A outra garota negra

A outra garota negra Zakiya Dalila Harris

Resenhas - A Outra Garota Negra

Jessie / @livrosmeusmimos 21/08/2021

Esperava mais da história, mas gostei bastante no geral.

O livro tem uma ambientação deliciosa de ser ler, no coração da cidade, conhecendo um pouco mais do meio editorial.

Em um determinado momento a história é direcionada a um suspense que persiste até as últimas páginas.

Particularmente, eu adorei o tem abordado, mas o final do livro não fez muito sentido. Tive a impressão que o início da história seria algo mais sério e o final foi mais fantasioso.

Contudo, acredito que esse livro precisa ser lido, para conscientização. É necessário falar sobre diversidade, e foi exatamente por esse motivo que segui a leitura até o fim.

site: https://www.instagram.com/p/CSyscXsrXle/

Lenas 04/06/2023

Sinceramente, nem lembro o motivo de ter colocado esse livro na minha lista de leitura.

Sinto muito por quem pagou pra receber isso em casa pelo clube do livro da intrínseca.

Brandajulise 04/08/2021

A outra garota negra
Eu esperava a pegada thiller logo no início e teve um pouco, mas quando a história foi se desenvolvendo não senti a pegada thiller, só na página cento e pouco que começou o suspense, e eu queria que começasse antes, também não consegui me conectar a personagem principal, só no final entendi os motivos e tudo que levou para fazer isso

Mas tirando tudo isso o livro é um elo bem forte e o final inesperado!! Até certo ponto se tornava previsível e aí autora de um tapa na cara em mim, até acho que vai ter o segundo, pois não pode acabar assim

Como todo o livro ele tem pros e contras, e os prós superam os contras, vale muito a pena a ler, e vc ainda entende o que as mulheres negras passam no ambiente de trabalho e tbm entende porque a Nella se rende
( +14, suspense )
Blogpaixaoporler 06/08/2021minha estante
Estou na página 42 e estou um pouco confusa. O livro não está me prendendo.

Ainda não iniciei

Boni 10/08/2021minha estante
Só li apenas o prólogo mais tou curioso pra saber como é

Boni 10/08/2021minha estante
Eu gostei do gênero que vai tratar a história, além de ser um tema bem polêmico acho que vou gostar porém com medo de me arrepender...

Brandajulise 10/08/2021minha estante
Eu gostei do enredo, só que não me apeguei a leitura e tbm não me prendi

Natalia 30/08/2021

Nem sei ainda o que dizer desse livro. Eu gostei, mas ainda to absorvendo esse final. Acho que ficou faltando muitas explicações e fechamento para alguns personagens.
O livro tem um que de suspense que faz você não querer parar de ler e saber o que tá acontecendo. Um livro necessário, pois faz você pensar em tudo o que os personagens passam e como se sentem. Adorei como mostraram o ambiente dentro da editora, escolha de capa e tudo mais. Recomendo.
Caroline 01/09/2021minha estante
Tbm me sinto assim, um final sem nexo

Isadora.Loyola 24/08/2021

achei que seria best-seller mas?
surreal como esse livro passou de MUITO MANEIRO pra - ok isso tá estranho - e MEU DEUS QUE MALUQUICE. não sei se a minha expectativa que foi muito alta ou se realmente não foi tão bom assim. eu amei as referências que a autora traz, tanto de marcas racistas quanto de livros, músicas, autores, enfim. simplesmente adorei o cenário de mercado editorial. a escrita é muito fluida e o suspense prende sim.

porém o final desse livro ficou péssimo e também temos alguns furos durante a história. algumas perguntas simplesmente não foram respondidas, sabe?! isso me decepcionou tanto? muita coisa boa poderia sair dele, especialmente porque no começo me parecia trazer bastante seriedade à diversas questões de raça e desigualdades dentro do trabalho. enfim, virou pura fantasia sem necessidade.

Aline.Silva 25/11/2021

Chatíssimo, beira o insuportável
Quase abandonei, leitura chatíssima, não flui, não desisti pois achei que iria rolar um plot twist top, porém não.
Até agora não entendi várias partes, a leitura é cansativa e nem um pouco cativante. 2 meses para conseguir terminar, 2 meses perdidos e um arrependimento de não ter largado.

Zé Paulo 29/05/2023

Tinha tudo para ser uma ótima trama!
A sinopse do livro me cativou quando eu li, uma abordagem super importante, mas quando terminei de ler o livro, confesso que não gostei nenhum pouco.

Nesta história conhecemos Nella, a única mulher negra que trabalha em uma editora famosa, porém ela se sente super desvalorizada, menosprezada ali dentro, até pelo fato de os demais serem todos brancos.

Porém, quando uma outra mulher negra é contratada, Nella achava que teria uma aliada, mas não é isso que acontece. Hazel, a recém chegada passa a ter mais destaque do que ela e acaba gerando uma espécie de disputa entre as duas e Hazel passa ater algumas atitudes estranhas e agressivas em relação a ela.

O temor começa quando Nella, encontra um bilhete na sua mesa pedindo para ela deixar a editora. Quem mandou? Nella vai tentar descobrir.

O livro tinha tudo para ser ótimo, porém a escrita é cansativa, capítulos longos que não chegam a lugar algum e várias pontas soltas principalmente no final. Esperava mais, porque o assunto é extremante importante.

Faço ressalva que a autora pontuou com maestria como uma pessoa negra se sente trabalhando em ambientes onde só se tem pessoas brancas.

