil se apegar a mensagem do livro, quando a personagem principal do livro só faz reclamar do cabelo e que ninguém liga pra ela por ser negra. Mas ela é pq ela apenas chata. Além se ser extremamente insegura e ter medo de falar se impor.

Bianca547 25/08/2021

Decepção
O livro tem uma escrita mto boa, a leitura foi suuuper fluida, mas sinceramente O QUE FOI AQUELE FINAL????????? A construção estava ótima aí pá, a razão de tudo é só totalmente irreal e impossível e pra piorar TEM FINAL ABERTO!!! Não sou contra finais abertos, mas pra esse livro eu queria RESPOSTAS!! Até parece q deixa uma brecha para um possível livro 2, mas olha... esse com certeza foi a mqior decepção do ano.
Isadora.Loyola 25/08/2021minha estante
kkkkkk cara eu fiquei tão triste

Caroline 01/09/2021minha estante
Exatamente, estava tdo indo e de repente dou de cara com um epílogo ????

Giovana Mocellin 01/02/2022

Pensei que não ia conseguir chegar ao fim
Leitura arrastada e confusa, eu levei meses pra ler, nas últimas 100 páginas achei que deu uma engatada mas ainda sim, a temática do livro tinha tudo para dar certo, mas o desenvolvimento deixou muito a desejar, muitas pontas que ficaram soltas. Não recomendo pra ngm essa leitura.
Natty 01/02/2022minha estante
Por isso o meu livro ainda está encalhado

Schumiga 01/02/2022minha estante
Meu Deus, nunca achei q eu veria uma avaliação de MEIA estrela ajhahahahaha.

Natty 01/02/2022minha estante
O livro é pessimo