Vita Nostra

Sergey Dyachenko

Resenhas - Vita Nostra

jiangslore 12/03/2024

[3/5]
"Vita Nostra", em alguns aspectos - principalmente em algumas de suas temáticas principais -, foi exatamente o que eu esperava. Em outros, foi muito diferente do que eu tinha imaginado antes de ler. Em partes, achei isso positivo: não esperava uma história que estivesse tão intrincada com a protagonista a ponto de apresentar um desenvolvimento tão substancial dela. No entanto, algo que eu não esperava no livro e que não consegui considerar positivo foi o seu tom. Tem algo na abordagem de "Vita Nostra" que é... Estranho. E não de um jeito interessante ou diferenciado, mas sim de um modo vazio, que não traz nada de bom para a obra.

O livro é, principalmente, sobre um sistema educacional que exige demasiadamente dos estudantes - mas não "o impossível" - em troca de um conhecimento misterioso e, supostamente, fundamental. Isso cria uma ambientação muito interessante, na qual surgem diversos questionamentos: "que conhecimento é esse? será que o que é feito para buscá-lo vale a pena? será que é possível adquiri-lo sem se perder? o que é que vai ser perdido no meio do caminho?"

Acredito que o desenvolvimento da protagonista, Sasha, dentro desse contexto é o ponto mais interessante de "Vita Nostra". Há tantas mudanças, sutis ou drásticas, que ocorrem com ela durante o livro; e o ritmo de leitura permite que tais mudanças sejam aceitas como desenvolvimentos naturais - só quando a própria narrativa convida o leitor a perceber o quanto Sasha mudou que isso fica verdadeiramente evidente. Claro, isso só é aplicável às mudanças internas da personagem, porque as externas e as relacionadas com suas habilidades são bem óbvias. Além disso, o relacionamento de Sasha com a família foi um ponto muito interessante, que eu não esperava ter gostado tanto quanto gostei.

No entanto, há um problema: os questionamentos que mencionei anteriormente nunca são satisfatoriamente respondidos. Entendo que isso provavelmente foi uma estratégia - se um livro aborda algo que é supostamente perigoso, fundamental e importantíssimo, às vezes é melhor não entrar em detalhes sobre essa coisa. A imaginação dos diversos leitores pode fazer maravilhas que o escritor nem mesmo chegou a considerar.

Acredito, porém, que para isso ser atingido, deve haver uma construção satisfatória na escrita - o próprio modo que o livro é escrito, ou que a história é contada, deve evocar os sentimentos desejados no leitor, de modo que ele terá uma reação visceral mesmo que não saiba em detalhes ao que está reagindo. E, infelizmente, não senti que "Vita Nostra" foi bem-sucedido ao fazer isso; com a exceção de algumas cenas isoladas.

Além disso, penso que o livro é demasiadamente longo para uma construção como essa dar certo. Um mistério só é interessante até certo ponto. Depois disso, ele só fica enfadonho.

Outro ponto negativo em "Vita Nostra", na minha opinião, foi o tom da obra. Combinada com a vagueza (que é compreensível, mas, para mim, passou dos limites), a seriedade com que diversos temas são abordados faz com que tudo pareça um pouco... Bobo. O que é uma pena, pois a premissa do livro realmente é muito interessante.

A tonalidade também foi um problema na minha leitura com relação ao tratamento de mulheres dentro da narrativa. O ensino ao qual os personagens são submetidos, dentre outras coisas, trazia a imposição de comportamentos sexuais (muito mais para alunas do que para alunos). E, com isso, não quero dizer que o livro é promíscuo - na verdade, ele reproduz a opinião já muito conhecida no senso comum de que uma mulher não pode ser uma "virgem", mas também não pode ser uma "🤬 #$%!& ". Para um conhecimento supostamente tão revolucionário e fora da concretude do mundo humano, essa perspectiva (imposta pelos professores diversas vezes) é conservadora e conhecida até demais no nosso mundinho humano.

