Novas formas de amar

Novas formas de amar Regina Navarro Lins

Resenhas -

Rê Lopes 25/09/2021

Para ler com calma
É um livro interessante de ler pq te faz refletir sobre "conclusões" q provavelmente achou serem absolutas.
Te faz repensar como vc encara o amor e suas cobranças.
Não recomendo ler rapidamente, pq de fato, não é uma leitura rápida, vc realmente será obrigado a refletir, msm não sendo tão profundo, pois em mts momentos, vc se depara a questionamentos q "explodem" a cabeça rs.
Pra mim, foi uma leitura instigante e um "ponta pé" pra iniciar outras leituras do gênero.

Recomendo ?

@pedro.h1709 21/01/2024

Novas Formas de Amar
O livro "Novas Formas de Amar" é no mínimo revolucionário, na medida que se coloca contra os costumes ditos "normais" do gênero e da sexualidade. É um convite à não-monogamia, apresentada como natural à espécie e propõe derrubar barreiras dos mais conservadores.

Os textos falam sobre relacionamentos hétero e homoafetivos, os contras da monogamia e os prós da poligamia, relacionamentos abertos, relacionamentos livres, relacionamentos a três ou poliamorosos; além de abordar as tão presentes relações extraconjugais.

Trata-se de uma verdadeira reflexão sobre os sentimentos de ciúme e posse sobre o(a) parceiro(a) afetivo e sexual; sobre a capacidade humana de amar mais de um sujeito e a distinção entre amar e partilhar uma experiência sexual.

Nem tudo é fácil de passar pela garganta. É realmente complexo acompanhar as tantas formas existentes de se relacionar com outra pessoa. A autora faz ainda algumas breves citações à evolução da maneira de se pensar o amor e o sexo segundo os diferentes períodos históricos e ressalta que esses aspectos são construções sociais.

Esse livros é ótimo para abrir vários debates convidando-nos a pensar como interagimos e nos relacionamos com outros indivíduos neste período da era digital, em pleno século XXI.

AdemarSilveira 07/01/2022

O livro é bom, bem escrito, porém achei que várias informações ficaram simplesmente jogadas e apesar do último capítulo do livro chamar ?conclusão?, não houve uma conclusão bem estruturada.
Não é um livro que vou indicar para outras pessoas, mas me fez quebrar vários paradigmas sobre monogamia.

Paulinha 11/08/2023

Interessante
Um livro muito bom, uma introdução para as várias maneiras de amar.
Acho importante entendermos que tudo é cultural e político e que as coisas não são como são pq são para serem assim, mas pq fomos criados acreditando nisso.
O mundo está mudando e é importante acompanhar ao menos a teoria disso.
Adoro a teoria do poliamor e realmente acredito nela, já na prática não sei se eu estaria preparada, mas acho legal sim.

Mais importante que tudo: ninguém tem nada a ver com a vida de ninguém, importante mesmo é cada um ser feliz e cuidar do próprio mundinho, acredito que quem quer ser monogâmico ou continuar monogâmico não tem problema nenhum, desde que o casal converse sobre as diversidades ou problemas, tudo. O que não dá é para viver de olhos fechados acreditando em um mundo perfeito.

Assim como quem não quer ser monogâmico, também vão ter as suas dificuldades.

Desde que todo mundo seja honesto e respeite seu processo e o dos outros, tá tudo ótimo.

Mírian-Atikum 15/02/2024

Amores ?
Aprender novas formas de viver e de amar é importante quanto aprender a respirar. Pode-se mudar completamente de vida ao descobrir uma nova estrada. Essa leitura pode te chocar, mas mesmo assim alguma coisa vai ficar dentro de você e você começará a pensar de um jogo jeito. Boa leitura!

Nayane46 12/02/2022

Abre nossa cabeça
Nós não podemos ficar presos a costumes e achar que eles são os certos simplesmente por ser assim desde que nascemos e ser a única vivência que tivemos desde então! Temos que nos permitir questionar coisas como "isso é o único certo?", "o diferente disso é realmente errado?", "será que eu considerar isso inadequado não é mero preconceito meu?"

Este livro nos ajuda a enxergar muito além do que a sociedade empurra na nossa barriga.
Temos que acabar com o pensamento de que "se sempre foi assim, então tem que ser assim"

A parte que mais gostei foi a que fala do amor romântico. Esse tal amor idealizado, perfeito, imaculavel e... inexistente.

Frase do livro:
"Preconceito é assim mesmo, não tem lógica nem argumento. Ninguém reflete, só repete o que ouviu."

Nayana 01/04/2022

Fantástico!
Meu pontapé em leituras do gênero, ?Novas formas de amar? é escrito muito bem, com argumentos claros, diretos, exemplos práticos e por isso, de leitura rápida. Li pelo kindle unlimited e recomendo para quem tem curiosidade e quer informação sobre tantas infinitas possibilidades que existem de se encontrar no amor.
O livro aborda como todo mundo quer amar alguém (ou alguéns) e como presenciamos desafios a depender das nossas escolhas. São necessários muito aprendizado e muita reflexão para amar e não julgar as formas de amar.
Para mim, a leitura foi fantástica, me abriu muito os olhos sobre como já avançamos em debater o fim da exclusividade e o ?padrão de comportamento aceito?, me senti verdadeiramente pertencida na leitura.
Sem cobranças ou regras absolutas, diálogo e amor pelo que se é, sem promessa de segurança ou de estagnação. Relacionamentos em que se valoriza mais a pessoa e não conclusões impostas pela cultura ou por pessoas a sua volta que não refletem sobre esses pontos. O que serve para um, não necessariamente vai servir para o outro.
Divórcios não podem mais serem vistos como algo ruim e sim uma mudança positiva, liberdade de se reinventar e finalizar infelicidades, no intuito de não temer a solidão e não forçar suportar o insuportável. É claro que existem crises e momentos a se conversar e problemas a se tentar resolver, mas hoje, mais do que nunca, temos que valorizar a satisfação mais do que a duração numa relação.
Vínculos não devem ser julgados, amor não é dependência emocional, solidão não é ruim, o outro não é responsável pela sua satisfação nem garante nada.
?Porque eu te amo, tu não precisas de mim. Porque tu me amas, eu não preciso de ti. No amor, jamais nos deixamos completar. Somos deliciosamente desnecessários?.