O preço de marte

O preço de marte João Carlos Leal

Resenhas - O preço de marte

Di3gao 09/10/2022

Interessante
O Preço de Marte é um livro de ficção científica que me chamou muito atenção por se passar no Brasil e envolver viagem espacial. A sua proposta era promissora, mas a execução dela não foi muito boa.
A introdução ficou ótima. Ela acompanha os protagonistas, Mônica e Roger, na nave a caminho de Marte enquanto mostra o passado dos dois. O autor conseguiu intercalar muito bem esses dois tempos distintos, me fez ficar interessado pela trama e o foco no passado desses personagens foi fundamental na caracterização deles.
Entretanto, o desenvolvimento foi um problema. Ele é muito arrastado e as coisas demoravam para acontecer. Além disso, os diversos focos narrativos foram mal aproveitados e muita coisa não foi aprofundada. Por outro lado, perto do final, a história ficou frenética e eu me vi preso no livro, querendo saber como tudo acabaria. Contudo, a conclusão foi decepcionante, porque ficou muito corrida e deixou várias pontas soltas.
A maior qualidade foi a política no livro. O autor a apresentou muito bem e fez um ótimo trabalho na sua construção. Todo o esquema político foi bem planejado e tem diversos plots ao longo da história.
Portanto, o livro é complexo, tem uma narrativa envolvente e várias reviravoltas ao longo dele. Porém, as vezes se tornou arrastado e foi mal desenvolvido. Recomendo!
Ticinha.Oliveira 15/10/2022minha estante
Você escreve muito bem e tem um repertório muito grande... Não parece ter menos de 17 anos ?

Di3gao 15/10/2022minha estante
Obrigadoo. Tenho 15 kkkkkkk

Ticinha.Oliveira 15/10/2022minha estante
Nunca iria imaginar KKKKKKKKK

Di3gao 15/10/2022minha estante
KKKKKKKK

Ana Luiza Silva 09/08/2021

A literatura nacional me surpreendendo da melhor maneira possível! A história desse livro é o perfeito exemplo da ficção científica que não só traz temas "fantasiosos", mas temas críticos e políticos. O livro, pelo menos para mim, tem mais temas políticos (e infelizmente atuais) do que de imaginação exagerada, apesar de ser perceptível o cuidado e o trabalho que teve o autor para dar bases concretas às partes da narrativa que requeriam explicações científicas.

Eu amei, amei, amei. Conseguiu ser aterrorizante, com muito suspense e de uma genialidade que pouco vejo na ficção científica em geral.

_douglast 17/08/2021

Cadê a sequência?
O livro me surpreendeu do começo ao fim. Cada fato muito bem contextualizado e não deixou nada a desejar!

A cada plot twist foi um "MEU DEEEEEUS" diferente. O autor soube trabalhar muito bem com a nossa curiosidade e entregou com maestria uma reflexão do que seria a nossa sociedade caso estivéssemos realmente na corrida espacial.

Eu indicaria - e estou indicando - pra todo mundo!

Para quem gosta de ficção científica, futurista e óperas espaciais, é uma ótima pedida!

Agora, só me resta pedir, pedir não, implorar por uma sequência! Aquele finzinho não pode ficar daquele jeito!

@ysalemos 25/12/2021

Vamos lá:

- a leitura me cansou bastante em vários momentos. Simplesmente, parecia que a história não andava.
- a base da história é extremamente interessante, toda a ciência da trama é incrível.
- me irritei com todo o rolezinho amoroso do Roger, Emma e Mônica? DEMAIS! Me tirou a paciência, definitivamente.
- eu até gostei do desenrolar da trama, mas acho que o final foi meio nhé. O autor trabalhou muito bem a questão de poder, dinheiro e política, durante todo o livro, mas no final parece que o livro terminou do nada.
- gostei, mas não foi um 5 estrelas.

Alex.Estremia 15/06/2022

Bem bom
Até que foi legal, no final mais do que no começo. Mas é foi bom. Mas se pá pede uma continuação? Ou não também

Larissa.Vieira 22/08/2022

Começa bem empolgante, depois se arrasta um pouco.
Não foi uma leitura rápida, confesso que quase desisti no meio do livro, mas queria muito saber o final.
Eu até gostei mas, esperava mais.

