Uma Melodia de Sombras e Ruínas

Uma Melodia de Sombras e Ruínas Roseanne A. Brown

Resenhas - Uma Melodia de Sombras e Ruínas

Queria Estar Lendo 14/09/2021

Resenha: Uma Melodia de Sombras e Ruínas
O mais recente lançamento da Editora Literalize chegou aqui em cortesia, e eu não poderia ter surtado mais com a história incrível que encontrei nesse livro. Uma Melodia de Sombras e Ruínas, de Roseanne A. Brown, é uma fantasia para encher os olhos.

Aviso de gatilho: nas primeiras páginas, a autora alerta que há situações de violência física, sangue, automutilação e ataques de pânico descritos na história. É tudo muito sensível e nada gráfico, mas fica o aviso para quem pode se engatilhar por situações assim.

A história se divide entre Karina, a princesa do reino Ziran, herdeira ao trono da sultana, e Malik, refugiado em busca de uma oportunidade para ele e suas irmãs no reino Ziran, que despreza e atormenta seu povo. Seus destinos se cruzam através de um festival chamado Solstasia, que comemora a passagem de um cometa significativo e marca o início de uma nova era naquela cidade. Através de magia e de tragédias, de repente Malik tem uma missão: ele precisa assassinar a princesa para salvar sua irmãzinha.

Karina, por outro lado, tem problemas mais terríveis; sua mãe foi assassinada e, enquanto precisa lidar com o terror do atentado e da perda, encontra uma oportunidade de desfazer o que foi feito. Uma oportunidade de trazer sua mãe de volta dos mortos.

Uma Melodia de Sombras e Ruínas é simplesmente uma das fantasias mais encantadoras que li nos últimos tempos.

A narrativa da Roseanne A. Brown - com tradução de Solaine Chioro - é cativante desde o princípio. Ela não te dá a chance de respirar, com reviravoltas que marcam o ritmo eletrizante da história desde os primeiros capítulos; quando você respira, tem aquela sensação de que algo grandioso está para acontecer - e sempre acontece.

"Como uma criança fazendo um pedido para uma estrela cadente, acreditou na fantasia que poderia haver um lugar para alguém como ele nesse mundo de riquezas e magia."

O universo que a autora construiu aqui é rico em detalhes, desde a culinária local aos traços arquitetônicos da grandiosa cidade murada de Ziran, a lendas e mitos e criaturas que misturam detalhes de animais que conhecemos, a deuses e monstros e terrores sombrios espreitando entre as areias do deserto.

Para quem, como eu, surta por um universo bem completo, esse livro é de encher os olhos. Você se vê atravessando as ruas de Ziran - dos bairros mais esquecidos aos mais privilegiados. Você se vê acompanhando o festival de Solstasia com suas histórias e músicas e narrativas particulares. Você se vê desesperada pelo destino dos personagens, porque se importa com eles tão logo aparecem.

Roseanne fez um trabalho primoroso ao construir seus protagonistas como construiu. Malik é o coração de ouro, gentil até o último fio de cabelo, mas frágil por isso. O mundo foi cruel com ele, e ele nunca soube responder a essa crueldade, por isso se fechou para ela. Eu fiquei impactada pela maneira sensível com que a autora conduziu seus ataques de pânico; nunca gráficos ou fora de tom, mas tensos como são. Como alguém que sofre de ansiedade e já sentiu o que ele sente, foi realista demais estar em sua cabeça. Foi importante acompanhar sua jornada; não há cura milagrosa, mas ele se torna mais forte com as provações que encontra em seu caminho.

"- Não subestime a força que é necessária para ser gentil em um mundo tão cruel quanto o nosso."

Quando Malik se vê sozinho em uma jornada terrível, quando precisa ser forte por si mesmo, é que ele encontra o equilíbrio entre o terror que sente e o que precisa aceitar para sobreviver.

Que protagonista, gente! Que história! Eu queria entrar no livro e abraçá-lo e proteger do mundo, porque ele é precioso demais para ele.

Karina, por outro lado, começa como a princesa privilegiada que pouco tem a responder por seus atos e que, com a morte da mãe, precisa confrontar responsabilidades que adorava ignorar até então. Seu sonho era deixar Ziran, mas ela não pode. Pelo governo que tem que assumir, pelo legado da família que está em seu sangue.

