Vita Nostra

Vita Nostra Marina Dyachenko
Sergey Dyachenko

Resenhas - Vita Nostra

Qnat 08/09/2021

estranho e perfeito. Meu novo livro favorito.
Esse livro é muito difícil de ser resenhado. Eu mesmo li várias resenhas na Amazon e pensei, "é isso, mas não é só isso". E não são raras resenhas que dizem exatamente o que direi aqui: é impossível de se explicar esse livro.

Ou você irá amar, ou odiar. E a maioria irá odiar.

É uma fantasia um pouco mais pesada, até um pouco perturbadora.

Ter sido traduzido direto do russo foi muito legal. E que tradução! Temos uma forma de escrita diferente. Lembra muito mesmo os contos fantásticos russos, com estilos que imagino ser uma peculiaridade da língua, mas ao mesmo tempo com uma originalidade que eu ainda não tinha visto em nenhuma fantasia. Mesmo que não se goste do livro, para quem se interessa pela arte de escrever por si só, vale a pena conferir. Tudo que o casal Dyachenko escrever eu vou ler, até post-it na geladeira deles se eu puder.

Sobre o livro, pode-se dizer que é sobre crescimento principalmente, com talvez o melhor desenvolvimento de uma protagonista que eu já li em uma fantasia. Os russos/ucranianos são realmente bons nisso de modo geral. Há muitos traumas familiares, escolares, amorosos a serem resolvidos nesse livro, e você entra tanto na mente das pessoas do livro que cria uma conexão com elas. Mas claro, o livro não é só isso.

Se eu falar que é sobre uma garota com dons únicos e que é convidada a ir para uma escola especial, isso também não é nem 0,1% do que de fato é o livro.

E aqui temos o oposto do que geralmente ocorre nesse tipo de literatura; Não temos um protagonista perdido num mundo chato e que é convidado, como se ganhasse na loteria da vida, a ir para um lugar super legal, desempenhar um papel super importante num jogo de poderes e ter um final feliz vencendo o vilão. Não é um órfão torturado pelos tios que entra em um mundo de chocolates e cores. Não há becos nem armários mágicos.

O convite dado à protagonista é um verdadeiro pesadelo - e olha que para outros alunos foi pior ainda. Todos personagens são melancólicos, assustados (e respondem assim com obsessões). Todas as relações são difíceis (e reais).

O livro começa com a protagonista curtindo uma praia ensolarada, temos cores quentes e palavras bonitas. Depois o livro se torna cinzento. É o inverso do clichê.

Eu quase, de verdade, desisti de ler no começo. As tarefas que a garota precisa fazer (é obrigada a fazer), sem nem entender o porquê, incomodam bastante. Mas, resolvi seguir. Assim como a protagonista seguiu. Interpretei como um livro de terror (e não é), e segui. Minha dica é: siga também.

Sei que existem outros contos e livros de fantasia "dark" - na verdade, a maioria das histórias de criança que conhecemos nasceram "dark" (joão e maria são alimentados para virarem comida!). Mas, era um gênero desconhecido por mim ainda.

No meio do livro eu já estava fisgado, mesmo ainda sem entender muita coisa, e como a protagonista, não conseguia parar. Queria saber onde isso iria dar! E a leitura parecia onírica, uma imersão muito estranha.

O livro é dividido em partes, mais ou menos seguindo os anos que ela está no instituto.
Foi genial dos autores fazer que a cada parte do livro sabemos apenas o tanto quanto a personagem sabe. Assim o mistério se sustenta e nos desenvolvemos junto dela, sentimos a angústia dela, acompanhando-a enquanto de uma garota ela se torna uma mulher - e depois algo a mais.
O livro também acelera quando a protagonista está acelerada, e o livro acalma quando a protagonista se acalma.