O fato de "Vita Nostra" adotar o ponto de vista de uma mulher torna tudo isso muito difícil de ignorar. E, associada com toda a estranheza (novamente, não é uma estranheza "positiva") causada pela narrativa, acredito que o questionamento de até que ponto esse aspecto livro é narrado para ser criticado, ou de até que ponto ele é algo realmente colocado dentro da história como positivo ou necessário; é inevitável. E essa dúvida, na minha opinião, permaneceu até o final da leitura - e isso não é algo que considero positivo.

Dito isso, "Vita Nostra" não é um livro que eu chamaria de "ruim", mas, ao mesmo tempo, não é um livro que eu indicaria para muitas pessoas. Acho que muitos ficariam impressionados com a obra, mas não penso que é uma leitura que pode ser feita sem um pouco de senso crítico; para perceber que os autores, em muitos momentos, caem em armadilhas simples só pelo bem de causar algum choque com algo superficialmente "diferente". Mesmo assim, não me arrependo da leitura, pois ela, no mínimo, matou a curiosidade que eu tinha sobre o livro.

Sônia Gregoski 30/01/2024

Em Vita Nostra temos a jovem Sasha,que em suas férias de verão é abordada por um homem estranho que lhe impõe missões a serem feitas,caso não as realize,algo de ruim pode acontecer com sua família.

Com medo,Sasha começa a realizar as missões a ela impostas,a cada missão realizada Sasha vomita moedas de ouro,eu sei,é bizarro!

Cursar a faculdade dos seus sonhos se torna algo impossível, pois Sasha é informada que foi inscrita no Instituto de Tecnologias Especiais na distante e pitoresca cidade de Torpa,e para lá deve se mudar.

Ao chegar ao instituto,Sasha se vê cercada por estudantes com comportamentos estranhos,não recebe informações sobre o que deve aprender e muito menos qual o propósito do ensino a ela imposto.

Vita Nostra é um livro complexo,uma Dark Fantasy,não se engane pela capa que remete a um romance.
Romance existe mas não é o foco da trama.
O livro todo é cercado de um mistério sombrio,mas é justamente isso que aguça nossa curiosidade.
A disciplina ensinada a Sasha em nenhum momento fica explícito o que é, descobrimos migalhas de informações junto com a protagonista, sofremos com o terror psicológico imposto aos alunos,é como se estivéssemos literalmente em sua pele.
O livro mistura metafísica,ciências e filosofia,o que faz com que brinque o tempo todo com a nossa mente.
Teve momentos que achei que os alunos são cobaias, drogados ou estão em algum tipo de surto coletivo.
É um livro confuso,brilhante e instigante,para assimilar sua complexidade é necessário lê-lo,faltam palavras para descrevê-lo.

Para quem gosta de tramas complexas e originais,sem um final fechado e que busca uma leitura desafiadora,Vita Nostra é uma ótima escolha!

Livinha 07/01/2024

Eu teria gostado mais se não fosse pelo processo de aprendizado ter sido baseado em terror psicológico, coerção sexual e lavagem cerebral.
Também acho que a história faria mais sentido se ela não se levasse tão a sério, mas acho que ela se leva a sério até demais, o que me fez pensar nos autores em duas pessoas altamente prepotentes que tiveram a certeza de terem escrito o livro mais denso e complexo do mundo quando, na verdade, é o livro mais raso que eu já li.

snekers ð 16/09/2023

Nossa Vida
"Eu nunca peço pelo impossível."

Encontrei o livro de bobeira no sebo da minha cidade, e a capa bonita me prendeu atenção. Não tive nenhuma expectativas sobre um livro, pensando que seria mais um romance água com açúcar em um pretexto sombrio.

Nunca agradeci tanto por estar errada.

Acompanhamos nossa protagonista, Sasha, diante de estranhos acontecimentos que começam a tomar rumo na história da menina que apenas queria estar com sua mãe e passar na admissão do seu curso dos sonhos. Coisas começam a acontecer quando um estranho homem a pede por coisas não-impossiveis, a obrigando a entrar numa grande instituição em uma cidade desconhecida.