O desenvolvimento dela foi gradual, motivado pela brusquidão de um acontecimento tenso e então pelos desdobramentos dele. A gente não tem tempo de conhecer a sultana e nem a figura materna que representava, mas tem o amargor da Karina pelo distanciamento que tinham; e também tem o luto pela perda da irmã e do pai anos atrás, em uma tragédia tão brusca quanto a da mãe.

Sozinha, Karina confronta o mundo e tem medo do que pode representar a ele. Por isso quer trazer a mãe de volta.

Eu adorei a força dela, sua teimosia e sua personalidade batendo de frente com quem entrava em seu caminho. Tem uma determinada cena com o conselho real que foi simplesmente espetacular.

"Ziran pertencia às Alahari. Enquanto houvesse ar nos pulmões de Karina, assim seria."

Sua jornada, assim como a do Malik, tem a ver com o festival e com a magia que tece aquele mundo, e é tudo muito bem trabalhado na trama. Move cada momento dela, assim como as competições de Solstasia; oferece momentos de tirar o fôlego, diálogos instigantes e sensíveis e um amadurecimento notável.

Karina e Malik são fortes e frágeis de maneira equilibrada. Tem um pingo de romance, mas é bem sutil e muito trabalhado; não soa como instalove porque tem aquela urgência que aparece em histórias em pouco período de tempo (quando são bem trabalhadas como essa). Dá para shippar, mas com aquele desespero de quem sabe que eles são inimigos que podem tentar se matar a qualquer momento. Ou seja: o melhor tipo de ship!

Eu nunca vou parar de elogiar cada detalhe dessa obra!

Os coadjuvantes enchem as páginas com tramas paralelas que são importantes para a principal. Nomes como Farid, Leila, Tunde, Idir muito importam ao que está acontecendo e são essenciais para o que vai acontecer. Te garanto que é impossível saber quais rumos o livro vai tomar, e surpresas e momentos de choque aparecem quando você menos espera.

O sistema de magia é rico, assim como as lendas e mitologia em que foi inspirado. Roseanne A. Brown fala sobre mágica com calma, e apresenta seu povo sombrio, suas entidades, seus deuses e monstros conforme a história avança. É fantasia da mais pura e brilhante!

A edição da Literalize, como sempre, abre alas para elogios. A proposta de publicar edições luxuosas aqui segue a toda, e tanto a capa dura quanto os detalhes do livro são maravilhosos. A diagramação tem traços que combinam com a história e que passam a sensação de imersão ainda mais; os capítulos são divididos entre Karina e Malik, com uma ótima tradução da Solaine Chioro.

"- O passado devora aqueles que são ingênuos o suficiente para esquecê-lo."

Uma Melodia de Sombras e Ruínas é, com certeza, um livro essencial para quem ama o gênero e quer uma história carismática, com boas doses de drama e de O QUE ACABOU DE ACONTECER? pra te prender até o fim. E que fim! Já tô contando os dias pro lançamento de A Psalm of Storms and Silence.

site: https://www.queriaestarlendo.com.br/2021/09/resenha-uma-melodia-de-sombras-e-ruinas.html
Júlia Bráulio 15/09/2021minha estante
É uma duologia?

Queria Estar Lendo 15/09/2021minha estante
Sim, Júlia!

Pérola XP 15/09/2021minha estante
Qual o nome do segundo?

Queria Estar Lendo 15/09/2021minha estante
A Psalm of Storms and Silence. Sai em novembro lá fora!

Nicoly Mafra 12/01/2022

Minha experiência de leitura com "Uma Melodia de Sombras e Ruínas"
Minha experiência de leitura com "Uma Melodia de Sombras e Ruínas" foi uma montanha russa de emoções; quando comprei estava super empolgada e ansiosa devido ao hype do livro, e então eu demorei para pegar o livro para ler e as expectativas diminuiram bastante; quando iniciei a leitura (já nem sabia mais sobre o que de fato era o livro) fiquei empolgadinha com o que encontrei, contudo, já na metade já estava achando meio meeeeh... deu de sentir as subidas e descidas da empolgação? Então!

Nesta obra vamos acompanhar o ponto de vista de dois protagonistas; Malik é um garoto humilde que, junto com suas irmãs, deixou sua terra natal para tentar recomeçar a vida na próspera Ziran. Porém, antes mesmo de encontrar um local para ficar na cidade, o garoto acaba tendo um encontro bizarro com um antigo espírito maligno que acaba tirando algo muito importante dele, e agora ele terá que realizar uma tarefa perturbadora para poder reaver o que lhe foi tirado, e nada o impedirá de cumpri-la.