O final deixa um pouco a desejar, pois ele é aberto (mesmo não sendo aberto). Isso porque foge da jornada do herói clássica: temos um clímax sim, mas não o comum na fantasia, não temos aqui o "herói" desempenhando um papel claro. Não é culpa do livro eu não achar o final tão bom, só não é o que estamos acostumados em um romance de fantasia. Em contos é mais comum um final assim, "semi-aberto". Portanto, se você é um leitor(a) habituado com contos, não irá se incomodar tanto, mas se você veio só da literatura de fantasia, sobretudo YA, vai achar o final muito estranho.

Seguimos o desenvolvimento da protagonista até ponto que não dá mais para nós continuar seguindo o desenvolvimento dela. Isso não é spoiler por que quem não leu o livro não vai nunca conseguir adivinhar o que isso quer dizer. Mas, é por isso que o livro não tem "final".

Por isso e mais, Vita Nostra é meu novo livro de fantasia favorito.
Luluh 21/01/2023minha estante
Kkkkk você conseguiu explicar o livro muito bem.. Coisa que eu simplesmente n tenho capacidade no momento.

Luluh 21/01/2023minha estante
apesar de ter gostado ainda estou processando..

Luluh 21/01/2023minha estante
com ctz uma das experiências mais malucas que já tive.. Mas eu gostei de forma geral..

Norberto 22/01/2023

Essa foi definitivamente uma das maiores e mais diferentes experiências de leitura que tive. Não consigo explicar muito, porque não chego nem a entender os conceitos por trás de tudo, mas os sentimentos ao longo da leitura - que é muito fácil de ser feita - foram ótimos e muito fora do comum quando se fala em fantasia, realismo mágico ou livros dark academia. Ansioso pra saber o que acontece nas próximas edições da série.

Mari 13/01/2022

Não entendi nem 1% e amei mesmo assim
Eu não sei o que dizer, o que pensar.
Acho que entendi, e ao mesmo tempo não entendi nada.
Esse livro é cheio de metáforas, pelo amor de Deus, achei lindo e confuso, e essa confusão me deixou apaixonada por Sasha, por Kostya, e pela universidade.
Quero reler outras vezes e pegar coisas que passaram por mim, nessa primeira leitura.
Quero encontrar pessoas falando desse livro, pq preciso de respostaaaas.
O desenvolvimento de alguns personagens deixaram a desejar, assim como algumas questões que me deixaram intrigada, mas acho que tudo isso foi feito para ser assim e acontecer desse jeito.
Me identifico muito com a Sasha e suas palavras não ditas.

Gu Vaz 01/10/2022

O que você é?
Um livro com um começo intrigante e atmosfera bucólica que vai trazendo mais mistérios à medida que avança. Por um momento parece que será apenas isso; Sasha em busca de respostas enquanto sofre para completar as tarefas de uma universidade totalmente incomum somente para proteger aqueles que ama.
Algumas respostas vêm, como a Ideia de que somos imagens e palavras num cosmos inexplorado, filosofia de Platão e magia. No entanto, muitas outras ficam sob sombras e não trazem resoluções para as relações do livro e para o "vilão", ainda que seja uma simplificação do que Farit é.
Apesar disso, é um leitura bem interessante e instigante.

Ley 22/07/2022

A complexidade do livro vale totalmente a pena.
É difícil escrever sobre este livro porque a experiência só pode ser transmitida com exatidão se você se dispor a lê-lo. O início é o mais complicado de se conectar porque ainda é algo totalmente fora do comum, o estilo da escrita é diferente, até mesmo a disposição dos capítulos. O contato inicial com a história foi diferente para mim, mas não me fez desistir dela.

Vita Nostra acompanha Sasha, quando adolescente e passa as férias com sua mãe em uma região com praia. Ao invés de aproveitar bem o período, que é o que Sasha quer, ela se vê perseguida por um estranho que propõe tarefas absurdas e sem nenhum propósito aparente. Após alguns encontros e várias tarefas mais tarde, ela é coagida a entrar em uma universidade proposta pelo mesmo estranho.

