Uma Melodia de Sombras e Ruínas

Uma Melodia de Sombras e Ruínas Roseanne A. Brown

Resenhas - Uma Melodia de Sombras e Ruínas

Hercilio.Helton 22/09/2021

"Seu corpo não é forte. Ninguém jamais cantará canções sobre suas proezas físicas. Mas você é gentil, Malik Hilali. Não subestime a força necessária para ser gentil em um mundo tão cruel como o nosso."

Uma Melodia de Sombras e Ruínas é uma fantasia jovem-adulto de Roseanne Brown.

Nesse livro seguimos o ponto de vista de dois personagens principais: Malik e Karina.

Malik e suas irmãs são refugiados, que acabaram de cruzar o Deserto de Odjubai para tentar a sorte na grande cidade de Ziran. Usando documentos falsos eles vão tentar passar despercebidos pelos muros da capital e conseguir emprego durante o grande festival de Solstasia, uma celebração que ocorre somente a cada cinquenta anos e é marcada pela aparição da Cometa de Bahia no céu.
Porém nem tudo vai como esperado. Logo no começo do livro, a irmã mais nova de Malik é raptada, e tomada como refém, por uma entidade mágica chamada Idir, que faz um trato com Malik e agora ele terá que matar Karina, filha da sultana, se quiser rever sua irmã.

Malik é um personagem que sofre com uma forte ansiedade e severos ataques de pânico, coisas que não são comumente retratadas em livros jovem-adulto.
Já Karina, embora filha da sultana e próxima na linha de sucessão, não vive a vida dos sonhos. Karina sofre após um trauma de infância quando perdeu seu pai e sua irmã mais velha em um acidente. Sua mãe é extremamente fria com ela e mostra-se mais à vontade com seus servos e conselheiros do que com a própria filha, até que numa noite a sultana decidir revelar à Karina a verdadeira importância do festival de Solstasia e, logo após fazê-lo, é assassinada na frente da filha.

Karina se vê elevada à regente de todo um império da noite pro dia sem ter experiência, sem se sentir preparada, cercada de pessoas que querem tirar proveito de todos os seus atos, e agora, sabendo do que está por trás da celebração do festival, carrega um peso muito maior do que esperava.

Esse livro é simplesmente fantástico, senhor@s.
Um fenômeno de representatividade e um tratamento de forma real da ansiedade e dos traumas que os personagens vivem.
A magia é incrível. As referências às religiões do oeste africano. Os termos em árabe.
E as reviravoltas na trama. Alguns previsíveis, sim, mas outros 🤯🤯
E o que foi o final desse livro ?!

Sensacional.

Sônia Gregoski 21/09/2021

Karina e Malik são dois jovens com vidas completamente diferentes,mas por conta da magia seus destinos se cruzam.
Ambos lutam para salvar as pessoas que amam,mesmo que isso destrua outras pessoas e a si mesmos no caminho.
Achei que poderia ter menos páginas,em muitos momentos se tornou enrolado e alguns fatos não foram muito bem apresentados.

Isabela | @sentencaliteraria 21/09/2021

Resenha originalmente postada no IG @sentencaliteraria
Uma Melodia de Sombras e Ruínas | @editoraliteralize

"Há milhares de anos, Bahia Alahari travou a Guerra Faraônica para proteger uma Ziran inexperiente. Aproveitando-se da magia do cometa que passava a cada cinquenta anos durante a batalha final, ela derrotou os feiticeiros Ulraji Tel-Ra, o próprio marido, e outros aliados do faraó, para dar fim ao Império Kennoua para sempre."

Esse parágrafo do livro resume bem a guerra que moldou o futuro de todos os habitantes da cidade de Ziran. E lá, sempre que o lendário cometa Bahia atravessa o céu, isso significa o início do festival de Solstasia na cidade.

É com esse festival, que sempre marca o começo de uma nova era, cada uma regida por uma das sete divindades protetoras, que vamos conhecer Malik e Karina. Ela é a princesa e futura sultana de Ziran, e ele um recém chegado na cidade com as duas irmãs.

Os caminhos dos dois vão se cruzar por obra do destino, mas um não sabe dos planos do outro. Malik e Karina são dois personagens muito diferentes, cada um com seus demônios internos mesmo sendo tão jovens. Só ao longo da história vemos como ambos se completam como duas peças de um quebra-cabeças.

* Me identifiquei tanto com Malik quanto com Karina, especialmente com ela por trazer à tona o sentimento de nunca achar que é boa o suficiente. Mas foi por ele que me apaixonei. Enquanto lia quase senti como se os dois existissem mesmo! A história também trata de transtornos mentais, e adorei que isso foi feito com responsabilidade.

* A narrativa arrebatadora de Roseanne A. Brown faz o leitor mergulhar nas reviravoltas da corte de Ziran, se surpreender com cada nova informação que guia o casal, e se admirar com o final, que abre margem para tanta coisa acontecer na continuação!

* A forma como a autora introduz a mitologia africana foi brilhante, e trouxe mais riqueza para o contexto. Gostei do sistema mágico abordado no livro, e estou torcendo por um maior desenvolvimento disso no segundo volume. Agora só resta esperar seu lançamento aqui.

Compre em: https://literalize.com.br/melodia/p

--> Gatilhos: automutilação, ataques de pânico (tudo descrito no início do livro).

site: https://www.instagram.com/p/CUDkrPWrXEU/

Jenn 14/09/2021

Acho que só eu detestei
Não lerei a continuação.
Achei o livro fraco,os protagonistas não me cativaram. Achei tudo absurdamente previsível e nada me surpreendeu.
Pontos pela representatividade.
Acho que não estou mais na idade de ler Y.A sem me irritar. Esse foi o último.