Vita Nostra

Vita Nostra Marina Dyachenko
Sergey Dyachenko

Resenhas - Vita Nostra

juliadelfs 28/01/2022minha estante
amiga do ceu que resenha perfeita, descreveu ponto por ponto todos os meus pensamentos, jurooo

Iris 28/01/2022minha estante
amigaaa li o livro ha duas semanas e só consegui terminar de escrever uma resenha decente agora pq antes eu só despejava todo o meu ÓDIO dessa bomba

juliadelfs 29/01/2022minha estante
KKKKKKKKKKKKKKKKKKK misericórdia

eu eu acho que nao odiei, só fiquei com um sentimento FORTE de decepção sabe. mas dei 1 estrela, menos q tu ainda kkkkkkkkkkkkkk

Iris 29/01/2022minha estante
eu tinha dado 2,5 em respeito ao começo do livro que eu tava gostando mt, mas com o passar dos dias só me ficou a sensação de raiva, então eu diminui kkkkkkgkkkg acontece

Becac4 08/03/2022

Confuso
O livro é bom mas bem confuso, ainda tô tentando digerir o final. Da pra entender o significado mas é meio estranho, os autores não batem bem da cabeça.

Steh 07/06/2022

Diferente de tudo que já li
Sem spoilers, até porque é dificil dar um Spoiler desse livro. Se a gente ler o final antes de entender o contexto todo, ele não fará sentido algum.
Tive dificuldade de avaliar esse livro.
Não gostei exatamente do final, apesar de amar livros confusos que nos obriga a pensar.
Dei 4.5 estrelas pq eu não consegui dormir direito desde que comecei a ler esse livro, fiquei pensando nele até dormindo. E isso pra mim vale muito, não é todo livro que me tira o sono e entra na minha cabeça dessa forma. Eu tive até pesadelos com ele rsrsrs
Tinha várias teorias do que esse livro seria, mas nenhuma chegou nem perto do que é.
Sei que para muitos essa coisa confusa, de não saber o que está acontecendo pode ser algo negativo, mas para aqueles como eu que ama se esforçar para entender o que está acontecendo, eu recomendo.
E com certeza eu leria outros livros dos autores seguindo a mesma temática.

"- Mas existem outros estímulos. Amor. Ambição?
- Não há nenhum igual ao medo."

Natália 13/07/2023

Esperava várias coisas desse livro, menos o que li
No começo ele me prendeu demaaaais, até pq eu queria entender qual seria o rumo que tomaria, que parecia beeeeem dark, mas odiei.

Primeiro que tem vários relacionamentos amorosos que são horríveis. A protagonista é jovem, mas da uma de "burra" em grande parte, principalmente quando chamam a atenção dela.

Gostei da Lisa apesar de vários pontos, mas ela foi totalmente esquecida no churrasco.

Tive uma dor de cabeça lascada com ele também. Não é separado por capítulos, então parece ser uma leitura infinita e eram tantas informações para processar que não aguentava mais ver novidades, só queria saber como iria acabar mesmo.

No final, não gostei de quase nada e ainda fiquei brava pq tinha potencial e acabei criando expectativas demais.

Taytay1 11/04/2022

Por que tem tantos comentários positivos sobre esse livro???
Tem uma ideia legal, o conceito todo do livro é demais tbm, tudo é muito filosófico e psicodélico, tinha momentos que fiquei como a protagonista até.
Comecei sem esperar muita coisa, e realmente agora só quero entender como alguém pode favoritar Vita Nostra.
Se eu entendi 1% é muito, nada é explicado para o leitor, acreditei q teria um plot twist e que aquilo era pra prender na leitura, mas me enganei feio, não aconteceu nada de plot, além de coisas óbvias, cenas e frases bonitas, as estrelinhas q dei foi inclusive por causa dessas "cenas bonitas". Mas foi só isso mesmo que teve durante o livro todo.
Odiei, nem recomendo mesmo pra ninguém.

Tiago 07/03/2022

Um absurdo, simplesmente, é um absurdo algo ser tão cativante, te prender tão bem, e você sair feliz de não ter entendido nada. Esse livro é uma esperiência, uma leitura extremamente única. Eu recomendo essa leitura para todos, participe dessa história e afunde nessas palavras.

Saturno0 25/07/2022

Fantástico
Realmente, um livro difícil de ser resenhado como vi em outros relatos!

Céus, o que eu acabei de ler aqui?
Uma obra bem escrita, expõe uma trajetória sublime da personagem Sasha em uma jornada de descoberta e crescimento, e ainda de entendimento do mundo a sua volta.