Sasha realmente se vê sem escolhas. Não há como saber a dimensão das consequências se ela não aceitar o que o estranho, Farit, quer. É então na universidade que minha curiosidade ficou mais aguçada. Ao mesmo tempo que o novo ambiente entrega uma nova perspectiva, ele também dá novos mistérios, ainda mais densos do que os anteriores.

Para começar, não há como saber o que ensinam no lugar. Sasha, assim como outros alunos, são simplesmente jogados de cabeça em uma realidade que se transforma em um pesadelo. Não é somente a visão de que estão próximos ao desconhecido. O que ensinam no lugar é realmente aterrorizante no pior sentido da palavra.

Eles serão sujeitos a darem mais de si do que imaginam, tudo isso totalmente no escuro. Até mesmo os únicos esclarecimentos que terão são como os veteranos parecem quando eles chegam por lá. Vê-se que muitos estudantes antigos possuem estranhezas nada comuns, e o mais esquisito é que não são casos isolados. Aparentemente todos são afetados de algum modo, tendo peculiaridades visíveis, mas simplesmente não há como saber como chegaram a esse estado.

Resta-nos perguntar, assim como Sasha, os alunos chegaram desse modo ou se transformaram após sua estadia na universidade? São muitas perguntas, que aumentam na medida que Sasha entra nos estudos. O mais estranho é como as matérias são ensinadas, nada como nossos costumeiros assuntos, mas é aí que as teorias ficam mais persistentes.

A própria estranheza do livro é fascinante. Não conseguia parar de ler e tentava pegar o livro sempre que tinha um tempo disponível. A leitura em si é perturbadora, porque há uma certa insistência de que quanto mais a protagonista parece estar perto do limite, mais o limite dela é forçado. O ritmo fixo do livro se difere de outras leituras, ele é narrado de forma gradual, onde as revelações acontecem de modo tão sutil para o leitor quanto para a protagonista. Mas há também revelações que quando percebemos parece abalar a realidade.

Os sentimentos de Sasha ao longo da história são apreensivos. E de algum modo me deixaram em pé de igualdade com ela. Porém, o puro terror vivenciado por Sasha a cada nova dificuldade com certeza supera qualquer um que eu tive lendo. A fascinação em ler essa história aumentava a cada nova informação.

Após algum avanço, é possível perceber como para Sasha é ainda mais difícil lidar com todos os assuntos na faculdade e como sua mente lida com isso. Diante dos conteúdos aplicados, um estudante já sofreria imensamente pela pressão adquirida, mas o desafio para Sasha é maior, em uma escala que eu não saberia como explicar.

Para dar uma resumida de uma maneira muito, mas muito compacta, devo dizer que o livro possui uma imensidão de informações. Não há exatamente um assunto para ser discutido ou trabalhado porque não existe tal assunto. A viagem presente nele possui uma dimensão ousada, que podemos ler e entender na medida que a protagonista começa a entender o que estuda, mas não em proporções iguais.

Os assuntos abordados na leitura também são uma espécie de mistura entre metafísica, magia e ciência. A lógica abordada no livro é somente dele, a trama é totalmente original e o modo como tudo é comandado é exclusivamente dele. Não há como discorrer sobre a leitura atribuindo um assunto específico, porque esse assunto não existe.

A única maneira de começar a entender a dimensão da história é acompanhar a trajetória dela e prestar muita atenção. Nada do que eu imaginei se mostrou verdadeiro, e fui sim surpreendida. O sistema complexo de informações faz parte do modo como a história pode ser recebida e agora compreendo como essa forma de transmissão foi necessária. E sabe o que mais? Mesmo entendendo uma boa parte da enxurrada de informações, ainda há muito a ser compreendido.

Houve um momento durante a leitura, em que fechei o livro e pensei como pode essa quantidade de páginas comprometer minha realidade, me fixando ideias absurdas e contradizendo outras? Eu fiquei mesmo abalada pelo conteúdo dessa história. Li o livro pensando ser uma fantasia, mas errei em pensar que seria o tipo de fantasia que estava acostumada a ler. E não, não foi nada como já li.

