Joia Rara

Joia Rara Bruna Borges

Resenhas - Joia Rara

Mari. 24/02/2024

Perca de tempo
Mds, eu realmente preciso falar sobre esse livro, porque não é possível que alguém ache normal a relação de todos esses amigos, é muito esquisito. Teve coisas que tive que voltar para ler para ver se era realmente real e pasmem, era.

Na maior parte desse livro, pareceu que não tinha um roteiro para, só foi tacando um monte de coisa esquisita, e não deu certo.

O Eduardo parece um banana, não fede, nem cheira. Parece um bobão.
Os amigos são todos esquisitos. Me digam, é normal um amigo te cumprimentar com um selinho? Pq se for, eu vivo em outro mundo, não é possível. Fiquei completamente abismada quando li isso.

"Cristal vem em minha direção, passando por Jade e deixando um selinho na minha boca. Jade não se engasga como fez com Vanessa."

Eu juro que tive que reler para ver se eu tinha entendido direito e não queria acreditar no que eu estava lendo. Vamos para outro ponto bizarro.

A forma como os amigos trocam beijos durante desafios mesmo tendo namorado, é muito esquisito. "Ai, mais é um desafio" , então se isso for normal para vc...vixi.

"? Dê um beijo em... ? paro de respirar ? Alice.

Respiro.

? Vocês são tão sem graça. ? Diego revira os olhos. Ele está louquinho pra me ver na merda. Por que eu ainda sou amigo dele?

Jade se levanta, sorrindo para Alice, que faz um bico enorme.

? Aproveita, Gatinha. O beijo dela é uma delícia ? Bê se gaba, revirando os olhinhos."

Juro, que merda a autora tinha na cabeça para achar que isso ia ficar super divertido? É esquisito pra caramba.

Essas pessoas parecem um bando de crianças.

Outra coisa que já falei em outra resenha que fiz, é o quanto não gosto de ponto de vista de outros personagens sem ser o protagonista, acho estranho e entediante.

Esse livro tem MUITOS diálogos constrangedores e sem sentido. Todos se resumindo em tarado, safada e sexo. Que coisa insuportável.

O livro se resumiu em sexo, sexo, e mais sexo. Quem aguenta ficar lendo isso? todas as coisas que faziam, sempre acabam terminando em sexo. Pelo amor de Deus.

Nada fez sentido com nada. Umas coisas só jogadas no livro e é isso.

A cada página que eu passava, ficava mais entediante. O livro não precisava desse TANTO de página. Ficou chato. Eu não via a hora de acabar logo.

E para fechar com chave de ouro, aquele plot ridículo.
O livro tinha potencial, mas não soube ser desenvolvido, só foi mais uma história confusa e com um monte de coisa jogada no meio.

Aliás, parece que a autora vai lançar uma nova versão desse livro e espero do fundo do meu coração que mude essas coisas.

Consagrada 27/12/2023

A perfeição em livro
Mais um nacional ambientado no Brasil para deixar a Consagrada que vos escreve feliz. Uma pena que atualmente a autora o tirou da Amazon, queria muito o resto da série.
Jade vive um relacionamento tóxico e infeliz, e a autora o aborda de uma forma tão boa que nos deixa ter até empatia pela personagem. Ainda fiquei com vontade de soltar um “I wanna grab both your shoulders and shake, baby / Snap out of it” e abrir os olhos dela? Sim, normal, mas tive paciência suficiente para esperar a Jade tomar a coragem que ela tanto precisava para ir até a liberdade.
Edu foi um fofo. Engraçado e paciente, um querido e sem defeitos. Toda a história dos dois foi um conforto, divertida e superou minhas expectativas, além de também termos um found family para deixar a narrativa melhor.
É um favorito, e espero muito que a autora publique o resto da série.