Os autores nos presenteia com uma gama de filosofia intrincada com a ciência e nos mostra infinitas possibilidades de entender como as coisas acontecem ao nosso redor.
Achei a relação de Sasha com sua mãe tão realística. Suas preocupações adolescentes, suas reações e ambições...

Li com expectativas e elas foram superadas, e mesmo que eu tentasse criar teorias, preferi absorver e sentir os três anos de formação da Sasha em Torpa, e que imersão, meus caros. Uma viagem louca e maravilhosa.

Até o momento, a melhor fantasia metafísica e com realismo mágico que eu já li. Está favoritado.

INGRID516 15/04/2023

Gostei muito!
Adoreiiii o livro, mas tem que ter atenção é um mundo muito novo e muitas vezes é necessário reeler alguns trechos para entender bem.Vale leitura!

arqui 04/10/2021

2 Dyachenkos não são o suficiente para fazer um Vita Nostra
Esse livro é bem ruim e isso em vários sentidos, mas o que engloba tudo é como todos os aspectos são bastante superficiais. Vejo muitas pessoas falando que esse livro é estranho, confuso, até "difícil", mas o que me parece é que as pessoas estão confundindo a estranheza causada por um livro que é genuinanemente complexo com a de um livro que é confuso porque simplesmente não tem nenhum conteúdo.
Como um livro de fantasia, que geralmente são movidos pelo enredo e não por uma escrita rebuscada ou personagens psicologicamente bem desenvolvidos, Vita Nostra peca muito por não ter enredo quase nenhum. Com exceção de uns micro arcos dentro do livro, que geralmente duram pouquíssimas páginas e são mal desenvolvidos, o livro todo segue do início ao fim como uma repetição ruim do que corresponde ao primeiro semestre da protagonista na escola.
Se for para considerar os aspectos mais fantásticos, ou até sci-fi, o livro continua pecando por apenas esboçar um sistema de magia - e que ainda assim, é o aspecto mais interessante do livro -, mas que permanece bastante vago, talvez devido a uma falta de habilidade ou falta de imaginação dos autores.
Por fim, os personagens são também bastante superficiais e as relações entre eles também. Os namoros da protagonista são completamente irrelevantes, assim como todas as relações entre os personagens, que fossem trocados por outros, não faria diferença alguma na narrativa, e a genialidade da personagem principal, que é o tempo todo reiterada, é bem pouco crível.
O único motivo pela qual é possível ir até o fim do livro é o fato da escrita ser extremamente fácil (para não dizer ruim), e constantemente haver uma promessa não anunciada de que algo realmente vai acontecer, o que - spoiler -, não acontece. Vez ou outra aparecem alguns insights interessantes, mas que precisam ser sempre anunciados, já que nunca são demonstrados através das situações, e o conflito entre a nova vida da mãe e a Sasha é algo até interessante, mas que dificilmente sustenta a história. No final de tudo, é um livro que não serve nem como fantasia, nem como romance, nem como campus novel, nem como young adult, e nem como nenhum dos gêneros com os quais "flerta". Talvez sirva como uma analogia para as dificuldades do colégio e da faculdade, mas não se sai particularmente bem nisso também. Para quem ficou com vontade de conhecer um bom livro que retrate o clima de campus novel algo sombrio, há o excelente A História Secreta, e para bons livros de fantasia, há Tolkien, A Crônica do Matador do Rei e outros livros interessantes do gênero.
Camila Justi | @JustiBooks 16/10/2021minha estante
Terminei ontem e concordo com tudo!

Mare 22/10/2021

Senta que lá vem história e fritação de ideias
Falar desse livro não vai ser fácil, porque tem TANTA coisa rolando que acho que é preciso parar um pouco para pensar depois de lê-lo.

Adianto que: não é uma leitura fácil. Não é uma leitura de pós ressaca literária. É uma leitura instigante, mas densa. É complexa, mas irresistível.
Quando Farit começa a pedir que a Sasha faça algumas atividade... peculiares... eu já comecei a ficar intrigadíssima: "ora, ora, o que diabos está acontecendo aqui?". E aí eu simplesmente PRECISAVA saber o que estava rolando naquele lugar, com aquelas pessoas. E foi isso o livro todo.

Sasha vai pra uma faculdade ~diferenciada~ e acompanhamos seus estudos e as disciplinas estudadas. Cada vez menos faz sentido as atividades e o que, talvez, me assustaria, me deixaria desanimada pela leitura na verdade só me instigou. Mas ao meu ver, o quê do enredo é esse... Você QUER saber mais (igualzinho à personagem).

O leitor se funde a protagonista com facilidade. Só sabemos o que ela sabe, só estudamos o que ela estuda. Só temos noção do que ela é... tanto quanto a própria sabe dizer. Isso é genial do ponto de vista narrativo... mas pode não ser o bastante para todo leitor.