São inúmeras as coisas que me fizeram gostar muito da história, mas o que me fisga, o que me faz favoritar, é a capacidade de me fazer pensar e repensar sobre ela mesmo estando longe do livro. Vita Nostra me permitiu pensar e ocupou um bom espaço na minha mente por longos dias. Meu conselho é que leia sem tentar comparar com outras leituras, apesar de ter semelhança de gênero com outras obras que você pôde ter contato, não será igual. O estilo de escrita, vida e história podem ser diferentes, mas tenha paciência, a complexidade do livro vale totalmente a pena.

site: https://www.imersaoliteraria.com.br/2022/07/resenha-vita-nostra-livro-1.html

Ruan Lipe 12/02/2022

que onda é essa mermão?
Quando o livro acabou, assumo que não compreendi muito bem o acontecido. Passou-se alguns dias e eu ainda não racionalizei ao certo, mas eu gostei.

Adianto que as pessoas em geral podem amar ou ODIAR essa obra, depende do quanto tu tiver envolvido com a história.

Tudo é muito confuso, nem os personagens entendem direito, a escrita é confusa e parnasiana, deixando toda a experiência meio complicada. Tudo aqui é muito intenso, perigoso, e até meio dramático. Porém assumo que o livro tem um ritmo lento, parado e não tem muitos acontecimentos.

MAS ESSE É O INTUITO DO LIVRO SABE.

A verdade é que quanto mais penso no livro, mas vou interpretando algumas paradas, e percebi que o universo é muito bem construído.

É um Harry Potter se fosse escrito por Kafka?? Talvez.

E no geral, ter contato com uma fantasia oriental escrita por russos foi uma ótima experiência.

Andre.Pithon 08/05/2023

Bingo de Fantasia Sci/fi
4.1: Clube do livro

São 3:20 da manhã. Faz quase uma semana que eu não durmo bem. As palavras me escapam.

Dois dias atrás eu tive a experiência de leitura mais surreal com Vita Nostra. Caindo de sono, lendo, eu quase comecei a alucinar, suando frio, a beira de alucinações, tomado por um ritmo frenético meio doentio de leitura que a muito tempo eu não experimentava. Essa é uma obra estranha, surreal, por vezes incompreensível, que você não é capaz de imaginar o que aguarda ao começar a leitura. É fenomenal. É incompreensível. É algo que não quer ser entendido, quer ser uma experiência.

Vita Nostra é um livro ucraniano que acompanha Sasha Samokhina, uma adolescente comum forçada a ingressar em uma "Escola mágica" na estranha cidade de Torpa. É o plot básico de Harry Potter, é a trope mais comum de fantasia, e quando ela começa a se deformar, confusa, retorcida e enjoativa; é magnífico. Magia não é chacoalhar sua varinha e soltar uns raios legais, mas em Vita Nostra é afundar em tomos perturbadores, levemente lovecraftianos, e caminhar na fronteira da sanidade e da loucura, do real e do imaginário, até alcançar o imaginário que é mais real que o real.

E ao mesmo tempo que é um tomo bizarro com um sistema arcano único e bizarro do qual eu me recuso a explorar, Vita Nostra também é uma exploração do amor e do medo, e das fortes correntes entre eles. Do sistema de ensino superior, e da dissociação com a realidade. Nunca antes vi uma protagonista se fraturar tão completamente ao ponto de deixar de ser humana, de retornar para casa e não reconhecer o normal e nem ser reconhecida de volta por ele.

Eu me recuso a falar muito mais sobre a experiência mais poderosa de leitura que eu tive em anos, e talvez já tenha até falado demais. É Harry Potter Lovecraftiano. É melancolia confusa do leste europeu. É horror corporal Kafkaesque. É perfeito.
Taytay1 27/07/2023minha estante
Eu fiquei do mesmo jeito quando li esse livro kskkk bizarro

Bruna 14/06/2022

Não tenha medo
Depois da longa viagem que foi este livro, não achei que fosse me emocionar com o fim. Mas é claro que me enganei. E não poderia ser diferente, ele foi surpreendente da primeira à última palavra. Que coisa bonita é se entregar de peito aberto à literatura e às maluquices de quem a faz.

