Lenin

Lenin Robert Service

Resenhas -

PatriciaSena 22/03/2023

O que falar desse livro, simplesmente maravilhoso. O autor cuidou em trazer detalhes sobre a vida pessoal e a política de Lenin, de uma forma que não cansou.

O livro desliza enquanto você está lendo, você simplesmente não consegue para de ler. Biografia maravilhosa.

João 09/06/2024

Mimado. Determinado. Ao fim, extraordinário.
Lenin é sem sombra de dúvidas uma das figuras mais importantes e emblemáticas do século XX. Foi a principal engrenagem da revolução de 17, seu mentor e motor. Teve uma vida inteira de luta pelo seu principal propósito: o comunismo mundial.

Sendo o primeiro líder da URSS, Lenin será eternamente lembrado nos livros de história como um revolucionário e estadista. E, claro, isso não está errado.

Porém, acho que a obra de Robert Service é fundamental para que compreenda-se que Lenin foi um humano extremamente controverso. Coisa que muitas pessoas acreditam ser quase uma blasfêmia, visto que, após sua morte, a imagem de Lenin foi - com evidente interesse político de Stalin - praticamente santificada.

Assim, desafiando a imagem de um Lenin correto, direto e puro, o livro aborda importantíssimos aspectos da vida do biografado, como suas constantes histerias, seu caso com Inessa, sua facilidade de revisitar conceitos por ele previamente definidos tendo em vista seus novos interesses políticos. Admito que, antes da compra, procurei por uma biografia de Lenin que houvesse críticas ao autor por ele não romantizar o revolucionário. Assim, comprei esta biografia. Não me arrependo. Gosto de biografias que tragam o biografado para a humanidade, para seus erros e hipocrisias, que todos temos.

Mas nem apenas de citar os defeitos de Lenin vive o livro. A obra deixa claro a todo momento a paixão de Lenin pelo comunismo e sua determinação para alcança-lo. Lenin, até seus últimos dias, respirou política. Pois como sua esposa bem sabia, ou ele vivia política, ou não lhe valeria a pena viver. Assim se foi o incansável Lenin: pensando em manter sua revolução até o fim.

Enfim, para quem se interessa pela história crua, sem romantizações e heroísmos, recomendo muito a leitura.