Do outro lado temos Karina, a princesa herdeira de Ziran. Após ter sofrido inúmeros traumas em sua infância, tudo que a jovem herdeira sonha é viver uma vida longe da realeza, uma vida livre de amarras, onde ela poderá ser e fazer o que quiser. Contudo, quando sua mãe é brutalmente assassinada às vésperas do festival de Solstasia (o evento mais importante do reino), Karina se vê presa à obrigações inesperadas e à planos sinistros. Karina quer tentar ressuscitar a sua mãe, e de acordo com o antigo ritual que encontrou, o ingrediente principal é o coração de um rei; e é assim que ela decide que o prêmio do torneio do Solstasia deste ano será um casamento real, e assim, ela terá o seu rei.

O destino dos dois jovens se cruzam quando Malik decide participar do torneiro do Solstasia para colocar seu plano em ação. Com inúmeros perigos, provações e forças ocultas controlando os passos dos jovens, Malik e Karina terão que enfrentar seus maiores medos e lutar contra seus sentimentos para alcançarem seus objetivos. Contudo, não imaginam que seus caminhos estão percorrendo a mesma direção, e o única destino é a destruição mútua.

"Uma Melodia de Sombras e Ruínas", primeiro livro de uma duologia, é uma fantasia que cativa o leitor ao apresentar um universo mágico, protagonistas determinados, representatividade e missões mortais; entretaaanto, não é preciso ler muito para descobrir que toda aquela força, determinação e planos acabaram nos levando para uma conclusão óbvia. Infelizmente, foi uma obra previsível, sem muitos momentos empolgantes, ou revelações bombásticas para competir com os clichês que encontramos durante a narrativa.

Vale a pena mencionar que, mesmo sendo uma leitura que não surpreende, a narrativa não fica cansativa em nenhum momento. São quinhentas páginas muito bem utilizadas onde temos muitas cenas de ação, revelações, lutas e interações importantes, tornando, assim, a leitura bem rápida e fácil.

Acredito que quem está começando a ler livros de fantasia poderá curtir sim a leitura, pois a obra possui muitos tropes e acontecimentos que conquistam o leitor. Todavia, leitores que já estão acostumados a ler livros do gênero, podem acabar vendo semelhanças com outros livros, ou desvendando o que acontecerá ao longo da jornada.

Resumindo, não foi uma leitura sensacional, mas também não foi ruim. Selo de okzão para "Uma Melodia de Sombras e Ruínas".

Lauraa Machado 30/12/2021

Um dos melhores que li no ano
Eu não sei nem explicar o quanto eu amei esse livro, nossa. Aconselho começar o livro sem ler a sinopse antes, porque eu já tinha esquecido dela quando comecei e fui ficando surpresa com tudo que acontecia logo de cara. Foi incrível! Nem sei se vou conseguir descrever o quanto amei o livro, como ele é bom e como estou me segurando para não ler logo o segundo e guardar a história mais um pouquinho.

O enredo é uma das melhores partes do livro! Tem coisas importantes acontecendo desde o começo, e a autora não pareceu enrolar em nada. Até hoje, meses depois de eu ler, me pego pensando nas coisas que aconteceram, em algumas cenas específicas, e como tudo se desenrolou! A relação da Karina e de Malik é perfeita, mesmo que eles interajam menos do que eu queria. O final é espetacular e surpreendente, tão emocionante que nem dá pra respirar direito, ainda que tenha uma pequena reviravolta bem óbvia desde o começo.

Já disse que eu amei? Fico pensando na história e querendo repetir o quanto eu amei!

Amei as personalidades do Malik e da Karina principalmente. Ela é bem mimada como uma princesa deve ser, mas tem tanto conteúdo e tanta complexidade, que é muito legal quando ela está narrando! Seu desenvolvimento é perfeito e fica melhor ainda com tantas outras personagens mulheres complexas à sua volta! Seu final é incrível e só de pensar nele, minha vontade é de passar o segundo livro na frente de todos os outros na minha lista. O romance também é maravilhoso, feito devagar e com propósito, impossível de não torcer por eles!

Já o Malik é um amor, e eu desafio todo mundo a não querer protegê-lo do resto do mundo! Adorei o foco que a autora deu em sua saúde mental, porque muitas vezes em livros de fantasia, os autores se esquecem de incluir esse tipo de coisa. A mente de Malik é traiçoeira e a melhor parte foi ele usar isso como vantagem. Meu deus, como eu amo o Malik! Ele é perfeito e me surpreendeu demais no final! Estou louca para ver o que ele vai fazer no próximo!

