O Rico e Lázaro

O Rico e Lázaro John Bunyan

Resenhas - O Rico e Lázaro

Barbara.Tomaz 27/12/2021

A leitura simplesmente flui!
É um tema sério, alguns podem achar até que é um tópico sensível. Vale muito a leitura e reflexão, pois essa é uma das passagens bíblicas que ensinam muito sobre morte, céu, inferno e julgamento (que são os assuntos mais abordados por Bunyan). Sobre o autor, gostei da forma como ele escreveu, isto é bem objetiva e simples.

Em alguns momentos sua pregação, me lembrou um pouco do estilo do Jonathan Edwards quando se trata de uma convocação e um comprometimento sério do leitor diante das verdades bíblicas expostas e defendidas. Alguns podem achar "ríspida", mas eu até entendo, é o zelo pelo evangelho que o faz puxar a orelha dos leitores, os quais ele chama de "amigo".

Sobre o conteúdo, Jesus ensinou em Lucas 16 a respeito de um Rico e o Lázaro, ambos faleceram. O Rico foi para o inferno, e o Lázaro foi para o Céu (que é chamado de seio de Abraão), mas eles não foram para esses lugares por causa de algum mérito pessoal ou obra. A chave é que Lázaro confiava em Deus e o Rico não. E assim, Jesus começa a nos ensinar a respeito do "pós-vida". Inferno é um lugar de condenação eterna, além da condenação em si, há atormentadores, ranger de dentes, chamas, sem nenhuma possibilidade de fuga ou de volta etc.

Não dei 5 estrelas, porque apesar de ter um bom conteúdo, pensava que ia ser algo mais aprofundado a respeito de Lucas 16.

Pedro Leitor 09/01/2024

Pesado
Um livro muito bom que explana a doutrina do inferno, confrontando a todo momento o leitor a refletir sobre sua eternidade. Se vc gosta da verdade leia, se tem medo dela corra desse livro.
AdriLittig 27/02/2024minha estante
Me deu vontade de ler esse livro ??

Dayy 03/09/2021

E num piscar de olhos, vc pode está no paraíso.... Ou no inferno.
"Paraíso" uma vida plena e cheia de alegria ao lado do Pai .
"Inferno" uma vida de sofrimento e dor.
Reveja suas atitudes!!!

Vinícius 04/03/2024

Parábolas em Lucas
Ao relatar a parábola do Rico e Lázaro no evangelho de Lucas 16: 19-31, Cristo Boa dá o exemplo de como os ímpios o pecadores sofrerão as consequências de suas ações e poderão ser condenados ao inferno. Uma leitura rápida e esclarecedora do cristão Bunyan.

Leticia 14/01/2023

Punitivismo
A lógica interpretativa faz até sentido, o problema está na tentativa de convencer o leitor a se submeter a fé cristã em razão de um ideal punitivosta, "ou você faz isso ou vai para o inferno, e olha só como o inferno é ruim". O texto não aborda a interpretação que achei que acordaria, o rico foi quem foi para o inferno, porque ? Qual caráter social motivou isso? Essa parte é ignorada. No fim o livro só me fez ter certeza que não conseguiria ter uma fé em um Deus descrito como Deus do amor e misericordioso, onioresente, onipotente e onociente e ao mesmo tempo "o poderoso Deus do céu derramará sua grande ira e vingança sobre vocês segundo a força do seu glorioso poder".
O cristianismo para mim segue sendo uma ideia punitivista, comprovada por esse livro, para que pessoas sigam um ideia comportamental.

GoulartAugusto 16/01/2023

Leitura incrível!
É uma leitura que simplesmente flui, a escrita de John Bunyan é incrível e realmente vale a pena ler. Um tema profundo e muito sério que deveria ser lido por todos!

Sidney.Muniz 28/02/2023

Ótimo livro, John Bunyan usa palavras bem fortes para descrever a condenação daqueles que não se unirem a Cristo.

Davi.Aquino 01/04/2023

Ótimo sermão
É uma reflexão sobre a parábola contada por Jesus em Lucas 16:19-31. John Bunyan faz ponderações que às vezes ficam ocultas quando lemos a passagem de forma rápida. Ele é bem enfático como só há 2 destinos pós morte: céu e inferno. Os contrastes entre esses destinos é o cerne do sermão, que vale muito a leitura!