Sandro.Menoncin 27/09/2022

O Preço de Marte
Com uma premissa muito interessante esse sci-fi todo voltando ao nosso âmbito nacional envolvendo dinheiro, política, ganância e viagem espacial tinha tudo para ser bom, mas não é, com mudanças de protagonista e pontos de vistas a todo momento a história se perde várias vezes e se torna muito arrastada. O autor decidiu colocar uma cena no meio do livro que é pra te chocar mas me deixou completamente frustrado e irritado com o ponto de vista dele e como ele desenvolveu a cena muito mal e sem noção nenhuma do que ele estava escrevendo ali. O final foi muito corrido e pouco desenvolvido para simplesmente deixar um gancho, enfim não recomendo.

Thaís Senra 31/12/2022

O Preço de Marte
O Preço de Marte traz uma ideia que já vem sendo discutida durante alguns anos: a ida do homem para Marte.
Sendo um livro nacional, aborda não somente a questão fictícia, como também problemas relacionados à política, valorização da ciência e busca de poder.
O que fez minha nota cair um pouco foi a questão das traições que ocorrem no livro, que eu não gosto muito haha
De qualquer modo, é um bom livro!

Ana Júlia 09/01/2024

Colonização de Marte ou política?
No início penei um pouco até adquirir um ritmo de leitura por conta da narração do livro, que mostrava cenas do presente e depois voltava um pouco no tempo pra explicar como chegaram até aquele ponto, intercalando os pontos de vista entre alguns personagens, mas depois que pega o ritmo da leitura o livro se torna muito interessante.
É uma distopia que foca bastante em política e economia, onde empresários usam a desculpa de colonizar Marte e atentados terroristas para alcançarem seus objetivos, não importando quantas famílias inocentes fossem destruídas no processo.
Outro fator que amei no livro é que ele é ambientado no Brasil e realiza uma crítica bem estruturada aos políticos, à economia, ao modo de vida da sociedade e principalmente à falta de avanços científicos.
A única coisa que senti falta foi de uma continuação, porque alguns personagens principais acabam sendo deixados e fiquei muito curiosa em saber se eles serão salvos ou não, além de ter me arrepiado toda ao ler os últimos parágrafos.
Fãs de distopia, esse livro nacional é pra nós, sério.

bia0:0 27/01/2024

Sem sal
Olá, estou de volta. A premissa de O preço de Marte, de João Carlos Leal é interessante, porém ele se perdeu em alguns momentos.
O livro tem como enredo uma empresa privada que decide inciar o processo de fazer uma povoação brasileira em Marte e que, ao decorrer do livro vamos acompanhar todo o processo e as consequências dessa decisão.
O meu primeiro tópico é a forma como o livro é narrado. Ele primeiro nos apresenta e nos contextualiza da vida de dois personagens: Mônica e Roger. Acompanhamos eles até eles se casarem e decidirem embarcar nessa viagem para Marte. Até aí, o enredo não tava confuso, somente sem sal, nada que me prendesse à história. Mas quando eles embarcam, começam outros pontos de vista: o dos personagens secundários que estavam na nave e os empresários por trás da viagem. Também há momentos que se passam no passado. E é ai que começa minha crítica: linha de tempo confusa e com muitos personagens. Chegou uma hora que era tanto nome de gente que estavam em locais diferentes que eu tava doida já. Não gostei disso pois não conseguia acompanhar a linha do tempo direito e diversas vezes precisei voltar para certos momentos para entender o que acontecia.
Minha segunda crítica é que, até uns 60% do livro, nada interessante aconteceu. É tudo tão monótono com personagens e acontecimentos desnecessários que eu ficava bastante entediada lendo. O livro é de 224 páginas mas parecia muito maior porque simplesmente não acabava.
(SPOILER NOS PRÓXIMOS DOIS PARÁGRAFOS)
Terceiro tópico foi o casal Mônica e Roger. Em nenhum momento o Roger se mostrou solidário em relação ao que a Mônica sofreu e simplesmente foi lá e traiu ela? Como que você vira pra pessoa que você ama e diz na cara dela que acha que ela tá mentindo sobre um ESTRUPO?!?! Sem paciência alguma pra esse Roger.
E, já emendando sobre o outro parágrafo, simplesmente pra quê essa cena de estupro? O autor simplesmente usou desse tema tão sensível pra usar de pontapé na história pra que os acontecimentos mais importantes do livro acontecessem. Em nenhum momento ele debate sobre o assunto, não problematiza. Ele só soltou lá sem mais nem menos. Não tinha necessidade alguma.
Outro tópico que me incomodou foi o final. Totalmente jogado e sem sal algum. Sem zoeira.
Único ponto interesse do livro é sobre a política.
Achei que foi bem abordado e me interessei bastante por esse tópico. Mas foi só isso mesmo que me prendeu porque o resto...Não acho que a experiência tenha sido de todo um ruim, mas certamente esse livro não entrou na minha lista de recomendações. Até a próxima??