Nicolly Sobiesiak 17/11/2023

Legal
Gostei da escrita da autora, os personagens dos legais. Porém, a história em si, não gostei tanto, soube que ela irá lançar outra versão ano que vem. Prontamente irei ler

laira.myrele 17/11/2023

Desde o primeiro momento esse livro me incomodou em vários pontos, a relação entre alguns personagens é MUITO estranha. sei lá? não faz parte da minha concepção de amizade ?normal?.
porém, a história foi desenrolando e alguns momentos foram ficando bons e foi fluindo, mas esse livro foi GIGANTE, com inúmeras momentos que foram apenas pra encher página? resumindo: sexo e sexo e sexo.
no final, eu tava lendo só pra terminar mesmo pq eu já não aguentava mais kkkkkkk
enfim, não gostei e não recomendaria.

juciele.dutra 13/10/2023

Gostei do livro, com uma protagonista forte e lutadora, que passou por muito e conseguiu perdoar o passado e seguir em frente. Também adorei o Eduardo e a forma que ele amou e esperou a jade
Recomendo a leitura mesmo que tenha alguns gatilhos, então só recomendo ficar atento a isso

Jéss Ramos 17/07/2023

Eu amei a família Duarte
O livro conta a história da Jade, uma jovem adulta que vive um relacionamento abusivo e esconde o seu amor pelo melhor amigo do seu namorado.
O que ela não sabe, é que esse amor não é só correspondido, como o Eduardo é louco por ela.

Esse é o contexto da história.

Mas o livro não é só sobre o casal principal. Os personagens que os envolvem são MARAVILHOSOS !!!

Não sei dizer o que eu amo mais, se é a família da Jade - tanto os seus pais como as suas irmãs - ou o grupo de amigos. De ambos, eu queria apenas fazer parte ??

Enfim, é um romance bem clichê, sem muita profundidade mas que não deixa de ser interessante para quem gosta desse tipo de livro.

Eu recomendaria ele para as pessoas que amam romances com uma dose de risadas.

Estou bastante curiosa para ler os demais livros e para ver o que irá acontecer com cada uma das irmãs.

tai.mobi 12/05/2023

?A? voltando pro repeat em 3, 2?
Eu sou apaixonada pela escrita da Bruna, ponto. E eu sou apaixonada por essa dupla, e sempre vou ser. Jade e Edu tem o meu coração pra sempre por me mostrar a minha meta de relação e relacionamento.
A cumplicidade desses dois é absurda e a química é SURREAL! Acho que nunca vou encontrar alguém que seja o meu Edu ou a minha Jade.
Destaque pra relação incrível que o Edu tem com música e como o arco dele se volta pra realizar um sonho a ver com isso. Achei lindo demais onde ele chegou.
Destaque também pra found family impecável criada e como cada um dos membros é trabalhando dentro do seu espacinho e sua relação com os personagens principais.
Amei ver capítulos narrados por outros personagens além dos protagonistas e tenho crush em pelo menos 85% dos personagens. Mas a Safira????????

Maria9296 22/04/2023

ELES MORAM NO MEU CORAÇÃO ?
SIMPLESMENTE O MEU FRIENDS TO LOVERS FAVORITO DA VIDA!

Esses dias atrás decidi pegar esse livro para reler e nossa, eu não me lembrava o quanto eu amo esse livro.

Me apaixonei por esses peronagens a primeira vista, eles me conquistaram desde a página um e terminei essa leitura completamente extasiada com o que eu li nessas páginas.

Eu tenho muito receio em ler livros que retratam o relacionamento abusivo, principalmente quando a mocinha ainda está nele, ainda está sendo manipulada, machucada pelo o seu parceiro e, infelizmente, não percebe.

Mas esse livro superou todas as minhas expectativas, apesar do tema, é um livro leve, com personagens cativantes que nos fazem suspirar.

Eu amei a jornada da Jade, desde o término, até o namoro com o Eduardo. Ela é uma personagem maravilhosa, com uma alma boa, que vê bondade nas pessoas, sem contar da força absurda que ela tem. Em muitos momentos podia ver como estava esgotada emocionalmente, mas não deixou se abalar, se ergueu e lutou. Eu amei demais ela.

O Edu é um anjo. Sempre buscando o bem dos seus amigos, sempre querendo os ajudar. Por isso, engoliu os seus sentimentos pela a Jade, quando reparou que seu melhor amigo gostava dela. Ela a amou em silêncio por cinco anos. E durante todo esse tempo, ele foi o melhor amigo que alguém poderia ter.

