Como os Vírus e as Pandemias Evoluem

Resenhas - Como os Vírus e as Pandemias Evoluem

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Zahyra 26/02/2024

Didático
Com uma linguagem bem simples e comparações com termos do cotidiano, o que facilita muito o entendimento, o pequeno livro explica didaticamente a evolução de vírus e alguns parasitas e como eles são capazes de criar epidemias, pandemias e se alastrar pelo mundo desde o começo da vida na Terra. A obra não trata exclusivamente no coronavírus, mas destrincha o caminho de antigas e futuras ameaças infecciosas à saúde humana.

Caio.DeMorais 08/01/2024

Como os vírus e as pandemias evoluem e funcionam
Cara, no começo eu achei de difícil de acompanhar os termos técnicos, mas as tiradas do Pirula (que por sinal, são bastantes características, que dá pra saber só de ler), ajudaram bastantes a entender o assunto a qual eu sou leigo. Eu fiquei surpreso pela revelação de que o Brasil assim como Wuhan tem um mercado de animais selvagens para consumo, eu não tinha ideia disso, infelizmente eu fui um dos babacas xenófobos que colocava a culpa nos chineses por comerem morcegos, sendo que aqui o brasileiro, comem Tatu, eu me arrependo de ter compartilhado desse falácia, mas em minha defesa eu fui contagiado pelos jornais tendenciosos que espalhavam essa desinformação, posto isso de lado, adorei a leitura e recomendo demais para pessoas que querem entender melhor como os vírus e as pandemias evoluem e funcionam.

ataines 05/01/2024

Muito bom, um guia rápido e informativo sobre os vírus e com ótimas explicações,fiquei curiosa para ler o Darwin sem frescura.

The Serial Reader 28/12/2023

Dentro da proposta do livro essa é realmente uma leitura interessante. Breve e bastante introdutória ao tema, porém para quem gostaria de começar a estudar sobre o assunto, é um bom primeiro passo. A titulo de curiosidade, principalmente nesse momento pós pandemia com certeza sera uma leitura bastante esclarecedora e interessante, mas para quem já tem uma bagagem sobre, talvez não seja a leitura ideal.

LetAcia927 16/07/2023

Livro bem didático
Um explicação simples e sucinta sobre o que são vírus, Pandemia, evolução desses vírus, como prevemos esses problemas.

Ray 07/04/2023

Conhecimento envolvente
Uma linguagem totalmente envolvente e que deu gosto de ler, ao mesmo tempo que eu não queria parar de ler, queria parar pra durar mais um pouquinho, muito bom mesmo!!! Recomendo para todos que tem curiosidade com o assunto, a linguagem é bem acessível

Davi 30/03/2023

Gostei
Amei o jeito que ele fala sobre os vírus e as pandemias e até mostra como evoluem e como aqueles corpos microscópicos funcionam

Gabi 02/02/2023

Rápido
É um texto de menos de 30 páginas explicando evolução de vírus, como eles funcionam e o surgimento de pandemias.

Maria 28/12/2022

Ótimo e-book.Escrito de uma forma clara e com menos jargões cientificos, tornando a leitura acessível para qualquer público.

Nivea 27/12/2022

As pandemias não acabaram...
Pra quem é da área da saúde, o livro é excelente para revisão das matérias básicas da faculdade como "mecanismos de agressão e defesas", onde não só retomamos o conhecimento de como esses vírus e as pandemia evoluem, mas de que nos lembram de que todo cuidado é pouco.

Toda prevenção é necessária, mas nada impede os riscos e o surgimento de novas pandemias. Ainda haverá outras pandemias e todos devemos estar cientes para que possamos lidar com elas da melhor forma possível.

Yasmim 16/10/2022

????????
Simples, leve e objetivo. Ótima leitura pra ter um entendimento rápido do assunto e bem necessário no cenário atual.

b1ktwpas 23/08/2022

Os vírus.
Me lembro que, na minha adolescência, um dos temas mais interessantes que estudei na disciplina de biologia foram os vírus. É intrigante que algo, como diz o próprio autor, que parece mais um pen-drive com DNA ou RNA, possa causar tanto estrago mundo afora. É também intrigante como se adapta para continuar infectando e cada vez mais espécies diferentes, ainda que não pense e nem sequer seja considerado um ser vivo por boa parte dos biólogos.

Bem, este é um pequeno livro do ano de 2020, quando estávamos começando a sofrer com a crise do novo coronavírus. Apesar de toda a xenofobia contra os chineses e das diversas acusações de terem criado uma nova arma biológica que saiu do controle, não é só na China que surgem novas doenças. Não é um problema dos chineses, e sim da humanidade. A nossa forma de lidar com a natureza (destruindo-a), com os outros animais (invadindo seu espaço, colocando-os em nossa casa, apinhando-os num espaço pequeno) fabrica novas doenças anualmente. Até me espantei com o fato de que, em 2019, uma centena de brasileiros tenham morrido por haver consumido carne de tatu! Ou seja, nos espantamos com a sopa de morcego na China (porque sim, para mim é algo asqueroso), mas aqui no Brasil come-se tatu, pacas, cutias, capivaras e até bugios (que são macacos).

O tempo vai passando e a humanidade segue a cavar sua própria cova e a fabricar sua própria ruína.

Claudio.Mussa 08/08/2022

Curto, objetivo e bem escrito
No segundo livro da colaboração dos autores, mais uma vez eles fazem um ótimo trabalho de divulgação científica, explicando de forma clara e fácil de entender sobre o comportamento de vírus, suas evoluções e transmissão.

Alessandro117 07/05/2022

Sobre uma pandemia
É um livro simples e leve, mas nem por isso deixa de ser bem escrito, aliás, é muito muito muito bem escrito. A cinergia entre o Reinaldo e o Pirula é muito boa, e esse livro sobre pandemia e ciência é um tira gosto perto do que é Darwin sem Frescura, e acredito e espero que esses dois escrevam cada vez mais.

Igor.Rodrigues 20/04/2022

Bem introdutório
Nada muito complexo (apesar de ser bem didático) se a essa altura do campeonato você for muito leigo no assunto.

É uma ótima pedida e ainda no fim do ebook ele ainda faz uma recomendação de vários livros.

1 | 2 | 3 | 4 | 5