Essa resenha só está servindo para eu ficar elogiando o livro, mas ele merece! O universo também foi super bem construído e eu não mudaria nada nele! Tem tantas camadas, história e cultura, que é bem fácil de acreditar que é real.

Preciso parar de ficar falando desse livro, que estou ficando cada vez mais curiosa para o próximo! Foi de longe uma das minhas melhores leituras desse ano. Recomendo demais e já estou planejando dar de presente para algumas amigas! Leiam esse livro!

Sobre a edição da Editora Literalize: a tradução da Solaine Chioro está excelente e o livro parece edição especial! Já percebi que a editora faz uma curadoria impecável, e me sinto muito sortuda por isso, pois sou embaixadora dela e não tenho a capacidade de fingir gostar de algo que não gosto! Minha sorte é por não precisar, já que a Literalize até agora só publicou livro perfeito!

San 01/04/2024

Boa leitura
Realizei a leitura pela LC Lendo com Maria Coelho ( @mariaccoelho.cordeiro ).

Esse ano no grupo de Leitura Coletiva leremos autores de um país diferente a cada mês.

Em março o livro escolhido é da autora nascida em Gana.

Fantasia não é muito meu estilo, achei que seria uma leitura difícil e arrastada.

Estava totalmente enganada !!!!!

A leitura fluiu super bem, fui envolvida pela história logo no começo.

Fui cativado pelos dois personagens principais, Malik e Karina.

Os últimos capítulos foram daqueles que não queria para de ler, de me pegar prendendo a respiração, de tanta ansiedade em saber o que aconteceria.

Jenn 14/09/2021

Acho que só eu detestei
Não lerei a continuação.
Achei o livro fraco,os protagonistas não me cativaram. Achei tudo absurdamente previsível e nada me surpreendeu.
Pontos pela representatividade.
Acho que não estou mais na idade de ler Y.A sem me irritar. Esse foi o último.

Clara Azevedo 01/11/2021

Uma Melodia de Sombras e Ruínas
Primeiro volume da Duologia de mesmo nome. O livro se dividi em dois pontos de vista. Karina é a princesa do reino Ziran e atual herdeira do trono, isso porque sua irmã mais velha e também seu pai acabaram morrendo em um incêndio. Malik é um refugiado em busca de oportunidades para ele e suas duas irmãs, Leila e Nadia, no reino Ziran. Os caminhos de Karina e de Malik se cruzam em um festival chamado Solstasia, ele marca a chegada de um cometa e o fim de uma era e o começo de outra. Uma das irmãs de Malik, Nadia, acaba sendo sequestrada por uma criatura chamada Idir e para recuperar a irmã ele precisa assasinar a princesa Karina. Para fazer isso Malik trapaceia e entra em um torneio que é realizado no festival de Solstasia. Karina também tem planos envolvendo morte, sua mãe a Sultana, foi assassinada, e a corte está saindo do controle, e como se não bastasse ter perdido a irmã e o pai a garota agora perdeu a mãe. Karina decide trazer sua mãe de volta dos mortos( isso na maioria das vezes em livros, filmes e séries dá uma grande merda) através de um ritual que leu em um livro antigo, mas um dos ingredientes é o coração de um rei. A princesa então decide que vai se casar com o vencedor do torneio. Eu curti muito a leitura no início fiquei um pouco perdida principalmente com os nomes de determinadas coisas, lugares ou pessoas. Eu acabei adivinhando algumas coisas e outras fui pega de surpresa. A própria autora no início do livro avisa que na história há pensamentos de autoflagelação, violência fantasiosa, abusos emocionais e físicos, ansiedade, ataques de pânico, morte parental e de animais. O livro é narrado em terceira pessoa através do Malik e da Karina. A capa é linda nela está a princesa Karina. Por esse final tô muito curiosa para saber o que vai acontecer no próximo volume. O livro também tem um mapa o que é sempre bom em universos de fantasia. E um cara chamado Tunde achei ele e outros personagens muito hipócritas. Comprei o livro no site da Literalize e veio com alguns brindes.

"Respire. Foque no aqui. Foque no agora."