Eu amei tanto esse livro, que chega a ser absurdo. Bruna Borges arrasou demais na escrita de Joia Rara e na maneira como ela foi desenvolvendo esse enredo tão cativante. Mal posso esperar para os próximos livros dessa série, ansiosa por ter mais desse casal que eu amo tanto.

mary.thompson 16/02/2023

Gostei da leitura. eles são fofos, desde o início fica bem claro que são apaixonados, são muito amigos, cuidam um do outro, se dedicam em evoluir juntos e escutar um ao outro. apesar de tudo isso, não consegui me apegar ao casal.

gostei dos secundários (oi, diego! oi, cristal!) e fiquei super curiosa para ler joia proibida ? que, ate onde sei, será o próximo lançamento após joia escarlate. quero conhecer logo a história deles (tanto diego e rubi quanto miguel e cristal).

quem gosta de found family provavelmente amaria este livro pois a trope mencionada é um grande destaque no decorrer da história. jade tem uma ótima relação em casa, mas seus amigos não ficam para trás também sendo uma grande família.

confesso que gostei até certo ponto. eu sei que relacionamentos tóxicos e abusivos não são fáceis, só quem vive sabe a profundidade de cada coisa e como é difícil para a vítima conseguir encerrar esse ciclo. mas até 40/50% da história é sobre como ela se sente confusa e preocupada, depois disso ainda não acabou pq ela tem que se reencontrar e se curar. acabou ficando MUITO maçante e repetitivo, apesar do tema ser algo importante. não era necessário fazer assim (mas acho que a bruna fez mais para ela mesma já que colocou q nao é um livro de romance e sim um sobre a vida e blablabla)
outra coisa: QUANTO HOT NA RETA FINAL ? até perdi as contas de quantos foram, mas quando não era contando explícito era o Edu ou a jade relembrando (cada um teve esse momento uma vez. ele no piano, ela dedando o 🤬 #$%!& dele)

enfim, o final foi puxado p terminar tbm. acredito que isso foi consequência do cansaço que senti ate alcançar o meio.

SÓ VEM DIEGUINHOOOOO E RUBI
SÓ VEM CRISTAAAAAL

lidoporluana 22/01/2023

Joia Rara
Vou iniciar a resenha falando do quanto eu tô triste por não ter gostado mais da história.

Ano passado eu li ?Promete me esperar?? e se tornou meu nacional favorito. Acredito que por isso, acabei criando muita expectativa em cima dessa leitura.

Sinto que não consegui me envolver com os personagens e com a história, apesar da química absurda entre os protagonistas. Eu tenho a sensação que não li no momento certo, não sei.

Eu amei as referências literárias durante a leitura, mas achei o livro enorme. Em determinados momentos se tornou até maçante.

O enredo em si é interessante e muito bem escrito, os momentos de violência foram escritos com bastante sensibilidade (o que é muito importante quando se trata desse assunto).

Thaís 09/01/2023

"A ou B?"
Sem dúvidas já está na lista de favoritos do ano! Eu já li "Promete Me Esperar?" da Bruna e amei demais então estava com altas expectativas sobre esse livro e, felizmente, foram todas muito bem atendidas. A leitura flui de maneira excepcional que você não consegue parar de ler até terminar.

Esse livro fala sobre a liberdade de se escolher, escolher viver sem a pressão sobre o que os outros vão achar das suas atitudes, escolher viver sem culpa das atitudes do passado (não ignora-las, mas resolvê-las), escolher se colocar em primeiro lugar, escolher amar quem você realmente ama.

AVISO: Talvez possíveis spoilers a seguir, porém nada específico ou que estrague a experiência de leitura do livro.

A história da Jade com o Lucas com certeza foi algo que mais me deixou em dúvidas sobre meus próprios pensamentos, quando era um capítulo dele eu entendia seu lado e quando isso acontecia eu ficava "será que eu tô passando pano pra um relacionamento tóxico?" e NÃO em nenhum momento a autora passa pano para as atitudes e escolhas do Lucas, elas são apenas explicadas e até compreendidas. O final da história do Lucas é um grande exemplo de se escolher, escolher se tratar, escolher não se ancorar em alguém e prejudicar essa pessoa, escolher se amar sem machucar e principalmente escolher resolver o passado para não causar mais problemas.
Um ponto da história dele com a Jade que mais me deixou pirada foi com certeza o plot do pai dele, naquele ponto eu só queria fazer o que o Eduardo fez com ele na cachoeira.

Falando em Eduardo que homem perfeito!!! O amor que ele sente por todas as joias é uma das coisas mais lindas de ler, eu amava os apelidos que ele dava para cada uma delas. Desde o começo todo carinho e parceria que ele tinha com a Jade era linda, ele sempre cuidava e protegia sua Joia Rara. Quando seu passado foi explicado, suas manias fizerem sentido e eu só consegui sentir mais carinho e vontade de abraça-lo. O medo de ser igual o pai e a culpa pelo que aconteceu com a mãe doeu de ler, pois ele viveu sua vida inteira com aquele pensamento, mas ver que no final ele já sabia lidar melhor com esses sentimentos foi maravilhoso.