Eu me recuso a ter medo.

juliadelfs 28/01/2022

o tombo veio com força
essa resenha não vai ficar tão boa quanto a primeira que a desgr4ça do skoob fez questão de apagar, mas bora lá.

eu tinha um sentimento forte de que iria amar esse livro. eu não sabia nem sobre o que se tratava, pq nao leio sinopses, então eu fui na sorte. pra minha infelicidade, aconteceu o contrário do que eu esperava.

esse livro é confuso, sem enredo e chato. eu não sou uma leitora preguiçosa, não quero as informações de mão beijada, não é à toa que meu livro favorito é o mar sem estrelas, um livro muito confuso, mas que consegue dar-se sentido sem te entregar tudo tao facilmente. além, claro, da escrita fenomenal, totalmente apaixonante.

mas vita nostra não é assim (não estou comparando os livros, apenas dando um exemplo). a escrita é dura, sem graça, não me causou nenhum sentimento além de raiva pelas descrições sem sentido. isso tudo somado a falta de enredo, criou um livro muito fraco, que tinha tudo pra ser incrível. só que os autores simplesmente não souberam desenvolver. as mínimas relações que o livro possui são minúsculas e sem relevância na história.

é um livro de 500 páginas mostrando uma garota fazendo uma faculdade que não tem explicação, e as explicações que têm são confusas. quando eu achava que finalmente tava entendendo, os autores escreviam coisas desconexas que pareciam estar ali só para parecer um livro inteligente. e talvez eu que sou a burra da história, sei lá. mas sei lá, teve uma hora que tava tão sem sentido que eu cansei, parei de me esforçar pra entender e só li pra finalizar. e que final podre, viu.

apesar de tudo, em muitos momentos eu fiquei imersa querendo entender, pq aparentava ser muito interessante. pena que só aparentava mesmo.

Ian 25/05/2022

Harry Potter da deepweb
Um livro estranho.

E quando eu digo que esse livro é estranho, eu não tô dizendo que vai ser a coisa mais bizarra que você já leu na vida. Mas pra mim, um leitor abaixo da média, foi bem diferente.

Não foi um livro complicado de entender, como a maioria dos comentários me fez acreditar que seria, foram poucos os momentos nos quais eu não entendi NADA (tipo as últimas dez páginas, hihi).

Curti todos os personagens, a escola, as aulas, o ensino e o ritmo da história. De início me deu a sensação que a história é lenta e nada acontecia, mas, olhando em retrospecto, rolou tanta coisa! Quero muuuuito saber o que se passa com a Sasha nos outros três volumes da saga, mesmo as avaliações sendo medianas.

Que a Morro Branco não deixe a gente na mão!
Hellen 05/06/2022minha estante
Q história é essa q vai ter continuação?? Onde vc viu isso amg? Eu achava q era livro único ?

Ian 05/06/2022minha estante
São quatro, acho. Todos já publicados em russo.

manoela 04/04/2022

não tenho como resumir esse livro. as palavras usadas pelos professores durante a história resumem bem a experiência da leitura em si: por mais que explique, não vai dar para entender. a única forma de entender, é lendo.

ele vai brincar com os limites do raciocínio lógico. a questão aqui é: você consegue chegar até o final? a trajetória de sasha é a sua trajetória também - você pode pular as páginas e ir direto para o final do livro e não vai tirar nada dali - porquê você não está pronto.