Gus 14/11/2021

Apaixonante e original!
Foi a melhor leitura que fiz este ano. Sou apaixonado por fantasia e senti que este livro me entregou tudo que eu queria ler. São aproximadamente 500 páginas que nunca te cansam, nunca ficam lentas. A ambientação e o desenvolvimento dos personagens é incrivel. A magia, a ação e o desenvolvimento de mitologias próprias estão muito presentes. Me senti lendo algo "novo", uma história fresquinha. O final dos capitulos tem sempre aquele gancho que te deixa doido para ler o próximo. E eu AMO histórias com dois pontos de vistas alternados. Estou ansiosíssimo para o segundo livro

Dani 12/09/2021

Uma experiência única!
Esse livro é extremamente cativante! Desde que eu comecei a ler me encantei com a narrativa e o desenvolvimento dos personagens. Me encantei muito com a mitologia utilizada na história, é um livro de fantasia muito diferente do que eu normalmente estou acostumada.
Os personagens são complexo e bem trabalhados. O Malik é simplesmente a melhor pessoa desse livro!
O final é muito inesperado!! Muito ansiosa para ler a continuação o mais rápido possível!!

Rodrigo1185 29/09/2023

Interessante
Gostei bastante da história e também da temática, o livro e bem envolvente e apesar de longo não fica chato.

Talita.Chahine @cutucandoahistoria 12/02/2024

Muito bom para um primeiro livro
Aqui a gente vai conhecer o Reino de Ziran, um lugar todo murado, e que está se preparando para um grande evento, vão receber pessoas de todos os cantos para a Solstasia e a passagem do comenta Bahia, dois eventos que acontecem simultaneamente a cada 50 anos.
E dessa vez o evento vai ser bem diferente dos demais ,a Rainha não vai comparecer, e a sua filha a Princesa Karina vai ser a responsável por comandar o evento.
Esse evento é composto por 7 campeões e 3 provas, quem vencer vai ganhar o prêmio Máximo a mão da Princesa Karina.
Mas ninguém esperava que um dos campeões tem uma missão, e está disposto a qualquer coisa pra conclui-la, e a própria Princesa também não está sendo 100% honesta.
Os dois vão se encontrar e vão perceber que um depende do outro pra conseguirem o que desejam.
E se vocês querem um conselho esperem o lançamento do próximo livro pra ler, esse, ou então vocês vão ficar como eu estou nesse momento, desesperada pra saber o que aconteceu.

Natália 22/09/2021

Este é o primeiro e intrigante livro de uma duologia de fantasia inspirada no folclore da África Ocidental. Só posso dizer que fiquei apaixonada por cada detalhe da ambientação. Magia, celebrações, comidas e espíritos me deixaram ansiando pela continuação!

Malik está viajando há muito tempo com suas duas irmãs, em busca de um novo recomeço na próspera cidade de Ziran. No caminho, um espírito maligno sequestra a mais nova e o força a fazer um acordo: para a ter de volta, Malik precisa matar a princesa Karina.

Karina também tem seus próprios conflitos. Sua mãe, a Sultana, acaba sendo assassinada em um ataque. Mesmo tomada pelo luto, ela sabe que o festival de Solstasia precisa acontecer, e tenta ao máximo cumprir com seu papel. Entretanto, por trás de tudo, ela decide ressuscitar a mãe através de um ritual arcaico que necessita de alguns ingredientes, um em especial, que ela precisa pegar do vencedor do lendário torneio do Solstacia.

A narrativa é intercalada entre o posto de vista da Karina e do Malik. O ritmo flui agradavelmente e, após a metade da obra, se torna eletrizante com tantos segredos sendo expostos.

Karina é feroz, atrevida e, ao mesmo tempo, insegura em alguns aspectos. Ela anseia por sua liberdade e é fascinante estar por dentro de seus pensamentos, que mostram que ela não é perfeita e sente tanto medo quanto os outros. Malik foi uma agradável surpresa. Ele é determinado desde o início e se preocupa com sua família.

A representação da saúde mental também foi ótima. Malik sofre com ansiedade e tem alguns ataques de pânico, mas tudo foi descrito com muita responsabilidade. Ver essa vulnerabilidade e suavidade em um protagonista masculino me deixou pensando que realmente precisamos de mais livros como esse.

Temos algumas reviravoltas na trama. Umas eu já tinha adivinhado, enquanto outras me fizeram enlouquecer. Só posso garantir que é uma excelente leitura e não vejo a hora de chegar o segundo volume.

site: https://www.instagram.com/bibliotecadanah/

David 11/05/2022

O Solstasia está prestes a começar. Para Malik e sua família, esse talvez seja o momento de um novo recomeço; para Karina, a chance de escapar de sua prisão pessoal e ser quem ela sempre quis ser: livre dos deveres do trono. Mas quando um espírito maligno rapta a irmã de Malik, o destino dos dois jovens são inevitavelmente interligados e agora, Karina, devastada pela perda, precisa cumprir seu dever e Malik precisará assassinar a princesa do maior reino de seu mundo.