A Jade é uma verdadeira joia, ela vê bondade e acredita nas pessoas de uma forma incrível (og de certa forma a prejudicou em certos pontos), ela lidar com a culpa de "largar" o Lucas mesmo ele sendo um péssimo namorado, ter que entender seus sentimentos pelo Eduardo e as consequências das suas ações foi algo complexo e que confundia meus pensamentos. Ela é uma personagem forte que conseguiu se libertar da dependência emocional que outra pessoa tinha em si, ela se colocou em primeiro lugar, escolheu ser livre e viver ao lado de alguém que a amava verdadeiramente.

Jade e Eduardo são um casal lindo de acompanhar, a amizade deles é incrível, desde o começo a gente percebe que eles se amam. É um casal que se ama além do título de namorados, eles se amam como amigos, eles não dependem emocionalmente um do outro, mas são a luz e melodia que ajudam a se reerguerem e trazerem amor e bons momentos pra vida um do outro.

Uma das coisas que eu mais amei desse livro é que ele é um verdadeiro found family! A relação das joias é simplesmente divina, a forma como elas fazem de tudo uma pela outra e como cada uma tem uma personalidade diferente e mesmo assim elas se completam. Eu tô louca pra ler o livro de cada uma delas principalmente da Cristal (minha lantejoula favorita). Além da relação das irmãs nós temos a relação dos amigos que é algo perfeito, juro que amizade incrível quero um grupo de amigos desse! O jeito que eles se entendiam, brincavam entre si (morri de rir com a cena do vestiário), se respeitavam e principalmente se apoiavam era maravilhoso de ler. Por favor, Diego, Bernardo e Eduardo me aceitem na conchinha de vocês!

Enfim, se você quer um livro pra rir, se emocionar, se apaixonar pelo casal principal, ficar curiosa e encantada com os personagens secundários, um friends to lovers, hots de qualidade e com um found family de respeito Joia Rara é um livro pra você.

Lidos.Estela 16/11/2022

? RESENHA "Joia Rara" ?
Em Joia Rara vamos conhecer a história da Jade, que durante cinco anos ela foi trancafiada dentro de si mesma pra caber na vida do Lucas, seu atual namorado, deixando de saber quem ela era, do que gostava, o que sentia. E mesmo sabendo que tudo está indo de mal à pior, Jade ainda insiste na relação, mesmo que saiba que seu coração esteja batendo por outra pessoa.

Eduardo é rendido pela Jade desde que a conheceu. E ao perceber que a relação de Jade e Lucas está cada vez mais problemática e que o amor que ela sente por Lucas já não é mais o mesmo, Edu decide abrir seu coração e contar o que sente para sua amada. Mas ainda há um grande caminho a ser trilhado para que os dois possam ficar juntos.

É claro que o foco principal é o romance, mas não é só isso. Conhecemos personagens secundários (Di, Bê, Cristal, Alice, Cristal, Safira e Rubi) que são maravilhosos e que acrescentam na história.

Apesar da temática séria (relacionamento t0xic0 e 4bus1v0), a autora conseguiu trazer leveza e divertimento para a história. Jade tem uma família incrível e ri em vários momentos quando estavam todos juntos. Suas irmãs me ganharam muito, e me identifiquei até demais com elas, e foi difícil escolher uma favorita. ?

Esse livro é sobre liberdade, perdão e amor (não só o romântico, mas o próprio também!). É sobre se desprender daquilo que não te faz bem e descobrir em si um amor que nunca tinha sentido. E também sobre não precisarmos de alguém pra sermos felizes, mas ainda sim temos possibilidades de querermos estar com esse alguém pra sermos ainda melhores, sem que seja uma ?obrigação? ou pra suprir algo. Afinal, a gente entende que ele não foi o herói dela, mas o amor dele a fez se tornar a sua própria heroína.

Uma coisa que tenho certeza é: novamente me diverti e me encantei demais com essa história! Me apaixonei mais uma vez pela Jade e pelo Edu, e por todos os personagens que também apareceram (menos você Lucas, você realmente não consegui gostar).

LEIAM Joia Rara e se encantem com essa história que ensina, é divertida e é inspiradora ?