Matheus 11/08/2021

Não veio ai!
No início da leitura eu tava confuso, quando chegou no final parecia que eu tava no início. Que decepção para quem tinha se animado tanto com a proposta, é uma narrativa perdida e parece que a autora chegou lá pela página 200 e não tinha mais o que fazer, jogou um suspense estranho, preferia que tivesse ficado na abordagem sem graça porém correta da "novidade na editora". A forma intercalada de contar alguns outros personagens no começo do livro faz com que a bagunça chegue ainda mais forte à nossa cabeça. O epílogo é uma viagem inacreditável. Um dos únicos pontos bons é a ideia de desenvolvimento do suspense, mas a execução estraga tudo. Adorei, não volto mais kkkkkkk. Poxa Intrínsecos.

bru 04/09/2021

confuso e perdido
Mais um mês em que o intrínsecos decepcionou, nossa!!!!!

A premissa do livro é muito interessante, porém, seu desenrolar é completamente ruim e confuso.

É uma história que não te prende e nem te cativa, houveram muitas coisas sem explicações e muitas pontas soltas.

Parafraseando um trecho: “Eu simplesmente não me conectei com os personagens. A escrita simplesmente não era o forte suficiente”

Não recomendo.

Ronan 19/11/2022

Uma ideia muito boa, mas muito mal desenvolvida.
Personagens chatos e vazios, histórias extremamente rasas, um plot sem pé nem cabeça, é um livro que vai do nada pra lugar nenhum, decepcionante.

Duda @pagesofduda 17/08/2021

Livro diferente
A leitura foi boa, apesar de eu achar o começo muito enrolado, da metade pro fim ficou bom hehehe diferentão

Luiza Helena (@balaiodebabados) 01/09/2021

Originalmente postada em https://www.balaiodebabados.com.br/
A Outra Garota Negra é um livro que tem uma premissa interessante. Enquanto a autora acerta em alguns pontos, em outros ela deixa bastante a desejar.

Um dos pontos que a autora super acertou foi no desenvolvimento envolvendo racismo velado no ambiente de trabalho, a condescência, microagressões e a dificuldade das pessoas negras subirem em suas carreiras. Todos esses pontos vemos através de Nella, uma jovem assistente de editoria que trabalha em um ambiente predominantemente branco. Ela era a única pessoa negra no seu setor até a chegada de Hazel.

Nesse mesmo cenário a autora também bate na tecla na pouca participação de negros no mercado editorial, principalmente nos bastidores da produção. Ano passado tivemos um caso com uma grande editora (cof cof Galera Record cof cof) que, apesar de não concordar muito com alguns pontos utilizados nesta situação, por outro lado ficou bastante claro o quão problemático é esse cenário.

Nella é uma moça que tem suas convicções bem fortes e quer fazer mudanças no mercado editorial de como a comunidade negra é vista por escritores brancos (principalmente homens, mas isso eu acho que nem era preciso especificar). Entretanto, suas ações sempre sofrem pequenas e discretas retaliações e por isso ela vai se questionando se vale a pena mesmo lutar, já que afeta diretamente na sua carreira.

Por mais que A Outra Garota Negra traga discussões válidas e interessantes, o seu ritmo lento, a alternância de narração e o vai-e-volta na linha do tempo podem deixar o ritmo de leitura um pouco lento. A questão do suspense em si deixa um pouco a desejar, ainda mais no quesito explicação, mas isso eu já esperava porque é algo que sempre me brocha no gênero.

Apesar de seus pontos negativos, A Outra Garota Negra é uma leitura super válida e bastante reflexiva sobre como o mercado de trabalho trata os negros. Uma curiosidade interessante: a autora se baseou na sua experiência trabalhando na Penguim Random House (uma grande editora internacional) para escrever esse livro. Os direitos de adaptação já foram adquiridos pela Hulu.

site: https://www.balaiodebabados.com.br/2021/09/resenha-712-outra-garota-negra-zakiya.html

Anna caldieri 25/09/2021

Uma das maiores decepções. Quando chegou esse livro, achei que seria MUITO bom pelo enredo, mas?.

Me prendeu em algumas partes pelo fato do plano de fundo editorial, foi interessante ver como funciona algumas coisas.. mas o desenvolvimento e a conclusão foram bem ruins.

A autora colocava flashbacks no meio do livro que só me deixou confusa, colocou a visão de outras personagens de uma forma super rasa que eu nem conseguia identificar quem era quem, por conta de falta de desenvolvimento.

E o final? achei tão nada a ver. Conclui apenas por curiosidade.

Intrínsecos vendeu o livro como o livro mais esperado do ano, talvez por isso coloquei tanta expectativa, falha minha.
Ana Brolio 25/09/2021minha estante
Nossa muito ruim colocar tanta expectativa é acontecer isso.

Ana Becegato 24/08/2021

derek meu deus
O livro tem uma ambientação deliciosa de ler, no coração da cidade, conhecendo um pouco mais do meio editorial. A premissa da história é muito interessante, as discussões sobre racismo, as referências, e diversidades no meio do trabalho. O começo foi tudo! Fiquei super curiosa com o que ia acontecer com o suspense que tinha criado, até que?
BUM ?
O final? o que foi esse final. O pior tipo de final que um leitor pode se ler, super aberto. O final não fez nenhum sentido. Tive a impressão que o início da história seria algo mais sério, mas no final foi muito fantasioso.
Enfim, fiquei igualzinha o meme da Nazaré
Isadora.Loyola 24/08/2021minha estante
a decepção meu pai

Caroline 01/09/2021minha estante
Total! Só penso que deva ter um segundo livro... não é possível