Durante o livro, vamos acompanhar o "Becoming" de Sasha, uma evolução muito perceptível, pois no meio do livro, eu não conhecia mais a protagonista do começo.

“This institution of higher education had no such concept as mercy.”

Eu Fiquei OBCECADA. Uma fantasia sombria, dark academia e burn-out? esse livro foi feito para mim! Mas foi muito mais do que imaginei, e mesmo estando estando aqui, eu conseguia me imaginar como parte de Sasha (fiquei 30% mais louca lendo esse livro, recomendo)

Eu amei que, mesmo tendo um romancezinho, ele não é o foco, e é totalmente concebível considerando a "pureza" da protagonista, não sou a maior fã de romance romântico e esse detalhe fez eu amar. O único ponto negativo que eu tenho é sobre o final, foi realmente uma quebra de perspectiva e não entendi muito, até o final aberto que é algo que adoro ficou meio apressado.

Enfim, esse livro salvou meu ano de 2023, que até agora estava no "mais-ou-menos", e tem grandes chances de virar um favorito da vida. Gostaria bastante que trouxessem mais livros dos autores para cá, só vi elogios sobre eles e queria ler mais das obras.

Kalebe 10/09/2023

Fazer uma resenha desse livro é um desafio. O livro é definitivamente complexo, mas a linguagem não é difícil de entender, difícil é a história em si!!

O que é esse livro!?
Concordo com as pessoas que falaram que parece que os autores estavam sobre efeitos de alucinógenos enquanto escrevia, concordo com as pessoas que falaram que ele pode ser uma experiência fantástica e concordo com as pessoas que se decepcionaram. É o livro que é oposto aqueles que são água com açúcar, é denso. No fim fiquei em dúvida se é um livro genial ou só muito maluco, em todo caso não foi um livro que funcionou pra mim.

Gigi.the.reader 29/08/2023

Vita nostra brevis est
Este livro explodiu minha cabeça.

Sou suspeita para falar, pois amo Dark Academy. Mas não é meu estilo por menos.

Cara, a realidade é posta em xeque aqui. E a forma como é explorada e como os alunos estudam supera em complexidade qualquer livro de fantasia com poderzinho que existe.

E eu não consigo imaginar outro cenário se houvesse a existência de outras realidades, ou mesmo de poder, na vida real.

Algo fácil de se conseguir é pouco questionado, não atiça a nossa curiosidade. Agora fontes de inúmeras possibilidades, que exigem sacrifício, disciplina, uma verdadeira mudança de dentro para fora, e ainda seja cercada de mistério, isso sim, é algo que nos faz pensar. E questionar. E pensar.

Recomendo muito essa leitura, mas não é um livro para quem está saindo de ressaca literária, pois ele coloca nossa cabecinha pra trabalhar. Se você está num bom ritmo de leitura, aí sim, você pode conseguir apreciar essa belezinha aqui.

Uma pena que o segundo livro ainda não esteja no brasil, seja caro e tenha menos de 300 pg? (o nome é Assassin of Reality e talvez seja mais uma novel do que um segundo volume em si)

Já estou com saudade da Samokhina?

julianadgalvao 26/08/2023

Experiência completa (no melhor sentido possível)
Esse foi, de longe, o livro mais imersivo que eu já li - e o mais diferenciado. Cada analogia do "moral da história" torna a leitura mais clara e o objetivo dele é deixar uma mensagem que o tempo inteiro estava bem clara, mas mascarada diante dos nossos olhos.

Muitas vezes você SENTE a narração, se sente na pele da história. É um véu incrivelmente sensível que traz a ficção para os questionamentos da realidade.

Demorei um pouco para terminar mas a verdade é que, depois que passei pela introdução, li ele inteiro de uma vez em 24h. A história te prende e faz pensar muito além do que se imagina, a obra merece todo o prestígio e aplausos do universo!