É o tipo de livro que não dá pra recomendar para absolutamente todos os amigos. Com certeza é uma obra dicotômica: ame-a ou deixe-a.

O final é aberto. E os autores tiverem a perspicácia de nos deixar querendo mais até a última frase do livro. Não me incomodou (apesar de que eu teria lido mais 200 páginas se me dessem mais respostas).

Acho que também é importante dizer que: desapegue das respostas que você procura nesse livro. Só desapegue. Deixe-se levar pela filosofia do estudo, pela beleza das palavras. Como no primeiro exercício da Sasha: leia, mesmo que não pareça fazer sentido... porque lá dentro, seja coração ou mente... as coisas vão evoluindo e você vai simplesmente saber.

(agora que reli esse último parágrafo parece que é sobre uma seita, né? kkkk sorry)

Enfim, eu amei. É muita loucura, muita fritação de ideias, tu tem que ser mais louco que o livro. Boa sorte, espero que você também goste da leitura.

Dark Academia russa check.
@bookandsomething 29/11/2021minha estante
Acabei de terminar e achei seu review excelente!

Jyane.M 22/07/2023

Os autores consumiram muitos alucinógenos
Provavelmente quem não gosta de realismo magico não vai curti. Gostei bastante mas admito que é uma leitura extremamente lenta e parada. Primeiro de tudo NÃO EXISTE capítulos, a narrativa é continua até o final. Narrativa continua mas não linear já que a protagonista surta e ´´alucina´´ por grande parte do livro.
Quando a protagonista ,Sasha, é abordada durante sua adolescência por um homem de óculos escuros sua vida começa a declinar. Ele a ´´aconselha´´ a sair as três da manhã todas as madrugadas de suas férias em direção a praia, nadar nua até encostar em uma boia de sinalização no mar. A partir daí os obstáculos e as ´´atividades´´ singulares não param mais e devem ser seguidas a risca para evitar uma catástrofe (uma mais aleatória que a outra). Ela é consumida pelo medo das consequências. Passa por uma tortura psicológica muito fudida até se encontrar anestesiada pelos acontecimentos.
A protagonista se vê coagida a se matricular em uma faculdade desconhecida em uma cidade afastada e pequena e ela se encontra obrigada a passar por uma espécie de metamorfose psicológica e física, o que reflete em seu corpo e mente. A Coitada faz um trabalho de Sísifo carregando ´´pedra´´ e só se fode. Tem um ar de dark academia incrível.
Odiei o relacionamento amoroso, menino chato pqp, o bom é que não tem muito. Lisa Povlenko poderia ser melhor desenvolvida. Gosto muito da personagem, ela compartilha o mesmo mentor que Sasha, e queria que fosse melhor explorado o seu psicológico (pqp que mulé louca amo ela) e as coisas que foi obrigada a fazer na faculdade e antes dela. Concordo demais com a resenha que diz que ela foi esquecida no churrasco kkkk
A escrita é incrível, não considerei gore mas tem algumas cenas gráficas (poéticas? Ela descrevendo enquanto vomita as moedas junto com água do mar kkkk). O inicio me deu mt agorafobia dela sozinha de madrugada e a sensação de ser observada. Mas talvez não afete as outas pessoas (minha terapia n está em dia help) Bom, foi uma experiência muito diferente e louca, gostei muito.

Nay__ 19/02/2023

Ideia ótima, execução a desejar
Edit: lendo outras resenhas cheguei a conclusão de que se mais da metade não entendeu, não é porque o livro é muito complexo, mas porque a história foi mal escrita. A culpa não é da ignorância do leitor (já diria Ora Thiago). É só pensar em todas as histórias de alta fantasia com sistemas muito complexos, nomes impronunciáveis, universos completamente novos.. Reler o livro talvez não traga toda essa clareza esperada...

Terminei esse livro muito brava, pra que 520 páginas pra contar essa história?
Entendo a escolha do percurso acadêmico pra formação do que a protagonista viria a ser, mas em vários momentos são descrições do que acontece, com muita percepção das sensações e pouco dos sentimentos, pensamentos, expectativas...

Parece que o narrador não acessa completamente a personagem principal e menos ainda os secundários.

Entendo que pro "herói" ser herói, há de se cumprir as 12 tarefas, mas quando elas tão baseadas em sofrimento, abuso, medo... eu já crio uma aversão. Sabe, Whiplash?

O conceito todo do livro é bem legal, mas demora pra ser explicado, o que me fez querer desistir do livro 84x. Terminei pra falar mal, eu acho.

Eu fui convencida a ler porque se tratava de dark academia. Mas podia ser um romance de formação igual sem a parte da academia, faria até mais sentido, já que o conceito de tempo é outro nessa história, então pra que se limitar aos 365 dias pra fazer os testes e saltos?

