A outra garota negra

A outra garota negra Zakiya Dalila Harris

Resenhas - A Outra Garota Negra

*Si* 30/08/2021

Uma prova de resistência
Que livro chato! Li até a última página por pura teimosia, sou dessas que não abandona a leitura. Narrativa arrastada, um jogo de quebra cabeças nada a ver, uma alternância de personagens e foco narrativo sem a menor razão de ser. A premissa é boa, mas a história foi super mal desenvolvida e culmina em um final que beira o absurdo. Nem merece maiores comentários. Uma das minhas raras decepções literárias.

Fernando1355 11/02/2024

Nella e Hazel
O livro tem uma temática interessante, contudo não consegue prender o leitor no suspense e não explora os pontos fortes do racismo e outros pontos que o livro cita.

tyribeiro 24/09/2021

Um tema extremamente importante. A posição da mulher negra na sociedade. Mas senti falta do direcionamento para os eventos finais do livro. Como um creme deixa as meninas negras mais dóceis??? Não consegui me entregar nessa leitura, quando achava que ia desenrolar me via colocando o livro de lado novamente e isso fez eu demorar muito para finalizar essa leitura!

Dessa_R 14/12/2021

Tema interessante e importante
Tenho alguns Intrínsecos para ler ainda na fila, mas devido às informações que recebi, resolvi passar esse na frente na fila de leituras.
O tema que o livro aborda é muito relevante ao momento. Fiquei feliz de conhecer mais sobre o cabelo da personagem, conhecer seus dilemas.
A história, no entanto, fez com que eu ficasse às vezes em dúvida do que estava ocorrendo.
Alguns momentos andaram mais rápido e, na terceira parte, quando a história começou a ter uma reviravolta, sinto que fiquei esperando por mais.
Essa leitura também me remeteu a Território Lovecraft e à situação que enfrentar monstros e criaturas mágicas pode ser fácil comparado ao preconceito sofrido no dia a dia?

Tami 11/12/2021

A outra garota negra.
Esperava uma história mais emocionante, ao meu ver o título dava uma representação racial muito grande. Uma história fraca, sem graça, sem pé e nem cabeça.

Fernanda.Landiosi 22/08/2021

Doideira atrás de doideira
A proposta do livro tinha muito potencial, um suspense para causar uma agonia. Porém acho que faltou organização diante da quantidade de informação apresentada, a autora pecou pelo excesso.
O final além de em aberto deixou pontos importantes sem explicação e temas secundários que tinham pontas soltas que o deixaram confusos.
O livro tem sim seus pontos positivos mas faltou muita explicação, deixando um livro com grande potencial meio perdido nas entrelinhas. Eu acho que se ela tivesse levantado o tema do Racismo com um plot mais real de acontecer daria mais certo.

Tercya 23/05/2023

Eu esperava mais do livro. Fala de um assunto de extrema importancia, porém achei um pouco enfadonho.

paulamlemos 17/08/2021

A outra garota negra
O livro é bom, prende a leitura. Tem uma pegada de suspense. Os fatos estão bem conectados e a escrita é bastante dinâmica.

Mas esperava muito mais do final, parece que faltou uma parte da história.

Caroline 01/09/2021minha estante
Tbm achei nada a ver o desfecho

Laura.Kuhnen 17/09/2021

A história me prendeu muito, tanto que li ele em basicamente 3 dias. Porémmmm, não curti tanto assim kkkk

Óbvio que achei muito interessante a temática do livro, toda a construção dele em cima de esteriótipos e a presença do racismo nos dias de hoje. Entretanto, o final do livro foi muito "além"?

Não sei exatamente quais palavras usar, mas durante todo o livro eu estava esperando por um acontecimento mirabolante e no final

SPOILER ALERT

descobri que era um creme pra cabelo que deixa as meninas negras "dóceis"????? Achei uma pira muito nada ver.

Como o livro fala de uma garota que trabalha como assistente de uma editora, puxou meu interesse, assim como a pauta da luta contra o racismo. Isso foi o que salvou o livro, gostei muito mas poderia ter sido muito melhor.

Paskally | @booksdapaska 08/12/2021

@booksdapaska
A outra garota negra - Zakiya Dalila Harris

Quando esse livro chegou e eu li na revista do clube que ele era um misto dos filmes Corra e o Diabo veste Prada, expectativas foram criadas, pore?m...

O primeiro capi?tulo comec?a com um miste?rio, a personagem em um trem como se estivesse fugindo de algue?m. Nos pro?ximos capi?tulos o livro fica completamente morno, resumido ao inco?modo da personagem principal Nella com a chegada da outra garota negra Hazel, com o passar dos capi?tulos Nella comec?a a receber uns bilhetes ano?nimos, acho que foi a tentativa da autora de gerar um suspense, pore?m na?o me prendeu. Nos u?ltimos capi?tulos que e? revelada a existe?ncia de uma organizac?a?o que tem como finalidade reprimir/controlar as pessoas negras, dai? qual seria o final que salvaria a histo?ria? Nella conseguindo destruir essa organizac?a?o racista, mas e? isso que acontece? Na?o, ela se junta a eles e fim.

A ideia do livro e? muito boa, uma organizac?a?o fundada por um homem branco que converte pessoas negras a sua causa, que e? controlar/reprimir pessoas negras e uma jovem negra que descobre a existe?ncia da organizac?a?o e deveria tentar destrui?-la, ne?? Mas o desenvolvimento foi ruim, o livro na?o prende, tambe?m na?o gostei do desfecho e achei que poderiam ter revelado a organizac?a?o antes e que Nella pudesse ter enfrentado/exposto eles a sociedade e na?o se rendido.

ValAria40 20/12/2021

'O fato de você ser negra colore toda e qualquer coisa que alguém fale pra você.'
Enquanto escrevo a frase titulo dessa resenha, não consigo deixar de pensar que essa frase é a mais pura verdade.
Este é um livro muito bom. Demorei algumas horas a mais do que o normal pra chegar a essa conclusão.
Livros devem fazer com que você sinta alguma coisa. Pode ser raiva, amor, pena. Esse livro me fez sentir demais, e apesar de não concordar ou entender várias coisas da narrativa, ele é bom exatamente por isso. Por me fazer sentir.
Nella é insurpotável, e isso é bom porque eu me vi refletida nela várias e várias vezes.
Este é um livro pra te fazer pensar, seja você uma pessoa branca, ou uma pessoa negra.
O final deixa a desejar e seria ótimo se houvesse uma continuação porque a história ´é MUITO interessante e eu adoraria saber mais sobre.
A tradução pareceu meio off e forçada em alguns momentos, talvez lendo a obra original o ritmo seja um pouco diferente? Não sei.
A maioria das coisas só começa a acontecer mesmo depois dos 70%, mas vou te falar. Vale a pena esperar, eu não consegui largar o livro até terminar pra saber o que estava acontecendo. Apesar de não ter gostado muito do final.
Recomendo a leitura, não espere nada extraordionário mas leia de coração aberto.
Espero que você sinta alguma coisa também.