Jyane.M 22/07/2023

Os autores consumiram muitos alucinógenos
Provavelmente quem não gosta de realismo magico não vai curti. Gostei bastante mas admito que é uma leitura extremamente lenta e parada. Primeiro de tudo NÃO EXISTE capítulos, a narrativa é continua até o final. Narrativa continua mas não linear já que a protagonista surta e ´´alucina´´ por grande parte do livro.
Quando a protagonista ,Sasha, é abordada durante sua adolescência por um homem de óculos escuros sua vida começa a declinar. Ele a ´´aconselha´´ a sair as três da manhã todas as madrugadas de suas férias em direção a praia, nadar nua até encostar em uma boia de sinalização no mar. A partir daí os obstáculos e as ´´atividades´´ singulares não param mais e devem ser seguidas a risca para evitar uma catástrofe (uma mais aleatória que a outra). Ela é consumida pelo medo das consequências. Passa por uma tortura psicológica muito fudida até se encontrar anestesiada pelos acontecimentos.
A protagonista se vê coagida a se matricular em uma faculdade desconhecida em uma cidade afastada e pequena e ela se encontra obrigada a passar por uma espécie de metamorfose psicológica e física, o que reflete em seu corpo e mente. A Coitada faz um trabalho de Sísifo carregando ´´pedra´´ e só se fode. Tem um ar de dark academia incrível.
Odiei o relacionamento amoroso, menino chato pqp, o bom é que não tem muito. Lisa Povlenko poderia ser melhor desenvolvida. Gosto muito da personagem, ela compartilha o mesmo mentor que Sasha, e queria que fosse melhor explorado o seu psicológico (pqp que mulé louca amo ela) e as coisas que foi obrigada a fazer na faculdade e antes dela. Concordo demais com a resenha que diz que ela foi esquecida no churrasco kkkk
A escrita é incrível, não considerei gore mas tem algumas cenas gráficas (poéticas? Ela descrevendo enquanto vomita as moedas junto com água do mar kkkk). O inicio me deu mt agorafobia dela sozinha de madrugada e a sensação de ser observada. Mas talvez não afete as outas pessoas (minha terapia n está em dia help) Bom, foi uma experiência muito diferente e louca, gostei muito.

Natália 13/07/2023

Esperava várias coisas desse livro, menos o que li
No começo ele me prendeu demaaaais, até pq eu queria entender qual seria o rumo que tomaria, que parecia beeeeem dark, mas odiei.

Primeiro que tem vários relacionamentos amorosos que são horríveis. A protagonista é jovem, mas da uma de "burra" em grande parte, principalmente quando chamam a atenção dela.

Gostei da Lisa apesar de vários pontos, mas ela foi totalmente esquecida no churrasco.

Tive uma dor de cabeça lascada com ele também. Não é separado por capítulos, então parece ser uma leitura infinita e eram tantas informações para processar que não aguentava mais ver novidades, só queria saber como iria acabar mesmo.

No final, não gostei de quase nada e ainda fiquei brava pq tinha potencial e acabei criando expectativas demais.

larissabee 06/07/2023

500 páginas de no sense
No começo o livro me prendeu, fiquei muito curiosa para saber como a trama iria se desenrolar e ficava ansiosa para os momentos do dia em que iria pegar para lê-lo mas infelizmente a partir de 45% mais ou menos o livro perdeu totalmente o ritmo, fazendo com que o início promissor fosse jogado no ventilador.

Senti que os acontecimentos e elementos fantásticos eram só jogados sem pé nem cabeça, criando uma bola de neve sem sentindo. Não me levem a mal, eu gosto de estórias em que o leitor precisa se esforçar para entender ou desvendar algo, mas nesse caso creio que os escritores só estavam sob efeitos de alguma substância psicoativa e não tem nada pra entender ou desvendar.

Enfim se ainda tiver interesse de ler, vai em frente, tem livros que muita gente odeia e eu amo então acho que sempre vale a pena tirar a própria prova.