é um exercício mental, e pode ser cansativo. a sensação que tive foi a mesma de sasha quando alguma porta de conhecimento se abria: euforia. não conseguia parar, não queria parar. fiquei tão obcecada quanto ela. acho que nunca li nada igual. é uma escrita muito diferente. minha mente seguia dizendo que os autores estavam brincando comigo.

sabe aquela frase de que somos um conjunto de tudo aquilo que vivenciamos? tenho a mesma sensação com esse livro. sei que ele acabou mas sinto que a história vai me acompanhar por muito tempo. definitivamente ocupou um triplex na minha cabeça.

Pjmluvx 12/12/2021

Deixe a Palavra te libertar
Caras eu nem sei como começar.

Vita Nostra é um livro de fantasia Dark Academia russo, lançado em 2007. E ate aí blz, mas MANO, eu definitivamente não tava pronta pro que ia encontrar aqui.

Esse livro é completamente diferente de tudo que eu já li. O plot é extremamente bem servido, no sentido do gênero da coisa: escola esquisita, magias, mistérios, professores meio do mal, dramas adolescentes

E é tao mais do que isso!!!

Se você curte filosofia, metafísica e psicologia, cara, tu vai amar essa merda. Livro complexo da [*****], diga-se de passagem, pros meus 3 neurônios, mas é sensacional. A escrita é perfeita do começo ao fim, você fica sem fôlego, sobrecarregado com o universo, mas vale a pena.

Pro meu gosto, tem um ritmo mais lento do q eu to confortável, e é muuuito focado no desenvolvimento de personagens (n to reclamando, só constatando) e como tem toda essa pegada mística e metafísica, às vezes vc n entende metade das coisa q ta acontecendo.

É uma leitura muito interessante, uma Experiência mesmo, vale a pena.

amannda 14/02/2022

bomba radioativa
Eu queria comentar que peguei esse livro naquela "promoção" de cupons acumulativos da amazon, porém estou começando a pensar que foi um CASTIGO divino por ter "pego o livro de graça", pois no final eu paguei com minha própria alma!

Eu só tive a força de vontade pra terminar a história pq estava esperando que no final as coisas seriam explicadas... mas me enganei.

Steh 07/06/2022

Diferente de tudo que já li
Sem spoilers, até porque é dificil dar um Spoiler desse livro. Se a gente ler o final antes de entender o contexto todo, ele não fará sentido algum.
Tive dificuldade de avaliar esse livro.
Não gostei exatamente do final, apesar de amar livros confusos que nos obriga a pensar.
Dei 4.5 estrelas pq eu não consegui dormir direito desde que comecei a ler esse livro, fiquei pensando nele até dormindo. E isso pra mim vale muito, não é todo livro que me tira o sono e entra na minha cabeça dessa forma. Eu tive até pesadelos com ele rsrsrs
Tinha várias teorias do que esse livro seria, mas nenhuma chegou nem perto do que é.
Sei que para muitos essa coisa confusa, de não saber o que está acontecendo pode ser algo negativo, mas para aqueles como eu que ama se esforçar para entender o que está acontecendo, eu recomendo.
E com certeza eu leria outros livros dos autores seguindo a mesma temática.

"- Mas existem outros estímulos. Amor. Ambição?
- Não há nenhum igual ao medo."

juliadelfs 28/01/2022minha estante
amiga do ceu que resenha perfeita, descreveu ponto por ponto todos os meus pensamentos, jurooo

Iris 28/01/2022minha estante
amigaaa li o livro ha duas semanas e só consegui terminar de escrever uma resenha decente agora pq antes eu só despejava todo o meu ÓDIO dessa bomba

juliadelfs 29/01/2022minha estante
KKKKKKKKKKKKKKKKKKK misericórdia

eu eu acho que nao odiei, só fiquei com um sentimento FORTE de decepção sabe. mas dei 1 estrela, menos q tu ainda kkkkkkkkkkkkkk

Iris 29/01/2022minha estante
eu tinha dado 2,5 em respeito ao começo do livro que eu tava gostando mt, mas com o passar dos dias só me ficou a sensação de raiva, então eu diminui kkkkkkgkkkg acontece