É importante avisar que esse livro possui gatilhos sobre transtorno de ansiedade e automutilação, então leia com cuidado.

É fácil falar com carinho dessa história porque definitivamente ela foi isso para mim. Um reino partido, dois personagens que precisam defender aquilo que acreditam. Está é uma fantasia rica e extremamente diferente que narra uma jornada eletrizando sem escorregar nas abordagens que traz sobre saúde mental e transtornos de ansiedade.

@rosiesrambles não atua menos do que brilhantemente para construir esse universo, enchendo-o de cores, crenças e histórias fantásticas. Sua obra é um sopro de maturidade para personagens tão jovens lidando com situações pesadas e extremamente marcantes. O místico e o real vão se mesclando em uma combinação que beira a perfeição, numa narrativa imparável e extremamente viciante.

Ambos os protagonistas da trama são interessantes, cada um com sua personalidade e seus dilemas, mas é impossível não ressaltar o destaque e crescimento evidente de Malik. É fácil se afeiçoar a ele e a sua dor; sentir na pele a forma como ele mesmo se torna seu pior inimigo nas mais variadas situações. Isso inclusive retratado de forma muito responsável.

Mas Karina tem seus momentos. E embora ao inicio da história ela pareça a “princesinha” mimada, são nas entrelinhas e nos seus instantes mais solitários que percebemos o quanto tudo é uma máscara para esconder sua própria dor.

Protelei o máximo que podia em pró de não me despedir breve dessa história. E ao final, sigo ansioso pela continuação.

site: https://www.instagram.com/microversonerd/

Sarah @surtoliterario 21/02/2022

Incrível!
Um reino que há muito foi salvo por uma mulher. Usando da magia de um cometa, Bahia Alahari deu fim a um império maligno. Desde então, as mulheres Alahari mantém o reino de Ziran a salvo e a cada 50 anos, quando o cometa retorna, inicia-se o festival de Solstasia.

Malik é um refugiado, e vê no festival a chance de recomeçar. Tudo muda quando um espírito maligno prende sua irmã mais nova. Sua liberdade pode ser conquistada se Malik matar Karina, a princesa herdeira de Ziran. Em busca disso, ele se infiltra na corte como um campeão do festival.

Karina enfrenta muitas batalhas. Sua mãe foi assassinada, o Conselho não confia nela e ela precisa ser firme perante o povo. Envolta em luto e culpa, descobre um ritual que pode trazer sua mãe de volta, sendo um dos ingredientes o coração de um rei. Para consegui-lo, Karina decide se casar com o vencedor do Solstasia. Mas nem sempre as coisas seguem como planejado e os dois precisarão lutar contra forças maiores.

Aviso de conteúdo: automutilação, ataques de pânico e ansiedade, sacrifício de animais e morte parental.

É um universo incrível, bem elaborado, cheio de detalhes e até um pouco complexo. Foi meu 1º contato com mitologia africana e me encantou como a autora construiu uma trama tão bem amarrada. Aprendi muito com o livro! Achei o início um pouco arrastado, mas isso é normal em fantasia, já que contextualiza muito do universo.

O que falar dos protagonistas? São imperfeitos, com sentimentos conflitantes e extremos opostos. Enquanto Karina é impulsiva, explosiva e destemida, Malik é cauteloso, sensível e amigável. Mesmo com as diferenças, são corajosos e vivem jornadas heroicas.

Malik sofre com ansiedade e ataques de pânico e me identifiquei, pois também tenho ansiedade. Ele tem um coração bom, e a relação com as irmãs é muito bonita. Já a Karina é forte, mas solitária. Ela criou uma barreira para afastar as pessoas, mas conforme a trama avança ela vai ganhando aliados e amigos. Gostei muito dessa construção.

Ralibô 16/12/2021

Areia e cometa
O início foi um pouco entediante, mas com o desenrolar da trama fiquei querendo saber o que ia acontecer. Parace que é uma duologia e fiquei interessada para ler o próximo. As parte narradas por Malik são zilhões de vezes melhores do que as da Karina. Fiquei imaginando o cometa rasgando o céu durante toda uma semana.