Laura 28/06/2023

Complexo, viajado, MAS ÓTIMO!!!
Esse livro é real diferente eu diria. Nunca tinha lido um livro russo, e caraca que experiência.
Confesso que as 150 primeiras paginas foram bem morríveis, o ritmo de escrita é um pouco "lento" e a pessoa se pergunta "onde que isso vai chegar?".
Essa pergunta é o que faz continuar a leitura, e juro muito boa. kkkkkkkkkkkk

Ademais, queria deixar aqui a minha admiração pela Tradutora dessa obra.

pseudoaries 18/06/2023

O Kostya é o meu inimigo
Os interesses amorosos da Sasha foram tão desnecessários e ocuparam tanto tempo na história que estragaram o que poderia ter sido um ótimo livro. Enfim, a única parte realmente boa do livro é a dinâmica da Sasha e do Farit!

Fainlea 07/06/2023

Apenas leiam
Não esperava muito, mas entregou tudo e mais! Me apaixonei tanto por esse livro, que ainda não processei tudo o que houve.

A Sasha é simplesmente um gênio, e o seu desenvolvimento na história é de início um tanto quanto estranho, mas depois você percebe o quanto isso dá
sentido e personalidade ao livro.

Cada personagem é único, e a história não se trata sobre um mocinho ou um vilão, acho que ela é muito mais profunda que isso. Tudo tem um significado deveras importante, nada passa despercebido, com o tempo você acaba reparando nisso, e só deixa o enredo mais complexo e delicioso de ler!

A escrita é perfeita e sem exageros, favoritado desde os primeiros capítulos. Super recomendo, acho que todos deveriam ao menos folhear este livro, pois ele é magnífico!

folkpatch 29/05/2023

Antes de tudo, acho válido mencionar que esse livro é uma experiência. consigo entender a razão de muita gente não ter gostado: ele é um livro que demanda paciência, curiosidade, atenção e mente aberta. não é qualquer um que vai ter tudo isso pra dar em cima de um livro só, mas aqueles que se sentirem atraídos até o final com certeza vão ser recompensados.

esse livro me sugou com a mesma intensidade que a sasha foi sugada pra dentro dos livros e discos. a experiência é semelhante, inclusive: o leitor é jogado dentro de um universo onde ele não sabe absolutamente nada, é guiado por um par de narradores que se limita a falar sobre a experiência da protagonista que também não tem muita noção do que tá acontecendo e se depara com diversos conceitos confusos, um sistema de "magia" (entre aspas, porque é difícil chamar esse conjunto de acontecimentos de magia) extremamente complexo que não entrega nada pro leitor e é ele quem precisa montar sua própria interpretação do significado de cada coisa. a gente vai compreendendo a grandiosidade desse universo através da expansão e das mudanças na personalidade da própria sasha, que deixa o potencial humano dela pra se tornar algo mais, uma extensão metafísica de algo indescritível.

vai ser um livro frustrante pra quem pegou esperando uma história com começo, meio e fim mastigados. nada nesse livro é feito em nome da obviedade e a graça dele tá justamente nisso: como ele se adapta a pessoa que tá lendo e como a absorção do conteúdo reflete no leitor. impaciência? angústia? expectativa? no fim das contas, nós estamos tão perdidos e sendo tão influenciados por esse material quanto a sasha esteve. furos de roteiro, questões não respondidas, falta de informação... nada disso é o foco. também já aviso que não é um livro pra quem tá afim de se sentir inteligente porque "entendeu" uma mensagem escondida chocante e complexa que ninguém mais entendeu. não é sobre isso. é muito mais sobre sentidos e experimentação do que qualquer outra coisa. o poder da palavra lida e falada combinada com os sentidos. humanidade (por falta de palavra melhor) antes da intelectualidade propriamente dita.

minha interpretação dos fatos é extremamente pessoal e não vai ser mencionada aqui porque não convém. tem suas falhas, mas me manteve instigada até o final e foi uma experiência muito valiosa que me fez quebrar muito a cabeça. me senti imersa nesse desafio da primeira até a última página.
Taytay1 27/07/2023minha estante
Vc colocou tudo o que eu penso em palavras, faz mais de um ano q li esse livro, mas não o esqueci, a sensação durante a leitura é de que estamos dentro da mesma experiência q a sasha, porém sem nem ter conhecimento.