Não sei se isso soa como spoiler.. vai aqui o aviso pro último comentário..

Começa com muito abuso e violação, termina com um "acredito no mundo sem o mal" dito pelo Farit do nada!! Além de toda a passação de pano pra vários homens em situação de poder decidindo sobre a vida dos que "nada ainda sabem".

Teve um momento que eu jurei que ela fosse quebrar a quarta parede a lá Mundo de Sofia, mas não aconteceu (infelizmente?).

Nathy 20/02/2022

Sem spoilers!
(Até porque não entendi nada então nem tem como eu dar spoilers ??)

Em um estilo bem dark academia, temos uma fantasia totalmente diferente de qualquer coisa que eu já li!

Sasha Samokhina é uma adolescente normal que só quer ir pra um faculdade normal, mas em suas férias de verão ela conhece um homem estranho que manda ela fazer atividades estranhas com a ameaça de que alguém na família dela pode se machucar. Ao realizar as tarefas na força do ódio e da vontade, Sasha então é convidada a entrar no Instituto de Tecnologias Especiais e viver uma vida nada normal. Lá ela tem matérias diferentes, tem que estudar conteúdos que ela não entende, forçar a mente e o corpo em exercícios que beiram a loucura. Mas como uma aluna aplicada (lê-se: ameaçada), Sasha começa a descobrir o que tudo significa e o que ela é ou pode vir a ser realmente.

Desde o começo, já comecei a perceber a fluidez da escrita dos autores e como ela te prende em um grande mistério. Nada é explicado facilmente e nem dado de bandeja, quem tá lendo tem que ir buscando e quebrando a cabeça pra acompanhar.
Já desde os primeiros acontecimentos, conseguirmos perceber o nível de profundidade que essa fantasia vai chegar, e acredite, não é nem 2% ainda de até onde ela vai.

A Sasha é uma ótima personagem para se acompanhar! Ela vai atrás do que quer, mesmo tendo vários problemas com família, amigos, namorados, professores e colegas de quarto. Não é a típica heroína de fantasia, é mais dark e pesada, sem perder a humanidade (ou perdendo?).

Sim, é daquele tipo de livro que você ama ler, mas não está entendendo nada! Até porque nem a Sasha entende! Então vamos descobrindo bem aos pouquinhos junto com ela, desencadeando um final que, mesmo que você ache que entender, você não entendeu nada.
Todas as minhas teorias estavam erradas! TODAS! (Eu tive muitas!!) Fui totalmente surpreendida e fui deixada totalmente lelé da cuca!

É uma mistura de filosofia, ciência, literatura(?), fantasia e uma brisa muito louca que só pessoas fora do Ocidente consegue entregar tão lindamente.

Isa ð¦ 30/06/2022

Estranhamente belo
"Viver é ser vulnerável. Amar é temer"

Esse livro foi uma grande surpresa. Descobri por acaso por uma indicação no TikTok, e fiquei maravilhada com o que encontrei. Apesar de muito da sinopse focar nos aspectos fantásticos da obra, o que mais me atraiu durante a leitura foi a construção de personagem da protagonista. O processo de amadurecimento dela é muito fascinante, além de extremamente realista. As experiências dela no Instituto foram o que eu já li de mais parecido com o que eu própria vivenciei e vivencio na graduação, apesar dos muitos elementos fantásticos. A saudade que fica depois da última página é enorme. Espero que ainda traduzam o resto da série para o português.

Ronan 24/07/2022

"Viver é ser vulnerável. Amar é temer. E quem não tem medo... Essa pessoa é calma como uma jiboia e não consegue amar."

Como é difícil falar desse livro, eu não tenho a mínima noção de como explicar o motivo de eu ter amado tanto esse livro, esse livro foi uma experiência que eu nunca vivi antes, eu quero muito poder ler mais coisa desses autores...

"... quando eles, de repente, tiveram uma visão da terra e dos mares e do céu, e notaram a vastidão das nuvens e a força dos ventos, e viram o sol, e perceberam não só seu tamanho e sua beleza, mas também seu poder, pois, ao difundir a luz por todo o céu, ele causava o dia - e quando, mais uma vez, depois que a noite obscureceu a terra, eles perceberam todo o céu cravejado e enfeitado de estrelas, e a mudança na luz da lua, nos momentos em que ela aumentava e diminuía, alternativamente, e o surgimento e a configuração de todos esses corpos, e a fixidez e a imutabilidade de seus cursos por toda a eternidade -, quando eles viram essas coisas, certamente acreditaram que..."

anabea 01/09/2022minha estante
amgg, tem romance?